Reciclando textos em função da mesma realidade

0 Postado por - 30 de abril de 2012 - Artigos

Eu cansei de vir aqui, após cada fracasso, cada derrota, cada insucesso, ficar tentando justificar as coisas, apontar culpados, e principalmente, apontar soluções. Quem me conhece, sabe que tenho uma visão clara e ortodoxa do futebol. Entretanto, não sou um cavalo de carroça, daqueles com tapadeira, que não enxerga pros lados, tendo uma única visão das coisas.

Sinceramente, o 4-3-3 que o Grêmio foi a campo não me incomoda. O que me incomoda são as peças que compunham o esquema. E sinceramente, como algumas peças dele se comportaram, ou melhor, como NÃO se comportaram. Eu particularmente sou adepto de esquemas mais sólidos defensivamente, entretanto, que tenham uma saída rápida pra ataque (uma junção de ortodoxismo posicional com tática, com o jeito de fazer o jogo). Voltando ao esquema, na teoria, ele funcionaria muito bem. Porém, na prática, o que se viu foi a total RUÍNA desses esquema em função do não funcionamento da transição meio/ataque e da total falta de retenção da bola na frente. Porque? Ora, primeiro, disposição: o Grêmio não teve a intensidade que teve no primeiro GREnal em La Bananeira deste ano, onde aplicamos um 2×1 com ares de GOLEADA, tamanha a superioridade. Bem como não teve vontade. Jogador que tira pé de dividida, que não se mata por uma bola, pra mim pode passar no RH e assinar a recisão. Fora a seriedade que a partida exigia, e que alguns jogadores não tiveram (e convenhamos, não vem tendo a tempos) e que visivelmente preocupa.

Essa gente que te segue aonde vai.

O PITÍ que o Luxemburgo teve, ao meu ver, influenciou de certa maneira o time. Porque? Porque é um grupo que sente qualquer mudança, qualquer fator externo. Infelizmente. Foi-se o tempo, e vai demorar a voltar, onde o time do Grêmio não sentia o fator externo, o fator campo adversário. Qualquer merda que dê ao redor, afeta. Infelizmente. Vínhamos melhor. Mas também não acho que isso foi um fator preponderante na derrota.

Não temos grupo. E isso eu venho falando a mais de 3, 4 anos. Novidade nenhuma. Esse ano, LOUVO as contratações do Moreno e do Kleber. Porém, só isso. Não temos uma meia confiável, muito menos uma zaga, formada por um volante aposentado e um refugo do ATLÉTICO MINEIRO. Sem mais.

E na frente, onde ontem precisávamos mais do que nunca fazer gols, o que se viu foi um primeiro tempo sem NENHUM arremate a gol. Miralles (que até hoje eu não entendo o que a torcida do Grêmio vê nele) Bertoglio e André “Guerreiro Marqueteiro” Lima nada, nada, NADA fizeram. Nem um mísero chute a gol no mão de manteiga, e ainda em cima daquela zaga MEDONHA dos colorados. Tá errado. A fatalidade que se abateu sobre o Kleber castrou todas as possibilidades do Grêmio no Gaúchão.

———–

Agora, vamos apontar alguns culpados e algumas coisas a serem feitas pra OXIGENAR e MELHORAR o clube pro restante do ano:

Precisamos rever algumas peças do elenco. Isso é fato. Pra mim, Gabriel já mostra que não merece vestir a tricolor. E faz tempo. Desde 2010 vem jogando no nome. É visível sua falta de vontade. Não tá feliz, Paisano? Passa no RH. Gilberto Silva e Werley, sinceramente, são uma das piores duplas de zaga que já vi no Grêmio. Ah, o Snel está fazendo terra arrasada. Não, eu sou um mal-acostumado, mesmo. Apesar de que o tempo TEIMA em me fazer gostar de zagueiros medianos, já que tem sido uma década de mediocridade. Victor é outro. Esse cara não tem estrela. É um azarado, e isso não é culpa dele. Entretanto, é culpa dele fazer milagres contra um Canoas, um Ypiranga de Erechim, e sucumbir na HORA DA POMADA. Lembro muito bem do Danrlei, que na hora do VAMOS VER, crescia e impunha respeito. Hoje até a LÊNDEA do Washington, aquela naba que era do Santa Cruz-PE e que passou pelo Grêmio faz gol nele (e na zaga perneta do Grêmio).

Sofremos por ti. Só queremos gratidão.

 

E tudo que falei acima pode por na conta do Pelaipe e do Odone. Sempre tive em alta conta esses dois, mesmo tendo sérias divergências em matéria de relacionamentos humanos dos dois, em função deles terem uma visão pragmática do futebol e ideais ortodoxos taticamente. Neste ano, nada disso foi visto. Primeiro, a desastrada contratação do Caio Júnior, pra mim, um Paulo Autuori sem grife. Depois, a solução divina por um zagueiro fadado à pedir auxílio por INVALIDEZ no INPS, Gonzálo “Azarado” Sorondo, frustrando tudo e a todos com impossibilidade de ter finalmente uma zaga confiável. Junte-se a isso as apostas em Doulgas Grolli e Pablo, que deveriam ter vindo pra BASE (mesmo que já não tenham idade pra isso) e daí, o SUPRASSUMO da inteligência: Naldo (o genérico) e Werley. Juntando estes últimos quatro, não dá um zagueiro decente.

Aí, chega-se ao ataque. A manutenção de André Lima, Leandro (o comprador de carteira) e Miralles, por si só é contraditória. Primeiro, que o André Lima, o Marqueteiro Imortal, treinava em separado, visto que não seria aproveitado. Falta de convicção da direção em chamá-lo de volta. Leandro já mostrou que de onde tu menos espera, é daí mesmo que nada virá. E o Miralles, bom, o Miralles é esquisito, pra dizer o mínimo. Um cara que tem lampejos de bom, somente BOM, jogador, e que invariavelmente SOME na hora do PEGA PRA CAPAR, e que é IDOLATRADO pela torcida. Sinceramente, não entendo isso.

Soma tudo isso e tu tens o panorama atual. A merda que segue fétida e incomodando.

———–

Esse ano tem eleições pra presidente do Grêmio. Quem se canditará? Em época de bonança, sobram candidatos. Em épocas de VACAS MAGRAS, eles somem. Admiro muito a coragem do Odone em ter concorrido em 2005, entretanto, é uma falácia ele afirmar que só ele quis ENCARAR a bronca de dirigir o clube na série B. O Dr. Adalberto Preis concorreu com ele. Porém, essa época passou. Hoje, se não olharmos pro futuro, tendo planejamento estratégico seguido a risca e realista, uma gestão moderna e profissional, bem como tendo cargos exercidos por pessoas que entendem do riscado, seguiremos assim. O problema é que teremos um estádio de primeiro mundo, com um time de quinta categoria pra jogar nele.

Vou reiterar o que já escrevi outras centenas de vezes: precisamos de dois zagueiros confiáveis. Vá lá, um então, mas tem que ser EXTRA-CLASSE. Mais um volante pra assumir a titularidade. Um articulador, um pensador pro meio de campo e um atacante coringa, este até pode ser o Bertoglio, se este ficar. Mas vai ter de começar a colocar o PÉ NAS DIVIDIDAS, e encarar os adversários. E mais uma coisa: precisamos promover nossos goleiros. Já deu pro Victor. Ah, mas o Snel é um cornteiro, o Victor ontem salvou um monte de bolas. É, mas tomou dois gols. E pra mim, goleiro que não cresce em decisão não me serve.

———–

Então tu chegou até aqui, leu todo o texto, mesmo de cabeça ainda quente pela perda do GREnal. Te felicito. Eu não sei como escrevi tanto da mesma coisa que venho falando a anos. E pelo visto, se nada mudar, seguiremos nesta onda. E tu vai seguir lendo esse mesmo texto que escrevo a anos, só mudando os personagens.

Grande abraço.

Comparilhe isso:

26 + comentários

  • jean 30 de abril de 2012 - 11:57 Responder

    Victor é mto azarado, mesmo..além de tomar gol direto. Tá na hora de sair.

  • Rafael Machado Ferrão 30 de abril de 2012 - 11:58 Responder

    Parabéns pelo texto, é bem isso mesmo que a nossa realidade, não temos zaga, meio campo e ataque, um jogador que tira o pé da dividida em grenal não pode vestir a camisa, um jogador que entra a 5km por hora enquanto o jogo está 200 km por hora e outro que entra no jogo e acha que vai resolver o jogo fazendo jogadas medíocres sem fazer passes para companheiros. Ah precisamos de um goleiro URGENTE!!!!!!Grande abraço amigo tricolor!

  • FSBazul 30 de abril de 2012 - 12:06 Responder

    Snel,
    Concordo com quase toda a tua indignação. A nossa preocupação com a eleição acho que devemos somar uma outra: a quem devemos preservar na caça as bruxas que está começando.Por exemplo, se contratarmos um zagueiro, ainda vamos precisar de mais 1 para o time e 2 para a reserva. Assim, acho que dá para aproveitar pelo menos o Werley. Se vierem mais jogadores do meio campo, volantes, armadores, qualquer coisa, quem deve ser preservado além de Fernando? No ataque, além de Moreno e Kleber, quem deve ser mantido? Afinal, além de ganhar alguma coisa, precisamos construir um elenco para os anos da Arena.
    Saudações Tricolores

  • cassiorbt 30 de abril de 2012 - 12:15 Responder

    triste, porém muita verdade!

  • Filipe 30 de abril de 2012 - 12:30 Responder

    Acho que já deu disso de falar do Victor em todo Grenal. Se joga mal, é cagão e culpado, se joga bem, é azarado e também culpado, deu né tchê! Gilberto Silva e Werley não são nem de longe os dois piores zagueiros dos últimos tempos, quiçá (?) desse ano.

    O problema do Grêmio no Grenal foi o time dentro das quatro linhas, não foi Pelaipe, Odone ou o xilique do Luxemburgo, foram os 11 (mais os três que entraram depois). Miralles não é titular (talvez nem reserva). O Luxemburgo não podia ter alterado o esquema e formado o MESMO MEIO CAMPO QUE PENOU PARA VENCER O IPATINGA POR 1X0 lá em Minas, simplesmente não podia. Deveria ter mantido os três volantes (porque vinha dando certo) mesmo que fosse escalando o Vilson, mas tinha que ter ido com o mesmo time que tava jogando. Aí teve que por Bertoglio no meio e viu em campo os mesmos erros que tinha visto em jogos anteriores que deveriam ter sido testes pra saber o que não fazer. E ainda teve uma série de cagadas individuais de outros jogadores que nem preciso comentar.

    O Grêmio claramente sente falta do Kleber: ele não tava sendo só a salvação do ataque, era também o jogador que dava vida entre o que hoje é um vão existente entre o meio-campo e o ataque (que ataque?). Pra piorar, o time sente psicológicamente a ausência do Kleber, parece que todo mundo parou depois que ele saiu do time. O problema é que ele não volta pra Copa do Brasil.

  • Ricardo 30 de abril de 2012 - 12:38 Responder

    Tem gente que achou errado a brigado Vanderley, eu achei muito correta, o Grêmio é apático..não tem mais indignação..não tem mais dar carrinho com os 2 pés na bola pra mostra que ali o buraco é mais embaixo, o Grêmio apanha em campo, deixa todo mundo por o dedo na cara, que merda de jogadores são esses? O time parece que ta jogando amistoso..não bota o pé, não corre, não da importância ao jogo…

    Faz 10 anos que o Grêmio precisa de mudanças…acho que já ta na hora né?

    Um cara que era bom, o Antonini, não quiseram o cara e mandaram ele pro vasco pra cuida do futebol..o cara com aquele timeco do Vasco levou eles a final do campeonato..Gente boa pra trabalhar no Grêmio é mandada embora.

  • Julio Rael 30 de abril de 2012 - 13:07 Responder

    Caro Snel, a derrota de ontem não foi nenhuma surpresa para nós. Era nítido, que na hora H, a falta de qualidade do grupo, seria apresentada para nossa torcida. Ganhamos o 1º GREnada, com uma equipe melhor postada, com o Gladiador, o Julio Cesar e c/o Marcelo Moreno, jogando o fino da bola e vale lembrar que eles estavam completos. Tu tens razão: não tivemos a mesma gana e raça de outrora. E isso é o mais impactante p/mim. Nossos atacantes Miralles e Bertoglio, tomaram “um laço” durante todo o 1º tempo e nada fizeram. Veja bem, os caras são porteños e nada fizeram. Faltou organização e empenho e só! Com um pouco mais de vontade, teríamos empatado o jogo. Bastou o fráco Marquinhos entrar em campo e o time melhorou. Então, caro amigo (se você permitir)que bom que essa mérda ocorreu ontem, pois o MEU único interesse é pela Copa do Brasil. Ruralito não é e nem nunca será, um título de expressão. Até porque, cfe. a imprensa vermelha diz: estamos a 11 anos s/títulos.

  • EDISON 30 de abril de 2012 - 14:17 Responder

    Este foi meu comentario no site do luxa,e concordo com voce snel

    Meu caro luxa!!!!

    não condeno voce pelo foto de ontem,isso mostrou que voce tem sangue nos olhos e vontade de ganhar, mas condeno por um fato que a muito me enche o saco. PORQUE VOCE DEIXA A BOSTA DO GABRIEL ENTRAR EM CAMPO, ONTEM PERDEMOS O JOGO POR CAUSA DELE DE NOVO, O GOL DO DATALO FOI UM BELO PASSE DE CALCANHAR DO FDP DO GABRIEL E SEGUNDO FOI DE UMA FALTA BISONHA QUE O VIADO DO GABRIEL COMETEU NA ENTRADA DA AREA E TERMINOU EM ESCANTEIO. BOTA ESSE BOSTA NO BANCO E DE PREFERENCIA COM CACETE PRA ELE SENTAR,

    SAUDAÇÕES;

    FORA GABRIEL

  • Rodrigo Johann 30 de abril de 2012 - 14:29 Responder

    Concordo plenamente com o comentário do Edison!!! Não é possível jogar com o Gabriel!!! O cara é uma fêmea, ganha um monte de dinheiro todo mês, joga de chuteira rosa (numa clara demonstração de que não se importa com a torcida tricolor) e ainda entra em campo sem a menor vontade…

    Lateral que não chega na linha de fundo pra cruzar deveria ser demitido por justa causa, pois não está fazendo o trabalho para o qual é pago. Além disso, ele atrapalha na marcação, faz corpo mole e sempre deixa que os laterais adversários cheguem no fundo sem uma marcação em cima…

    Por mim, pode botar um cone em campo que vai ser melhor que o Gabriel. Perdi a paciência com ele. E pra piorar, o Grêmio acaba de vender o Mario Fernandes, que é muito mais lateral que ele…

    Aonde vamos parar com esse time???

    Saudações Tricolores!!

  • Mr.Mar 30 de abril de 2012 - 14:30 Responder

    Concordo Snel oncordo Julio Rael

    O QUE MAIS ME INDIGNA ?? VER AQUELE FILHA DA P### DO TINGA SENDO O CAPITAO A MAQUINA O JUIZ O CONTROLADOR DE POSSE DOS URANGOSS ORAAAA !!!

  • Tiago 30 de abril de 2012 - 14:38 Responder

    Só eu que notei que durante uma das substituições do rival o jogador deles (não lembro quem era) saiu CAMINHANDO de campo, e o que os jogadores do Grêmio fizeram, precisando virar o jogo? Nada, ninguém foi botar uma pressa no cara, dar um empurrãozinho, nada! Estavam apáticos e já tinham se conformado.

    O Grêmio Imortal, “guerrero y peleador”, esse ficou na história, junto com os seus ídolos. Agora temos jogadores marketeiros, os tempos são outros. A era poética do futebol já era.

  • Henrique 30 de abril de 2012 - 14:53 Responder

    Vamos falar sério.
    Quando foi que este time do Gremio convenceu este ano ?

    1 jogo.

    Aquele Grenal anterior no aterro.
    De resto, jogos duvidosos e terríveis a olho nu, onde o mais realista torcedor sabia que na hora H, a coisa ia desandar.
    Então, nenhuma surpresa até aqui.
    O amadorismo é tão grande, que o time joga com 2 jogadores fora de posição.
    Isso é alternativa pra 1 jogo e olhe lá, mas não pra todos os jogos.
    E o PIOR,ODONE E PELAIPE NÃO SABEM CONTRATAR JOGADORES COM PERFIL VITORIOSO.
    Enquanto REINAR A TEIMOSIA em gabriel e André Lima, seguiremos vendo o mesmo filme.

  • heraldo 30 de abril de 2012 - 15:41 Responder

    tudo certo, porem, o GREMIO nunca vai ter e ser time de 5ª,pois jamais vestira vermelho, fora as boiolas que usam chuteirinhas coloridas.Acho que querias dizer, uma direção e um monte de pseudo lideres de 5ª.

  • Arthur 30 de abril de 2012 - 16:27 Responder

    Faltou bola ontem. E por bola, eu quero dizer “huevo”. Bando de guri cagado que tirou pé de dividida e correu menos que a macacada.
    O Marcantônio, que era pra ser articulador, se esconde o jogo inteiro e só aparece pra carimbar bola pra trás. O Miralles é fenômeno, não quer jogar no Grêmio, demonstra isso abertamente e vira ídolo.
    O Gabriel eu parei de defender.
    Ontem se salvaram a dupla de zaga, Pará, Fernando, Souza e Moreno (que ganha uma moral por tá voltando de lesão). O resto foi triste

  • luiz henrique 30 de abril de 2012 - 17:02 Responder

    eu adorei o texto realmente é isso mesmo. parabéns, continue assim.

  • Giovani 30 de abril de 2012 - 19:28 Responder

    Tudo o que tu dissestes tá certo Snel. Mas tem mais:
    – o Souza pode jogar mais, porque sabe jogar mais e já jogou mais no próprio Grêmio
    – O Fernando VAI ser um craque, mas falta o acabamento (ele ainda erra alguns passes de 2metros)
    – O Victor realmente é um BAITA pé frio
    – o Gabriel já largou a bola faz tempo, e com o Mário já vendido, dá uma chance pra naba do Edílson que ao menos sabe cruzar, bater falta e tem mais vontade
    – nossos argentinos não passam de dois cagões
    – e por fim, eu nunca vi um time ser campeão sem um CAMISA 10, um cérebro. O coitado do Marco Antônio é um reserva mais ou menos e só !
    – O Luxa cagou feio também, pois ele sabe de tudo isso que a gente tá reclamando aqui, e ainda assim escalou errado, e conseguiu nos fu… ontem.

  • ivan 30 de abril de 2012 - 21:09 Responder

    Parabéns é tudo que a maioria dos gremistas sentem.è uma vergonha ver Gabriel,Marco Antonio,Souza,Leandro,Marquinhos,Miralles,Andre Lima,Naldo,Werlei,Pará e outras nulidades
    usando a camisa tricolor.

  • ivan 30 de abril de 2012 - 21:13 Responder

    Vou contart uma história,em janeiro desse ano,em Curitiba após um treino ,Tcheco dava autógrafos a torcedores,identificando um grupo de gaúchos,eleretirou uma camisa do Grêmio de sua bolsa e pediu se éramos torcedores tricolores.Sorridente assinou as camisas qu e agente pediu .
    Isso é jogador com alma e devia ser reconhecido pela direção.Que baita gerente de futebol seria.

  • Mosq 30 de abril de 2012 - 22:03 Responder

    Desabafo teu e de muitos gremistas. Era assim nos anos 70 até que chegou um zagueiro e no aeroporto largou essa pérola: na ára do Grêmio, inguém cabeceia mais… OBERDAN era o nome dele. Mandou a macacada pros quintos dos infernos com Escurinho, Falcão, Figueroa e tudo mais. Temos que trazer um companheiro pro Kleber, ele é o nosso André Catimba, mas falta ainda um zagueiro e um cérebro de criação no meio. É a velha espinha dorsal…
    Abração do amigo Mosq.

  • Paulo_PoA 30 de abril de 2012 - 22:34 Responder

    Snel para presidente!
    Simples assim!

    Dá-lhe Grêmio!

    Abr.,
    Paulo

  • Fausto 1 de maio de 2012 - 09:59 Responder

    Tem que resolver o problema do Camisa 10!!

    Com Marco Antonio e Marquinhos pode contratar quem for pro ataque, laterais e zaga que não vai!

    É meio que Teoria das Restrições!! Tem que resolver esse problema e automaticamente por tabela os outros vão se resolvendo.

  • Rafael Pereira 1 de maio de 2012 - 10:22 Responder

    Bah, Werley é um bom zagueiro sim… muito melhor que vários outros que passaram… Victor é azarado? Qta bobagem…

  • Marcelo Golgo 1 de maio de 2012 - 12:16 Responder

    Pra mim não serve para jogar no GRÊMIO:

    1-VITOR (bichona nunca se impoe num grenal)

    2-GABRIEL (merda que não dá o suor pelo time)

    3-MARQUINHOS (outro merda que não ganha uma jogada de ninguém)

    4-ANDRÉ LIMA (esse é muito ruim, não sabe dar um chute a gol pelo amor de deus)

  • Henrique 1 de maio de 2012 - 14:04 Responder

    concordo com quase tudo que falastes porem falar do victor sobre esse grenal acho absurdo,ja que ao não teve NENHUMA culpa nos gols, critica o cara por ser azarado francamente acho ridiculo,e acho que devias falar mais da base do grêmio que a cada 5 anos sai um jogador utilizavel

  • ADRIANO GREMISTA 1 de maio de 2012 - 18:45 Responder

    Cara, há muito não viu um post tão lúcido, falando sobre os problemas infelizmente crônicos do Grêmio. Concordo com praticamente tudo que foi escrito, até mesmo sobre o Victor, grande cara, grande profissional, tecnicamente um baita goleiro, mas que não tem mesmo a “estrela” dos vencedores. Não é o único culpado dessa fase maldita, mas peguem as estatísticas e vejam quantos GREnadas ele venceu desde que aqui chegou… Gabriel, dispensa comentários, um vagabundo em campo. A zaga, mesmo com algumas atuações razoáveis do Werley e a experiência do Gilberto Silva. não inspira confiança. No meio, fora o Fernando, que compensa sua certa inexperiência e afobação com muita luta, dedicação e amor à camisa, temos 2 outros volantes razoáveis e nada mais. Marco Antonio e Marquinhos não servem prá comandar o coração do time, apenas banco e olhe lá. Lamento a lesão do Kleber, que era uma grata surpresa pela identificação com o clube e as lesões do Moreno, os únicos de quem se pode esperar algo. O balaqueiro Leandro deve ser mandado adiante ou pelo menos ser emprestado para um time de série B ou C, prá ver se toma jeito de homem. O marqueteiro imortal, apesar do esforço, não consegue melhorar sua contribuição. E o Miralles, o “Herrera com griffe” nem parece argentino, tamanha a falta de raça e comprometimento em campo. Soma-se a isso a nossa base, que não consegue revelar jogadores com a mínima condição de reforçar o grupo profissional, um presidente pavão, oportunista e fanfarrão, um diretor remunerado que se acha dono do clube e um treinador malandro, que usa sua lábia prá amaciar a imprensa e escapar das críticas. Pacotão prá nossa triste realidade.

  • […] falo EXATAMENTE as mesmas coisas e ressalto as carências e aponto as soluções do Grêmio: “Reciclando textos em função da mesma realidade“, “Um noite trágica“, “um péssimo domingo“, “não está […]

  • Deixe uma resposta