Involuimos

0 Postado por - 9 de fevereiro de 2012 - Artigos

Fim de 2011. Melancolia total e uma certeza: precisamos nos livrar do Rafael Marques e trazer um ataque decente. O resto tá azeitado: meio campo criativo e laterais consolidados (coisa que a gente não tinha desde a época do Felipão).

Começa 2012 e o Odono começa a gastar o caminhão de dinheiro que a Globo entregou por malote por ser o PRIMEIRO CLUBE do Brasil a foder com o acordo do Clube dos 13.

Chega Kleber, o Gladiador, apoteoticamente apresentado no lugar ideal: a Arena. Marketing perfeito. Contratação perfeita. Chupa, amargo imundo!

Depois desembarca Marcelo Moreno. Uma promessa, já que a melhor fase do futebol dele foi no longínquo Cruzeiro de 2008. Esperança, com uma grande pitada de certeza. Agora temos ataque: chuuuuuuuuuuuuuuuuupa, bando de atolado!

Rafael “Risadinha” Marques vaza. Chegam Leo Gago. Marco Antônio “Xavi”. Entre outros. Somos uma máquina! Todos comemora.

Mas ai começa uma debandada que nenhum PLANEJAMENTO do mundo permitiria.

Perdemos – antes de tudo isso acontecer, é verdade – o Escudero. Questionado ou não, o cara era titular daquele time “pronto” de 2011.

Na sequência, abrimos mão de Rocka – já temos muito volantes, né? Apesar de líder dentro de campo, ele é velho, pesado, não sabe nada, nem passar consegue mais…

Depois Douglas.  O 10 do time. O cara que é mercenário, preguiçoso, desinteressado… Mas que, MOTIVADO, faz a bola chegar no pé do ataque. Não quer ficar? Que se vá. Mas quem substitui? Cadê o planejamento? Cadê a convicção?

Não vou ficar aqui discutindo mais uma vez porque o Douglas, e outros jogadores, preferiram deixar o Grêmio do Pelaipe. Nem levantar a hipótese de que o Pelaipe adora contratar gente nova porque rola um toquinho de pedágio. Gosta do Pelaipe, parabéns a você. Ele não me engana.

Passando a régua, o que ficou?

Um time que o desafeto da zaga não foi substituído por alguém minimamente melhor – ou mais experiente. Um meio de campo despedaçado, com um Leandro improvisado no meio. Um absurdo que só pode acontecer porque NÃO TEM MAIS NINGUÉM NO BANCO – se isso é CONVICÇÃO do Caiozinho, pior pra ele.

No meio de tudo isso, um cara perdido – ou desrespeitado pelo grupo. Independente da escalação ou esquema de jogo utilizado, Caio Jr. não mostra ter pulso para achar soluções.

No Grêmio de 2012, todo jogo é uma estréia. Todas as substituições do técnico são motivadas por equívocos (com exceção das lesões).

Jr.zinho é o único culpado? Claro que não. É vitima. Vítima de uma diretoria porca, de um Pelaipe fanfarrão e de uma forma totalmente equivocada de administrar O RH DA EMPRESA GRÊMIO.

Mas mesmo sendo vítima, mesmo tendo apenas 6 jogos como técnico, Caio Jr. não tem perfil para técnico do Grêmio. Ele é apenas mais uma contratação errada de Pelaipe e Odono – o cara que não gosta de técnicos que discutam com ele.

Souza, do Porto, tá chegando. vai demorar pra pegar entrosamento. Mas como ele pode pegar entrosamento num time que não tem mecânica de jogo, nem jogadas, nem titulares definidos? Difícil. Muito difícil.

Enquanto todo mundo aplaude Pelaipe porque ele é fanfarrão (e parece que a nossa torcida ADORA um fanfarrão), vamos perder a Copa do Brasil. Porque vamos dar um tempo precioso a um técnico que não tem pulso no vestiário – quem dá declaração pública cobrando atitude demonstra isso. Um técnico que não tem as ferramentas pra escalar um time. Um cara que chegou pra pegar um time pronto, em voo de cruzeiro, e percebeu tarde demais que um pedaço da turbina ficou no aeroporto.

O resultado da Copa do Brasil não passa pela capacidade ou não de Caio Jr. gerenciar o time. Mas passa por ele a responsabilidade de usar o que tem para evitar uma tragédia maior. Se o time tem 2 estréias por semana, há 4 semanas, é culpa dele. Se o time não tem jogada de ultrapassagens, ou triangulações, é culpa dele. Se o time quer jogar como o Barcelona, tendo um grupo do XV de Piracicaba, é culpa dele.

A única maneira de estancar esta sandice é assumir o real tamanho do grupo. Um time sem zaga nem meio-campo criativo precisa se proteger. Que se coloque os ÚNICOS 3 VOLANTES que sobraram no grupo pra jogar e o Marquinhos na frente. Gilberto Silva como capitão, pra dar liderança e experiência pra este time. E balão pro Moreno na frente, com o Kleber distraindo a defesa ao redor.

Pelo menos até que os reforços ATRASADOS, como o Souza e outros que PRECISAM VIR, tenham tempo para se adaptar.

TUDO ISSO é culpa do Pelaipe e do Odone. MENOS DO QUE ISSO, Caio Jr., é culpa tua.

Comparilhe isso:

13 + comentários

  • Fagner 9 de fevereiro de 2012 - 17:53 Responder

    Aí o Pelaipe chove no molhado, diz que o Grêmio tá jogando bem, mas nós só vemos o que a imprensa diz e chama todo o mundo de colorado. Aí deu, resolveram-se os problemas, estamos jogando bem, ganhando jogos e o escambau. E o Caio Júnior é só um incompreendido que teve apenas seis jogos para montar um time. O Pelaipe é o rei da enrolação.

    Saludos,
    Fagner

  • Daniel 9 de fevereiro de 2012 - 18:00 Responder

    O Felipão também cobra atitude do time em público. Sempre cobrou. Não só ele.

    Julgar as atitudes do treinador com o peso dos resultados sempre leva a conclusões dúbias.

  • Beto Buss 9 de fevereiro de 2012 - 18:01 Responder

    Libertadores,

    Não concordo com falar que o time do final de 2011 estava quase pronto! Tinhamos um time capenga e que lutou para não cair!!! Tinhamos o Cara do Goró e o Marquinhos (que são de mesmas características) jogando juntos simplesmente para um cobrir o outro na recomposição da defesa (coisa do Juarez).
    90% das pessoas falavam que o Rocka tinha baixo custo/beneficio e vaiavam o Alemão Adilson toda vez que ele fardava… o Pelaipe jogou pra torcida e se livrou dos dois.
    Diretor tem q ter convicção e não jogar para a torcida… concordo, assim como sei que estariam cornetando até agora o Pelaipe se ele não tivesse buscado um segundo volante.
    Na cabeça dele o Léo “que não marca e nem ataca” Gago é mais jogador que o Rocka e o Adilson… o problema é que em 3 jogos já mostrou que joga menos até que o Alemão, que pelo menos marca! (Mania do torcedor de vaiar quem é da casa e não tem grife)
    Ou seja, de 2011 para 2012 precisavamos de 2 zagueiros, um segundo volante e dois atacantes titulares… é meio time!
    Marco Antonio é um Marquinhos piorado (pq não assume o jogo) apesar de ter as mesmas características… e o meia rápido e vertical que era o Escudero (que é caríssimo pelo que joga) se foi. Ganhamos a perda do Douglas (vagabundo tem que ir embora) mas com isso o time ficou mais capenga ainda!
    Soma-se a isso o fato de que nossa zaga segue igual a do ano passado (jogando nada) e que seguimos sem Joquei (Caio Jr. é igual ao Roth).
    Não acho que involuímos, só acho que estamos na estaca zero e com o relógio andando!
    Gosto muito do futebol do Souza, é o segundo volante que não temos… Facundo vai ser a ponta do losango que não temos. Vão ficar faltando os dois zagueiros titulares que acharia uma ótima se fossem os paraguaios Da Silva e Alcaraz (lembrança do meu irmão), dupla de zaga titular da seleça dos caras e que parou a Espanha na copa. Em suma: Victor, Mario, Da Silva, Alcaraz e J. Cesar; (losango com) Fernando, Marquinhos, Souza e Facundo; Kleber e Moreno… é dificil chegar no segundo mes de treinamento e perceber que faltam 4 titulares pro time!!!
    Espero que o #porrapelaipe se movimente logo para dar uma ferrari para o motora de kombi dirigir… vai que o carro resolve andar sozinho!
    Alentar é preciso, orar também…
    Abraços a todos!

  • heraldo 9 de fevereiro de 2012 - 18:19 Responder

    quer dizer que achar que o time esta em evolução,parca, mais indo, é ser pelaipediano, ou odonediano?Não entendi, lendo o texto ,ou desabafo, me parece que estais mais triste por burroth ter ido embora, mas não é que pedes 3 volantes,bha tche.O do odone e pelaipe, esta guardado pro dia da eleição, até lá sou de GREMIO. 3 volantes, como é que é no inicio,time azeitado e meio de campo criativo, mas de que ano tu falas, 2011, com aquelas troças vestindo o manto,pelo amor.empatando com o america mineiro no olimpico, azeitadíssimo, a é ai governo sou contra, e o caio ta certo, se ele não falar do vestiario o pai do obino e guerreiro, cacalo, entrega para a imprensa.

  • Paulo_PoA 9 de fevereiro de 2012 - 18:21 Responder

    Falou&dizeu!

    Só acho que nem tudo é “cagada” do Pelaipe.
    -contratar o 9MM, positivo.
    -contratar o Gladiador, positivo (por enquanto)
    -mandar o Rafa ‘Sorrizinho’, positivo.
    -mandar o Soneca-Mercenário pro curintia, positivo.
    -não mandar o Gabriel embora, negativo.
    -lambança com o AndréLima, negativo.

    Qto ao Jrzinho, dá pra entender porque o Márcio Guedes chama ele de Harry Potter, rsrsrsrs

    Harry, porque tu não escala o Gilberto, como titular e capitão, nesse time???? O cabra é melhor que qq um desses volantes com uma perna atada nas costas!

    E como está a vida do Jorginho na Lusa? Parece que tem ruído lá.

    Dá-le Grêmio!

    Abr.,
    Paulo

  • Alessandro 9 de fevereiro de 2012 - 18:39 Responder

    Acho um absurdo contrata mais um volante, deixa os guris da base jogar. Vem esse Souza achando q é craque e ganhando uma fortuna.

  • Fagner 9 de fevereiro de 2012 - 18:59 Responder

    Heraldo, tu voltou! Quem é que tem que ir embora agora para o Grêmio melhorar? O Victor? Aqueles que tu marcou na paleta foram embora. E não melhorou. O que faremos?

    Saludos,
    Fagner

  • heraldo 9 de fevereiro de 2012 - 19:45 Responder

    Fagner,sei que não melhorou, mas analisemos com mais calma, e amor, por exemplo, independente do resultado contra os co-cos, não achas que melhoramos.Dai se perde a mola mestra do esquemas, os 2 laterais, ai fudeu.estou dando um tempo, pois o odone e pelaipe, estão que estão pela volta do burroth, e nós sabemos disso, vamos acreditar no esquema, se olharmos, friamente, a bola esticada do adversario que esta sendo feita sem combate e com facilidade, e os chutes de média distancia,sem entrar no merito se é bom ou ruim,eu perdi a confiança no vitor, me arrepia cada levantada de bola na area e chute de fora,que seriam de ter marcação dos armadores, mas se olhares bem, e eu estou de saco cheio pelos 10 anos, os nossos adversarios, em 2 chances é 2 caixas, e não fazem mais no jogo inteiro, é a fase, e que fase.Gosto do comentarios de voces, mas eu fico preocupado, que o pai do obino e guerreiro use-os como argumento de , ” a torcida do GREMIO esta dizendo..”, e tu sabes que as vezes tenho que entrar de carrinho em alguns comentarios, que a primeira vista parece, bombados dos isentos.

  • Pires 9 de fevereiro de 2012 - 23:16 Responder

    Boa leitura Daniel. A falta de resultados atrapalha muito a avaliação. O técnico também pode fazer um “feijão com arroz” pra enganar no gauchão e lá na frente quando pegar equipes melhores treinadas o esquema “morre”. Acho que o 1o tempo do 1o jogo do grêmio foi o melhor futebol que o time apresentou até aqui. Quando o time tentou colocar em prática o que foi treinado na curtíssima pré-temporada, levamos um gol na falha da defesa (que é muito fraca, mandamos embora o rmarques e trouxemos outro igual, fura lá atrás e depois faz gol na frente amenizando seus erros, zagueiro assim não me serve). A partir daquela derrota já começou a pressão em cima do técnico que depois começou a testar esquemas e perdeu um pouco do foco que é preparar o time para a copa do brasil. Gauchão é a maior enganação, se faz um time pra jogar pro gasto ganha as partidas e la na frente acaba ficando limitado, se perde a casa cai…

  • Paulo_PoA 10 de fevereiro de 2012 - 09:16 Responder

    hihihihihih.
    E o “cabra” responde no plural!
    “Nós, a torcida, queremos…”
    “Nós achamos….”
    “Nós estamos a 10 anos sem …”

    Dá-le Grêmio!

    Abr.,
    Paulo

  • Dilson Frantz 10 de fevereiro de 2012 - 10:28 Responder

    Para mim o problema do Grêmio chama-se conjunto. É o conjunto de coisas que está errado. Falo por mim, mas me corrijam onde estou errado.
    A direção comete erros de avaliação que beiram a infantilidade.
    Passamos o campeonato brasileiro inteiro com o André Lima como centroavante de referencia, melhor dizendo, como único atacante do time. Fui um dos que o criticou muito, mas por achar que o André Lima não pode jogar sozinho no ataque. Agora daí a colocar o rapaz para treinar em separado vai um longo caminho. Por sinal, acho extremamente errado a direção colocar atletas do nível “financeiro” como Lucio, Gabriel, Miralles a treinar em separado. Coloque-os no grupo, quando surgir a oportunidade negocie. Colocar em separado mais parece aquele funcionário que não serve mais mas não pode ser demitido por ter parente famoso. Só desvaloriza o atleta e que perde acaba sendo o clube.
    Depois do anuncio do grande time para 2012, vieram as dispensas. Tudo bem, mas o Grêmio mandou os caras certos embora? Será que Adilson e Rochemback, por exemplo não poderiam fazer parte desse grupo, nem que fosse como opção? Douglas, até pode ser craque, mas aí acho que a diretoria acertou, se você não quer ficar num clube, deve procurar outro. Mas isso nos leva a outro problema.
    As contratações foram certas? Kleber e Moreno não é preciso comentar. Acho que a grande maioria concorda com o acerto dessas contratações. Vejam bem o que penso: Nenhuma contratação é certeza de êxito. Daqui a pouco Kleber pode começar a incomodar, como já fez em outros clubes. Mas de qualquer forma foram boas contratações.
    Marco Antonio não está dando o retorno que a direção imaginava, mas ainda acho que pode ser uma opção para banco. Grolli, Felipe Nunes idem.
    Mas sem querer pegar o rapaz para Cristo, era preciso trazer o Leo Gago se já tínhamos um bom número de volantes no grupo? Para mim erro de avaliação da direção.
    Assim como o técnico. Não tenho nada contra o Caio Jr. apenas acho que não está pronto para dirigir um time com o índice de cobrança do Grêmio. E não me venham dizer que no Flamengo ou Botafogo a cobrança é igual. Não é. Lá por maior que seja o clube, existem pelo menos outro três que brigam por títulos. Aqui não. Seja no Gauchão, Copa do Brasil, Libertadores, Brasileiro ou pelada de rua, a rivalidade é contra um time. Não é bairrismo, acreditem. Se o Grêmio estiver bem no campeonato, mas perder feio o Grenal, a batata do treinador começa a assar. É refernte a isso que me refiro. O Grêmio deveria estar usando o Gauchão como extensão da pré-temporada, mas com o Inter na Libertadores, o Grêmio passa a ser cobrado pelo seu desempenho no regional. Caio vai demonstrando em suas entrevistas que não estava preparado pra isto.
    E finalmente o grupo não está formado: não temos reservas razoáveis para as laterais( Gabriel está no mesmo nível de Douglas e na esquerda Collaço não serve pra vestir a camisa tricolor e Lucio está afastado), não temos zagueiros (Grolli foi alçado a titular muito cedo e Saimon mais uma vez foi pro banco. Caio cometendo o mesmo erro de outros treinadores) precisamos de pelo menos um zagueirão mais experiente (experiente, não velho.) Armadores não existem no clube (Marquinhos não servia nem para o Avaí, vai servir pro Grêmio), Douglas era certo que iria embora, Pelaipe avisou desde o ano passado, mas o Grêmio trouxe quem?.
    Enfim é o conjunto da obra que está levando o Grêmio pro buraco. Invenções nas escalações, insistências com jogadores errados, contratações sem convicções e dispensas equivocadas.
    Posso ter dito um monte de bobagens, mas é minha visão do momento atual do Grêmio.
    Abraços

  • Eduardo 10 de fevereiro de 2012 - 11:00 Responder

    Pra concluir o que você disse:
    Rodolfo, Edcarlos e R. Marques. Os três teriam vaga nessa zaga horrível.
    O que era pra ser Fernando, Rocka, Douglas e Cadu (giuliano) virou Fernado, Marquinhos, Leandro e M. Antonio.
    Com o dinheiro que eles ofereceram ao Giuliano eles poderiam ter mantido o Escudero, e eu prefiro manter um cara identificado que trazer um Macaquinho.
    Rodolfo não conseguiu mostrar seu futebol, mas ele é um excelente zagueiro, não precisava ir.

  • @tiagorussell 10 de fevereiro de 2012 - 12:01 Responder

    Daniel e Pires, não sejam injustos. em nenhum momento eu uso o argumento “resultado” no meu post – tanto que o Grêmio ganhou o último jogo e a análise continua a mesma. Minha defesa é por um ESQUEMA DE JOGO QUE COMBINE COM O GRUPO DE JOGADORES ATUAIS. Só isso, o beabá de qualquer técnico de futebol (e o pq de eu achar que o caio não tem postura de técnico para o Grêmio). Sem falar que o Felipão SEMPRE COBROU PUBLICAMENTE seus jogadores. caio Jr. só o fez quando se senmtiu pressionado: ou seja, não tem pulso ou controle do grupo! Abraços.

  • Deixe uma resposta