Sem Gago para Domingo. O que você faria?

0 Postado por - 23 de abril de 2012 - Artigos

Imagem do Targanski, especialmente para o Grêmio Libertador

 

A principal virtude do Grêmio com o Vanderlei Luxemburgo está se tornando uma dor de cabeça bastante grande: o meio campo com três volantes. Embora o treinador insista em dizer que joga com um só, o Fernando, e que o Marco Antônio pode marcar tanto quanto o Souza e o Léo Gago, eu tenho lá minhas dúvidas. O primeiro dos problemas é justamente o que vimos no Sábado: contra uma equipe que deixa o time jogar, a gente não joga porque não tem criatividade alguma. Nenhum dos quatro jogadores dali se destaca pela visão de jogo, pelas viradas para companheiros livres e para os toques de mestre. E aí só chegamos com jogadas individuais dos nossos atacantes ou bolas paradas. Deixar Gago, Souza e Fernando com função de criar é duro.

O segundo problema é que, quando falta um dos pilares, nosso meio não costuma render. Sem Gago, Souza ou Fernando a tendência é termos um time bem mais fraco. Isso porque perdemos a marcação e a correria que todos os três fazem. Assim, se deixando eles armarem a situação é ruim, fica pior sem eles para marcar. Então, como é que o Luxemburgo vai se virar depois do cartão tomado contra o Canoas?

Não adianta mais chorar para a direção por um camisa 10. Mesmo que viesse hoje, não jogaria domingo. Temos que nos virar com o que temos.  E eu, particularmente, colocaria o Pará de primeiro volante e estrearia um lateral esquerdo da base. Preferencialmente um zagueiro canhoto. Isso por dois motivos: o Pará é um lateral esquerdo sofrível porque não sabe chegar no fundo. Mas foi ele o que mais roubou bolas no jogo dando o bote. Somado a isso, um zagueiro esquerdo deixaria o Gabriel mais livre para subir.

Se o Mário tiver condições de jogo, colocaria ele na lateral direita e o Gabriel no meio, fazendo a função do Souza, desolcando esse para o outro lado. Podem falar o que quiserem dele, mas tem marcado bem. Além disso, vivie desmarcado sem receber a bola que fica sendo trocada pelos volantes que não erguem a cabeça quando a tem nos pés. Seria mais acionado no meio e fechar por ali é sua especialidade.

O que eu não faria, de maneira alguma, é usar dois meias (Marco Antônio e Marquinhos). Os nossos piores jogos esse ano tiveram essa formatação. Ou seja, essa é a hora de ver se os testes do treinador deram dados sólidos. E tu? O que tu faria para o jogo do próximo domingo?

Comparilhe isso:

16 + comentários

  • Eduardo Ribeiro 23 de abril de 2012 - 13:49 Responder

    Buenas;

    Colocaria para jogar no Aterro (Chiqueiro) uma formação em 4 – 3 – 3, traria o Bertoglio de volta a posição de ofício dele, pois na minha opinião rende mais como Meia – Atacante, junto ao Fernando e Souza, e três atacantes (André Lima,M.Moreno,Miralles), tudo isso claro, se o M.Moreno estiver em condições de jogo!

    Hasta, e VAMOS GRÊMIO!

    ” Eu só quero vencer lá no chiqueiro, que se f*** a torcida do i*************, vamos GRÊMIO com força vamos em frente, é o que pede a gente uma vitória a mais…”

  • Gustavo Trott 23 de abril de 2012 - 13:56 Responder

    Se o Mario estiver em condições, daria pra por ele na zaga e Gilberto Silva no lugar do Leo Gago..
    Ai ninguém precisaria jogar improvisado, já que Mario e G. Silva sabem jogar nestas posições.

  • Tobias Fretta Zappelini 23 de abril de 2012 - 14:00 Responder

    A opção com o Mário na lateral e o Gabriel no meio é a melhor. Se o Mário não tiver condições, eu colocaria o Vilson e o Fernando de volantes, com o Souza mais adiantado, deixando o losango de lado e jogando quase com um quadrado no meio.

  • EduardoSchwede 23 de abril de 2012 - 14:05 Responder

    Sem dúvida alguma, traz o Mário de volta pra direnta e empurra o Gabriel pro meio, já que o vivente não consegue fazer duas jogadas sem pelo menos uma delas afunilando pelo centro, mete ele no meio que ele vai gostar!:D
    E outra, Luxa pode muito bem orientá-lo juntamente com o Mário para um possível revezamento, já que os dois sabem marcar e ir pra cima.

  • EduardoSchwede 23 de abril de 2012 - 14:12 Responder

    Legal todas as estratégias que o pessoal tá colocando, mas a do Tobias fez lembrar-me que temos um volantão no grupo e a gente esqueceu dele! Gilberto Silva! Dá bem pra botar ele na sua posição de origem e colocar o Vilson( se pudesse colocaria Saimon) na zaga. Pena que o Gilberto tá meio lento, mas o passe dele é milimétrico, ótimo jogador pra fazer ligação. Na corrida infelizmente tem muitas desvantagens, mas no mano-a-mano ele é ótimo ladrão de bola.

  • Beto Buss 23 de abril de 2012 - 14:15 Responder

    O que me parece mais simples eh colocar o Vilson na primeira funcao do meio e adiantar o Fernando para fazer a do Gago… Assim reforcariamos a bola aerea defensiva e ofensiva e manteriamos a estrutura do meio com um volante mais fixo e dois de chegada a frente.
    Ganharemos la dentro mais uma vez!
    Abracos!

  • Miguel 23 de abril de 2012 - 14:16 Responder

    Gosto da ideia do 4-3-3… mas com Bertoglio, 9MM e Miralles. Ambos argentinos abertos pelas pontas, pra ajudar a corrigir o problema CRÔNICO dos nossos laterais não subirem à linha de fundo. Nessa formatação, daria a orientação pro Bertoglio buscar mais o jogo e voltar marcando mais intensamente(ou, melhor dizendo, até uma faixa mais recuada) que o Miralles(mais fixo na ponta esquerda).

    Pra modificações na lateral, acho que o Mário ainda tá em um estado muito ‘verde’ da recuperação pra ele sair jogando. Nesse esquema, eu colocaria o Edílson na lateral pro Gabriel ir pro meio.

  • Daniel Junior 23 de abril de 2012 - 14:28 Responder

    Acho o Gago um jogador mediano, mas sem ele o time fica capenga, mas vamos ganhar deles na garra, acho difícil o Mário entrar na fogueira de um GREnal voltando de lesão, talvez a solução seria recuar o Souza e colocar o podre do Marquinhos, mesmo ele sendo ruim, o Luxa não inventaria muito, porque não dá para inventar em GREnal

  • Robert 23 de abril de 2012 - 14:36 Responder

    Fagner, tu só pode tá ficando louco. hehe

    1º – Eu vi o Grêmio jogar muita bola ontem. Não sei se fui só eu, mas o Grêmio fez um dos melhores jogos dessa temporada. Não sofreu nenhuma ameaça na zaga (que é muito bom). Criou VÁRIAS oportunidade de gols. Só no segundo tempo deve ter perdido uns 3 gols feitos (é um problema perder tantos gols), criou como nunca. O Grêmio jogou muito mais do que o último jogo pela Copa do Brasil, por exemplo.

    Outra coisa que não concordo com você é nessas improvisações.
    Você quer colocar o Pará(lateral) improvisado com volante, o Gabriel (lateral) improvisado como meia e por fim para piorar ainda mais as improvisações, você colocaria um ZAGUEIRA DA BASE jogando como lateral esquerdo.
    Você deve ter fumado alguma coisa antes de escrever esse post. hehehehe (estou brincando viu Fagner, sempre curto o que você escreve).

    Eu, colocaria apenas o Vilson no lugar do Leo Gago, ele já jogou assim no ano passado…

    Ou no 4-3-3 como o Eduardo Ribeiro falou.

    Abraço.

  • Fagner 23 de abril de 2012 - 14:39 Responder

    Também tô fechando nessa do Tobias, com o Gilberto na volância. Nem me dei conta. O 4-3-3 seria só se tivesse que buscar o resultado. Nesse último a vantagem é que ficam mais atacantes para tentar criar alguma coisa.

    De qualquer forma, precisamos das laterais ou alguém ocupando aquele espaço. Isso vai ser importante domingo.

    Saludos,
    Fagner

  • Fagner 23 de abril de 2012 - 14:47 Responder

    Pô, Robert, tu quer improvisar o Vilson na volância e diz que eu é que improviso? O Pará é volante e foi improvisado na lateral direita no Santos. Aqui foi improvisado na esquerda. E o Gabriel iria para o meio se o Pará continuasse na lateral. Aí sim, improviso, porque ele quase nunca vai no fundo.

    No mais, concordo contigo que criamos chances de gol, mas elas vieram pouco do meio. O melhor jogador da partida foi o goleirinho deles, com certeza. Mas o meio criou pouco.

    E, finalmente, não fumo, mas de treinador e de louco todo o mundo tem um pouco (Só o Bielsa tem os dois).

    Saludos,
    Fagner

  • DANIEL 23 de abril de 2012 - 17:15 Responder

    EU COLOCAVA O MARIO FERNANDES NO LUGAR DO LEO GAGO E AZAR DO GOLEIRO.

  • Raukoores 23 de abril de 2012 - 17:19 Responder

    Dicordo do Gabriel no meio. O Renato tentou algumas vezes e ele foi mal demais. Acho que o mais certo era botar o G.Silva na volancia e o Vilson (uuurrgggg q zaga ruim q temos). Adoro o 4-3-3 mas não vi na temporada um jogo assim que justifique essa escalação. Acho que devemos entrar com 3 volantes pois nossa zada é de doer, e já que não temos camisa 10, vai assim mesmo. Se precisar buscar resultado, ae mete o 4-3-3 com o Bertoglio mais atras, Mirales de ponta e o 9MM de centro. O A.L ta foda.

  • FelipeT 24 de abril de 2012 - 07:09 Responder

    Para ou Vilson no meio, com vantagem pro Vilson pelo tamanho.

  • Jean 24 de abril de 2012 - 09:31 Responder

    Eu comporia o time com Vílson na zaga. E o losango com Gilberto Silva, Fernando, Souza e Marco Antônio. desta forma não alteraria o desenho tático da meia cancha e manteríamos um time forte neste setor. Penso ser a melhor solução. Fixa Gilberto em frente à zaga, e deixa Fernando e Souza saírem mais.

  • Romeu 24 de abril de 2012 - 11:49 Responder

    Um rápido e pragmático 4.3.3, mantendo a zaga atual, com Souza e Fernando mais recuado, quase em linha e Marcantonio na frente deles fazendo a ligação, e no ataque Bertoglio Miralles e 9MM com os dois argentinos voltando para compor o meio e dar trabalho aos volantes adversários enquanto moreno segura a zaga, marca forte e jogar nos contra-ataques.

  • Deixe uma resposta