Sobre a estreia no Gauchão

6 Postado por - 1 de fevereiro de 2015 - Artigos

Minhas constatações após ver o jogo de ontem:

A estreia do Grêmio no Gauchão não teve muitas emoções e nem foi uma baita atuação, mas foi uma boa vitória pra começar o ano e pra dar um pouco de confiança pros guris que tão começando no time.

Vou falar em tópicos o que achei de cada jogador.

Marcelo Grohe continua um monstro. Fez uma defesa lindíssima. Nada mais a declarar.

Galhardo apoiou bem, até. Ainda não supriu nossa carência de um lateral que realmente saiba cruzar, mas já fez mais que o Pará. O problema é que falha na marcação.

Rhodolfo continua o mesmo. Se mostrou seguro na defesa (um pouco desentrosado com o Marcelo Oliveira, mas acredito que se arrume com o tempo). Na subida ao ataque até deu uma janelinha, sem querer, em um jogador da União Frederiquense, e fez o segundo melhor cruzamento do Grêmio na partida (o primeiro foi o do Barcos pro Everton). Perdeu um gol inacreditável e falou depois do jogo que é provável que fique no Grêmio e que está feliz aqui. Assim espero.

Marcelo Oliveira não comprometeu na zaga. Achei meio desentrosado com o Rhodolfo, como falei antes, e até sobrecarregado na marcação (o que justifica algumas pequenas falhas).

Marcelo Hermes muito afobado ainda. As duas cebaçadas mais perigosas da União Frederiquense passaram ridiculamente nas costas dele. Uma delas, rendeu uma grande defesa do Grohe.  Quando não chegou na bola e tentou se recuperar, fez faltas desnecessárias. Mas é um guri, espero que tenha mais chances e que mostre que eu estou errada em achar que ele não deve ser titular do time.

Araújo! Que grata surpresa! Apesar de ter se desentendido com a bola no primeiro cartão amarelo que levou, gostei muito da visão de jogo dele. Deu três ótimos passes: pro Moreno no lance do segundo gol, pro Marcelo Hermes (esse não entendeu muito bem a jogada e perdeu a bola) e no gol que o Luan perdeu depois de driblar o goleiro. Joga com o calção no umbigo, joga sério. Uma pena ter sido expulso. Acredito que a posição ideal pra ele seria no lugar do Bastos. Com a volta do Walace, de repente, era de se testar isso.

Fellipe Bastos cobrou bem uma falta, mas não fez nada de mais no jogo.

Lincoln mostrou que pode render coisa boa pro Grêmio. Protege bem a bola com o corpo, pensa bem o jogo, não sentiu estar jogando entre os profissionais. Deu dois chutes a gol e se mostrou bastante calmo a partida inteira. Joga fácil.

Luan fomeou no gol que perdeu, deveria ter deixado o Barcos chutar e levou uma bronca do capitão(com razão). Numa baita jogada que ele fez depois desse episódio, ao invés de chutar e fazer um golaço, tentou passar pro Barcos fazer o gol e acabou perdendo a chance. Às vezes dá uma de craque, outras dorme… Continua inconstante, mas acho que pode melhorar ao longo do campeonato.

Marcelo Moreno não mostrou muita coisa, mas no primeiro tempo teve boa presença na área. Esteve bem posicionado.

Barcos foi disparado o melhor do jogo. Com dois gols e uma bela assistência, mostrou por que os torcedores devem sentir muito, caso se confirme a ida dele para a China. O Pirata é o cara mais inteligente que o Grêmio teve nos últimos anos. Na minha cabeça tenho uma briga entre razão x emoção quando penso se ele deve ou não sair do Grêmio. Gosto muito do futebol do Barcos, mas o salário dele não condiz com a atual situação financeira do time. Não saberia quem contratar agora, com salário ok para o Grêmio, para o lugar dele. O negócio é esperar e ver se o negócio vai fechar.

Everton entrou muito bem. Estava bem posicionado quando o Barcos cruzou a bola na área no terceiro gol, o que facilitou a antecipação ao zagueiro. Fez uma ótima jogada, logo depois, dando um presentão pro Pirata que tentou encobrir o goleiro, mas a bola caprichosamente não quis entrar. Outro guri pra ficar de olho.

Matías Rodriguez tentou algumas jogadas de ataque, mas nada muito relevante.

Balbino jogou pouco tempo pra se analisar.

Bracos comemorando gol. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA.

Bracos comemorando gol. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA.

Outras considerações:

O Grêmio explora mal a paixão do torcedor. Estamos em pleno feriadão, com Planeta Atlântida acontecendo e quase 20.000 pessoas compareceram à Arena pra ver um jogo entre Grêmio x União Frederiquense. Às vezes, parece que o Grêmio não tem noção da torcida apaixonada que tem. Inclusive, vi muitas filas na entrada do jogo. Provavelmente acharam que não teria tanto público no estádio e colocaram menos gente para trabalhar na revista e nos portões, o que causou o acúmulo de torcedores nas entradas.

Acho que bem treinado e vendo opções pras laterais, o Grêmio tem condições de fazer um bom time com as peças que temos. Apesar do União Frederiquense ser um adversário bem fraco, deu pra ver individualmente as qualidades de cada jogador. Quarta teremos mais um teste, contra o Aimoré no Estádio Cristo Rei, às 22h, pra podermos avaliar melhor o time que o Grêmio está formando. Não espero menos do que muitos gols novamente.

 

Comparilhe isso:

10 + comentários

  • vinícius 1 de fevereiro de 2015 - 23:11 Responder

    minha única consideração: o luan tentou, sim, cruzar aquela bola.

    • Julia Poloni 1 de fevereiro de 2015 - 23:46 Responder

      Vinícius, na segunda jogada, sim. Na minha opinião, ali ele devia chutar a gol, mas tentou tocar para o Barcos… “Numa baita jogada que ele fez depois desse episódio, ao invés de chutar e fazer um golaço, tentou passar pro Barcos fazer o gol e acabou perdendo a chance.””

      Abraço!

  • Fábio Viana 2 de fevereiro de 2015 - 08:33 Responder

    Permita discordar.

    Mas o Lincoln não protegeu a bola bem com o corpo, até pq não tem corpo para isso. De repente ele fazia isso bem com a piazada do tamanho dele. Com os nego véio fica difícil, se não se adaptar a este novo nível de jogo, vai voltar para a base. Lembrando que recém completou 16 anos.
    Porém não deve ser desacreditado pelo clube, pois é muito jovem e pode evoluir muito. Mostrou que tem qualidade e achei que não sentiu o peso da estréia, o que é muito bom para sua evolução dentro do grupo profissional. Tem tudo para crescer.

    O melhor depois do Barcos, com certeza foi o Araújo, muito bom jogador.

    Abraço.

  • Felix Nuñez 2 de fevereiro de 2015 - 09:17 Responder

    Não vi o jogo, ainda não posso opinar sobre o time. Mas sobre Lincoln e Luan: tem bola nos pés. Se a torcida corneta deixar os guris se desenvolverem, teremos muita alegria.

    Quanto ao Barcos: cofres combalidos, logo é mandatório que um jogador que custe $$$ seja vendido. Mas, mesmo assim não gostei da venda ( se é que vai se confirmar). Gosto do futebol do Barcos, pra mim é o melhor atacante que nos apareceu nos últimos anos e fará muita falta. Fosse Moreno, estaria muitíssimo satisfeito. Enfim, faz parte do futebol. Que se dê chance a gurizada e não contratemos ninguém. Lucas Coelho, Everton, Lincoln pedem passagem.

    Que a especulação em torno de Dagoberto não passe disso. Nada contra o jogador, mas se estamos querendo baixar custos e investir na garotada, não há a menor coerência neste nome. Temos jogadores de velocidade no elenco.

  • antonio martinez 2 de fevereiro de 2015 - 11:39 Responder

    Ia comecar a digitar e li o comentário do amigo Felix Nuñes:
    Assino embaixo!

    Em especial na.questão BARCOS

  • cuca 2 de fevereiro de 2015 - 12:44 Responder

    Barcos: Jogador q é craque em jogos não decisivos. Mto caro pelo retorno q dá. Boa venda.

  • jeferson mengue 2 de fevereiro de 2015 - 15:07 Responder

    quem foi o idiota que escreveu esse post deve ser mais um fa do vigarista do marcelo moreno falar em posicionamento o cara nao ganhou nenhuma jogada esse cara so deve ser um idiota

  • Tarciso 2 de fevereiro de 2015 - 16:57 Responder

    A diretoria do Grêmio é muito, mas muito limitada mesmo.
    Moro em Curitiba há 4 anos e vejo muitos gremistas por aqui
    todos os dias.
    A galera veste a camisa e se orgulha de ser tricolor, mas é
    unânime o descontentamento com a limitação da diretoria,
    em especial com o Rui Costa.
    Não levo em consideração pesquisas tendenciosas publicadas
    na imprensa e sim aquilo que vejo.
    Afirmo a limitação de nossa diretoria que se recusa a sair da
    rivalidade provinciana com o clube da beira do lago e assumir
    a grandeza, eu digo grandeza de nosso clube além das fronteiras
    do RS.
    Se o tamanho da nossa torcida fosse corretamente utilizado, não
    estaríamos passando por tamanha crise.
    Por enquanto, é isso.

  • Bruno Rosa 3 de fevereiro de 2015 - 03:12 Responder

    Vi o jogo no estádio, o que posso falar:
    – Lincoln: o guri joga demais! Protege bem a bola, dribla bem e tem um passe muito bom, porém só usa a perna esquerda, tem que treinar a direita também

    – Marcelo Hermes: desarmou um monte de bolas, jogou muito bem na minha opinião

    – Araújo: 2 cartões em 2 cagadas, mas não se pode condenar o guri.

    – Luan: Sempre tenta o mais difícil, e geralmente não o faz certo.

    – Grohe: MONSTRO, o melhor goleiro do Brasil

  • Anderson 4 de fevereiro de 2015 - 00:39 Responder

    Julia, muita sensata tua análise. Não pude assistir o jogo mas tive uma síntese perfeita. Abraços

  • Deixe uma resposta