Profexô, pijama training e motivação

0 Postado por - 3 de novembro de 2012 - Artigos

As últimas entrevistas do profexô Luxemburgo revelaram um fato um tanto quanto curioso em relação ao seu método de treinamento, e em especial no que diz respeito aos seus anseios e metas para 2012.

O profexô nos revelou que a partir de agora (nesta reta final do Dilmão 2012 e da Sulamiranda 2012) não adianta mais continuar com o método “pijama training”, a concentração alongada para jogo. A nova onda é a folga pontual, o descanso com a família e o treino focado apenas para a “lapidação” dos jogadores.

Vejo essa metodologia com receio, não que a mesma não funcione, mas o receio é se os nossos jogadores (os jogadores brasileiros em geral) conseguirão se adaptar, e mais, ficar na linha durante estas folgas familiares. Neste caso o passado nos compromete, e muito. Não são poucos os casos de jogadores que “extrapolam” nessas folgas, e acabam por prejudicar não apenas o próprio rendimento, mas o rendimento do grupo todo.

Não seria o caso de invertermos essa lógica e aumentarmos o foco nos campeonatos em disputa? Só o tempo dirá! 

Sim, eu sei que essas folgas são merecidas, e que tudo isso se deve ao extenuante agendamento de partidas, a cada 4 ou 3 dias, o que desgasta e equipe além da conta. Mas nunca vi o Grêmio ser campeão com folgas, vi sim, ser campeão com comprometimento, dedicação e muito treinamento, em épocas onde tivemos de jogar 3 partidas em uma mesma tarde.

As agendas são ruins? Sim! Mas na década de 90 eram muito piores, e naquele tempo ganhamos vários títulos.

Aliás, está mais do que na hora de encararmos de frente essa questão das datas dos campeonatos. O Grêmio, como instituição, tem que parar de ser pau mandado das federações, em especial dessa tal FGF. Aceitamos e nos calamos para todas as impropéries comandadas pelo Sr. Novelinho. Quando é que nosso presidente levantará a sua voz para defender o clube? De nada adianta reclamarmos de desgaste no final do ano (quando os títulos importantes estão em disputa) se no início da temporada nos calamos para participar de um ruralito em meados de janeiro!

Não há preparação física capaz de preparar os jogadores para uma agenda destas.

Espero, porém, que o planejamento do Profexô nos traga as vitórias tão esperadas, e que possamos, talvez, fechar o ano com título na Arena.

Comparilhe isso:

Sem comentários

Deixe uma resposta