Vitória e topo da tabela

2 Postado por - 30 de maio de 2016 - Artigos

Não tem ninguém na nossa frente na tabela do Brasileirão 2016. Se isso pode soar ufanista demais, não é problema meu. É início de campeonato? Sim. Mas não ocupamos essa posição fora da primeira rodada desde a temporada de 2008. Isso é tempo a dar com pau. E se considerarmos as tendências de não ficar muito longe da maior posição (com o Roger não caímos de terceiro por mais de 25 rodadas no ano passado) já dá pra esfregar a mão para o que vem por aí.

O jogo em si não foi complicado, mas também não foi a barbada que alguns queriam. O Coritiba usou a receita Rosário de jogar contra o Grêmio, colocando o time pra defender em 4-3-3. A diferença é que eles não tem um Marco Ruben na frente e nem sabem fazer uma pressão intensa. Por outro lado, o Roger já demonstrou que tem o antídoto anotado. Hermes e Edílson pisavam na linha lateral do campo para ampliar o campo. Embora nos impedindo de chegar no ataque, eles também ficaram bem longe da nossa goleira.

Isso deixou a torcida bem nervosa. Nosso primeiro chute a gol veio lá pelos 15 minutos, com o Edílson, de fora da área e sem pretensão. Se eles não chutavam e só enrolavam em campo, sem querer o jogo, nós também pouco criamos até os 30. Durante todo esse período o Roger tinha me ouvido entrou em campo com o Giuliano na direita, colocando o Everton na esquerda. Foi só ele trocar os dois para o Grêmio crescer e começar a chegar na frente. Em resumo, mais uma vez eu estava errado e o comandante não.

Primeiro uma boa triangulação em roubada de bola para o Maicon, que, bem aberto pela esquerda, tirou para a direita e cruzou pro Everton acertar a rede pelo lado de fora (eu gritei gol, confesso). Depois, em outra bola apertando o adversário, conseguimos encontrar o Walace entre linhas, que meteu uma paulada pra fora. Aí teve o patético episódio da torcida vaiando o Maicon e, logo em seguida, o nosso gol. Triangulação rápida pela esquerda, Hermes lançado pelo Giuliano e cruzando na medida para o Everton dar de centroavante e enfiar um toquinho nas redes.

Entramos o segundo tempo com a mesma formação. Eles começaram a chutar de fora, quase sempre sem perigo. Nós também não oferecíamos muito risco, até um passe primoroso pro Luan, que surgia na centroavância. Porém, quando deu o toque e ganhou na velocidade do zagueiro, foi derrubado. Mas o juiz não deu nada. Aí em um escanteio, bola tocada para o Everton que deu um pique e uma meia lua num marcador, depois em outro e partiu em direção ao gol. Quando ingressou na área novamente levou a carga e, finalmente o juiz deu o pênalti. Luan cobrou e deu números finais ao jogo.

Luan fazendo o seu terceiro no campeonato. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr)

Luan fazendo o seu terceiro no campeonato. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr)

Tomamos uma bola na trave em uma cobrança de falta e um chute com muita força da intermediária, mas no corpo do Marcelo, que conseguiu se colocar bem na frente da bola. No mais, a partida foi tranquila. Controlamos o adversário e tivemos as melhores chances. Um adversário que veio para amarrar o jogo, catimbar e defender. Só pra lembrar, com essa mesma postura eles fizeram 6 pontos na gente no ano passado. Juntou-se na Arena o bom resultado e a atuação consistente contra o último tipo de adversário que faltava.

Agora falta só a Arena lotar. 12 mil pessoas foram testemunhas do retorno do Grêmio ao primeiro lugar da maior competição do Brasil. Eu tava lá. No próximo final de semana, espero que tu também esteja.

Comparilhe isso:

13 + comentários

  • Corbo 30 de maio de 2016 - 00:55 Responder

    No Olímpico eu ia até em treino. Na Arena fui 3 vezes desde a inauguração. Não é a distância não. Já fui ao Rio, a São Paulo, a Montevideo ver o Grêmio jogar. Espero que o Grêmio saia Campeão desse Brasileiro. Sempre esperamos isso. O Grêmio sempre vai sair Campeão. Só não me pede pra ir na Arena.

    • Jodil 30 de maio de 2016 - 01:43 Responder

      Enquanto essa renda nao for pro Grêmio tb não consigo me sentir à vontade nessa arena.

    • Ezio 30 de maio de 2016 - 08:34 Responder

      Queria entender qual o problema com a Arena. Ok o pulha do Odone fez um pessimo negocio mas vai ser resolvido ou tu acha que e negocio tanto pra OAS como pros bancos o GREMIO voltar pro Olimpico. So fui 2 vezes a Arena e nao vou mais pq moro em SP e problemas me impedem de ir mais vezes a POA e gostaria de poder ir mais. Cresci indo ao Olimpico e claro que sinto falta dos tempos de velho casarao mas os tempos sao outros. Que o olimpico fique pra sempre em nossas memorias e curtamos bastante nossa nova casa. Mtas alegrias ainda virao na Arena.

      • Antonio Martinez 30 de maio de 2016 - 18:27 Responder

        Péssimo negócio do Odone? N quero defender dirigente nenhum, mas vamos comparar o ‘negócio feito pelos demais clubes:

        INTER:
        Se beneficiou da influência da Dilma que forçou à AG a fazer a obra em.circunstâncias econômicas desfaráveis a empreiteira. (Sem.contar as facilidades do Poder Público – terreno, estruturas temporárias, obras viárias)
        CORINTHIANS:
        Semelhante ao inter…. viva a LAVA JATO
        PALMEIRAS
        N apita nada no Allianz Parque. Tanto q o jogo de quarta será no Pacembu
        ATL Mg
        N tem estádio
        CRUZEIRO
        Mineirao é público

        Posso citar outroa exemplos.

        A realidade é que o Olímpico tava defasado e precário.
        Uma remodelação ou novo estádio era necessário.

        Será q p negocio do Grêmio é tao ruim assim?
        Será a resistência c a Arena n esta mais ligada aos longos 15anoa de frustrações dentro de campo?
        Será q n trata-se de um fomento negativista gerado pela imprensa?

        Já se perguntaram pq o BEIRA RIO n lota?

        • Ezio 30 de maio de 2016 - 20:10 Responder

          Odone enfiou um aditivo criminoso que obrigaria o GREMIO a pagar 48 milhões anuais a OAS por 20 anos e sem falar que o clube não tem a gestão do Estádio. A Arena é um excelente negócio mas não nos termos que o Odone fez. A Arena só vai ser nossa pq o Dr Koff chegou a tempo de impedir que o GREMIO ficasse sem ela e sem o Olimpico. Eu concordo quanto ao Olimpico tanto que sou defensor da Arena. O Odone fez um péssimo negócio sim mas vai ser solucionado e pra já pq como comentei antes. Não é negócio nem pra OAS e nem pros bancos envolvidos que o GRÊMIO desista da Arena e volte pro Olimpico. Vai ser O mico que eles vao ter em mãos. E repito MTAS alegrias a Arena ainda vai nos dar.

          • Antonio Martinez 30 de maio de 2016 - 20:41

            Como disse anteriormente, não sou partidário de nenhum dirigente.
            Votei contra o Romildo e hj sou apoiador de sua gestão.
            Final do ano votarei nele independentemente de ter taça.

            Agora, se o Odone fez merda, fez pq o Conselho permitiu.
            Onde estavam Koff e seus apoiadores.

            —————————–

            Enfim,
            Sou apenas um sócio. Um torcedor. Um daqueles que faz do Grêmio um lazer, não uma fonte de renda ou reconhecimento social.

  • Rafael 30 de maio de 2016 - 06:28 Responder

    Fagner, apenas uma correção, ano passado foram 4 pontos, na Arena foi 0 a 0 naquele jogo das 11 da manhã.
    Fiquei curioso, porque o rapaz acima não vai na Arena?
    Outra coisa, o pessoal, ainda está desconfiado com o time e a chuva não ajudou, tinha um grupo de amigos que iam no jogo, com a chuva acabei indo só eu. Faz parte. Para lotar a Arena so se manter a campanha e o tempo colaborar, pelo visto.

    Abraço

  • Pinho 30 de maio de 2016 - 07:38 Responder

    Me parece que a torcida só vai começar a dar o tal “apoio incondicional” depois de doze rodadas de invencibilidade e quando tivermos uns dez pontos para o segundo colocado na tabela. É impressionante a amargura da torcida.
    É como uma criança que deixa de ir jogar bola com seus amigos porque sempre perde e por esse motivo elimina da sua rotina a brincadeira que mais gosta. Prefere ficar em casa olhando a chuva pela janela ou curtindo seu videogame.
    Mas todos nós sabemos que as experiências de infância com os amigos não tem preço. Não recordamos apenas das vezes que ganhamos mas sim das experiências vividas ou das amizades feitas.
    Nossa torcida fica sempre na birra de que ainda não temos caneco que falta isso ou aquilo.
    Desculpas, apenas desculpas.
    Queria eu ter condições financeiras de acompanhar meu tricolor na Arena.
    Pronto, desabafei!!!

  • Ezio 30 de maio de 2016 - 08:26 Responder

    O melhor do jogo foi que parece que finalmente o GRÊMIO aprendeu a jogar com quem vem disposto a avacalhar uma partida. O coxinha comecou a ensebar o jogo e nos primeiros 20 minutos parecia que mais uma vez o GREMIO iria se complicar contra um timeco em casa mas depois o time controlou bem o jogo, Maicon finalmente deu o ar de sua graca em 2016 e pra mim foi o melhor em campo ontem. Roger foi bem participativo na beira do gramado berrando com os caras. Sera que ja é o efeito Guerra ? Somos lideres ainda que ate a proxima rodada e vamos curtir o momento. Acredito que isso perdure pois primeiro pq nao é o Roth na casamata e segundo pq o Roger esta tendo um continuismo no cargo e o trabalho pode estar atingindo a sua maturidade isso acontecendo da pra se ter bastante otimismo no que pode estar vindo.

  • Artur Wolff 30 de maio de 2016 - 10:55 Responder

    Pezinho no chão.
    Esperança sim, otimismo…..ainda não me atrevo.
    Do jogo contra o Atlético para o de ontem já variou muito o desempenho.
    A falta de regularidade é o maior problema deste time.
    Ontem a primeira situação de gol aos 30 min……é demais para jogo em casa ou fora.
    É irritante a troca de passes molenga e pastosa na intermediária sem eficácia nenhuma que só atende ao interesse do time que quer “amorcegar” o jogo, ontem o Coritiba.
    Os gols tem saído em sua quase totalidade de bolas enfiadas, em profundidade ou de cruzamentos também de bolas enfiadas, rápidas e não desse toque toque exagerado sem objetividade nenhuma.
    Já passou a hora de Roger corrigir isto, principalmente em jogos na Arena.

  • VR 30 de maio de 2016 - 12:04 Responder

    Achei que ontem, mais uma vez faríamos aquele jogo cagado, empatando ou até perdendo como cansamos de fazer quando jogamos com equipes nesse estilo de jogo. Conseguimos furar a defesa nas duas oportunidades na velocidade e no talento. Estamos começando a jogar com consistência, e isso me anima.
    Empate lá em sp não é mau resultado quinta feira.

  • Erico Ferreira 30 de maio de 2016 - 16:42 Responder

    Talvez possamos concluir alguma coisa dessas rodadas iniciais e do campeonato passado: Roger é treinador de campeonato longo, pontos corridos. Ano passado fez grande campanha pegando o time no meio do caminho. Esse ano foi o líder do gauchão nesse formato, caindo nos matas, e agora inicia uma campanha com cara de que vai dar coisa boa. Parece ser o formato que ele se sente mais confortável, pois consegue planejar e trabalhar o time no longo prazo.

  • Antonio Martinez 30 de maio de 2016 - 18:14 Responder

    16.136: esse é o público que assistiu no OLÍMPICO Grêmio 5×0 Palmeiras em uma LIBERTADORES.

    Dos 15 ANOS sem título ONZE foram no OLÍMPICO.

    OLÍMPICO presenciou DOIS rebaixamentos.

    Resumo: ridículo picuinhas e mimimi com a Arena.

    Decepcionante o público ontem.
    Credito a economia (final de mês), à desconfiança com o time, ao clima, ao horário, ao feriadão.
    A Arena? Por favor!

  • Deixe uma resposta