Começaram as obras

0 Postado por - 23 de fevereiro de 2012 - Artigos
AG não trabalha, mas a patrola tricolor passa.

AG não trabalha, mas a patrola tricolor passa.

Não tem como começar o post sem detonar a falta de coerência do Pelaipe e do Odone. Sem se perguntar: por que começamos o ano só agora? Ou: como é que numa hora a falta de CV é boa, e 3 meses depois a gente quer um cara com CV farto??? Pelaipe, se fosse técnico e não amigo do Odono, já teria sido substituido faz tempo. Ele seria aquele tipo de técnico que escala mal o time e ainda demora pra substituir – tentando encobrir o erro de escalação (como o Jr.zinho, não?).

Mas enfim, ontem… Ah, ontem…

Ontem passou uma patrola no Beira Lago. No interior, o pessoal diria que o Internacional levou um “arrodião” do Grêmio. Aqui, a gente que tá mais “globalizado” chama de chocolate mesmo.

Impressiona a mudança de postura do time. E eu gostaria muito de olhar nos olhos de todos que defendiam a manutenção do Jr.zinho como técnico e perguntar: “aprendeu o que é ter postura na casamata?”.

Caio Jr. não é nem de perto um técnico com a cara do Grêmio. E o mais engraçado é que essa é justamente a maior crítica dos críticos ao WLuxemburgo. A diferença está no CV: enquanto um ganhou um pouco de tudo, o outro ganhou pouquíssimo de nada.

Se o WLuxemburgo vai prestar ou não eu não sei. Mas pelo menos agora podemos dizer que temos um técnico. Roger, que devia ficar ali de lado, espiando assustado as barbaridades que o Jr.zinho cometia em campo,  montou um time sem invenção. E ainda resgatou a hombridade de cada um desses pseudo-mercenários (pseudo, já que para muitos o mercenário-mor-lordosento não está mais entre nós) pra fazer a turma correr em campo.

Não li o que o pessoal do blog escreveu sobre o jogo. Na verdade, além do jogo em si eu só consegui tempo pra assistir o compacto no globoesporte.com. Por isso não quero ficar aqui me alongando. Mas gostaria de destacar algumas particularidades.

– Roger vai ser um ótimo técnico em 2013/2014. Hoje, a pressão de uma década sem títulos é muito grande pra se colocar nos ombros dele. Cabe ao Luxa – mal-caráter ou não, mercenário ou não – tirar a nhaca e abrir a porteira pra ele.

– Souza foi perfeito. Literalmente, ontem o nosso 10 foi o 5. Não tinha visto ele  jogar ainda, mas fiquei impressionado com a qualidade do passe e a tranquilidade com a bola nos pés. É quase um meia, se é que não é meia (na Europa estava jogando adiantado). Foi uma ótima contratação do Pelaipe, todos temos que admitir. Pra mim, foi o MELHOR EM CAMPO – muito superior ao Kleber.

– Fernando é o xodó da torcida. Mas não é o meu. É MUITO bom jogador, mas perde bolas que não pode perder. Não pode ser o guardião da zaga. Ou joga na segunda do meio, ou se concentra um pouco mais, desarma um pouco mais e passa a bola um pouco mais rápido.

– Victor jogou muito pouco. Quase nada. A bola não chegava nele. Mas quando chegou, fez um GOLAÇO. Aquela defesa, num chute a queima-roupa do lamgaytinha, é emblemática. Tenho certeza que ele vai estar muito mais seguro daqui pra frente, vai repetir os feitos que o batizaram como INvictor. O que, goste você dele ou não, é tudo que a gente precisa pra conquistar um titulo este ano.

– GSilva é o ZAGUEIRO que a gente precisa. MAS… precisa treinar na posição, adquirir o cacoete de zagueiro. O gol do lamgaytinha poderia ter sido evitado. Primeiro, se Fernando não perdesse uma bola tão besta (Ah, se tivesse sido o Douglas-lordose…). Segundo, pelo posicionamento dele. Faltou o reflexo pra deixar o atacante em impedimento ou pra ir pro lado do atacante. Ficou no meio, como um volante que tem alguém na sobra ficaria. Ou seja, CACOETE.

– LGago jogou bem. É menos volante do que precisa, mas foi agressivo com a bola no pé. Arriscou mais (e melhor). Cruzou com perigo. Enfim, pode ser que ganhe moral. Mas ainda não acredito muito no futebol dele.

– XaviduspampasMarcantônio jogu bem. Mas não jogou nada demais. O passe pro Kleber, milimétrico, perfeito, redondo, foi básico. Qualquer um na posição e ocasião passaria aquela bola. A falha do Bokéatti facilitou a vida dele. Talvez ele deslanche, mas precisamos de alguém menos irregular armando as jogadas pro Moreno (o jogo mais sumido dele) e o Kleber guardarem. Pra mim, é um bom reserva. Que venha o CEBOLA, pelamordedeus!

Acho que é isso. Agora é descansar, recuperar e ver o que o Luxemburgo pode fazer com um dia de treino antes do jogo com o Caxias. Jogo esse que me parece ser muito mais difícil, perigoso e encardido que o GREnal de cinzas.

Não tem nada ganho, longe disso. Se a gente repetir o que jogou ontem – o que é muito improvável acontecer com times em formação – passa. Do contrário, eu nem desceria a Serra e já ficaria por lá fazendo uma mini-pré-pós-temporada.

Comparilhe isso:

4 + comentários

  • Fausto 23 de fevereiro de 2012 - 15:50 Responder

    A receita pra ganhar do Caxias e depois ganhar a decisão da taça piratini é MUITO SIMPLES: é “SÓ” manter a mesma vontade e pegada de ontem. Qualidade o Gremio com qualquer escalação tem bem mais que Caxias ou qq outro adversário do ruralito que não seja os morangos. Entonces, é só manter a pegada que vai. Se voltar a ser aquele time se arrastando em campo, aí complica já no final de semana!

    Quanto ao Gilberto Silva, ele precisa mesmo se adaptar a posição de zagueiro, mas é fato, é o melhor que temos pro momento. Enquanto não vem um zagueiro experiente e de ofício, deixa o cara lá. Cresce o futebol de quem tiver do lado dele!

    Quanto ao Fernando, concordo! O melhor dos mundos seria contratar um 1o volante mordedor (a la Sandro Goiano mesmo) e deixar o Fernando na 2a função (Leo Gago de reserva dele!) o Souza na 3a função (mesma de ontem) e o Rodriguez com a 10 (Marco Antonio na sua reserva). Mas dou a mão a palmatória, pois quando anunciaram a escalação o único defeito que eu vi era que preferia o Marquinos no lugar do M. Antonio, mas o Roger provou estar correto. O M. Antonio é bem mais tático/participativo, como o jogo exigia. Ainda tem o Bertoglio pra entrar no time.

    Enfim, acho que não tá longe. Tem que vir o Cebola, um zagueirão e um volantão (e aí deixa o G. Silva como zagueiro)!

    E, se não for pedir muito, já que tão gastando mundos e fundos com técnico e reforços, valia trazer mais um atacante, caso o Luxa não resolva aproveitar o Miralles.

  • Fagner 23 de fevereiro de 2012 - 16:23 Responder

    Pensei, antes de começar o jogo, que tínhamos uma chance por jogarmos mais defensivos, deixando o nosso ataque aparecer (acabou que fomos ofensivos e demos uma tunda, com quatro volantes).

    Porém, quando o jogo começou, fiquei menos nervoso. Pensei: acho que nem a direção acredita em vitória no jogo e já contratou o cara para ter dez dias para treinar, o que seria bom. Agora dois dias para trabalhar.

    Saludos,
    Fagner

  • Jonas Silveira 24 de fevereiro de 2012 - 01:08 Responder

    Fernando errou aquela bola justamente por estar adiantado e armando o jogo. Se ele jogar centralizado e preso, será destaque sempre.

    O meio de hoje só precisa de uma mudança, sai Marco Antônio e entra Bertoglio.

    Com Rodriguez a coisa muda, Fernando e Souza na dupla de volantes, Rodriguez e Bertoglio abertos. Kléber teria liberdade para buscar o jogo recuando, preenchendo o espaço de um meia centralizado, mas jogando de frente pro gol.

  • Eduardo 24 de fevereiro de 2012 - 09:24 Responder

    Bom, se o Odone queria um Grêmio com cara de Grêmio, ele não acha que conseguirá isso com o Vanderlei né? Eu particularmente achei sacanagem o que fizeram com o Caio, ele não tinha toda essa culpa, já que o elenco era limitadíssimo e ninguém nunca tinha jogado com ninguém até então. eu acho que ele ganhou a conta porque o Luxa era um sonho antigo do Odone e quando ele saiu do Framengo a queda de Caio era inevitável, por isso não esperar o GRÊnada, podia ele se redimir. Enfim, não gosto do Luxa, mas melhor que o Dunga isso é, e enquanto ele estiver na casamata do Grêmio vou torcer para que de certo e ele consiga implantar seu “projeto”.

    Hoje, GSilva tem que ser zagueiro, mas vindo uma dupla que preste eu faria uma dupla com ele e o Souza na volância, afinal nosso time é muito jovem.

  • Deixe uma resposta