O coringa da 8

5 Postado por - 8 de abril de 2016 - Artigos

Ao mesmo tempo em que Lincoln foi alçado a novo craque, Giuliano virou perna de pau. O torcedor é assim e boa parte da imprensa – infelizmente – também. A paixão do torcedor eu entendo, a passionalidade nos faz irracionais. Agora, o profissional que tem por dever realizar uma análise mais ampla não pode ser tão simplista assim.

Digo isso porque Giuliano, embora jogando pouco devido a sua lesão e buscando uma melhor forma, vem sofrendo críticas sistemáticas. A mais recente, feita pelo cara que ainda está esperando o Cuca no aeroporto, diz o seguinte: “Nem Giuliano sabe onde seu futebol está escondido.” O texto é de segunda-feira.

Foto: Flickr Grêmio Oficial

Foto: Flickr Grêmio Oficial

A opinião do ilustre colega é recheada de preconceitos pelo alto salário (?) que o jogador recebe, além disso, coloca na boca da torcida um possível esquecimento das boas atuações de Giuliano. A torcida, por mais passional que seja, sabe a importância que o meio-campista tem para o time, ao contrário do ilustre amigo do Cuca. Nós sabemos que a lesão o atrapalha e ao mesmo tempo reconhecemos que ele precisa de uma sequência de jogos para voltar a jogar bem. E a prova foi o jogo desta quarta-feira.

Com ótima movimentação pelos lados, ajudando os laterais e chegando na frente, Giuliano fez linda jogada para o gol de Bobô e também deixou o seu na vitória de goleada, fazendo a análise do estudioso (?) do futebol ir pelo ralo. O camisa 8 tem papel importante no Grêmio de Roger, e muito por sua capacidade tática. Em inúmeros jogos, além de jogar pelas pontas do 4-2-3-1, Giuliano também atuou como volante, provando ser uma espécie de coringa dependendo da situação do jogo.

Giuliano teve papel fundamental no bom trabalho do ano passado e será peça chave no Grêmio de 2016. Por fim, deixo um questionamento: os colegas costumam ser mais cruéis ao analisar o futebol de Giuliano devido ao seu passado?

Comparilhe isso:

5 + comentários

  • Artur Wolff 8 de abril de 2016 - 11:57 Responder

    Continuidade, regularidade……..esta é a questão fudamental e simples.
    Não adianta jogar uma partida bem contra o Brasil de Pelotas e depois sumir na Libertadores como tem sido o histórico deste jogador no último ano.
    E sim, salário recebido é referência para atuação.
    O jogador tem que mostrar custo-benefício positivo para o clube pelo que rende em campo e ganha.
    Neymar é barato para o Barcelona por R$ 3,9 milhoes p/mes. Giuliano tem sido (muito!) caro por R$ 600 mil p/mes pelo que tem feito em campo.

  • Tricolor 8 de abril de 2016 - 12:02 Responder

    Exatamente, comentário perfeito. O Giuliano é um cara que merece toda a paciência da torcida. Embora tenha chego com status de estrela, não se importa de jogar de volante ou cumprir funções táticas em benefício do time. Ser meia pela direita em um time que tem o Walace Oliveira como lateral não é fácil. Falta ao Giuliano uma boa parceria para troca de passes do ataque, e sobram preocupações defensivas com os apoios inconsequentes do lateral (que acha que é ponta direita). Mas concordo quando se diz que as críticas da IVI não são para o jogador, são para o traidor que deixou o remendão para brilhar no maior do sul. Ver o Grêmio repatriar um jogador que eles não tiveram bala na agulha para segurar deve doer muito na IVI.

  • João Domingos 8 de abril de 2016 - 14:14 Responder

    Boa tarde! Não sou remunerado para analisar futebol, nem tampouco para tecer comentários construtivos, mas acho que tenho condições para tal. Não sou o tipo de cara que crucifica por completo um jogador, mesmo que esse não tem um único motivo que nos faça acreditar em seu potencial. Acho um desrespeito e uma tremenda falta de ética. Particularmente sou um crítico do Giuliano, pois na maioria dos jogos que vai mal, ele consegue ser inferior ao Douglas que tem 35 anos de idade. Giuliano pelo salário que ganha, pela idade e pelo físico que possui, é inaceitável que ele se esconda quando as coisas vão mal. Ele fez isso contra o Toluca, principalmente. Não se achava o Giuliano em campo. Era correria de um lado para o outro feito barata tonta. Sim, eu sei que muito disso se deve pela deformidade tática apresentada pelo time naquela época da temporada, mas é aí que entra o jogador mais caro do elenco, é aí que ele tem que aparecer, é nessa hora que ele tem que chamar a responsa e resolver o jogo, e sinceramente não vejo nem de longe a habilidade e capacidade de resolver jogos complicados como aquele, no nosso querido camisa 8. De fato ele é bom jogador, cumpre a sua função tática e talvez seja nosso melhor jogador no ponto de vista tático, juntamente com o Maicon, mas para um cara que recebe 600 mil por mês e que custou quase 20 milhões aos nossos cofres é pouco. É tão pouco que Roger está tendo que recorrer a jovens, de 17 anos, de 20 anos para chamar a responsabilidade e resolver o jogo, livrando a pelo dos mais cascudos que vivem má fase. Portanto, nem o melhor Giuliano que vimos até hoje no Grêmio não paga o que ele nos custa. Seu nível mínimo aceitável é aquele que apresentou no Brasileirão do ano passado. Menos que aquilo já é vexatório pra um cara que nos custa tanto!

  • Ezio 8 de abril de 2016 - 15:28 Responder

    Alemão uma pergunta que ninguem ainda conseguiu me responder. O que acham de o Giuliano jogar na lateral esquerda ? Em outros anos ele deu certo jogando na função e como temos uma deficiência cronica com o Marcelo Oliveira ali poderia se colocar o Giuliano na esquerda e poderia ou tentar colocar o Lincoln atendendo a anseios de mtos ou em caso de preservar o guri (onde me enquadro) colocar um terceiro volante ou o Everton.

  • beto 8 de abril de 2016 - 20:19 Responder

    Vendam o Guliano na abertura da Janela do exterior com a grana tem q buscar outro jogador peso pesado que tenha sangue no olho e seja decisivo nos jogos decisivos..

    O Guliano nao eh decisivo e nos jogos duros contra times fortes nao mostra a cara ..

  • Deixe uma resposta