A importância da vitória hoje

0 Postado por - 8 de junho de 2017 - Artigos

O Grêmio joga logo mais contra a Chapecoense na Arena Condá. Os catarinenses ainda não perderam na competição e levaram apenas um gol, marcando seis vezes. O Grêmio titular também não levou gol e também marcou seis vezes, mas com um jogo a menos. É jogo difícil, contra um adversário que joga esperando contragolpes e está em boa fase. Porém a vitória é fundamental pra brigar pelo título.

Faz um ano eu escrevi aqui que a campanha ideal para vencer o Campeonato Brasileiro era fazer 10 em 15 pontos. E, como o previsto, foi exatamente o comportamento do Palmeiras. Analisando os resultados em comparação com aquela projeção que fiz baseado nos resultados históricos do campeonato os treinados pelo Cuca nunca se afastaram da métrica.

Já o Grêmio seguiu firme nos objetivos por um tempo, ainda com o Roger. Depois que o Palmeiras disparou e o Grêmio decidiu priorizar a Copa do Brasil os números despencaram. Renato fez apenas 44% de aproveitamento no Brasileiro, escalando o Banguzinho em diversas oportunidades. E ainda torcedores não quiseram a vitória em alguns momentos, como contra o Sport – o que mostra que já tínhamos desistido faz tempo. Assim ficamos:

O momento em que o Grêmio atirou pras cordas fica bem claro quando analisamos por blocos de cinco jogos.

A ausência de vitórias que deu 2 pontos em 15, entre as rodadas 21-25, quando Roger saiu, deixava praticamente impossível o título. Enquanto isso o Palmeiras conseguiu apenas por duas vezes passar o limite dos 10 pontos. E a que atingiu nessas duas vezes foi a mesma que o Corinthians já tem nesse primeiro bloco, 13 pontos. Mas a linha de tendência mostra claramente que o campeão de 2016 manteve os 10 pontos por bloco. Os corintianos também conseguiram fazer um bloco de 13 pontos em 2016, mas fizeram períodos de 6 e 5 pontos.

“Mas se o empate nos coloca com os pontos da projeção, por que a vitória é fundamental?” Porque, em primeiro lugar, estamos numa fase muito boa. Não sabemos até quando vai, então precisamos fazer a maior parte dos pontos quando estamos voando. Isso garante alguma gordura pros momentos em que vamos fazer menos pontos. E, em segundo, essa pontuação é uma tendência histórica, não uma garantia. Se outro time também mantiver essa média qualquer ponto extra é bem vindo no final.

Então, a ordem é conseguir os três pontos. Se vamos brigar pelo título, a hora de mostrar é agora.

Comparilhe isso:

1 comentário

  • Jonatha Zimmer 10 de junho de 2017 - 07:37 Responder

    Obrigado pelo texto e pelo tempo dedicado ao levantamento desses números Fagner. Gosto muito desse tipo de texto no Grêmio Libetador.

    E fizemos 12 em 15. Dá-lhe!

  • Deixe uma resposta


    Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function dd_digg_generate() in /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-content/themes/inspire/single.php:167 Stack trace: #0 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-includes/template-loader.php(74): include() #1 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/b...') #2 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/index.php(17): require('/home/storage/b...') #3 {main} thrown in /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-content/themes/inspire/single.php on line 167