A difícil arte do pós jogo

7 Postado por - 27 de julho de 2014 - Artigos

Tem uma coisa que eu fazia de bom grado, sempre: um pós jogo. Analisar o que vi e dividir com os amigos para ver o que achavam sempre me pareceu legal. O Enderson tá acabando com o meu prazer nisso. Tá difícil analisar alguma coisa sem que a terceira palavra seja um xingamento bem pesado. Mas vamos a mais um esforço homérico. Vai ser rápido e indolor, prometo – já que a própria imagem da dor já comanda o nosso vestiário.

O primeiro tempo foi o que sempre é: o Grêmio entrando em campo com um claro 4-2-3-1. Porém, com uma novidade: com o Fernandinho tivemos entrada na área, e o efeito foi um puxão para o Luan e o Giuliano chegarem mais perto. Fizemos dez minutos de bom futebol. Aí o ROTH (isso mesmo, o ROTH) viu o jogo – coisa que falta pro nosso treinero. Já que nossos volantes não encostam no zagueiro para receber a bola e, mesmo quando fazem, criam um rombo no meio de campo e obriga a ligação direta, ele botou o tal Dudu, o Alex e o Zé Love pra pressionar os zagueiros e o resto pra dentro da própria área. Resultado? Os nossos atacantes não conseguiam atacar e eles tiveram a bola por bem mais tempo que a gente. Ou seja, foram 35 minutos de pura inferioridade.

Nem com Barcos fazendo gol. Foto do Wesley Santos pro Grêmio Libertador

Nem com Barcos fazendo gol. Foto do Wesley Santos pro Grêmio Libertador

No segundo tempo, a coisa lógica a fazer era: não precisávamos de volantes e o Saimon não joga absolutamente nada na lateral esquerda, onde eles criaram as melhores chances. Mete um meia e tira o Saimon. Eu apostei que o Enderson não ia ver isso, mas, estava enganado. Porém, passou o Pará para o lado esquerdo e o Rodriguez entrou pra direita, praticamente num 4-4-2 (outra vez, pra mim um, 4-1-3-2). Logo no início, um balde de água fria: Luan perdeu a bola e, numa pifada, drible no Grohe e gol. O Giuliano desceu pro meio e seguiu apagado, porém, com mais posse de bola. O Rodriguez foi bem pra ponta e era a principal jogada a ser feita. Rodriguinho, o meia que entrou, segurou mais a bola. Mas foi do Fernandinho (ainda sem ritmo de jogo) que fez a jogada do primeiro gol: driblou, foi no fundo e OLHOU pra cruzar. O Barcos empatou. Depois, o Luan fez uma enfiada de bola espetacular e o Barcos fez outro. Levamos o empate em uma péssima bola parada defensiva, quando o Coritiba não oferecia tanto perigo e só pensávamos em quem faria o nosso terceiro.

Aí, o que decidiu o jogo foi o nervosismo. O time foi todo pro ataque, todo o mundo queria resolver, o Barcos perdeu um gol e tomamos um no final. Mas, mais uma vez, faltou pro treinador: enxergar o jogo e alterar ainda no primeiro tempo o panorama desenhado; força para fazer o time jogar o que era pra jogar (ou ele tava, mais uma vez, mentindo pras câmeras que sabia o que tava cobrando); tranquilidade para puxar o time para a manutenção do resultado positivo de maneira eficiente (não desistindo de jogar, como já fez).

Enquanto eu digitava essas linhas, a lógica falou mais alto: Enderson Moreira já não é mais empregado do Grêmio. Treinador, nunca foi. Lamento.

Comparilhe isso:

7 + comentários

  • Felix Nuñez 27 de julho de 2014 - 22:05 Responder

    Bom, pelo menos ficou claro que o problema não era o ataque em si, e sim a desorganização do time. Incrível como o gremio é um time em que nos 90 min de jogo não conseguimos ver as linhas do time. É um amontoado ridículo.
    Acho que atrapalha tbem a ansiedade do caraio que o time está, uma afobação de time de peladeiro.
    Honestamente, se for pra trazer apostas, tragam o Roger de novo que nunca deveria ter saído.
    Tite e felipao me servem!

  • Eduardo 28 de julho de 2014 - 02:57 Responder

    Tirou Saimon e botou Pará?

    Saimon é bom marcador, é forte, é alto, bom na bola aérea defensiva e ofensiva e dificilmente alguém passa dele, ofensivamente equimerdam-se, puro bruxismo onde perdeu muito com a troca.
    Rodriguinho é uma piada de mau gosto! Não fosse acerto do Rui Costa do 3o banco do corinthians só teria lugar na segundona, em time medíocre. É muito ruim. O time vira uma naba com ele. Com o Maxi melhoraria muito, todos sabem.
    Fernandinho que é meia boca foi melhor que o Dudu um quarto de boca.
    E o Luan pela direita municia o barcos para os gols.
    Fernandinho se todo jogo der um passe para gol do Barcos, valeu contratação.
    E sem bruxismos do Enderson (deslocar Maxi para direita concorrendo com Luan, para liberar vaga pro Dudu na esquerda no 1o sem. Ou agora no segundo, botar Luan na esquerda para liberar o Dudu na ponta direita como fez nos treinos).

    O grêmio precisa de um técnico sério em quem a torcida possa confiar. Do tipo, A não joga pq é ruim, B pq é indisciplinado, o outro por tática e etc… Mas que quando diga, você confie.

    E não um cara que tire o Rodolfo de onde joga bem, inverta o lado, caga a zaga, só para privilegiar o jogador do empresário famoso Cleber Leite, custando a libertadores da América.

  • Adilson Guacho 28 de julho de 2014 - 07:15 Responder

    E ainda tem torcedor que defende o Saimon, que infelizmente (é gremista) não joga nada. Nunca jogou. Só chega atrasado e faz faltas. Deve sair de imediato. Não acrescenta nada ao time. Poe o Zé Roberto ali que é muito melhor.

  • rodrigo restelato 28 de julho de 2014 - 07:24 Responder

    otima leitura do jogo, isso foi oque aconteceu. Nosso treinador não enxergava o jogo.Cara nossos dirigentes sempre erram. Mesmo com o Tite não sei se vamos ganhar alguma coisa, mas vale acreditar que vai melhorar muito,nosso elenco é bom, talvez a Copa do Brasil possa ser a quebra do jejum. Segundo as Radios, Tite deve ser anunciado hoje,não espero por outro nome. Imaginem meus amigos se fossemos para mais um grenal, para um enfrentamento Abel e Enderson.No futebol deve-se analizar o jogo dentro das quatro linhas e o resultado do jogo de ontem é muito claro e só podia dar no que deu.

  • Antonio Martinez 28 de julho de 2014 - 08:49 Responder

    Enderson vai tarde.

    Não bastou levar nó tático do Abel. Precisou ser do Roth!

    Tite ou Felipão!

  • Eduardo 28 de julho de 2014 - 10:37 Responder

    Saimon? Depois de Rodolfo é o melhor zagueiro do Grêmio, problema dele é que alguma coisa aconteceu com o empresário dele e está direção, nenhum dos atletas desse cara entravam em campo, salvei me engano eram ele os dois bitecos.

    Essa do Saimon louco é igual do Moreno bêbado, papo do dirigente querendo queimar, depois ta o cara em outro time jogando bola, na Europa igual ao Mario, e nós com o Werleizao dando 3 gols pro Inter, 1 pro atlético Pr, 1 pro San Lorenzo, 1 pro Santa Fé, 2 pro Millonarios e colaborando nas cagadas coletivas contra o palmeiras.

    Jogos do Saimon colocado na fogueira e que deu conta, Ldu, Grenais (mais de um), outros quando era menino de 18 anos. Sempre deu conta e as vezes fez grandes jogos, nunca lhe dera continuidade, seu defeito é ser da base.
    Já o werleyzao paixão de alguns, precisou falhar em 5 decisões para o povo se tocar que era um lixo, que afundava a zaga. Veio o bressan do juventude e botaram na frente do Saimon que era zagueiro da seleção de base (até perder espaço no gremio). Veio o Gabriel do lajeadense e botaram na frente do guri da base. Veio o terceiro reserva do galatasaray, cris…. E assim vai.

    Tinga…. Breno deram 2 jogos? Biteco 1? Marcelo precisou de revolução da torcida!

    Everton? Lucas?

    Só tem espaço quem vem de fora, tirando o Luan, todos os outros não tiveram seqüência.

    Para teve mais de 150 jogos para fazer uma boa partida, to esperando, Werley umas 100, digo o mesmo. Edinho umas 25, Zé Roberto 3 anos e tirando os primeiros 6 meses com o luxa, só arrastando para trás, a torcida tem uma paixão por medalhão.

    Concordo que o Saimon não é lateral esquerdo, não deve jogar ali, nunca deveria estar. Tirem o Saimon, ok. Mas é bom zagueiro.

    Porém o Pará só serve para vídeos cômicos descendo ladeira com uma mala, não serve na direita quanto menos n esquerda.

    Breno fez um bom gauchao, deve ter un lateral simples no ju, no caxias que jogam a c) em um time da b, mas não me venham passar o cachorro de que a avenida Pará que é furo na direita vai acomodar a esquerda,

    Busca o gordo pico então!

  • Eduardo Schwede 28 de julho de 2014 - 15:35 Responder

    Enquanto digitava… mais um gol da Alemanha 😀

  • Deixe uma resposta