Na final

0 Postado por - 27 de março de 2014 - Artigos

Domingo tem o primeiro jogo da final do Ruralito DKW 2014. E é Grenal. A nossa passagem se deu da maneira que tem sido, com mais sorte do que juízo. E, pela amostragem do Enderson, vai ser isso até que ele resolva assumir que treina um time grande e que tem que ganhar de um adversário pior. “Respeitamos” demais um timeco. “Ah, eles tinham uma ótima campanha”. Sim, sendo cagões e jogando retrancados. Era óbvio que um time que tomou seis gols no campeonato não ia querer a bola. Só contra-ataques. Aí jogamos com três volantes. Eu, se fosse um deles, tinha levado um baralho pra ocupar o tempo ocioso. Faz muito tempo que eu não via uma posse de bola tão inútil quanto ao que tivemos ontem.

Vencemos. Mas e a bola? Foto do Flickr do Grêmio (Lucas Uebel)

Ganhamos o jogo em dois lances rápidos. No talento individual. Contra uma defesa sesquicentenária. O jogo implorava por um pifador, alguém que pudesse fazer o Dudu jogar lá na frente, ajudando o Luan e o Barcos a abrir a defesa. Mas não, tínhamos o toque de bola refinado do Edinho em avanços laterais para o Riveros e o Ramiro poderem sair jogando para os zagueiros. O único que armava  alguma coisa, pra variar, era o Wendell. E aí não tem outra maneira de fazer gol se não por mérito dos jogadores. E aí o Luan estava virado pra Lua.

Depois do segundo gol a partida tinha terminado. Até o torcedor voltou a soar aquele podre “olé”. Mas aí o Enderson resolveu cagar. Primeiro, tirando o Riveros, que é o nosso melhor ladrão de bola, pra deixar o Edinho, colocando o Alan Ruiz justamente quando NÃO PRECISÁVAMOS MAIS DELE. Foi substituição proforma, pra dar ritmo, etc. Nada a ver com decisão de vaga na final. Colocou o Mamute (????) e passamos a perder todas as bolas que iam para o setor ofensivo. Aí tomamos um gol onde sempre tomamos: bola aérea no segundo pau. Aquele lance onde o Pará está marcando um cara quase duas vezes mais alto que ele. E o Werley tá lá, fazendo a função dele: conferindo se o Rhodolfo tá bem, com saúde e marcando. Se sobrar alguma bola, ele tá lá. Se o Pará tá fazendo exatamente o que o Enderson mandou, acho que já dá pra passar no RH. Eu acho que não é o caso. Acho, simplesmente, que o Werley é uma naba.

Aí o Enderson repetiu a tática de mandar o time adversário pra dentro da nossa área para aquele abafa gostoso. Aquele que faz alguns acharem que foi um ótimo resultado, porque teve pressão e conseguimos aguentar. E isso tá muito errado. Ou o Enderson entende o tamanho do Grêmio e larga mão de ser covarde ou a conta chega ali na frente. Pode ficar com essa bobagem no Brasileiro, não dá nada. Muitos times cagões são campeões em pontos corridos (né Muricy?). Mas não me lembro de um time cagão campeão de copa. Não fizemos um único jogo convincente fora de casa (não me venham com aquela vergonha do Nacional – que tomou 8 gols do NOB – lá). A final do Ruralito é justamente pra isso.

É hora de ser o Grêmio. Não adianta ser “melhor que o Renato”. Tem que ser o melhor Grêmio possível.

Comparilhe isso:

33 + comentários

  • Maurício 27 de março de 2014 - 20:52 Responder

    Tem toda a razão, fez um perfeita análise, principalmente quanto ao erro de se deixar o Pará para marcar atacantes altos.

    No mais peço um favor: imagino que você deva conhecer o Lucas Von, por isso peço o favor de dizer para ele que é um idiota. O cara simplesmente deixou o “blog do torcedor” sem ninguém para substituí-lo. Palhaçada, pois o blog é do torcedor e não de “playboy” magoado.

  • Oliver Rodrigues 27 de março de 2014 - 21:23 Responder

    Bah, fazia tempo que não via uma crítica tão dura ao Grêmio. Sei lá, achei exagerado demais sua crítica. Pessimista demais para um momento bom. O Grêmio está respondendo, a torcida tá voltando. Precisamos focar agora em ajudar o Grêmio, não fazer tais críticas que, ao meu ver, só tentam balançar uma “paz” alcançada no time. Finalmente nos livramos daquelas pesadas críticas que ATRAPALHAVAM o time. Então acho que não é o momento. Críticas que tenham um fundamento mais instrutivo talvez me sirva, mas essas ‘devastadoras’ me parecem inapropriadas…

  • Hermes 27 de março de 2014 - 21:28 Responder

    Se isso não é corneta, não sei mais o que é.

  • Eliana 27 de março de 2014 - 21:36 Responder

    Fazia algum tempo, aliás alguns anos que ao ver o Grêmio entrar em campo, sempre tinha aquela nítida impressão que infelizmente, se confirmava: uma vitória morna, um empate medíocre ou uma derrota ridícula… algumas boas atuações na temporada e era isso!!! Esse Enderson é corajoso tem menos recursos, que outros técnicos já tiveram e tá conseguindo melhores resultados, tá na hora de apoiar!!! Nossa torcida se tornou refém de maus resultados, nós temos a mania de nos boicotar pra não sofrer ali adiante, chega disso isso, aqui é Grêmio, na boa e na ruim sempre… Ah já ia esquecendo, atualmente quando começa o jogo de Grêmio eu sei, que o time vai jogar e que não vai fazer fiasco, … mérito de técnico, ou alguém aí tem saudade do Profexô, Roth, Portaluppi, Caio Jr, Silas…

  • Pedro 27 de março de 2014 - 21:39 Responder

    Caro amigo pessimista… Vc tah me parecendo um colorado desfarcado! Desconheco um time brasileiro que tenha um sistema defensivo superior ao do Gremio.

  • Genor Denti 27 de março de 2014 - 21:40 Responder

    Concordo com o seu comentário, e achei muito realista. Se ora estamos num momento bom, o Enderson dá um “jeitinho” de apequenar o time. Ele tá achando que o Grêmio é o Goiáz, ou ele deixa de ser cagão, ou vai dançar logo aí adiante.Não há mais tempo para cometer erros.

  • BRUM 27 de março de 2014 - 22:18 Responder

    MAS TROCAR QUEM POR QUEM? É O QUE TEMOS DE MELHOR, CORRENDO MUITO E TENTANDO ACERTAR DENTRO DA QUALIDADE QUE A DIRETORIA PODE DAR A UM TÉCNICO. O QUE VEJO DO ENDERSON, É QUE O TIME ESTÁ SENDO PROATIVO COMO GRUPO,ISTO PODE SER DECISIVO PARA GANHAR ALGO. NO ÚLTIMO JOGO O NARRADOR TRATOU O MENINO LUAN COMO A PÉROLA. O GREMIO GASTOU MUITO O ANO PASSADO E NÃO DEU O RESULTADO QUE TODOS QUERIAM MAS TROUXE O GRÊMIO À LIBERTADORES. ESTE ANO, NÃO TEM $$$$$$, A ARENA TEM SEGREDOS AINDA POR SER DESVENDADOS AO TORCEDOR…ISTO SIM PREOCUPA.

  • Betho 27 de março de 2014 - 22:23 Responder

    Cara, se tu acha q o Enderson é cagão eu nem tenho palavras para descrever oq o Renato seria de acordo com oq tu chama de cagão, a única coisa q ele errou foi ter colocado o Mamute q não sei pq veste a camisa do gremio, de resto ta tudo certo, não temos lateral direito a 2 anos, Bressan e Geromel não chegam aos pés do Werley, Maxi ainda não voltou das férias e o alan Ruiz é o legítimo jogador “Foca” entra faz umas gracinhas e some.

  • edson 27 de março de 2014 - 22:32 Responder

    EU ACHO QUE PODERIA APROVEITAR MAIS O MAXI, PELO MENOS UNS 15 MINUTOS NO SEGUNDO TEMPO. EIXA O MAMUTE PARA MAIS ADIANTE. RAMIRO E EDINHO JUNTOS NÃO DÁ.

  • Marcelo 27 de março de 2014 - 22:56 Responder

    Meu Deus, quanto comentário amargo… Vão torcer para o Barcelona!

  • Tricolor AM 27 de março de 2014 - 23:12 Responder

    Baita secador.

  • pedroivo 27 de março de 2014 - 23:17 Responder

    Você é simplesmente ridículo Fagner!!!

  • Thiago 27 de março de 2014 - 23:22 Responder

    Esse Fagner já foi melhor, simplesmente medíocre este post, não sei vocês mais eu achei que o Brasil de Pelotas foi muito bem, e o Grêmio esta de parabéns, não foi um jogo lindo nem precisa, foi um resultado bom, de um time que esta indo muito bem, e é normal oscilar assim até porque tem outro time jogando também espero que você reveja seus conceitos de futebol, time pequeno também joga futebol, e outra não é porque a folha salarial do Brasil é inferior ao grêmio como muitos são que são piores que o grêmio só acho que você tem que ver melhor futebol do que achar que só os melhores jogam no meu grêmio, acho que você tem que ver que tem muito jogador de empresario que não joga nada que esta no grêmio então manera, critica não construtiva não ajuda em nada só atrapalha se for para criticar sem dizer como melhorar nem fala nada.

  • fabio falcao 27 de março de 2014 - 23:30 Responder

    Cara, discordo de ti em vários aspectos. Acho que o Enderson só errou ao colocar o Mamute… Deveria ter colocado o Dereti ou até mesmo o Maxi (pra ver se ele volta do coma).
    Não vejo motivos pra todo esse estardalhaço que postates!
    Riveros, Ramiro e Edinho poderia sacar qualquer um que não mudaria muita coisa… Até acho que ele fez certo. Manteve o cão de guarda na frente da zaga.
    Gostaria de ver esse time só com 2 volantes com o Alan Ruiz, Dudu, Luan e Barcos…isso é só o que eu gostaria de ver… Acho que o Enderson tah fazendo um BAITA trabalho… Ele vai erra várias vezes, mas ao meu ver ele está acertando quase sempre!

  • Marcelo 28 de março de 2014 - 00:01 Responder

    O Enderson é tão cagão quanto o Renato. Jogar com 3 volantes é RIDÍCULO. Mais ridículo ainda quando ele joga com 4 VOLANTES (sim, porque o Zé Roberto é volante). O Edinho tem que sair desse time, não dá mais. E na hora da substituição sempre sobra para o Riveros. Isso já tá ficando até chato, pois ele é o nosso melhor volante e também o mais aplicado. Meu time tem o Alan Ruiz ou Zé Roberto no lugar do Edinho (pode botar esse aí no lugar do Werley). E um quero-quero do Olimpico no lugar do Psrá.

  • Anderson 28 de março de 2014 - 08:57 Responder

    Olha, na MINHA opinião, seu post e infundado, claro que tomar pressão do Brasil de pelotas é o fim, mais vocês não acham que antes de um Gre-Nal esse tipo de critica é o prejudicial ao grêmio, lendo este post, tive serias duvidas sobre o time do coração do escritor…temos uma decisão pela frente, estamos bem na libertadores, que é nosso foco principal, não tem porque criticar tão duramente, também gostaria de ver o Ramiro no lugar do Pará, mais no meu entender, o Enderson, não faz tal modificação porque o EDINHO é um ótimo cachorro de briga na frente da zaga, mais só mata um bola a tiro…o riveros ficaria muito na marcação e pouco auxiliando o ataque…consequentemente sem saída de bola…consequentemente Ruiz não receberia a bola no pé e voltaríamos aos tempos de balão pro barcos, consequentemente não faríamos gols…vocês não podem olhar o individual, e sim o todo, se não toma gol e não faz…CULPA DO ATAQUE, se toma gol e faz, CULPA DA DEFESA…agora tem um equilíbrio, vamos dar apoio ao grêmio e o trabalho que esta sendo realizado, que diga-se de passagem é o melhor dos últimos anos, talvez desde a era Felipão…

    Saudações Tricolores.

  • Fausto 28 de março de 2014 - 09:00 Responder

    Não assisti o jogo, mas creio que a manutenção do time foi justamente pra “treinar” pra Libertadores.

    Agora, podemos ser campeões da Libertadores ou não. Podemos até perder na copa e no ruralito, mas eu não me lembro de termos jogado fora de casa da maneira como jogamos contra o NOB na Argentina. No jogo que eu vi meu time jogou como time grande, inclusive as críticas da imprensa argentina reconheceu isto.

    Se alguém lembrar de um jogo nos últimos anos em que conseguimos nos impor jogando fora de casa me ajude a lembrar! Eu penso e só me vem na cabeça os jogos contra o CAP na baixada, contra o Milionários e o Santa Fé e muitas outras atuações desse naipe que se repetiram nos últimos anos!

  • Cícero - CWB 28 de março de 2014 - 09:20 Responder

    Fagner bom dia.
    Me desculpe, mas eu estou assistindo a outro Grêmio.
    Se vamos ganhar algo não sei, apenas sei que a muito tempo eu não tinha prazer em assistir os jogos, não digo pelo ruralito (estou cagando para esse campeonato) mas de uma maneira geral.
    E acho que o Enderson não é cagão não.
    Voltamos para o jogo contra o NOB lá na Argentina, ele tira o Edinho e coloca o Ruiz, tira o Pará e coloca o Everaldo, em outros tempos era 6 por meia duzia, essas substituições não são de um treinador cagão.
    e outra veja as entrevistas do Enderson, são coerentes, o cara é sensato, tem o grupo na mão (e tem mesmo a pouco tempo outros treinadores achavam que tinham) confesso que estava cansado das entrevistas no estilo Stand Up Comedy do Profexo e do “semi deus” Renato. Esse Grêmio não tem enigmas, não tem grupinhos é um unico grupo o GRÊMIO.

  • Israel 28 de março de 2014 - 09:40 Responder

    Bah pegou pesado hein?
    Não sou contra os 3 volantes, mas concordo que jogar EM CASA com três volantes pelo RURALITO é uma puta sacanagem. Só não concordo que seja uma cagonice crônica do Enderson, na minha opinião isso se deve mais a cultura brasileira de nunca mudar o time, de ter os tais 11 titulares que jogam todas as partidas…
    Times grandes lá fora não tem 11 titulares, tem 15, 16 jogadores que se revezam iniciando as partidas de acordo com o que o treinador acha que precisa. Aqui se bota um titular no banco já vira crise… Até sair do time por lesão já vira crise!!
    O Enderson provou que tem coragem jogando fora, ganhando e trocando peças para ficar mais ofensivo (exceto no Uruguai, que espero que tenha sido um jogo de exceção pela estréia).
    No mais temos alternativas no elenco e isso é algo que não tínhamos faz muito tempo, seja pela falta mesmo seja pelo “bruxismo” dos últimos técnicos. Jogadores bons nós temos, basta que se tenha disposição para utilizá-los.
    PS: puta injustiça que fazem com o Pará, nossa defesa só não é pior pq ele cobre os furos de muita gente por lá. Claro que atacando ele não rende, mas botem um lateral faceiro tipo Tony pra ver os apuros que vamos passar na defesa sem o Pará. Ele só pode sair do time quando tivermos um companheiro a altura pro Rodolfo.

  • José Ricardo Geller 28 de março de 2014 - 09:42 Responder

    Cara, tu foste muito infeliz no teu post. Só falou besteira. Tá com muita dívida?, brigou com a mulher?, Foi prá rua do emprego? AMARGO DEMAIS. Só concordo sobre o Mamute. De resto, saudade do outro que escreve aqui (muito melhor que muitos cronistas). Toma água com açúcar que passa. Melhoras. O Grêmio vai sair campeão,…

  • Daniel Souza 28 de março de 2014 - 09:48 Responder

    Valeu o cagaço. O Enderson que vem fazendo um bom trabalho até aqui deve ter tirado uma lição depois que o nervosismo tomou conta dele que sempre é tão calmo a beira do campo.

    O time e esquema do Grêmio vice campeão do Brasileiro está pronto desde o ano passado.
    Precisava acrescentar qualidade em algumas posições. E foi o que aconteceu com a entrada de Wendell, Edinho e Luan.
    Não perdemos o entrosamento que é tão importante quanto a qualidade dos jogadores.

    Estamos no caminho certo. Só o Enderson não “loquiar” que os canecos virão.

  • Marlon Tolksdorf 28 de março de 2014 - 10:19 Responder

    Werley é um BOSTA.

    Não vejo a hora que se machuque.

    [X] Klebe
    [X] Zé Roberto
    [ ] Werley

    Movimento LPBT – Lesão Pelo bem do time.

  • Jean 28 de março de 2014 - 10:32 Responder

    Velho, você so pode ser uma viuva do Renato. Desde a 2001, desde nosso ultimo titulo, não vejo o Gremio jogar certinho. Só falta tu me dizer que o bressan e melhor que o Werley. tu de boca fechada é um poeta

  • Fernando 28 de março de 2014 - 10:38 Responder

    Na minha opinião essa postagem conseguiu ser mais amarga (e prejudicial) que muitos comentários de moranguetes que já li e ouvi por aí.

    Eu não achei um absurdo tomar sufoco do Pelotas não, até porque, os caras já iniciaram o jogo com o claro intuito de desestabilizar o Grêmio emocionalmente. Tanto que o próprio Wendell, em alguns instantes, demonstrou irritação e entrou na onda, o que poderia ter provocado algo pior e o que deu ao jogo um clima de guerra que, até então, é mais fácil ser visto na Libertadores e não em um campeonato “charmoso” e desnecessário.

    A respeito do técnico, se o Enderson é cagão, não sei o que dizer então do Renato e do Luxemburgo, ou por acaso tu tens lembranças aprazíveis da época em que o Grêmio se preocupava mais em colocar a bola para fora da órbita terrestre do que jogar para frente e com bola no chão?
    Que se foda a quantidade de volantes, o fato é que o tricolor está apresentando dinâmica de jogo e uma considerável quantia de passes certos, algo até então inimaginável em tempos de outrora, quando tínhamos no comando técnicos e jogadores com a mesma serventia de um repolho estragado.

    O equívoco do Enderson foi colocar o Mamute, mas até agora o sujeito tem mais acertos que erros.

    Em tempo: Tenha cuidado, pois a linha que separa o realista útil do pessimista que atrapalha é tênue, muito tênue.

  • mauricio 28 de março de 2014 - 10:47 Responder

    O Grêmio não jogou bem, mas não acho que o Enderson seja cagão. Achei meio exagerada essa crítica. O nosso treinador atual está acertando muito mais do que errando, demonstra que estuda o adversário e sabe ler o jogo. O Riveros errou 357 passes dos 358 que tentou, estava muito mal na função ao qual foi orientado a jogar (praticamente um meia de ligação), eu teria o retirado antes. Concordo que faltou um pouco mais de “agressividade”, ficar tocando bola pros lados não resolve, mas no geral o time está se ajustando. Temos que agradecer por termos esses guris dando uma resposta e um treinador que não é vedete.

  • Mano 28 de março de 2014 - 12:21 Responder

    Mas q caso de amor com o renato que tu tens, Fagner. Não abriu a boca contra o “santo” por um ano inteiro, quando tivemos um dos times mais cagões que vi em toda minha vida de grêmio.
    Aí é só o renatão ir embora que tu se sente livre pra criticar o grêmio.
    Se tivesse a ver com a carol, não criticar o sogro, mas todo mundo sabe que não é isso.
    Não da pra te entender.

  • Augusto 28 de março de 2014 - 12:51 Responder

    Esse texto chegou a secar meu copo d’água aqui.

  • Plinio 28 de março de 2014 - 12:57 Responder

    ta viajando velho, que isso hein…não tem como dar show sempre, que nem o piazão falo ali em cima, quer espetáculo em todos os jogos vai torcer pro barça, real…

  • Jean 28 de março de 2014 - 14:05 Responder

    Não precisa nem ler o nome do autor do texto pra saber quem é. O cara mais do contra que conheço virtualmente.

  • MARCOS 28 de março de 2014 - 14:36 Responder

    O blogueiro so pode estar com bornout.

  • Gremistowski-ES 28 de março de 2014 - 14:38 Responder

    Não acho q o time seja imbatível.. mas é nítida a evolução em relação ao ano passado (vice brasileiro)… os três volantes fazem parte do esquema consolidado.. Riveros tinha cartão e estava errando muitos passes.. Werlei pode até ser naba, mas é bem melhor q Bressan… o Brasil tem a melhor campanha dos times do interior.. e armou um retrancão … GREMIO teve paciência, tocou a bola e depois do 2º gol apenas controlou… ah mas tomou gol de bola aérea… principal arma do adversário.. depois continuou controlando.. lembre-se q estamos jogando a cada 3 dias com os titulares..
    deixa o homem trabalhar
    FORÇA GRÊMIO

  • Genor Denti 28 de março de 2014 - 19:39 Responder

    A idéia dos tres volantes veio de quem? MALDITA herança do Portaluppi CAGÃO e o Sr. Enderson gostou tanto que COPIOU a idéia! Enquanto isso para se ver um arremate deste ataque demora… demora…onde está o armador que deveria sair jogando, e não saca um dos tres. Alan Ruiz é o cara que faz muita falta aí!

  • Ana 30 de março de 2014 - 21:45 Responder

    Depois do grenal de hoje tenho q concordar com o seu post.

  • Deixe uma resposta