Uma defesa do Tiago

4 Postado por - 21 de setembro de 2015 - Artigos

Muito critiquei o Tiago pelas falhas contra Sport e Goiás, mas não dá pra INCINERAR o goleiro como um certo radialista de Poa fez ontem no ar. Dizer que o Grêmio seria líder não fossem as falhas do substituto do Grohe é de um mau caratismo sem tamanho. O guri pode ter tido seus erros, mas ninguém tem o direito de colocar só na conta dele a distância pro líder. Pra quem até hoje dá alfinetadas no Felipão sempre que pode, não me surpreenderei se tal narrador insistir na pegação de pé, reeditando o que o Paulo Santana fez com o Grohe. Covardia pura.

O pior é que tem muita gente indo na onda, acreditando mesmo que ele falhou em gols como o do Atlético Paranaense, o segundo do Palmeira ou até o do Corinthias (que, na verdade, foi uma falha da zaga). Coloquem o goleiro que for nesses lances, 9 em 10 tomariam os gols.

Tiago tem ferramentas pra ser um baita goleiro e é novo, pode aprender e crescer muito. Além de confiança e experiência, goleiro precisa muito de entrosamento com a defesa, ainda mais quando ela carece de liderança, como bem escreveu o Vicente Fonseca nesse post do Carta na Manga. Quando assumiu a titularidade,  o Grohe levou gols praticamente inexplicáveis. Se voltar um pouco mais no tempo, até o Danrlei tomou gols totalmente defensáveis no começo da carreira.

Portanto, vamos com calma com o Tiago, senão daqui a pouco é mais prático deixar a escalação do time com os tudólogos do rádio.

Comparilhe isso:

22 + comentários

  • Fagner 21 de setembro de 2015 - 10:47 Responder

    Danrlei tomou gols defensáveis simplesmente a carreira dele inteirinha. E NUNCA soube sair do gol. Cruzamento na nossa área era sempre um deus nos acuda, aprendi o significado de catador de borboleta vendo ele jogar. Mas como o Grêmio foi multicampeão com ele (nunca vi melhor para o mano-a-mano contra um atacante) essas falhas são esquecidas. Fica só a parte boa.

    Porém, apesar de tudo isso que tu escreveu, eu ainda não insistiria no Tiago.

    Saludos,
    Fagner

    • Artur Wolff 21 de setembro de 2015 - 11:29 Responder

      Concordo INTEGRALMENTE.
      Uma coisa é jogar com Adilson e Rivarola e Dinho na frente da área, outra é ter um Bressan fazendo cagada.
      Ganhamos, mas não poucas partidas e campeonatos perdemos por falhas de Danrlei. Acho que como marqueteiro foi melhor goleiro. Tanto que tá eleito……..não é?

      • Ezio 21 de setembro de 2015 - 12:02 Responder

        Só colocaria dois campeonatos perdidos na conta do Danrlei. A Supercopa de 1995 e a Libertadores de 2003. Só que por outro lado teve a Libertadores de 1995, Copas do Brasil de 1994, 1997 e 2001, Brasileirão de 1996…

        • rodrigo aguiar 21 de setembro de 2015 - 17:50 Responder

          que piada. na real, um bando de colorado secador.

    • Ezio 21 de setembro de 2015 - 11:52 Responder

      Fagner estás equivocado. Danrlei tinha boas saidas de gol e nunca foi borboleta. Eventualmente ele até poderia errar saidas de gol mas não era uma constante. Houve campeonatos que o time perdeu graças a falhas dele mas nem se compara com a quantidade que ganhamos.

    • Jones 23 de setembro de 2015 - 00:28 Responder

      Ok, o Danrlei não saía muito bem do gol, mas em baixo das traves foi um monstro. Todo goleiro toma gols defensáveis, todo goleiro falha, mas o Danrlei mantinha uma boa “média” de atuações. Não acho que era acima da média, mas era um goleiro que apesar do temperamento, tinha uma frieza implacável debaixo das traves. Foi o maior, no conjunto da obra.
      O Maza tinha carisma, catava penal, crescia em Grenal, mas tomava vários frangos.
      O Victor talvez tenha sido o melhor goleiro, tecnicamente falando, que vi jogar no Grêmio. E falhou diversas vezes, especialmente no final da passagem por aqui.
      Pena que não vi Lara. Esse dizem que foi o melhor de todos.

  • Pablo 21 de setembro de 2015 - 10:59 Responder

    Concordo com tudo. Ele precisa melhorar na saída de bola, em cruzamentos. Infelizmente o primeiro gol contra o Palmeiras ele falhou no tempo da bola. Mas é um baita goleiro, como todos que o tricolor costuma formar.

    • celio 22 de setembro de 2015 - 00:11 Responder

      o fagner tem certeza q viu DARLEI joga?????????????????????

      • celio 22 de setembro de 2015 - 00:12 Responder

        e contra o sport como foi …ã

  • Guintzel 21 de setembro de 2015 - 11:05 Responder

    O Goleiro é muito bom e já provou isso, mas insistir com ele será uma burrice sem tamanho. Eu coloco na culpa dele uns 6 pontos perdidos. O negócio é tentar com o Grassi !!

  • Ezio 21 de setembro de 2015 - 11:14 Responder

    Tiago lembra o Danrlei no porte fisico. Só que se percebe que não está pronto pra encarar a bucha que é ser goleiro do GRÊMIO hj. Até entendo que o Roger queira incentivá-lo só que lamentavelmente esse momento não é como o momento dele e do Danrlei como jogadores. Na época até se cabia incentivá-los pois o time tinha uma estrutura e base vencedoras, o que NÃO é o caso do Tiago hj. Roger faz um excelente trabalho mas ainda está implantando sua filosofia de trabalho que é promissora. Só que precisa rever certas insistências. Contabilizando todos os pts que o GRÊMIO perdeu graças as falhas do goleiro já chegamos com certa tranquilidade a 6 pts, o que daria pra estarmos colocando pressão em cima do Corinthians. Um dos pts fortes do Roger é o controle que tem do vestiário, só que esse controle pode ser posto a perder se insistir com o Tiago no gol na impossibilidade de contar com o Grohe. Vai chegar uma hora que o resto do grupo vai cansar de correr atrás pra um goleiro por tudo a perder. Lembrando sempre que goleiro é o único no time que não se tolera falhas. É a realidade, falha do goleiro é no minimo 50% de chance de gol dos adversários.

    • celio 22 de setembro de 2015 - 00:17 Responder

      concordo não temos mais que tolera falhas de goleiro nessa altura do campeonato

  • Fábio Malet 21 de setembro de 2015 - 11:24 Responder

    Ótimo texto, Minwer!

    Eu acompanho o Tiago desde o sub-17 e ele é de longe o goleiro mais promissor da base do futebol brasileiro nos últimos anos (assisto sempre que posso as competições de base brasileiras). Seu potencial é gigantesco! Pra mim, inclusive, ele deveria ser o titular da seleção brasileira que disputará as Olimpíadas no ano que vem. Mas é melhor pro Grêmio que ele não seja lembrado mesmo, afinal, o Marcelo Grohe já nos desfalca para a seleção principal…

    Na minha opinião, o que mais atrapalha o Tiago é o status que o Bruno Grassi adquiriu no Gauchão. Eu odiei a contratação do Grassi à época, pois tiraria espaço do próprio Tiago. Para nossa sorte, Roger teve o bom senso de bancar o Tiago como goleiro reserva, por sua qualidade e o potencial futuro que pode trazer ao Grêmio.

    Bruno Grassi é um goleiro pior que o Tiago, já tem 28 anos, não soma nem 100 partidas disputadas em quase 10 anos como profissional e tem os mesmos problemas em saídas de bola que o Tiago tem. Diria que é até pior que o Tiago. Inclusive, nem o Grohe me passa segurança nas saídas de bola. E o que dizer do Victor que em cada bola alçada na área era um teste pra cardíaco?

    Tiago está aí porque é o futuro do Grêmio. Tem 22 anos, não pode mais disputar competições de base e precisa ganhar experiência. Era a favor de que fosse emprestado para jogar mais regularmente, mas com as iminentes saídas de Marcelo Grohe para a seleção brasileira, é bom ter no grupo o segundo melhor goleiro disponível no elenco. Ele vive má fase sim, mas o pessoal esquece das partidas exuberantes que fez ano passado, substituindo o Grohe em situação semelhante.

    A mesma injustiça foi feita com o Everton no começo do ano. Fez partidas péssimas, perdeu gols, foi vaiado e já tinha muita gente querendo que o dispensassem, ou já determinando que o guri “não fardaria nem no Glória”. Hoje está aí, entrando e fazendo boas partidas, fez 2 gols e de novo com o potencial sendo reconhecido pelos torcedores mais passionais.

    Nossa base é fenomenal e devemos dar chances, ser pacientes e apoiar esses guris, que serão o futuro do Grêmio e que nos ajudará a sair da fila (de títulos) e da lama (financeira).

    Saudações tricolores!

    • Ezio 21 de setembro de 2015 - 11:38 Responder

      Fabio, Tiago pode ser um grande goleiro pro futuro a questão é que hj ele não pode fardar de titular. Ele comete erros crassos pra um goleiro. Se entende que seja pela idade e que podem ser corrigidos só que hj não dá pra ele sair jogando. Roger está colocando seu excelente trabalho em risco com essa birra com o Tiago. Grassi foi contratado justamente pelo Tiago ser verde e que coloca-lo hj como titular seria risco tanto pro time como pra própria carreira dele. Tb pra não queimar o guri que acho que o Roger deveria preserva-lo e não escalá-lo mais de titular. A unica partida que o Grassi jogou acho que foi bem. Os gols dos bambis não tiveram participação dele pois foram dois contragolpes em que as falhas maiores foram da cobertura.

    • Rafiuskes 21 de setembro de 2015 - 12:58 Responder

      Perfeito Fábio!!! Também achei dinheiro jogado fora a contratação do Grassi. Tiago pode ser um pouco inexperiente, porém peca pelo excesso e não pela omissão. Talvez teria sido melhor o Grassi contra o Palmeiras só pra galera ver o cutuco que ía tomar e talvez assim parassem de pegar no pé do Tiago. No primeiro gol, o Tiago não chegou na bola, mas pergunto: os zagueiros iriam afastar a bola, ou o atacante iria cabecear sozinho no meio dos 2 zagueiros da mesma maneira? Se o Tiago fica debaixo da trave e toma o gol mesmo assim (com certeza), estariam reclamando que falhou em não sair… complicado viu.
      Nossa zaga entregou o ouro no jogo, teve um certo zagueiro que tava mais perdido que cego em tiroteio, outro errou na saída de boal da defesa, mas a culpa é do Tiago… esse guri carregará uma cruz por um bom tempo.

  • Émerson 21 de setembro de 2015 - 12:11 Responder

    Bah, comparar o Danrlei com qualquer goleiro é complicado. A época dele passou, ficamos com a parte vitoriosa.

    Agora o Thiago teve aquela sequência perfeita, estava mais magro, voltou contra o sport já com sobre peso, e o que parece é isso.

    Acredito que ele comprometeu nos 4 gols mas também a zaga compartilha um pouco disto.
    Só que seguinte ele falhou 100% contra o Palmeiras. Ah deixaram cruzar? Mesmo assim.

    Acredito que neste momento o guri não pode ser titular, contratamos o Grassi e que seja colocado ele.

  • Enio 21 de setembro de 2015 - 12:43 Responder

    O Tiago leva gol quando sai e quando não sai.
    Mas o que ele não sabe fazer e pelo jeito tá difícil de aprender é sair do gol.
    O prejuízo tende a ser menor se ele nunca sair.

  • Oliver 21 de setembro de 2015 - 12:48 Responder

    Também acho que não é de queimar o rapaz. Entretanto, ele ainda é muito novo, tem muito para aprender, já vimos que tem muita qualidade, mas carece de experiência. Por este motivo, acredito que o melhor seja tirar o status de reserva imediato do Grohe e colocar o Grassi no lugar pois, considerando que ainda haverá muitos anos para ele se aperfeiçoar e pegar experiência, não tem porquê colocar ele agora falhando e arriscar ainda se queimar com torcida e essa gente chata. O Grassi tem uns 27, 28 anos (se não me engano), tem mais experiência, foi goleiro do gauchão, por isso acho justo colocar ele. Deixa o Tiago amadurecendo que o tempo vai ajudar ele e o Grêmio (até porque não podemos mais ficar tomando gols bobos num campeonato e copa difícil como as deste ano!!!).

  • Paulo_PoA 21 de setembro de 2015 - 14:32 Responder

    Com o Bresan na zaga, pode meter qq um no gol. Não vai dar certo!
    Com esse cara na zaga vamos jogar 10 e perder pelo menos 8.
    Aliás, alguém tem a estatísitica dos nossos últimos 5 jogos com ele na zaga? (3d, 1e, 1v)?

    Simbora patrolar!

    Abr.,
    Paulo

  • Jonatha Zimmer 21 de setembro de 2015 - 15:07 Responder

    Ele pode ser um goleiro “promissor”, só que o momento dele é ruim. Por isso existe jogador reserva, pra substituir quem eventualmente não está bem.

    Não se pode mais perder pontos por insistência em uma “promessa”. Essa lógica de se perder as disputas agora em nome de um alguém que “pode ser bom” pra futuras disputas não faz o menor sentido.

  • Manoel de Bitencourt 21 de setembro de 2015 - 22:04 Responder

    O problema é que essa não é a hora de goleiro ganhar experiência com suas falhas, ele ganha experiência e o Grêmio perde títulos. Querem dar chances, estrada, experiência ao “guri” tudo bem mas noutro momento, agora precisamos de goleiro que seja novo e cascudo, que aguente o tranco psicológico e faça grandes defesas, tem muito em jogo e não é momento para falhas e sim de defesas memoráveis.

  • mano 22 de setembro de 2015 - 11:55 Responder

    Tem que tirar até pra não queimar o guri.
    Mas o colorado do Benfica dizendo que esse episódio é motivo de contestação ao Roger, que parte da torcida já questiona se ele é o treinador certo pro Grêmio, por favor.

    É um aproveitador, jornaleiro colorado baixo nível, caça cliques.

  • Deixe uma resposta