2015: o ano em que mudou tudo

3 Postado por - 27 de dezembro de 2014 - Artigos

Não é só a torcida do Grêmio que está achando que o ano que vem será escabroso. Acho que são 15 clubes da primeira divisão que enfrentam essa perspectiva. Apenas os times que encaram a Libertadores no primeiro semestre estão vivendo a ilusão de um bom ano. Enquanto não vazam crises aqui no Inter, o São Paulo acumulou dívidas de 100 milhões em 2014, o Corinthians terá que pagar 100 milhões da primeira prestação da Arena deles em 2015, Cruzeiro e Atlético perderam  a BMG (tem mais crise no Grêmio aqui). 2015 será o ano em que tudo mudou. Será o ano quebradeira da ISL pra um monte de clubes.

 

Crise no Grêmio já chegou até a Europa

Crise no Grêmio já chegou até a Europa

A situação tá tão caótica que o Grêmio não consegue vender nem o vice-artilheiro do Brasileirão e nem o artilheiro do ano de 2014. Ninguém tem grana pra pagar. E mais: é uma situação mundial. Apenas os times que tradicionalmente tem dinheiro (Real, ManU, Bayern e poucos outros) farão grandes movimentações na próxima janela de transferências. Tudo por uma resolução da FIFA: não é mais possível, à partir de maio de 2015, jogadores terem participação de empresários. Ou seja, a saída do BMG e da Unimed dos seus times não é apenas uma estratégia: é uma preparação. Essas entidades não poderão mais “encostar” seus atletas em clubes de aluguel (né, seu Sonda?). Como essas empresas não investirão na criação de um time próprio para emprestar seus jogadores (como os velhos tubarões mundiais fazem), isso deve significar a morte dos investidores “de fora”, aqueles caras que ganham sua grana com supermercados e lavouras de arroz e fazem render um pouco mais especulando e inflacionando o mercado de futebol.

Com essa situação, faz todo o sentido a mudança de posição do Grêmio com relação ao Moreno, por exemplo. É um bom jogador que não gostamos, mas rende mais ficando do que saindo. É um baita reforço pro setor mais desgraçado do time em 2o14. E é um cara que não pode ser reserva de maneira nenhuma. O Grêmio de 2015 tem que ter dois centroavantes – Barcos mais fora da área, Moreno dentro. Isso obriga o Felipão a SE ADAPTAR. Nada de montar o esquema e botar peças. Tem que achar o melhor sistema com as peças que tem – algo que o Renato fez muito bem em 2013.

E vou mais adiante: eu não dispensaria o Kléber assim, de cara. É óbvio que ele não serve para centroavante – ainda mais com as opções que temos. Ele já sinalizou, inclusive, que aceita receber menos (eu diminuiria o direito de imagem, pagando uma vez só no ano e referenciado no desempenho do time no campeonato). Assim, olhando pro que rendeu com o Renato e o biotipo/característica quando vindo de frente com a bola, eu não descartaria ele como MEIA, espelho do Giuliano pela esquerda. Os dois tem arrancada, Kléber chuta melhor e faz mais gols que o nosso 88. A única coisa que ele não faz é marcar. O que leva pra defesa: pra quê lateral que apoia se os outros cinco jogadores da frente podem dar conta do recado? Quem era o grande lateral ofensivo da Holanda na Copa? E na Alemanha? Eu sinceramente começaria o ano com um zagueiro na direita, esse Marcelo Oliveira na esquerda marcando, Rhodolfo e Geromel, Wallace de volante; linha de 3 com Giuliano, Douglas e Kléber, Moreno com Barcos na frente.

Não dá pra simplesmente desistir de 2015. Ano que vem vai mudar tudo.

Comparilhe isso:

16 + comentários

  • will 27 de dezembro de 2014 - 08:40 Responder

    Ta blz um pouco de otimismo é sempre valido. Finalmente concordamos, ate da pra esperar algo um pouco melhor…claro que o felipe tenque colabora.

  • Oliver Goulart 27 de dezembro de 2014 - 09:36 Responder

    Sinceramente, nao sei como esperar um ano ruim tendo absolutamente todos os jogadores da melhor defesa do brasileirão 2014, mais Giuliano, Douglas, Luan, Barcos, Moreno e mais os guris da base voando para fechar o time na frente. Espero, sinceramente, um 2015 competitivo e muito bom. Não é time estrela, ok. Mas qual time campeão do Grêmio foi?

  • Rodrigo 27 de dezembro de 2014 - 09:37 Responder

    Kleber não joga mais nada e custa muito caro. Trocaria o Moreno pelo Nilton e mais um.

  • Carlos 27 de dezembro de 2014 - 09:44 Responder

    “…Os dois tem arrancada, Kléber chuta melhor e faz mais gols que o nosso 88. A única coisa que ele não faz é marcar…” Cara, tu ja viu algum jogo de futebol? Tu ja viu o Kleber jogando? O cara tem o pior chute da historia dos atacantes, nao tem velocidade, e muito menos ainda parte pra cima de alguem. Diria ainda, que a unica coisa que ele faca seja marcar (das que tu elencou). Na minha opiniao, o Kleber eh um volante.

  • Marco 27 de dezembro de 2014 - 10:04 Responder

    Acredite se quiser: pensei da mesma forma. Meu zagueiro na direita seria o Saimon e na meia o Maxi Rodrigues ou Luan ao invés do Kleber … enfim, aguardemos.

  • rodrigo restelato 27 de dezembro de 2014 - 10:14 Responder

    o problema é segurar esses jogadores, se aparecer proposta o Gremio vende qualquer um, tinhamos o grupo formado, claro que Dudu e Ruiz não valiam o investimento, agora emprestar o Bressan e liberar o Zé não dá para entender.O grupo era bom com o Moreno, recuperando o Giuliano e uma ou outra contratação colocaria o Gremio no caminho dos titulos . Futebol não se faz montado um grupo por ano, o Gremio é o clube mais mal dirigido do futebol!

  • Mano 27 de dezembro de 2014 - 11:08 Responder

    Esse lance de jogar com o barcos mais recuado é uma boa, um pouco como o luxa fez com ele, mas na época não tínhamos o matador na área. Mas o barcos é bom de pifar jogador pro gol até. Por outro lado é lento.
    Já o kleber de meia aí acho mais difícil, bem complicado mesmo. Pra mim ta pintando douglas e giulianp no meio ofensivo.

  • betho 27 de dezembro de 2014 - 11:18 Responder

    Parei de ler em Kleber. Pelo amor de Deus, O gremio precisa usar a gurizada da base, dar chance pro Éverton, Érik, Caréca. MANDA O KLEBER PRA PUTA Q PARIU!!!

    • Jones 27 de dezembro de 2014 - 16:04 Responder

      Concordo 200%.
      Empresta o Kleber pro Juventude, pode até pagar o salário, mas aqui no Grêmio eu não quero ele de jeito nenhum. A não ser que ele pare de jogar rugby e passe a querer jogar futebol. Mesmo assim, eu não daria mais chance pra ele.

  • Raukoores 27 de dezembro de 2014 - 11:50 Responder

    Concordo também até chegar no Kleber. Já deu, atacante que custa meio milhão e não faz gol, não arma e não marca? Bota um ligeirinho da base que ano que vem a gente vende pro leste europeu por uma nota. Em relação aos laterais, acho que valeria o teste. Ia ser divertido ao menos ler as críticas da imprensa especializada boiando tentando entender um time sem laterais.

  • Hermes 27 de dezembro de 2014 - 13:44 Responder

    Quanta besteira em relação à montagem do time num mesmo texto.

  • John Elvis 27 de dezembro de 2014 - 17:36 Responder

    O Giuliano só por chutar forte, mesmo sem Direção ja chuta melhor que o Kleber, que parece que ta de pantufa pqp. Sobre Barcos e Moreno e quase Impossivel os 2 jogarem Juntos mais o Douglas. Até pq é Bem provável que o Felipão inicie o ano com os 3 Volantes novamente.

  • Cedron 27 de dezembro de 2014 - 20:40 Responder

    Bah,Kleber,Juliano,Moreno e Barcos no mesmo time é pra matar a gremistada dos nervos.Vai entender de futebol la na radio grenal.

  • jeferson mengue 28 de dezembro de 2014 - 20:15 Responder

    gremio começando mal de novo entregaram a chave do vestiario pro treinador contratar o sobrinho para ser preparador fisico e piada deixamos sair um grande profissional fabio marserghian contratamos um ex jogador por indicaçao do mesmo

  • Sauer 2 de janeiro de 2015 - 15:23 Responder

    Kléber de meia…

  • Leonardo 8 de janeiro de 2015 - 10:20 Responder

    Simplificastes demais a situação. Um mercado que movimenta bilhões e bilhões vai quebrar??? Acho impossível. E verás. Não é porque o Grêmio está nesta situação que todos os outros clubes estarão!!!! O Grêmio não está quebrado! Está em grandes dificuldades porque ele mesmo se colocou nela. Não foi o mercado, mas sim a ganância e incompetência de seus dirigentes!!!!
    Diminuir investimentos, cortar custos fazem parte da administração de qualquer empresa e dos clubes de futebol! Isto não significa estar quebrado!

  • Deixe uma resposta