O dia do Não

0 Postado por - 1 de abril de 2012 - Artigos

Era para ser mais um teste para o Grêmio do Vandrelie Luxombergi: jogar no interior contra um time que estava na berlinda do campeonato. Mas já começamos a perder o jogo lá contra o Cruzeiro de Porto Alegre, em Novo Hamburgo, com duas fraturas. Chegamos ao jogo sem quatro titulares. E, por pior que pareça perder, apenas tomamos um gol. “Ah, mas fomos incompetentes para fazer gol”. Em parte. O goleiro deles salvou no mínimo um gol feito, com o André Lima. Então não é só nossa incompetência, tem que ver os méritos do adversário.

Estamos há 9 jogos com o novo técnico e temos uma derrota e um empate. O resto são vitórias. Contra adversários fracos, mas vitórias. Fizemos o que precisávamos. Então, perder esse jogo não foi o final do mundo. Mostrou apenas o que já sabíamos: ainda não temos banco para suprir um time ainda em formação. Então, a culpa não é do Victor, do Júlio César, do Marcelo Moreno, nem do Fernando. Tá mais em cima (beeeeeeem mais, de acordo com os egos envolvidos). Assim, analisando o resultado futebolísticamente, tivemos um dia do Não. Nada mais que isso. A bola não entrou mesmo quando criamos oportunidade. Já ganhamos partidas jogando bem menos esse ano. Então, por que a neura?

Bem, a neura vem porque tem muita gente que não está nem ligando para o futebol do Grêmio. E não é só o presidente. Esses invadem a internet e o twitter para reclamar quando tem razão e quando não tem nenhuma. É um tal de “ex-presidente” daqui, “ex-conselheiro” dali, pré-candidato de movimento tal, oposicionista que vai ao microfone. Mas para lá: como é que se é oposição no Grêmio? Sendo contra o time? Esses querem apenas criticar sempre, mesmo que abandonando completamente a coerência. A parte ruim é que são exatamente essas figuras que posam de bacanas em programas esportivos por aí, que mandam “e-mails anônimos” para colunistas, que passam “quentinhas”. Aí tudo é crise, tudo é lengalenga. Essa pressão interna tá tão grande que resultados ruins são confundidos com caos. Tá tão forte que os próprios torcedores tem confundido análises de quem não tem absolutamente nada a ver com essas questões internas do Grêmio, que são apenas torcedores como eles, com “anti-gremismo” só por não ter a mesma opinião. Anti-gremista é o politiqueiro gremista que se esconde covardemente para rir do seu “adversário político” ao invés de calar a boca e trabalhar pelo Grêmio. E isso não é o mesmo que discordar de um esquema tático, de uma contratação ou da titularidade de algum jogador.

O mundo não vai acabar depois da partida de Pelotas. O Grêmio não tem sido esse do jogo de hoje – bem pelo contrário, vencemos oito jogos seguidos, isso não é apenas sorte (e se for sorte, quero continuar com ela até o final do ano). Mas não é isso que tu vai ler, ouvir e ver nos jornalecos esportivos de segunda (aqui para o dia e para a categoria). Um time em formação, desfalcado de quatro titulares e com apenas um treino com essa formação, até foi bem hoje. É claro que isso não é suficiente para esse ano, mas uma coisa de cada vez. Temos que testar para ver com quem realmente podemos contar, porque teremos jogos muito mais decisivos que o de hoje. Já estamos nas quartas de final do Ruralito e, indo para a final (a geral, não o turno), jogamos em casa a partida decisiva. Então, não está tudo perdido. Bola pra frente que quarta tem Copa do Brasil.

(EDITADO: com o empate entre Caxias e Cerâmica, os azul-grenás só podem chegar à 27 pontos no geral, enquanto temos 28. Ou seja, segundo jogo da final do Ruralito em casa).

Comparilhe isso:

11 + comentários

  • Ricardo 1 de abril de 2012 - 20:05 Responder

    Tens plena razão. A oposição política a muito ja virou oposição ao time, oposição às contratações, oposição à Arena, aos investimentos ou a falta deles.

    Pelo casadoimortal.com as vezes via alguns posts do site do movimento Gremio Acima de Tudo, e digo que da nojo de ler, vendo o tipo de pessoas que dirigem o nosso clube fica facil entender a dificuldade de alcançar bons resultados, principalmente fora de campo.

    Não digo que o Odone é perfeito ou um lixo, só acho que deveriam TODOS colocar o GREMIO acima de seus EGOS, algo que ja é bem sabido por todos. O ruim é que a perspectiva de melhora é pequena, visto a inércia de qualquer setor político no Brasil.

    Quanto ao time, gostei do Edilson, pelo menos tem vontade e sabe cruzar e chegar a linha de fundo. Marquinhos não pode ser a referencia tecnica do meio campo, e isso nao se descobrio no jogo de hoje. A contratação de um meia se faz necessária desde a saída do Douglas (desde antes alias, porque faz tempo que não jogava). Además, perder agora, ganhar depois, a Copa é o que interessa!

    Ricardo

  • Matheus Soranzzo 1 de abril de 2012 - 20:13 Responder

    com certeza o GRÊMIO jogou bem mal, mas também pecamos naquilo que vínhamos pecando a anos, bola aérea, e falta de jogada de meio de campo.
    porém hoje tivemos um agravante, não acertamos um cruzamento lateral.
    o goeleiro deles também foi bem, pegou vários aremates que poderiam ser decisivo. mas o pior é a falta de sorte que nos assombra. bolas na trave pra mim é azar (menos cara-a-cara e sem goleiro).
    mas vamos queo que vale é a Copa do Brasil e ano que vem eu faço campanha pra abandonar o RURALITO ou participar apenas com juniores(os titulares se tiverem vontade jogam).
    RUMO AO PENTA!!!!!!!!!!!!!

  • André 1 de abril de 2012 - 20:16 Responder

    Causa dor de barriga ver esse Marquinhos no meio do campo do Grêmio.
    Por mim Gabriel perdeu a vaga pra Edílson hoje.
    Miralles na reserva do Leandro? Vendam esse guri enquanto ainda acham que joga algo.

  • Cristina 1 de abril de 2012 - 22:13 Responder

    Eu estou cansada de ver só meterem o pau no Grêmio, e o pior é que os torcedores entram na onda, agora vai estar tudo errado e vai ter gente pedindo a cabeça do Luxa, deixem o homem trabalhar.
    Concordo contigo,é muito fogo amigo por ai, cada um puxando para o seu lado e cada vez mais afundando o nosso tricolor.

  • Bruno de Gravataí 2 de abril de 2012 - 00:14 Responder

    Galera o remédio pra tudo isso é um titulo de expressão e precisamos muito do penta !
    O vasco tava caindo aos pedaços e uma copa do brasil reergueu o clube e trouxe patrocínios e tal. Por isso eu acredito que se para com esse queima queima de tudo que é lado o Grêmio vai se levantar e dar a volta por cima nesses anos de azar, e que azar !
    A zica ta perambulando o Olimpico faz anos, todo ano acontece algo, nao vamos muito longe, ano passado tentando contratar o mercenár10 perdemos nosso grande jogador para o valencia, onde hoje vale 25x mais do que a multa recindida pra sair do Grêmio. Abraços a todos tricolores.

  • ADRIANO GREMISTA 2 de abril de 2012 - 01:57 Responder

    Mais do mesmo, o mesmo filme triste, entramos no 4º mês do segundo ano da desastrosa gestão Odone e nada mudou. Discursos furados, contratações equivocadas, desempenho insuficiente, folha de pagamento de inacreditáveis 6 milhões de reais e mais um fiasco em campo. E tinha gente iludida com as goleadas anteriores. Mas não tem problema, o que importa é que a arena da OAS já tem 60 % da obra concluída… Descontando as lesões do Mário e principalmente do Kleber, não temos zaga, lateral direito, articulação no meio… time frouxo e desorganizado. O tal Luxa, tão elogiado e idolatrado, não conseguiu fazer melhor do que o ”auxiliar” Roger fez, o qual precisou de apenas 2 treinos para organizar o time e vencer o GREnal. E a direção segue inerte, achando que tudo está uma beleza… é com este elenco e desempenho pífios que sonham em vencer a Copa do Brasil ??? Se bobear já marchamos pro Ipatinga… Será que é tão dificil ver que estamos (ou continuamos) no caminho errado ?? Gastar dinheiro com Pablo (rebaixado com o glorioso Ceará), Naldo, Grolli, Pará (reserva do Santos), Werley (reserva do Rafael Marques no Galo !!!), Marco Antonio, Gabriel (vadio, sem alma), Leandro (ciscador balaqueiro), André Lima (marketeiro imortal), Marquinhos (o próprio lexotan em campo)… impossível que não exista alguém na base que jogue no mínimo a mesma coisa por um custo muito menor… E quem ousa criticar e apontar os defeitos do time é chamado de secador e corneteiro…

  • ADRIANO GREMISTA 2 de abril de 2012 - 02:04 Responder

    Digo que não sou de nenhum movimento político, muito menos secador, sou apenas REALISTA. O Grêmio não convence e não foi apenas esse resultado de hoje… Ganhamos do Cruzeiro com as calças na mão, com um penalty nos acréscimos, depois de sermos pressionados por todo o segundo tempo. Na Copa do brasil, saimos perdendo pro River-SE dentro do Olímpico e só viramos o jogo no final do segundo tempo, após o adversário ficar com 10 desde o final do primeiro tempo, fora o quase fiasco que foi o jogo de ida. Até contra o modesto Avenida, fizemos 2 gols cedo mas mesmo assim, a defesa vazou e os caras perderam chances de gol… Ao meu ver, tivemos 3 boas atuações, GREnada, NH e Veranópolis… muito pouco prá quem até agora, com excessão dos vermelhos, só enfrentou adversários fracos…

  • Daniel Junior 2 de abril de 2012 - 09:36 Responder

    Somos líder do grupo, nos classificaremos em 1º do grupo, isso que importa e perdemos quando podíamos perder, que bom que foi agora e não contra o Ipatinga, odeio o Odone, acho ele um merda que usa o Grêmio para se promover politicamente, mas torço pelo Grêmio e pouco me importo quem seja o presidente, o importante são os títulos.

  • David 2 de abril de 2012 - 12:29 Responder

    E o tal do moreno nao joga nada é um andre lima sempre disse isso!

  • Cícero - CWB 2 de abril de 2012 - 17:55 Responder

    Olá Adriano, quanta amargura hein!
    O time não está voando mas não está tão ruim como vc relatou.
    Qual time no Brasil está solido? Está tudo nivelado por baixo.

  • Fagner 2 de abril de 2012 - 19:12 Responder

    Discutir sobre o futebol vale sempre. Mas não dá para fazer terra arrasada de um jogo que não valia nada pra gente. Ainda mais que não vimos nada novo no jogo: todas as carências que apareceram são conhecidas. A merda é que um monte de envolvidos com a eleição tem espaço na imprensa vermelha e fica cornetando só pela corneta, tentando fazer estardalhaço para a hora da eleição. Isso não pode.

    Saludos,
    Fagner

  • Deixe uma resposta