Fizemos a obrigação

1 Postado por - 12 de maio de 2014 - Artigos
https://www.flickr.com/photos/gremiooficial/14140063065/

https://www.flickr.com/photos/gremiooficial/14140063065/

 

O futebol é mesmo engraçado.

Jogamos domingo com uma das piores zagas do campeonato brasileiro e conquistamos 3 pontos (muito em função do nosso goleiro). Outro jogador determinante foi o nosso centroavante, que fez 2 e podia ter feito mais um.

Mas todo gremista que eu tive a oportunidade de comentar sobre o jogo, quando perguntado sobre o resultado, dava duas jogadas de ombro pra cima, suspirava e dizia: “ah, mas era o Chapecoense. Não fez mais que a obrigação.”

Como o Sandro brilhantemente escreveu, a analogia do copo meio cheio ou meio vazio impera na nossa torcida.

Estamos amargos ou de saco cheio? Somos exigentes ou corneteiros? Queremos mais ou queremos o impossível?

Vou repetir: Bressan e Werley formam a pior dupla de zaga do Brasleirão. E mesmo assim tomamos apenas um gol. Mérito do goleiro. Demérito do atacante. Pequeno mérito do Enderson – foi ele quem pediu pro Dudu e o Alan fechar mais as laterais e arrumou a defesa. Isso também faz parte do futebol.

Assim como faz parte do futebol goleiro defender e centroavante marcar gols. E ontem, o Barcos marcou 2: um oportunista, depois de um ótimo cruzamento do Rodriguinho no escanteio. Outro, um golaço. Frio, cortou o zagueiro e bateu no contrapé do goleiro.

Futebol só é fáci de ser comentado depois da partida terminada. Mas no caso do Grêmio, nem isso tem sido fácil.

Não temos respostas, e surgem mais dúvidas. Por exemplo, eu defendo Ramiro na lateral direita no lugar do Pará. Ai o baixinho entra e erra TODOS os passes. E o Rodriguinho? Tirando o cruzamento, qual foi a contribuição que justifica deixar o Luan no banco?

Como fica?

Não fica. Estamos num momento turbulento. Qualquer tropeço é o final do mundo e qualquer vitória “não é mais que a obrigação”.

Sério, que saco. Não tem time que renda bem assim.

Jogamos 4 partidas pelo Brasileirão. TRÊS DELAS FORA DE CASA. Dos 9 pontos disputados fora, conquistamos 4 (1 V, 1 E e 1 D).

Tá ruim? Sério?

O melhor que nos resta é o princípio básico de todo torcedor gremista: torcer muito, apoiar sempre, vaiar só depois do apito final do juiz.

Se a gente fizer a nossa parte e manter o time brigando pela ponta de cima até a parada da Copa, temos esperança. Em 20 dias de treinamento, muita coisa pode mudar.

Até lá, fica a pergunta: se o Grêmio não fez mais que a obrigação, qual a tua obrigação?

Comparilhe isso:

7 + comentários

  • Daniel 12 de maio de 2014 - 14:48 Responder

    Vitória ‘engana bobo”. Assim como o campeonato gaúcho, vitória contra a chapecoense não é parâmentro para nada. Fazer dois gols na Chapecoense é mais fácil que fazer dois gols no Brail de Pelotas.Centroavante que não fazia gols a mais de um mês…titular indiscutível e Capitão do time…e o Marcelo Moreno,com metade do salário pago pelo Grêmio, fazendo um gol por jogo.
    Essa é minha preocupação: os entendidos acharem que temos grupo, treinador e centroavante e ficarmos com este monte de amebas até o final do ano.

  • Raukoores 12 de maio de 2014 - 14:49 Responder

    Fez a obrigação sim. Sempre disse que o campeão é o time que menos desperdiça pontos, incluindo ae ganhar fora de candidatos ao rebaixamento. Mas entendi teu ponto de vista, tamos meio cri-cris depois dessa libertadores.

  • Mano 12 de maio de 2014 - 15:18 Responder

    Cara, eu to cansado dessa história de “estamos amargos”. Na boa, amargo tá o time dentro de campo. Os jogadores citam a libertadores a cada jogo, numa clara demonstração de que não superaram ainda.

    Não existem mais explicações pro nosso fracasso. O melhor que dá pra fazer é ver o jogos, no estádio ou em casa, e esperar miseravelmente um título até 2048.

  • Fausto 12 de maio de 2014 - 16:37 Responder

    Acho que, na verdade, foi uma ótima vitória essa de ontem! Quem viu o jogo da Chapecoense com o Corinthians viu que eles criaram dificuldades pro Curintia naquela partida, assim como criaram pra nós. Posso estar enganado, mas acho que sendo ou não candidatos ao rebaixamento, vão tirar pontos de muita gente lá em Chapecó. E nós saímos de lá com 3 pontos, é assim que se ganha campeonato de ponto corrido.

    E por este mesmo raciocínio é que se lamenta a derrota pro CAP e o empate com o Santos. Dois times cambaleantes que tendem a melhorar e tirar pontos dos outros também. Poderíamos ter conquistado enormes vantagens se tivessemos vencido esses jogos, ou feito 4 pontos nessas duas partidas.

    Mas em linhas gerais o rendimento tá bom, considerando que foram 3 jogos fora de casa!

    Com relação a parada da Copa não dá pra depositar muitas esperanças nela, já que ela vale pra todos, então, teoricamente todo mundo vai melhorar.

  • guedes 12 de maio de 2014 - 20:49 Responder

    se tudo de certo senão em 2100 conquista um ruralito vergonha esse time de merda,acabou a raça o amor a camisa

  • Rui 12 de maio de 2014 - 21:30 Responder

    Por favor………ta maus a fase heim chapecoense e dever obrigacao..daqui ha pouco estamos comemorando vitoria em amistosos….precisamos jogar com “sangue nos olhos” com raca fome de vitorias….

  • Mano 13 de maio de 2014 - 09:34 Responder

    Uma palavra na tua última frase do texto pra mim é sintomática: obrigação.
    Nenhum torcedor tem a obrigação de torcer pelo time, isso é uma ESCOLHA que a gente faz por amar o clube.
    E isso é o que falta pra quem acha que é dono do clube, seja dentro ou fora de campo.
    A obrigação é exatamente uma das coisas que fodem o clube. Falta vontade, falta escolher SER grêmio e menos ESTAR no grêmio.

  • Deixe uma resposta