O adversário

0 Postado por - 9 de novembro de 2013 - Artigos

O campeonato que acabou foi a Copa do Brasil. E, sério, o ano passado me deixou mais puto que esse ano. Nem tanto pelo treinador ser o finado, mais pelo naipe do adversário. O Atlético Paranaense não está nem perto de ser o rebaixável Palmeiras de 2012. E não faltou oportunidades quando o time estava completo. Faltou colocar a bola pra dentro, que é o que interessa, afinal. Foi uma merda, mas ainda tem coisa pra gente pensar em 2013. Não dá pra desmobilizar. E uma das coisas que vi ao vivo, na Arena, contra o Bahia, foi o estresse do elenco. Barcos, Vargas, Kléber e Alex Telles, principalmente, ficavam se xingando. “Vai te foder” daqui, “Passa, não chuta!” dali, virar a cara acolá. Vi isso várias vezes, e cada vez mais enquanto o tempo passava e a bola insistia em não entrar. “Ah, mas eles ganham um monte pra jogar bola”. O que não impede ninguém de ficar estressado. Se até tu quando joga bola com os teus amigos distribui pontapé quando a coisa tá feia, imagina se tivessem 15 mil te xingando todos os jogos. Até teu cachorro ia sofrer em casa.

Prepara o manto, tem campeonato ainda. Pelo menos pra nós. Foto do Flickr do Grêmio

O ano tá acabando e o saco também. Tanto do elenco, quanto o teu, quanto o meu. Mas tem jogo ainda. Então, vamos ao que interessa. Ao Goiás. Que é o verdadeiro adversário que temos. Independente de quem ganhe a CB, o São Paulo deve ganhar a Sulamiranda. Ou seja, serão três vagas. O ideal é ficar em segundo. O Goiás pega Flamengo (f), Ponte (c), Inter (c), Atlético MG (f) quase viajando, nós na Arena e o Santos (f). Devem fazer 12 pontos, ainda. Botafogo tem Inter (f), Portuguesa (c), CAP (c) se preparando pra final da CB, São Paulo (f) se preparando segundo jogo da semi da sula, Coritiba (f), Criciúma (f). Ou seja, três rebaixáveis e dois difíceis que estarão focados em outro lugar. É capaz de fazer 15, se não botafoguear. O CAP pega o São Paulo (c), Criciúma (f), Botafogo (f), Náutico (c), Santos (f) e Vasco (f). Pelo menos 9 eles vão fazer. Assim teríamos Botafogo com 68, Goiás com 64 e CAP com 64.

Temos como adversários o Cruzeiro (f), Vasco (c), Flamengo (c) se preparando pra volta da CB, Ponte (f) provavelmente fora da sula, Goiás (c) e Portuguesa (f), provavelmente definida na B ou A. Assim, temos que vencer 4 jogos para ficar com 66 – cinco para se garantir em segundo. Eu daria folga pros titulares no jogo contra o Cruzeiro, enfrentava Vasco de boa e ia com tudo pros três últimos jogos. Três finais, as três últimas pra acabar com a brincadeira.

Claro, tudo isso é chute. E tudo pode mudar já no domingo, com mais uma vitória do Flamengo, só de birra com o Barriga; o São Paulo pode fazer um crime e um empatezinho do timaço do Clemer e uma água no chope em Minas podem nos colocar novamente em segundo, e aí os cálculos mudam. Mas o fundamental de tudo isso é: não interessa se perder para o Cruzeiro amanhã. O campeonato só vai terminar na 38ª rodada. Uma antes, na melhor das hipóteses.

Claro, isso pra nós. Porque vai ter gente vendo isso de binóculo, lá de trás. Secando.

Comparilhe isso:

9 + comentários

  • Eduardo Schwede 9 de novembro de 2013 - 08:10 Responder

    Kara tu tocou num ponto muito importante que a galera insiste em não enxergar.. O ATLÉTICO ATE AGORA É O MELHOR TIME DA COPA DO BRASIL!! estão super bem no brasileiro, dae a torcida fica dizendo que perdemos para nós mesmos. POW VAMOS PARA DE SER ARROGANTES, QUERER SER SUPERIORES, SEJAMOS MAIS HUMILDES E VAMOS RECONHECER OS MÉRITOS DO ADVERSÁRIO!!! os paranaenses tao voando no campeonato, claro fiquei triste com a eliminação, mas nao foi AQUEEEELA fatalidade como ano passado contra o rebaixado palmeiras…

    faltando 6 rodadas, acho que ganhando 3 estamos na libertadores, e com 4 vitorias e 1 empate fechamos em segundo

  • FÁBIO GREMISTA 9 de novembro de 2013 - 11:07 Responder

    Tchê, é isso aí mesmo. Ainda temos campeonato pela frente.

    O espírito é esse.

    Abraço!

  • Fausto 9 de novembro de 2013 - 11:29 Responder

    Fagner

    Sem dúvidas que não podemos comparar essa eliminação para o CAP com as eliminações para o Palmeiras, Milionários e Santa Fé, onde efetivamente o Grêmio perdeu pra si mesmo. Mérito do adversário sempre existe e faz parte da cultura nossa aqui querer sempre explicação pras derrotas.

    O CAP é um time muito bem montado pelo Mancini. Mereceu a vaga. Porém há que se dizer também. Marcelo Cirino não jogou o primeiro jogo e jogou descontado o segundo. Pegamos o Ederson em má fase e sem marcar há vários jogos. Lateral esquerdo Botelho fora dos dois jogos. Enfim, os caras não tavam com a força máxima e isso foi suficiente pra passar por nós. Sempre cabe refletir o porquê. O que não significa tirar o mérito do CAP e nem ignorar que a derrota faz parte do jogo.

    Perdemos, paciência. Mas tem que dar uma olhada no que fizemos de errado, no jogo e nos últimos anos.

    Um exemplo, tu colocas aí as contas para chegar na Libertadores, ou na pré-Libertadores.

    Pergunta: será que vale a pena disputá-la?

    Analise os últimos anos: Curintia caiu na pré-libertadores, pra depois na sequência ganhar brasileiro, libertadores e mundial. Galo não jogou Libertadores 2012 e foi campeão em 2013. Cruzeiro ficou de fora da Libertadores esse ano e será campeão brasileiro.

    Libertadores é bom, todo mundo quer, queremos a Copa e tudo mais, mas ela é uma competição que começa cedo, o bom de jogá-la é com o time já embalado. Senão repete-se o que aconteceu nas últimas edições que participamos. Classificação aos trancos e barrancos na fase de grupos e eliminaçao no mata-mata.

    Libertadores também significa dinheiro alto investido em reforços e salários. E significa também ignorar o gauchão.

    Eu acho que o gauchão é um campeonato de bosta, que não vale nada mesmo. Mas será que não tá na hora da gente olhar pra ele e ganhar esta merda? Pra começar a organizar a casa! Seria como tocar o foda-se pra lei Maria da Penha e dar uns tapa na mulher pra mostrar quem manda em casa! Um título que não valeria nada e nem nos tiraria da fila de 500 anos sem ganhar nada relevante, mas que poderia ser o começo de uma caminhada.

    Com a taça no armário (grande ou pequena) poderíamos começar o Brasileirão mais focados e melhor preparados fisicamente que os times da Libertadores e também que os times que trocarão o elenco todo (coisa que eu acho que não será o nosso caso). Todo o brasileirão começa com Vitória, Bahia, Criciúma e Portuguesa brigando pela liderança por cinco, seis rodadas. Depois a coisa começa a voltar ao normal. E se a gente se disfarçasse de um desses times aí e tomasse a ponta do brasileirão logo de cara?

    Também chegaríamos mais motivados e melhor fisicamente na Copa do Brasil, uma competição mata-mata especialidade nossa. Pra jogá-la desde o começo. Os times da Libertadores entraram todos nas oitavas de final. Só nós chegamos na semi. Ninguém chegou na final. É o primeiro ano e pode ser só coincidência, mas o fato é que tu entra numa competição que o pau já tá pegando, ou com a ressaca de um grande título conquistado e pensando no mundial, ou com a cabeça inchada por uma eliminação, torcida nervosa, críticas, etc.

    2013 não acabou ainda mesmo! Mas muito mais que os jogos do Brasileirão acho que o Grêmio tem que pensar nos seguintes problemas a resolver:

    – Permanência do Rodholfo, baita jogador, seguro atrás e sabe jogar bola!

    – Arena. Resolver esses imbróglios com a OAS pra que o Grêmio tenha efetivamente uma casa em 2014, que a torcida se sinta em casa e que seja viável economicamente!

    – Renovação do Renato ou contratação do substituto.

    – Contratações pontuais e manutenção da base do grupo.

    – Unir-se a outras equipes e batalhar pra CBF acabar com essa palhaçada de 3 estrangeiros!

    Por aí já começaria a clarear o horizonte de 2014!

  • diogo 9 de novembro de 2013 - 11:58 Responder

    o ano foi o mesmo de 2012 a diferença é que em 2013 tu pega mais leve nas criticas.mais acontece as mesmas palhaçadas só que com o time melhor do que o ano passado.mas vamos la torcer para o ano que vem ser melhor. E O problema do ano passado era o odone e o luxemburgo. e esse ano qual foi?

  • Eduardo Schwede 9 de novembro de 2013 - 12:15 Responder

    Sei lá galera, mas tô achando que nosso time está de certa maneira mais preparado para “copar” do que “campeonatar” (que horror).

    Vejamos nossa copa do Brasil: San 1×0 gre, gre 2×0 san, cor 0x0 gre, gre 0x0 cor, atl 1×0 gre, gre 0x0 atl. Foram 6 jogos e levamos apenas 2 gols no campeonato inteiro!

    Tudo bem, marcamos apenas 2 também, mas isso mostra que nossa defesa está tranquila pra aguentar a pressão duma copa, a ÚNICA coisa que temos que acertar é o ataque.

    A maioria dos técnicos sempre falam que “uma boa campanha começa sempre por uma defesa sólida”. Pois bem, metade do caminho já percorremos, agora é dar uma cutucada nos hôme lá da frente pra embalar de vez.

  • Fabiano 10 de novembro de 2013 - 12:20 Responder

    o time do CAP é um time ruim bem treinado ao contrário do nosso que é um time ruim mal treinado.
    O Flamengo do oba-oba que também é um time ruim vai acabar ganhando esta copa que estava na nossa mão porque vai mostrar o peso da camisa o que nós não fizemos quando tivemos a chance.

  • GABRIEL 10 de novembro de 2013 - 12:23 Responder

    Renato não colocou MÁXI e se FUDEU. É o único meia de criação do grupo, que pode dar um passe qualificado e deixar o atacante PIFADO. Vejam o Barcos contra o corinthians, quando recebeu passe do MAXI. Quando é boa a assistência ele aproveita. Quando não tem meia ele tem que armar, defender, cercar e finalizar, só recebendo CAROÇO dos outros jogadores.

    Por favor direção, tragam o TITE ano que vem! Tá saindo do corinthians e é o melhor treinador do país.

  • Adriano 10 de novembro de 2013 - 17:13 Responder

    enquanto nos preocuparmos com “eles”, não vamos voltar a ganhar alguma coisa… continuaremos assistido de luneta os outros clubes ganharem campenatos…

  • Mano 10 de novembro de 2013 - 19:57 Responder

    ta, to esperando um post de verdade agora, nada de galeria dos ladrões, sorte, etc.
    não vão entrar no discurso do “santo” do pau oco né?
    ta na hora de dizer que mesmo quando o time ganhava, ninguém sabia dizer por que ganhava.
    era um tremendo mistério, todos diziam “ganhar jogando feio me serve”.
    agora isso acabou e ta na hora de botar os pingos nos “is”.
    e isso significa ser realista de que a chance de entrar na pré-libertadores é MINIMA. acabou o gás.
    a torcida deu uma chance, apoiou o time sem reclamar e deu uma chance pro bosta do ídolo que se acha treinador de 2 em 2 anos, 3-4 meses aqui e ali, sem carreira, mas é treinador assim mesmo.
    o time é ridículo, ta em má fase, mas o renatão se perdeu DEMAIS, perdeu o time da mão.
    acabou o grêmio, atolado em dívida, limpa no time ano que vem, reforços de segundona, olha, o futuro é sombrio.

    vai pra puta que te pariu Renato de merda

  • Deixe uma resposta