Renato em Cheque

0 Postado por - 15 de novembro de 2013 - Artigos

Onda da imprensa, impulsionada pelo colorado Benfica que declarou guerra aberta em cada palavra dita na rádio ou escrita no jornal à Renato, ou o torcedor realmente não acredita mais no Santo?

Não sei. Prefiro ficar com a minha percepção.

 

http://www.flickr.com/photos/gremiooficial/10844989946/sizes/z/in/photostream/

http://www.flickr.com/photos/gremiooficial/10844989946/sizes/z/in/photostream/

 

Ela me diz que Renato é um bom técnico. E vale a pena tentar mais uma temporada com ele no ano que vem.

Pra começar, eu tenho um histórico de acreditar e respeitar o trabalho de um profissional. Ainda mais de uma área que eu não domino. E, sinceramente, acho que ninguém que já tenha pisado num vestiário tem essa experiência. Uma pressão de gerir egos, talentos, paixão e resultados. Acho que, desde 2007 – quando começamos o blog – eu só pedi a cabeça de um técnico sem dar a ele mais tempo de trabalho. Cai-o-Jr, o “minitécnico-do-estágio-de-2-semanas-no-Barcelona”.

Renato, Técnico ou Santo, merece a renovação por amobos os motivos.

Tecnicamente, ele não montou este time. Herdou um pojeto em andamento. Achou um esquema e, ao contrário do que muita gente pensa, testou alternativas e não ficou teimosamente abraçado num só formato (quer entender melhor isso, lê os últimos textos do Fagner aqui no Blog). E mais, não existem peças de reposição à altura (Por favor, não me venham falar em TITE que isso é fantasia de criança sem limite no Banco Imobiliário).

Santamente falando, Renato é na beira de campo uma sombra do que foi dentro. Mas está crescendo. E, mais importante, faz uma sombra ainda maior pra esses jornalistas pequenos e fofoqueiros, não entrando no joguinho sujo deles. Como ídolo, Renato ainda é mal técnico. AINDA.

Temos 4 jogos pela frente pra garantir um lugar no G3. Pegaremos o Flamengo com a cabeça na final da Copinha e o Goiás em casa. O resto é jogo jogado. Temos tudo pra garantir a classificação como segundo colocado, já que o Atlético PR já mostrou, contra o Criciúma na rodada passada, que uma competição paralela prejudica e muito a concentração da equipe dentro de campo.

Renato tem toda condição de navegar essa reta final de Brasileiro tentando desacelerar mais ainda a queda de rendimento da equipe. E ai sim, com pré-temporada, indicando novos zagueiros, laterais e meias, montar o time que ele vai ser 100% responsável em 2014.

Por mim Renato fica até mostrar que não tem mais como contribuir. O que eu, modestamente, acho que tá longe de acontecer.

Comparilhe isso:

18 + comentários

  • GABRIEL 15 de novembro de 2013 - 15:16 Responder

    APOIADO! As pessoas não percebem que NÃO FOI O RENATO QUEM MONTOU ESSE TIME. Um time lento, sem criatividade, onde NINGUÉM, sabe cruzar uma bola (inclusive os laterais. Mesmo assim, ele deixou o time na terceira posição do campeonato (ficando várias rodadas em segundo) e semifinalista da Copa do Brasil.

    Se existe algum culpado por mais um ano sem títulos é boa parte da torcida do grêmio, que gritou “fica luxemburro”. O grêmio teve que pagar um rio de dinheiro para akele 171, cujos reforços que ele pediu foram todos um desastre.

  • GABRIEL 15 de novembro de 2013 - 15:17 Responder

    E ainda tem quem ache o time do grêmio bom, exigindo que o treinador ganhe um campeonato.

  • GABRIEL 15 de novembro de 2013 - 15:19 Responder

    E mandem embora as merdas do PARÁ e do Werley (esse fdp que não comemorou o gol contra o santos e entregou a copa do brasil), vendam o A. telles, o Bressan e o Kléber ‘Bundeador’.

  • Tobias Fretta Zappelini 15 de novembro de 2013 - 15:28 Responder

    Não acho que o Renato tenha entendimento do futebol moderno. Rotina de treinos variados, percepção tática. Sabe montar bem um time, mas não sabe mudar quando preciso. Fica amarrado nas suas idéias e quando os adversários aprendem como marcar seus times, lhe falta o upgrade. Porém, o pior ao meu ver que ele apresenta como técnico, é sucumbir nas decisões. O treinador diferenciado é aquele q faz o time crescer nas decisões. É aquele que em uma final da Copa do Brasil, ganha do Corinthians no Morumbi precisando da vitória (não estou pedindo o Tite), não aquele que coloca Lucas Coelho e Mamute em uma semi de Copa do Brasil, ou então que entra com Leandro e Viçosa e consegue entregar um Gauchão ganho, em casa, para o co-irmão. Me desculpa, mas ao ver, Renato não é um bom técnico. É treinador de arrancada, como vários que temos por aí.

  • Fernando Fagundes 15 de novembro de 2013 - 15:35 Responder

    Então por que deixou Zé, Elano e Maxi no banco no primeiro jogo contra o Atlético pra escalar dois piás inexperientes??

  • pedroivo 15 de novembro de 2013 - 15:50 Responder

    O início do seu texto deixou a impressão de que uma torcida de 8 milhões de pessoas é facilmente manipulada por um jornalista colorado. Por favor, opiniões diferentes devem ser respeitadas, mas não nos subestime. Acredito que fantasia de criança é continuar referindo-se ao Renato como ‘santo’ e pedindo a sua permanência. Isso sim soa como birra de criança, pois a maioria da torcida, ao que tudo indica, não quer Renato. Eu prefiro ficar com a minha percepção, pois entre um técnico que nos últimos 3 anos ganhou títulos nacionais, continentais e um mundial, e outro aventureiro qualquer que não ganhou praticamente nada como técnico em sua carreira, e que ao invés de realizar treinos táticos com seus times, prefere jogar futevolei e ‘peladas’, nas quais pode se pavonar, eu não penso duas vezes. Além do que prefiro pessoas normais do que os santos, ao menos as pessoas normais não se imaginam acima do bem e do mal, e quando erram, geralmente aceitam seus erros. Já os santos, imaginam-se inquestionáveis. Realmente fico com os humanos, com a realidade concreta, e deixo o plano metafísico para os supersticiosos. Eles que peçam ajuda dos santos. Eu prefiro pedir ajuda para o Tite. Saudações tricolores.

  • Betho 15 de novembro de 2013 - 17:47 Responder

    QUEM ESCREVEU ESSA MERDA ESTÁ PRESTANDO UM DESSERVIÇO. RENATO NÃO É TÉCNICO E NUNCA SERÁ. TRAGAM O TITE O DEIXEM O ROGER QUE CONHECE MUITO MAIS DE FUTEBOL DO QUE ESSE FANFARRÃO METIDO A CARIOCA. ADEUS RENATO E NEM PRECISA VOLTAR NEM EM VISITAS JA QUE NUNCA VEIO ANTES.

  • Jorge 15 de novembro de 2013 - 18:01 Responder

    Gente, tentem separar o ídolo do técnico atual….. Como já vi grandes times e até médios q o GRÊMIO teve, ñ me conformo jogar por uma bola só, deixando no banco quem tem talento de criação, como o ZÉ e o ELANO… e botando Mamute e Paulinho… é dose, RENATO tem muito q crescer como técnico, e diminuir a arrogância e pré-potencia !!! continua meu ídolo, mas apenas como jogador.

  • Paulo Manetti 15 de novembro de 2013 - 18:10 Responder

    O camarada GREMISTA, tem toda razão, tem alguns comentaristas, onde encontra-se o mencionado, e outros mais que querem nos nivelar ao internacional. Temos que manter a calma, para depois da conquista da vaga à LA sim, ver as carências do time, que não são poucas. Renato, tem sim condições de, levar o nosso GRÊMIO a uma final de Libertadores. Não deixem a Imprensa Colorida contaminar seus cérebros

  • flavio b. 15 de novembro de 2013 - 18:45 Responder

    Gosto do Renato como técnico, apesar de considerá-lo um tanto teimoso nas suas convicções. Mas entre Renato e Tite, fico com o mais experiente e copeiro treinador para comandar o Grêmio em 2014.

  • Adelar Jr 15 de novembro de 2013 - 19:55 Responder

    Fica Renato!!!!

  • Marcelo 15 de novembro de 2013 - 21:05 Responder

    Poxa velho, não insulte a nossa inteligência. Eu nem sei quem é esse senhor Benfica… o Renato mostra a cada jogo que ele não tem nem ideia do que tá fazendo… veja o último jogo, a troca óbvia seria tirar o Alex Telles, que fazia uma partida sofrível, colocar o Zé na esquerda e o Maxi na armação. Inclusive ouvi falar que isso chegou a ser treinado antes do jogo. É simples isso… Fazendo o que fez só demonstra o quão perdido ele tá…
    Claro, isso é uma opinião, eu tenho a minha e vc tem a sua, mas não venha me esfregar na cara que não gosto do Renato por causa da imprensa.

  • Adriano 15 de novembro de 2013 - 23:36 Responder

    Quem fica nessa palhaçada de “santo” não sabe diferenciar o Renato jogador (craque) do arremedo de treinador que ele é… Só quem tem cabeça muito fraca se deixaria influenciar pelo que diz a imprensa, principalmente os Benfica… a verdade é que FELIZMENTE boa parte da torcida se livrou da cegueira e vê que o Renato não vai fazer mais do que está fazendo… ele é limitado, arrogante e prepotente. Além disso, pensa ser maior que o Grêmio, acha que por ser ídolo (não meu) do clube e porque o Koff é presidente não precisa mostrar trabalho. Amanhã pela manhã tem o último “treino” antes do jogo de domingo, mais um “rachão fechado” no teatro da oas…
    Com ou sem vaga na Libertadores, fora Renato !!!

  • Cruyff 16 de novembro de 2013 - 14:27 Responder

    Só concordo com uma parte do texto!
    (Por favor, não me venham falar em TITE que isso é fantasia de criança sem limite no Banco Imobiliário).

  • Genor Denti 17 de novembro de 2013 - 00:46 Responder

    Para o bem da instituição Grêmio, quanto mais longe este Renato ficar melhor. Muitos estão confundindo principalmente a direção, ídolo do clube com TÉCNICO, coisa que ele nunca foi. Não sabe nada de estratégia de jogo, não sabe escalar pois só a PANELA dele joga, não sabe quando deve substituir e por fim é um autêntico COVARDE!
    Agora pergunto: isso faz bem ou mal ao Grêmio?
    Se esta direção INCOMPETENTE renovar o seu contrato para o próximo ano, não tenho dúvidas que será mais um ano perdido! Fora Renato e suas invencionices!!!

  • marco 17 de novembro de 2013 - 01:12 Responder

    Adriano , mais um alienado pela midia , triste muito triste..Por que nao vai treinar futebol se entende tanto??Cornetiar quem esta na casamata é facil , seja renato ou outro , e arrotar tatica num blog , vai la e treina quero ver..Todomundota pedindo tite q é um baita tecnico , mas se vier nao fara milagre de uma hora pra outra e nos primeiros erros ou eliminaçao a torcida vai cair encima muito certo..O Felipao nos anos 80 foi corrido do gremio e nos 90 antes de ganhar a copa do brasil 94 foi vaiado e pediram a cabeça dele , pois nao era tecnico , koff manteve e foi campeao..Se o Renato ou qualquer outro fizer tudo q a torcida quer ta fudido..Torcedor tem que parar de palpitar , torcedor tem é que torcer , e treinador treinar..O problema é que aki todo mundo se acha jogador e tecnico , acham q sao super entendidos e nao sabem merda nenhuma é fato..

  • Adriano 17 de novembro de 2013 - 22:56 Responder

    Marco, não sou treinador, mas como Gremista e SÓCIO há mais de 30 anos me acho no direito de dar a minha opinião E NÃO É TU que vai dizer se posso ou não. Alienado pela midia ?? Alienados são aqueles que defendem o Renato acima de tudo e de todos… que pensam que ele pode falar ou fazer qualquer merda que tá isento de criticas por ter feito os gols no mundial… Outra coisa, além de alienado, tu é burro e tem dificukdade em interpretar textos, pois não “arrotei” tátiga alguma na minha mensagem…

  • marco 18 de novembro de 2013 - 16:07 Responder

    Meu caro quando falei em arrotar tatica , não falei exclusivamente do teu texto e sim da torcida em geral , portanto quem tem dificuldade de entender é tu.Tambem em nenhum momento te ofendi , entao alem de tudo é mau educado.. Direito a opinar tu , eu e todos temos e nao quero tirar esse direito de ninguem.Eu tbm sou socio e com muito sacrificio e ao contrario do que pensas , eu sei diferenciar o idolo do tecnico.Pra mim o Renato não é nenhuma unanimidade como tecnico e tem seus erros e teimosias como qualquer outro , mas tbm nao é o pessimo tecnico que parte da torcida esta falando.E é aí que entra a midia alienando boa parte da torcida , fazendo de renato um pessimo tecnico.Eu vi o gremio dando show taticamente em muitas partidas , com um otimo esquema de marcaçao , e quem nao viu isso e dis que foi sorte nao entende nada mesmo.Hoje talves esteja manjado por falta de opçoes de mudança no elenco.Ano passado apesar de todas desclassificaçoes , o luxa nunca foi tao queimado pela imprensa e questionado pela torcida , o que deixa claro a alienaçao que a torcida sofre pela midia.Renato tem credito e merece começar um ano com seu plantel e parceria com a direçao , diferente de 2011 quando foi sabotado..Se nao der certo ae sim poderemos questionar com coerencia seu trabalho..

  • Deixe uma resposta