Quando a gente acha que já viu de tudo…

0 Postado por - 17 de abril de 2014 - Artigos

Já dá pra colocar a pá de cal. Os responsáveis pelos mandos e desmandos no RS, o tal do poder público, resolveram cagar de uma maneira completamente fora de todas as órbitas espaciais conhecidas. Ontem, MP, Promotoria da Justiça, Grêmio, Arena e Brigada decidiram que só ORGANIZADOS entrarão no setor Norte da Arena. Ou seja, tu, que quer ir ver o jogo com uma modalidade de bilhete barata, tem que SE FILIAR a uma organizada para ter acesso ao local. Qualquer tipo de recurso “de torcida”, como instrumentos, bandeiras, faixas, etc, será RESTRITO ao espaço sem cadeiras.

Isso não é futebol. Estádio vazio é PALHAÇADA. Foto do Flickr oficial do Grêmio.

A manobra é clara: cadastrar a Geral. Transformar a torcida desorganizada em organizada. Dar nomes aos bois. É, na verdade, o final de um processo: a última tentativa de tirar o poder da torcida. A medida é extremamente IMBECIL no que tange à utilização da Arena ou ao respeito (que falta, faz tempo, na verdade) ao quadro social. Essa ideia de que algo pode funcionar sem um líder, sem um cadastro, causa medo nas autoridades. Não ter um “chefe” é um pecado mortal. “Leve-me ao seu líder, preciso dar umas palmadas nele para que tu pare de se comportar mal”. É exatamente esse o espírito que ronda os espancamentos constantes ao Gaúcho da Geral. Se não é líder, é símbolo. Logo, batendo em um, batem em todos. Parabéns, Médici. As fendas das tuas unhas ainda estão nas nossas paletas.

Sabe o que é o pior de tudo isso? APOIO. Tem torcedor sem cérebro que acha isso mesmo, é todo o mundo marginal, todo o mundo merece apanhar. Esses caras da Geral merecem ser mal tratados, ser impedidos de de entrar em campo e torcer, porque isso atrapalha o… a… é que… Bom, é a geral, é marginal, então dá pra fazer uma merda dessas. Imagina, bobina vira incêndio, sinalizador é arma, blá, blá, blá. A Geral tem problemas? Claro que tem. Tem gente que leva grana em nome da Geral? Também é óbvio. Dentro da Geral tem grupos que se consideram “facções” com esquemas de liderança? Sim. Mas escuta, que inteligência da polícia é essa que não sabe quem é quem lá dentro? Que merda de vídeos são esses que não identificam quem está “agindo”? E que porra de punição é essa de ser impedido de entrar no estádio se NINGUÉM SE IMPORTA se ele entra ou não? O DESLEIXO do poder público quanto a própria aplicação das suas punições só serve para o ego deles. O problema segue e, aí, claro, medidas “mais duras”, como essa. Quanta coincidência, né?

Cansei de falar mal da Geral aqui. Não sou fã dos caras. Mas não dá pra ficar quieto numa situação dessas. Não é mais um ato para impedir a violência nos estádios. Ela ficou em segundo plano, faz tempo. É uma cruzada contra a Geral. Não interessa se vai dar resultado ou não. O que importa é “tirar o poder”. Quem financia esse poder, aliás? Por que isso se tornou uma coisa ruim? Tem como fazer voltar a ser apenas um grupo que se reunia atrás da goleira apoiando o clube? Quando é que vão chamar A GERAL, INTEIRA, pra uma conversa? Quando é que vão tratar aqueles torcedores como gente? Pra quê essa idiotice de querer ensinar qualquer coisa dando porrada?

O marginal é marginal porque é colocado à margem. E é só isso o que as OTORIDADES estão fazendo: MARGINALIZANDO TORCEDORES. Parabéns pela imbecilidade. Vocês são insuperáveis.

Comparilhe isso:

26 + comentários

  • Lucas 17 de abril de 2014 - 12:52 Responder

    Enquanto o país todo clama pelo fim das torcidas organizadas o MP e a Brigada retrocedem uns 30 anos. Parabéns a todos eles.

  • Daniela 17 de abril de 2014 - 12:57 Responder

    Sou sócia e vou no setor norte pois gosto de torcer em pé, no entanto, não quero me cadastrar em nenhuma organizada. Aquele setor é muito frequentado por sócios, e estes já possuem cadastro no GRÊMIO, é o que basta. Querem criar um gueto dentro da Arena?

  • Thiago 17 de abril de 2014 - 13:00 Responder

    Eu posso dar com os burros n’agua tentando entender tuas colocações, mas vale confirmar:

    – Quando tu fala em “Quando é que vão chamar A GERAL, INTEIRA, pra uma conversa?” tu tá sendo Irônico?

    Digo isso porque “chamar pra conversa” não é algo que Governo ou Polícia tem nas suas “descrições de trabalho”.

    Sinceramente, se seguir uma lógica direta-e-reta faz certo sentido:
    – Dá pra Generalizar que todo mundo da Geral é marginal? NÃO.
    – O que eu posso fazer pra não Generalizar? SABER QUEM È QUEM.
    – Como eu sei quem é quem? CADASTRO.

    Se tomaram essas atitudes, certamente é porque a situação não está boa.
    Eu costumo não acreditar muito em “conspirações, imprensa/governo/policia vermelha” e coisas do tipo.

    Eu não “apoio”, mas aos olhos de quem decide, parece tão simples quanto citado acima…

  • Ricardo 17 de abril de 2014 - 13:13 Responder

    Lembrei de quando a BM proibiu a avalanche na Arena, ordenando a colocação das para-avalanche. O Cel. Godoy saiu de uma reunião bradando “Acabou a avalanche! Não vai ter mais!”

    Deve ter inflado o ego dele. Nos corredores da briosa, deve se gabar de ser o responsável pelo fim da avalanche.

    O irônico é que, graças à essa atitude contra a Geral, que visava única e exclusivamente atingir a torcida, evitou-se uma tragédia quando da queda da mureta, no jogo contra a LDU.

    Agora, a tática das autoridades é a mesma. Já que elas não tem competência para lidar com o problema, punindo apenas os responsáveis pelos tumultos, resolve atingir a Geral, novamente. E se gabar pelos corredores: “Acabamos com a Geral”.

  • fabio viana 17 de abril de 2014 - 13:16 Responder

    É a estória do marido traído.

    Já jogaram fora o sofá, a mezinha de centro e assim vão sem resolver o problema.

  • Diego 17 de abril de 2014 - 13:22 Responder

    Já saiu a notícia de que o Grêmio é completamente contra esse acordo. Ainda está em negociação e isso não deve acontecer. Ainda bem!

    -> http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2014/04/gremio-contesta-mp-e-rechaca-geral-da-arena-so-para-torcidas-organizadas.html

  • Cruyff 17 de abril de 2014 - 13:23 Responder

    Boa cara, muito bom o texto e muito inteligente, e eu achava que tinhas algum neurônio a menos, talvez tu tenhas mas só quando se trata de “Renato Gaúcho”. Abraço

  • Ricardo 17 de abril de 2014 - 13:29 Responder

    RIDÍCULO. Os responsáveis por essa medida acham mais simples PROIBIR DE ENTRAR QUEM PAGA PRA ESTAR ALI do que IDENTIFICAR OS MARGINAIS?

    Mais simples ainda vai ser esses caras NÃO SE CADASTRAREM, ora bolas.

    Impossível alguém achar que isso vai dar resultado. Aquele setor vai ser ocupado por 2000 pessoas e olhe lá. E o resto dos pobres mortais? Além de sustentar herdeiros de sócios remidos com meus R$45,00 mensais vou ter que pagar mais 80 conto pra entrar?

    Virando um ex-sócio torcedor em 4, 3, 2, 1…

  • Eduardo 17 de abril de 2014 - 13:37 Responder

    o futebol é virtual.
    quem possui a mídia possui o futebol.

    os torcedores
    os jogadores

    enquanto a direção deste clube não deter a “IMAGEM DO GRÊMIO”

    ESTAREMOS SOB COMANDO! DE QUEM CONTROLA A MÍDIA.

  • Carlos Leonardo Miranda 17 de abril de 2014 - 13:37 Responder

    Tenho 57 anos, sou socio do Gremio prefiro ver os jogos em pé junto a geral, afinal é o único lugar onde se canta e apoia o time. Sou contribuinte e muito pago ao Estado para concordar com a situação. É muito cômodo a brigada dizer que não pode isto ou aquilo. O que vejo é que ninguém faz a sua parte. Quando a vaca tiver carrapato é mais fácil matar a vaca. Quero ir ao jogo e torcer.Exijo seguranca pago muito caro por isto. Que país é este que só pagamos e não recebemos nada?

  • Eduardo 17 de abril de 2014 - 13:40 Responder

    SERÁ MESMO QUE NINGUÉM PERCEBEU ISSO AINDA?

  • Gionei 17 de abril de 2014 - 13:45 Responder

    Estava concordando com quase tudo, mas aí no último parágrafo tu me fala uma bobagem sem tamanho. Impossível ler tal bizarrice e concordar com o resto, mesmo o resto fazendo todo sentido. Enfim, acho que to mais perdido que o autor do texto.

  • vinícius 17 de abril de 2014 - 14:50 Responder

    mais uma vez o fagner matou a pau.

    eu só me pergunto o seguinte: pro MP, qual o benefício de cadastrar um torcedor avulso como pertencente a um grupo maior?

  • marco 17 de abril de 2014 - 15:28 Responder

    Ridiculo é o cumulo isso , a torcida ja foi penalizada com a perda da avalanche por um erro de engenharia e agora querem tirar o direito do torcedor de T O R C E R da maneira que ele quer.Estou sendo lezado , pago mensalmente , sou socio torcedor e pago com muito sacrificio , mas muito mesmo e agora querem que eu pague mais caro ainda me transferindo pra outro lugar e o pior estao me tirando o direito de torcer como eu gosto de pé.A anos vou na geral pra torcer sem pertencer a grupo nenhum e agora querem me OBRIGAR ou a pertencer a um grupo ou entao simples caia fora e va pra outro setor..Isso é nojento , isso é podre , isso é uma ditadura infame.Nos vivemos em uma ditadura silenciosa e isso se reflete no futebol , aos poucos nos tiraram tudo sinalizadores , bobinas , barras , avalanche , e agora o golpe final.. Larguei de mao esse time nao me da nada , tenho 22 anos e tirando a batalha dos aflitos NUNCA , jamais CURTI um titulo do gremio , so vejo um bando de bunda moles vestindo a camisa e representando um time q so leva o nome de um clube que um dia ja foi o gremio. É um clube ridiculo que so da vexame , nem grenal eu ganho , e agora alem de tudo sou goleado , dentro de campo é so tristeza e agora querem tirar o unico titulo do gremio nos ultimos 14 anos q é a sua torcida.Querem me tirar a minha liberdade de torcer.Vou me desassociar do Gremio sem nem ao menos conhecer a arena. Com o misero dinheiro q tenho estava esperando O JOGO que nunca virá..No olimpico eu ia direto.Que saudade do oliimpico , parece que o meu gremio morreu com o olimpico..

  • Mano 17 de abril de 2014 - 16:06 Responder

    Eu não concordo com o que a BM e MP estão fazendo.
    Mas já q citou Médici, Fagner, controle e regulação não são privilégio dos regimes militares. Estatuto do desarmamento, regulação da mídia, censura à imprensa, são coisas recorrentes do governinho que tu adora “das isquerda”.

  • Fausto 17 de abril de 2014 - 16:24 Responder

    Esse negócio de que tem que cadastrar as torcidas organizadas, ou acabar com as torcidas organizadas, é tudo uma grande palhaçada.

    Torcida não comete crime. Torcida é formada por cidadãos e são eles que cometem crimes. Identifica quem tá aprontando e mete na jaula.

    É simples pra cacete!

    Mais ainda se já sabe que a confusão acontece sempre na mesma torcida, na mesma parte do estádio e envolvendo na maioria das vezes as mesmas pessoas. Muito mais fácil de monitorar e identificar quem tá no meio das confusões.

    Com ou sem cadastro, enquanto não meter na cadeia quem briga e punir adequadamente os que são responsáveis pela confusão, vão continuar se matando e fazendo merda! Na última briga pegaram 11, 3 deles nem poderiam estar na Arena porque já tem ordem judicial impedindo de frequentar estádio. Um camarada desse, que é pego na reincidência e que tá descumprindo ordem judicial, não pode ter o seu lado aliviado.

    Mas proibir os sócios e outros torcedores não membros de organizadas de entrar em determinado setor, eu acho que não vai mudar nada.

    Me parece inclusive que essa restrição de que só torcedores organizados podem entrar numa parte do estádio fere o estatuto do torcedor, não? O Inter teve que mexer no remendão porque só tinha posto espaço pra cadeirantes em um dos setores e, segundo o estatuto, o torcedor tem o direito de escolher qual setor quer frequentar.

  • marco 17 de abril de 2014 - 16:30 Responder

    Esse mano aí deve ser um reacionario a favor da ditadura.Esquerda ou direita = Matadouro.. O destino é msmo..Hoje vivemos numa ditadura tbm so que silenciosa provando que a esquerda é tao merda quanto a direita , agora querer defender direita ja é uma grande babaquisse. Como fala o peninha o futebol é uma metafora da vida , e oq esta acontecendo com o gremio e sua torcida é uma forma de ditadura e é o reflexo do mundo em que vivemos..

  • Marcelo 17 de abril de 2014 - 17:08 Responder

    Não seria mais fácil identificar os torcedores na entrada?

  • Fabrício Schneider 17 de abril de 2014 - 19:23 Responder

    Sou torcedor fanático! Gosto muito de ir ao estádio, mas meu objetivo lá é cantar, pular, torcer, APOIAR! mas não tenho conseguido ir aos jogos ultimamente, pois não consigo mais ingressos pro setor norte, pois nos jogos importantes eles se esgotam SÓ PARA SÓCIOS, pois bem a alguns dias tomei vergonha na cara e me associei, pra conseguir ver os jogos do meu setor favorito do estádio, eis que me deparo com uma notícia dessa, amigos se eu não consigo ingresso pois os SÓCIOS os compravam todos,pra que mais um cadastro? Pra eu ser tirado de marginal pela brigada? Pra ser taxado de “facção organizada”.

  • Romeu de Laguna - SC 17 de abril de 2014 - 22:53 Responder

    A Geral é o coração da torcida do Grêmio, difícil de alguém entender isto? Sim, para pessoas que tem que administrar o espaço, para as pessoas que tem que cuidar da portaria, também para as pessoas que tem responsabilidade com a segurança geral do público.

    Porém, precisamos lembrar a quem não sabe, que nos últimos anos de ausência de títulos, tem sido a Geral o maior atrativo do público gremista e do aumento o número de sócios e de torcedores. Houve momentos que a Geral contaminava 5-10-15-20-30 mil pessoas, o estádio inteiro. verdade que houveram problemas que cresceram porque não foram contidos no momento certo.

    Outros poréns, tal como o uso de drogas, é epidemia nacional, não ocorre apenas naquele setor, somente naquele estádio. A direção do Grêmio precisa preservar a nossa cultura de torcer, propiciando aos que gostam de frequentar aquele setor todas as possibilidades de conforto e bem estar, inclusive enfrentando paradigmas e preconceitos, seja de administradores, seja de autoridades.

    Trate um cão a porradas e ele um dia te atacará.

    Não faço a menor ideia sobre qual é a dificuldade de identificar os péssimos torcedores (que existem em todos os tipos de lugares e de estádios), mas hoje existem desde tornozeleiras eletrônicas, a identificação na compra dos ingressos, câmeras, vídeos e outros meios eletrônicos. Quem ganha para manter a segurança deve arcar com os ônus de sua profissãao e se esforçar em fazer seu trabalho bem feito, sem criar problemas e obstáculos.

    O que tem acontecido é o fato das pessoas com responsabilidades administrativas ou de segurança pública, com respaldo de setores da imprensa, fazerem toda força para reduzir e até mesmo acabar com a Geral, com a animação, com o torcer dinâmico e saudável. Outro dia fizeram uma operação de trânsito teste para a copa do mundo, e sem avisar os torcedores criaram um pandemônio para a torcida tricolor. Muitos gremistas se sentem perseguidos, mu tratados pela esfera pública, pela imprensa e também pela direção.

    Penso que como em qualquer outro lugar da sociedade há regras para a boa convivência, há o bom senso, há a tolerância. Como deve haver punição para os que agem errado, não para os que agem certo. A medida de que todos devem fazer parte das organizadas força a que torcedores entrem para um clube que não lhes interessa(pois ainda não entraram), força simplificar o trabalho das autoridades e da segurança, pois leva a haver um RESPONSÁVEL ELEITO para delitos individuais, qual seja o responsável pela organizada, bem como a possibilidade de punir um grupo inteiro de pessoas(a organizada inteira).

    Se o Grêmio e a OAS concordarem com este disparate estarão convidando a assistirmos espetáculos apáticos, com menos pessoas, afastando sócios e torcedores. Já foi ridículo punir a torcida com aquelas barras que impedem a avalanche, por culpa de falhas no projeto de engenharia, ou até mesmo sacanagem maior.

    Para a OAS um recado final: a pendengas jurídicas com o Grêmio e com os políticos não devem ser confundidos com o torcedor gremista que é quem realmente vai bancar o retorno ao investimento feito e o lucro almejado. Cuidem bem do torcedor gremista, ele é o único capaz de lhes tazer retorno do investimento e lucratividade.

    Para as autoridades também vale outro recado: que tal modernizar os parâmetros de segurança? que tal oferecer aos torcedores brasileiros o mesmo tipo de segurança e respeito que vocês pretendem oferecer durante a copa? Existe um vídeo sobre a torcida do Borússia-Dortmamn da Alemanha que mostra o padrão europeu de segurança efetuado sem armas, sem balas, sem restrições espetaculares como os bretes… poderia ser também um padrão de segurança inglês… ou melhor, porque não? afinal somos muito menos violentos que ingleses, alemães… precisamos evoluir.

  • Alfeu 18 de abril de 2014 - 03:14 Responder

    Parabéns.Falou e disse.Abraço.

  • Alfeu 18 de abril de 2014 - 03:14 Responder

    Parabéns.Falou e disse.Abraço.

  • a favor 18 de abril de 2014 - 15:16 Responder

    Por culpa de uns os outros.pagam. mas o estadio é pra todos pra.familia gremista. Tu leva o teu filho na geral? Cadeiras ja, nao sabe torcer fica de fora. Fim
    Da
    geral ja

  • nilda 19 de abril de 2014 - 02:44 Responder

    EU NÃO LEIO ZERO HORA,OU CORREIO DO POVO. NÃO OUSO AS RÁDIOS,POIS ELAS A MUITO TEMPO SE IDENTIFICAM VERME…, E NÃO COMPRO NA MULTISOM, NÃO COMPRO NO NACIONAL …A BM- ESTA SEMPRE HOSTILIZANDO COM A TORCIDA DO GRÊMIO ( CASO DO RAPAZ QUE PERDEU A VISÃO POR UMA AÇÃO SAFADA DA TAL “BRIOSA”) E TOCANDO OS CAVALOS EM CIMA DOS TORCEDORES E ASSIM POR DIANTE… O MP ESTA LÁ PARA DESTRUIR O GRÊMIO POIS SÃO COCO TAMBÉM DIRIGENTES DOS VERME… ISSO VIROU UMA DITADURA POIS A FEDERAÇÃO ANO Á PÓS ANO ESTA SEMPRE NAS MÃOS DOS VERMES… ASSIM COMO DIRIGENTES DOS ÁRBITROS QUE SE ETERNIZARAM POR LÁ….SEM MENOS ESPERAR O GAGALINHO GARNIZÉ VAI LEVAR UNS TABEFES PRA TER MAIS RESPEITO COM OS GREMISTAS!!!

  • Jonas Silveira 6 de julho de 2017 - 16:54 Responder

    Constituição da República Federativa do Brasil

    XVII – é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

    XVIII – a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;

    XIX – as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

    XX – ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

    Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário:

    Artigo 20°
    1.Toda a pessoa tem direito à liberdade de reunião e de associação pacíficas.
    2.Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação.

    Que se procure um advogado e se leve tal processo até o STF se necessário, por que jamais pode o poder público definir como um ente privado utiliza um espaço privado, obrigando a existência de uma associação de pessoas, com a filiação compulsória de um grupo de pessoas, contra a sua vontade e contra a vontade do dono do espaço, para que possam fazer uso do espaço em questão.

    Isso é antijurídico, é inconstitucional e é uma violação de direitos humanos no âmbito do Direito Internacional, da qual o governo do Brasil é responsável.

    • Fagner 6 de julho de 2017 - 19:37 Responder

      Isso aí não rolou. Quando eu escrevi o texto era a ideia que estava na imprensa. Mas não foi pra frente, principalmente por ser inconstitucional (como ut bem colocou). Puxei esse texto à baila porque é um dos capítulos que nos levou até o episódio do cadastro biométrico.

      Saludos,
      Fagner

    Deixe uma resposta