Comemoremos. E oremos.

0 Postado por - 9 de fevereiro de 2012 - Artigos

 

Ypiranga 1 x 2 Grêmio, no último segundo. É, rapaziada. A coisa não tá fácil para o nosso lado.

O jogo de ontem foi complicadíssimo, apesar do adversário ter mudado de treinador, mudado um monte de jogadores, ter o Pansera e ser, pelo menos até agora, um dos piores times do Tarsão 2012.

No começo do jogo, até parecia que a coisa ia melhorar. Tínhamos a posse de bola, marcávamos bem a saída do glorioso Ypiranga e parecia que era uma questão de tempo pra sair o primeiro e escancarar a porteira. Mas, estranhamente, quem quase fazia gol era o Ypiranga.

Eu só não conseguia entender muito bem porque o Grêmio insistia tanto nas jogadas pela esquerda se o Bruno Collaço não acertava um cruzamento, ou melhor, acertava: a cabeça dos zagueiros, a perna do marcador, a mão do goleiro. Apesar de não ser muito bem visto por muitos torcedores, leitores e GremioLibertadores, ainda acho o Gabriel uma opção mais razoável para as jogadas pelo lado porque ele sabe jogar bola, apesar de estar bem perdido em campo. Mas, nada disso, nosso lateral-direito ficou preso para nosso lateral esquerdo atacar.

Tá bem, eu também não consigo entender o Leandro jogando de meia. Não é a dele. Acho que ele fracassa e leva o Marco Antônio junto. Outra conclusão um pouco cruel: o Marco Antônio é mesmo camisa 11; tá um pouco longe de ser o camisa 10 que precisamos, apesar de ter jogado um pouquinho mais ontem. Ah, e o Marquinhos de volante, na nossa atual situação de indigência nas meias, é um desperdício. Quando tiver gente sobrando na posição, daí a gente vê o que fazer com ele. Por enquanto, o cara tem que ser um dos nossos articuladores.

Mas tá sendo bom ver o Victor se recuperando, Fernando jogando sempre bem e a dupla de ataque que mais apanha no Brasil em ação. Kleber e Marcelo Moreno formam o melhor ataque tricolor dos últimos anos pro meu gosto. Marcelo Moreno é tão matador que eu não sei se alguém já pensou nisso mas, em vez de MM9, seria mais legal chamá-lo de 9MM, já que o sujeito atira pra matar.

Até que o Ypiranga fez o gol e daí, meus amigos, eu me desesperei um pouco na minha humilde residência. Pra piorar, a cerveja acabou e nossa janta foi miojo sabor bacon.

Fiquei deprê porque, além da cerveja acabar e a janta ser miojo, o maldito gol trouxe o fim da ilusão de que o Bruno Collaço ia acertar um cruzamento, ou que o Leandro pudesse começar a se acertar em sua nova função, ou que alguém tivesse mostrado para o Naldo os DVDs com os melhores momentos do Paulão, tipo “faz o mais próximo disso que tu puder, meu filho, e já tá ótimo pra todo mundo”.

Por sorte, Caio Júnior mexeu rápido e trocou o Leandro pelo Giberto Silva. Alguém pode dizer que o Gilberto Silva não tem mais condições de jogar em alto nível, ainda mais com partidas no meio e o no final da semana. Só que o Tarsão, definitivamente, não é uma competição de alto nível, mas é um bagulho sério. E o Gilberto joga sério. Às vezes nem joga muito bem; mas sempre joga sério. Ontem foi só pisar com o pé direito dentro do campo e a coisa já começou a se ajeitar.

No segundo tempo o Grêmio voltou disposto e ganhou do jeito que dava. No primeiro gol, o cruzamento veio da direita (Rá!). E pode parecer pegação de pé, mas acho que o Fernando não ia conseguir guardar porque o zagueiro estava chegando pra abafar o chute dele. Sorte que o 9MM foi mais rápido que todo mundo e fez.

As mexidas do Caio, trocando Marco Antônio e Marquinhos pelo Biteco e pelo André Lima foi uma mistura de desepero e pensamento mágico. O guri entrou com sangue no olho e o André Lima entrou André Lima. O Ypiranga botou as asinhas de fora e até se encorajou a atacar um pouco. Parecia que ia ficar tudo por isso mesmo, mas… Era um jogo do Grêmio.

Os malucos achavam que era só fazer mais uma faltinha que o jogo acabava. Afinal faltavam poucos segundos, o juiz era um banana e ia ficar tudo por isso mesmo. Era tudo muito improvável mesmo: Biteco se ajeitando pra cobrar, sendo tirado pelo Fernando, e a gente sem Marquinhos nem Marco Antônio pra bater a falta.

Minha mulher disse que ia ser gol e eu não acreditei. Dá-lhe, Miika copeira; já sabe como é o Grêmio. Pra minha alegria, e para a maioria do Rio Grande, ela acertou.

No final, um parágrafo sobre o cara que não foi citado até aqui. Douglas Grolli. Falta um pouco de força em alguns lances, mas sobra disposição e, agora, começa a demonstrar alguma estrela. Aquela raspadinha de cabeça foi iluminada. E o alemão ficou sinceramente feliz por marcar o gol. Talvez ainda seja cedo pra ele ser titular do Grêmio, falte habilidade pra sair jogando, mas deu uma assistência pro primeiro gol do Kleber contra o Canoas e fez um. Já é alguma contribuição.

Com o Cruzeirinho fazendo bobagem e perdendo seis pontos, mesmo que o VEC ganhe do Lajeadense, a gente continua no G4 (G4 é bem forçado, né?), com boas chances de ir pros matas.

O jogo foi ruim, talvez péssimo, mas sobrou alguma coisa pra comemorar.

Agora, resta-nos rezar para o #porrapelaipe trazer os dois meias e um zagueiro experiente, pra jogar com um dos meninos, ou mesmo com o Vilsão.

Comemoremos, pois. E oremos. Muito.

Dá-lhe, Grêmio!

Comparilhe isso:

13 + comentários

  • Leonardo 9 de fevereiro de 2012 - 14:00 Responder

    O jogo não foi bom mesmo, ainda mais colocando o Marquinhos de voltante e Leandro de meia. No começo da temporada, o Caio Jr. disse que não colocaria jogador fazer uma função que não fosse a dele e de uns jogos pra cá ele faz exatamente ao contrário. É começo de temporada, mas o time não pode se comportar como se fosse sempre o primeiro jogo do ano.

  • Jeferson Weber 9 de fevereiro de 2012 - 14:17 Responder

    9MM!!! Tem que pegar!

    Baita texto, oremos!

  • Duda 9 de fevereiro de 2012 - 14:25 Responder

    É verdade, Leonardo. Todos os jogos têm cara de primeiro jogo. Acho que a falta de tempo para treinar, com jogo, um dia de folga e um dia antes da partida pra tentar alguma coisa, colabora pra essa falta de padrão – uma explicação do Minwer por email que faz sentido.
    E obrigado, Tiago, pelo letrado. Me senti inteligentão com esta. Hehehehehehe.

  • juca 9 de fevereiro de 2012 - 14:49 Responder

    Discordo de uma coisa: o Collaço é mais útil que o Gabriel.

  • Fernando 9 de fevereiro de 2012 - 14:49 Responder

    hehehe… ótimo texto! Parabéns!
    Essa de matador 9MM foi boa!
    O D.Grolli é um perigo nas duas áreas. Se a bola raspar nele é cacha!
    Não entendo pq o Caio não faz o óbvio (o BE-A-BÁ, o feijão com o arroz). Colocar marquinhos (que está jogando bem) de volante? e o Leandro de meia? Lógico que não ia dar certo.
    Mas gostei do discurso do Caio depois do jogo! Parece que agora virou homem. Vamos ver se o time acorda depois desse susto.

  • Ricardo 9 de fevereiro de 2012 - 14:58 Responder

    Ontem eu estava vendo o jogo no estádio(moro em Erechim) o que fica é que o Grêmio não tem uma jogada..uma tabela..nada.

    e uma pergunta: ATÉ QUANDO VÃO COBRAR ESCANTEIOS A ALTURA DE CINTURA NO PRIMEIRO PAU?..

  • @tiagorussell 9 de fevereiro de 2012 - 15:12 Responder

    Duda, deletei tudo. Agora o texto tá no teu nome! 😉

  • Fausto 9 de fevereiro de 2012 - 15:48 Responder

    Na pindaíba que a gente ta, vale qq coisa pra melhorar o time, até superstição.

    Posso tá louco, mas qdo o time voltou do intervalo eu até comentei “pelo menos trocaram aquela camisa nojenta” e não deu outra, viramos heheh.

    Eu particularmente não me lembro de jogo que o Gremio tenha ganho usando esse 2o uniforme!!

    Sobre o jogo foi deprimente. O time não tem padrão de jogo, não tem pegada, não tem jogadas trabalhadas, não tem nada. Gabriel tá fora de forma, lento, qualidade até tem, mas nao tem aquela explosão que tinha em 2010. Os zagueiros tão nervosos, Marco Antonio sumido, enfim, tinha que dar uma geral no time. Só se salva mesmo o Victor, Fernando, Kleber e Marcelo Moreno.

  • Leonardo Hillebrand 9 de fevereiro de 2012 - 16:35 Responder

    Acho que o problema não é o Marquinhos de volante, pelo contrário, acho que ele foi bem ali. O problema é não ter dois bons meias e um zagueiro experiente atrás.

    9MM show! vou mandar fazer umas camisetas! 😀

  • Arthur 9 de fevereiro de 2012 - 17:02 Responder

    Normalmente eu respito opiniões diferentes das minhas, mas de jeito nenhum que aquele estorvo do Collaço é mais útil que o Gabriel. É bem simples, ele não serve pro Grêmio ou pra qualquer time que tenha pretensão séria de jogar em alto nível. Um furo como ele não dá pra ter no time, pq afunda o resto.

  • Fabi 9 de fevereiro de 2012 - 17:06 Responder

    9MM foi ótima, presidente!!! Essa pega fácil, fácil.
    E Fausto, acho que ontem foi jogada de marketing da GremioMania… nunca vi time nenhum usar três uniformes diferentes numa mesma partida!

  • Claudio 9 de fevereiro de 2012 - 17:15 Responder

    Só corneta. Não sei o que é pior, 10 anos sem títulos ou uma torcida que, ao invés de apoiar, apenas critica. Deram pau no Caio Jr no primeiro dia dele no Gremio. Quem vocês querem de treinador? Roth, Cuca, Luxemburgo? E de presidente? Duda Kroef, Antônio Vicente Martins, Obino? Pelo menos o Pelaipe fez um time com um milhão de folha chegar a final da Libertadores e terceiro lugar no brasileiro em 2006. Quem fez melhor nos últimos dez anos? Vocês querem ajudar o Gremio a ser grande ou vão fazer parte da turma do amendoin??? Nao tá fácil ser gremista, mas só ouvir corneta da torcida é pior ainda…

  • heraldo 9 de fevereiro de 2012 - 17:16 Responder

    1° cada um ,cada um, mais este negocio de apelido,só da certo na urubuzada e gambazada.
    2° terceiro jogo sem o berne do douglazzzzzzz, e pasmem, estamos invictos,alias 1 semana para escrever 20 linhas , acho que posso chama-lo de speedmam.
    3°gabriel chinelinho nunca jogou bola, a nona sim, esta é craque,mata nopeito,faz umas firulas, sorri para a torcida, tambem tem passos de gazela, e beija o escudo.
    4°qual o time que tem jogada ensaiada, ontem na primeira falta ensaiada, quase.
    5° poderia ser igual a muitos, e ir na onda vermelha da imprensa, mas sou mais cauteloso, poderia dizer por exemplo, que estão sendo criadas mais de 10 oportunidades de gols por jogo, e a dupla de ataque é fraca e não encaixota, viu, agenda negativa.
    6°caio jr, chamando os colorados trabalhadores da imprensa pifia do rs, de desonestos, débeis e vagabindos, não tem preço.
    7° pelaipe tu tens que ler os blogs, e entender a torcida, pois lendo-os tu veras que, não precisamos de goleiro,zagueiro e volantes, pois muitos acham que para o GREMIO ser o time ideal, o time adversario, não pode passar do meio campo, então pague de pagar salarios para estas posições.
    8° desde quando é proibido,chatoe não vale gol aos 48 do segundo tempo?

  • Deixe uma resposta