O que falta pra engrenar?

0 Postado por - 1 de abril de 2013 - Artigos

O futebol evoluiu nos últimos anos, né? Exponencialmente, em função dos vultuosos investimentos, que ao meu ver, criaram uma bolha que espero, logo estoure. Na verdade, é inadmissível pagarmos 500 barão pra Kleber, Marcelo Moreno, entre outros (especulação da imprensa, não tenho acesso aos números exatos). Não que eles não tenham qualidade, tem, mas não valem isso. Pouquíssimos jogadores valem isso.

Pero, na verdade, não quero entrar nessa SEARA de debate, mas preciso passar por ela pra chegarmos no que quero falar. A inflação no futebol faz com que tenhamos um momento absurdo nos clubes brasileiros, salvo raríssimas exceções, ou melhor, uma exceção: o Corinthians.

Sem MILONGAS, praticamente todos os clubes hoje pagam salários NABABESCOS aos seus jogadores. Sem excessões. E o pior de tudo, pagam caro por péssima qualidade. Tem nomes aí, que nem no campo do ARARIGBÓIA jogariam. Tem Zé Ruela aí que nem cruzar uma bola sabe ganhando 200, 300 paus por mês. É de deixar até o mais VORAZ capitalista com raiva. Porque eles não fizeram por merecer, como manda a cartilha, e sim aproveitando uma ONDA inflacionária que criou um círculo vicioso absurdo.

Feita essa introdução, chegamos no ponto que eu quero DEBATER com você, leitor:

Não há palavra mais apropriada que ACOMODAÇÃO pra designar isso. Os jogadores hoje são, em sua grande maioria, uns acomodados. Acrescente a isso, treinadores acomodados e permissivos, e temos o atual quadro crítico. Falo isso do Grêmio, mas posso colocar aqui também o Santos, o Fluminense, o São Paulo, entre outros.

Hoje, tanto faz, como tanto fez o resultado, o discurso é sempre o mesmo. Não se vê indignação, não se vê mais inconformidade com a DERROTA. Perdeu, treinador dá discursinho que  a arbitragem prejudicou, que o gramado é ruim, que o público vaiou. Cadê a MEA CULPA? Tu fizeste o teu trabalho certo? O time lutou? Não vi nada disso nos últimos jogos do Grêmio, seja eles na Libertadores ou no RURALITO (que continuo afirmando, não serve pra nada).

Todos os times campeões do Grêmio, sem EXCESSÃO, tinham qualidade. Mas tinha algo muito importante também: vontade. Todos esses times entravam mascando BRITA em campo. Comiam grama e ralavam a bunda. Tinham emoção e vibravam. Não tinha sangue de barata e não ganhavam mal (ganhavam bem, mas bem menos que se paga hoje em dia). E a saber, pelas próprias palavras do Mazaroppi, que estes ouvidos escutaram: o bicho pela conquista do Mundial em 1983 foi de aproximadamente uns 10.000 reais hoje em dia.

Aí eu entro no seguinte DEBATE: Luxemburgo é o treinador para o Grêmio? Olhando os frios números, digo: não.

E digo mais: na hora H, ele falhou. Onde o tu tens que ver o DEDO do treinador, faltou. Nas horas mais negras, não podíamos esperar nada dele.

Eu sei que é meio tarde pra falar isso agora, no meio da Libertadores. Eu posso estar sendo totalmente pessimista, mas esses anos de INFORTÚNIO me fizeram ser assim. Acho que faltam alguns ingredientes no bolo. Eles são MOTIVAÇÃO, indignação, vontade. E não vejo nosso treinador um cara capaz de IMPRIMIR isso no grupo.

Espero estar errado.

E se eu fosse o Rui Costa e o presidente Koff, se ligava nisso. E já fazia um pré-contrato com o Tite. Afinal, o grupo do Corinthians é tão caro como o nosso, mas eles jogam sem jogar a toalha, com garra e muito bem treinados. Não é isso que a gente quer?

Comparilhe isso:

21 + comentários

  • Antonio 1 de abril de 2013 - 13:36 Responder

    Snel, sinto-me obrigado a concordar em número e grau contigo. Vide o ano passado, no qual vimos torneios fáceis (sim, fáceis) irem embora entre os dedos. Luxemburgo não é ruim, e não o considero a pior escolha de técnico para o Grêmio, ainda mais que, na altura do campeonato, troca de técnico faz parte de uma subcultura do futebol brasileiro que mais traz malefícios que vantagens. Entretanto, falta um… “feeling”, um sangue nos olhos, uma ira rebuscada… vontade mesmo. Daí, acredito que deve-se entrar o papel do Dr. Koff, mostrar o seu currículo para este bando de marajás de chuteiras. E para o sr. Luxemburgo.

  • Susana 1 de abril de 2013 - 13:43 Responder

    Concordo contigo! No início achei que o Luxemburgo era o Cara, mas quando começou o ano de 2013, comecei a perceber que não tinha nada a ver com a garra do Grêmio, pois só queria contratações novas, enquanto tinha jogadores que podiam dar conta, era só dar uma cutucada e motiva-los a jogar… que o resto fluiria e poderíamos estar em situação muito melhor. Mas não, o que o cara faz, queima jogadores, fazendo assim que os seus colegas fiquem com pé atras e sem motivação… O Luxemburgo não tem estrutura pra ganhar nada. Deve sair do Grêmio o quanto antes…

  • GMR 1 de abril de 2013 - 14:32 Responder

    Belíssimo texto, mas discordo referente ao CUrinthians. Esse time recebe tanto dinheiro do governo público, que não tem como não ter um caixa positivo. Vide o dinheiro que receberão de graça do Ministério dos Esporte (Lei do Incentivo ao Esporte) para construir o seu CT. Eles receberão R$ 41.000.000,00. Enquanto que o Grêmio e o resto dos outros times sempre pagaram ou pagarão para construir qualquer obra. Fora é claro a Arena que irão dar para eles.

  • Felix Nuñez 1 de abril de 2013 - 16:30 Responder

    Snel, tirando a EXCEÇÃO, o resto concordo com o texto. Só acho que tirar o Luxa bem agora vamos nos enfiar mais na merda ainda. Fim do ano passado disse que o Luxa não devia ter o contrato renovado e se tivesse – teria de ser 1 ano e em caso de titulo relevante renovasse por mais 1 automaticamente. Eu acho que o Koff engoliu ele depois que o Felipao disse em primera mao fim do ano que iria pra seleção. Agora vamos ter de aguentar essa mala PREPOTENTE pelo menos até fim do ano. O que podia ser feito com ele, deixamos o trem passar. Agora vai do jeito que der, SOCO E GRITO!

    • Snel 2 de abril de 2013 - 09:18 Responder

      EXCESSÃO foi de doer, confesso. Me EMBANANO todo com essa regra aí. Arrumado. Valeu.

  • juca 1 de abril de 2013 - 16:48 Responder

    Pra que se indignar, se a torcida sempre estará lá ALENTANDO?

  • juca 1 de abril de 2013 - 16:51 Responder

    O Curintia, apesar de toda a grana, é um time formado, sobretudo, por JACOZINHOS.

    Alessandro, Edenilson, Paulo André, Fábio Santos, Igor, Ralf, Paulinho, Guilherme etc. etc.

  • flavio 1 de abril de 2013 - 19:52 Responder

    Ontem, por exemplo, contra o Passo Fundo, a mexida na metade do segundo tempo, ao meu ver, foi decisiva para que o time cedesse espaço ao adversário, principalemnte com as saídas do Souza e do Guilherme Biteco que estavam muito bem em campo. Não deu pra entender o Luxemburgo neste momento importante da partida, quando o Grêmio vencia o jogo. Teste? Mas testar naquela circusntância foi fatal para que o adversário empatasse e quase virasse o jogo. Sinceramente não entendi a atitude do técnico, que contrariou a lógica do futebol.

  • FÁBIO GREMISTA 1 de abril de 2013 - 20:57 Responder

    No ano passado, o episódio do “Fica Luxemburgo!” acabou embretando Fábio Koff. Um Olímpico inteiro pulsando e gritando o seu desejo -em plena campanha eleitoral- foi a certeza de que, para 2013, o presidente poderia demitir todo mundo, menos Vanderlei Luxemburgo.

    Acredito que nosso treinador permanecerá no cargo até o final da participação do Grêmio na Libertadores, e espero que isto signifique o Tri da América.

    Porém, em caso de fracasso, começo a pensar no nome de Mano Menezes. Parece um bom perfil técnico para o elenco que dispomos hoje. Ele consegue extrair o melhor de cada jogador e, convenhamos, um sacode motivador em atletas como André Santos, Cris e Elano seria muito bem vindo, pois são atletas reconhecidamente talentosos mas que, sem a devida orientação, tendem a um relaxamento que culmina em um inevitável declínio técnico.

    Pode ser chavão mas é verdade: toda orquestra, por melhor que seja, precisa de um bom maestro.

    Vamos ver no que dá.

    Abraço!

  • gremio_foz 1 de abril de 2013 - 22:27 Responder

    Ta na hora do Sr Koff dar uma chacoalhada no Sr Luxemburgo e mostrar quem manda no Gremio!!!Chega de invencoes e bota estes jogadores jogar futebol para ontem!!!

  • Ricardo 2 de abril de 2013 - 01:25 Responder

    Vejo o Vanderlei só como treinador de pontos corridos, pra libertadores creio que vamos precisar de uma dose sorte.

    Gosto muito do perfil do Mano Menezes, acho que seria talvez a primeira opção para uma possivel saida do Luxa.

  • martinho 2 de abril de 2013 - 08:51 Responder

    para todos os que sao apaixonados pelo gremio:mas pelo gremio (time) nao pelo gremio empresa….temos que ser realistas e ver que o gremio esta na mao de quem so pensa em dinheiro e nao em paixao pelo futebol.Temos que nos preparar para a derrota de luxemburgo na libertadores…time sem brio,nao demonstra vontade nem no estadual…nao querendo ser pessimista mas sim realista!!!quanto antes o gremio perder,antes teremos mudancas como luxemburgo e alguns jogadores….
    FORA LUXEMBURGO SUAS TATICAS JA ERAM!!!NIMGUEM TEM MEDO DO GREMIO HOJE EM DIA. E APENAS UMA EMPRESA A BEIRA DA FALENCIA…

  • Fábio Viana 2 de abril de 2013 - 08:54 Responder

    Corinthians hj é o time mais bem treinado do Brasil.
    Troca as peças e todo mundo sabe o que fazer. Pode não jogar o melhor futebol do mundo, mas é vencedor, ganha os jogos porque joga mais e não por acaso.
    Não é por acaso, tem um treinador trabalhador, que treina a equipe e não fica jogando poker por aí.

  • Fábio Viana 2 de abril de 2013 - 08:57 Responder

    Caros,

    Podem me chamar de corneteiro, mas o Grêmio não ganha do Fluminense na Arena e se classifica em segundo do grupo, com as cueca toda borrada. E não ganha a LA 2013.
    1º pelo técnico que não sabe nada de mata-mata.
    2º pelo clube, que não está unido.
    3º pela questão Administrativa do clube, essa direção está perdidassa. Que nem cachorro em dia de mudança. Exceção para o quesito contratações.
    Na LA 2014 pode ser que tenhamos melhor sorte. Essa direção vai estar mais ambientada, a questão Arena(até auqndo??) vai ter se acertado e acredito que teremos melhores condições e ÂNIMO, para as competições.

    Se o Rui Costa, de excelente trabalho até agora, não for cegado pelas “periferias” (malditas!!!), o próximo técnico do Grêmio está mais perto do que ele imagina. Trata-se de Roger Machado, sempre que foi chamado deu conta do recado, conhece o clube, é ídolo da torcida e como treinador já meteu na bunda dos mazembados(hehehehe!!!).
    Pra mim ele tem duas características que o destacam entre os demais. Vai ter o entusiasmo/vontade para realizar o trabalho, pois está no início da carreira e é um motivador. Com ele esse bando de vagal vai ter que ralar a bunda dentro de campo, pois personalidade pra cobrar desses vagabundos ele tem e com o resguardo da direção vai botar ordem nessa bandalheira.

    PS: Welliton<Leandro, Welliton<Lucas Coelho, Welliton<Moreno, Welliton<Bertoglio, Welliton<Mamute, Welliton<q eu, é só escolher.

    Abração.

  • martinho 2 de abril de 2013 - 11:43 Responder

    kd meu comentario?

  • Flávio 2 de abril de 2013 - 18:40 Responder

    Faço umas perguntas…Vcs vêem jogadores do gremio com o calçaõ sujo ou a bunda ralada? O cara sai do jogo quase sem suar e todo arrumadinho. Se a camiseta sair do calção o cara para para arrumar para não sair mal na fotografia. nem o cabelo é desarrumado. Eu só vejo um cara com tudo isto que escrevi, e está aí o porque do cara estar magoado. Marcelo Moreno. Não estou defendendo como pessoa porque não o conheço pessoalmente, mas como atleta o cara da o sangue no campo isto eu tenho que admitir. O resto é tudo um bando de manequins de propaganda que não podem sujar a imagem para dar entrevista no final da partida. Já cansei de pedir sangue no olho. Cansei de ver o Luxemburgo dar desculpas. Cansei de ver a diretoria assistir a tudo isto calada. Se acham que assim está bem, vão tudo a M….. É uma pena…

  • Daniel Souza 2 de abril de 2013 - 21:56 Responder

    Tite campeão mundial com o Corinthians graças ao Diego Souza que errou aquele gol cara a cara com o Cássio. Poderia ser essa bosta do Vasco campeão da Libertadores com o Alecsandro de atacante.

    Desde aquela história do Tite com o Paulo Paixão não consigo mais engolir esse cara.

  • jean 3 de abril de 2013 - 00:06 Responder

    eu já não me iludo com o grupo do Grêmio, não vai ganhar a libertadores, pelo menos não enquanto não comer grama, jogar com vontade, dar mais carrinhos… infelizmente o gremio virou um time de salarios altos, mas com pouca vontade, sobre tite, seria uma ótima idéia, mas ainda assim prefiro o mano menezes… que todos nós sabemos, é 10000 e uma vez melhor que o vanderlei, porque esse aí, tem introduzido no meu amado gremio ( o luxa – futebol bonito e cia) prefiro jogadores medianos, mas que comam a bola, foi assim quando chegamos a final da copa em 2007.. com um time limitadissimo… mas que comia grama e amava o manto… escrevam, se não mudarmos de postura, poderemos até vencer o flu, mas logo logo caíremos, porque tem times nessa copa que tem jogadores limitados, mas que comem grama… diferente do bando de amoras do luxemburgo.

  • Luiz Eduardo 3 de abril de 2013 - 02:50 Responder

    De acordo com tudo que escreveste, principalmente que Luxemburgo não serve pro Gremio, pois é treinador paneleiro, que da prioridade aos seus chegados, isso prejudica muito um grupo. Ta na hora de negociar Kleber com o Flamengo e se desfazer de Marcelo Moreno, até poderia ser como parte do pagamento do passe de Vargas ja que ele quer tanto uma transferencia internacional. Se desfazendo desses medalhões que ganham uma grana preta, abriria espaço ao Jovem e promissor Lucas Coelho que perdeu espaço com a chegada de marmotas como Uilhan José e Uelington. Com seus queridinhos no elenco o Luxa limpa cofre não da oportunidades a bons jogadores como Bertoglio, Wangler e Jean Deretti. Pra mim ja chega de Profexô no tricolor. Mano Menezes Já!!!

  • Kadu Lima 3 de abril de 2013 - 02:54 Responder

    Não entendo esse Luxemburro, entregou o primeiro turno do ruralito de mão beijada pro coloridos pra fazer essa vergonha que vem fazendo. Ta na hora de acabar com a panelinha que o Luxemburro esta fazendo no Gremio, isso desmotiva o elenco todo, pois não há justificativas pra manter no elenco jogadores como Cris, Morto Antonio, Uilhan José e cia.. Ta na hora de dar oportunidades aos bons jogadores que temos no elenco, ta na hora do Koff assumir o vestiário que o Luxemburro ta conseguindo acabar. Mano Menezes Já!!! antes que seja tarde!!

  • Adriano Gremista 3 de abril de 2013 - 18:55 Responder

    PERFEITO, enfim alguém aqui neste blog conseguiu ser REALISTA !! Chega de time bundão, de apoio incondicional, de conformismo. Queremos o VERDADEIRO GRÊMIO DE VOLTA !!!

  • Deixe uma resposta