Grêmio Libertador

Não tem nada decidido

Da mesma forma que em 2017 o Atlético Mineiro estava com mais de trinta pontos nessa rodada em 2012. E ele não foi campeão. Precisamos estar atentos a isso antes de jogar a toalha. E isso não é apenas a direção que precisa fazer. O torcedor também. Eleger os jogos importantes e buscar o resultado para seguir correndo essa maratona é fundamental. O meu método de fazer isso é o tal 10 em 15 pontos. E como eu já avisei, ano passado isso também valeu: o Palmeiras fez isso. A gente precisa cuidar a distância do primeiro? Sim. Mas também precisamos cuidar para não deixar de fazer o nosso melhor. Não tem nada decidido.

“Mas Fagner, cada campeonato é diferente, por que tu insiste com esses 10 em 15?” Num torneio de mata tu foca em dois jogos. Numa Copa Libertadores, pra classificar, são apenas 6 partidas. São conjuntos de jogos curtos que te ajudam a saber exatamente que jogo não se pode perder, onde tá a decisão e pra onde direcionar o foco dos jogadores. Por isso insisto em dividir o campeonato em conjuntos de 5 jogos (não sou só eu, aliás). E, dependendo do que o time quer fazer na competição, ele tem metas.

E aí que, até hoje, o time que atinge 70 pontos até a 35ª rodada sempre está em condições de disputa do título. Em 2006 e 2007 o São Paulo tinha 73 e o clube com 70 estaria na cola. Em 2008 (68) e 2009 (62) o mesmo São Paulo estava atrás dessa meta. Aliás, nesse ponto fora da curva que foi a temporada de 2009 ia faltar apenas dois pontos em 3 jogos para ser campeão. Em 2010 o ritmo foi quase o mesmo, o Corinthians tinha 63, um ponto a menos que em 2011. A partir de 2012 a coisa complica. O Fluminense já tinha 76 (acabou com 77) nessa rodada. Em 2013 o Cruzeiro tinha 75, dois a menos que em 2014. Em 2015 o Corinthians já tinha 77 e ano passado o Palmeiras tinha 74. Em todas as competições em que o líder tinha acima de 70 pontos nessa rodada já era considerado campeão – justamente porque nunca um segundo colocado tinha pelo menos 70 pontos. Se dois times tiverem 70 nessa rodada nada estará decidido – a não ser se um deles tiver 79 e vitórias a mais.

Mas vamos voltar ao campeonato de 2012. Daquela vez também o líder tinha um alto aproveitamento na 12ª rodada. Aliás, até 2017 foi a maior arrancada da história dos pontos corridos. Naquele momento o Atlético Mineiro era o líder, com 31 pontos. Em segundo vinha o Vasco da Gama com 29. Em terceiro surgia o Fluminense, com 25 e o Grêmio fechava o G-4 com 24 (dados do @p14nt40, sigam no twitter). O torneio estava decidido e o Galo era campeão?

2012 na 12ª rodada.

Nesses três primeiros blocos todos os times ficaram com aproveitamento próximo da linha ideal. O Fluminense e o Grêmio, nessa altura, pareciam fora da disputa do título. Todo mundo apostava que a contenda seria decidida entre Vasco e Galo. E vocês lembram o que aconteceu no final? O Fluminense ganhou com sobras. Terminou com 77 pontos, cinco acima do Atlético Mineiro, que fechou com 72. E isso só aconteceu porque o Inter fechou um RETRANCAÇO pra não perder pra gente no último Grenal do Olímpico (e comemorou como título) e acabamos ficando com 71 pontos. O Vasco, vice na 12ª, acabou na quinta posição. O Fluminense fez ONZE PONTOS a mais do que Galo entre a 13ª e a 38ª rodadas.

2017 na sua 12ª rodada. Do G-4 somos o único que não pontuou ainda.

O mesmo podemos ver nesse ano. O Corinthians, com seus 32 pontos, está tão bem quanto o Galo de 2012. Não tem nenhum perseguidor no momento. Mas lembrem que já tinha gente falando que o Flamengo, atual vice, era a decepção do campeonato. Eles fizeram um péssimo primeiro bloco, com só seis pontos. E o Santos, atual quarto, também já era dado como carta fora do baralho. Coritiba, Botafogo e Chapecoense eram as sensações. Alguém repete isso agora?

Então o momento é de focar nesses próximos três jogos. É fundamental vencer todos. A derrota (completamente fora dos planos) contra o Avaí junto com os reservas contra o Palmeiras nos colocam em uma situação difícil. Só podemos fazer 9 pontos dos 10 da meta que considero ideal. Temos que vencer o Flamengo onde ele está invicto, a Ponte Preta na Arena (é mata mata ali, precisamos de estádio LOTADO) e o Vitória na Bahia. É por isso que eu disse no pós-jogo contra o Avaí: é preciso mostrar o que queremos nesse campeonato. Não tem nada decidido. É hora de um sprint pra não deixar a maratona mais difícil depois.

Comparilhe isso: