Juntando os cacos

0 Postado por - 2 de maio de 2014 - Artigos

 

espelhos-coloridos-azul

 

Vaso quebrado, é hora de juntar tudo e sentar o dedo na Superbonder.

Temos Copinha e Brasileirão pela frente, com direito a paradinha pra Copa.

Se o Koff achar necessário, tempo de sobra pra ajeitar a casa. Ou dar moral pro Enderson.

Eu acho que, olhando o mercado de técnicos à disposição, não tem muito o que fazer antes da Copa. Até lá Enderson reina absoluto.

Ele que aproveite este período pra se afirmar. Porque depois da Copa, o amigão do Koff, Felipão, vai estar “de banda”. Junta isso com o período eleitoral e me parece meio óbvia a resposta.

Quanto aos cacos, sou a favor de juntar todos. Menos o do Pará.

Não é de hoje que ele não se apresenta bem. Sempre foi esforçado, mas agora tem sido comprometedor. E não to escrevendo isso por culpa da jogada em que o San Lorenzo quase marca no contra-ataque.

Pra mim, qualquer lateral que não sabe cruzar não serve. Ou não passa do meio-campo. Não tem muito mistério.

Outro que parece desinteressado é Zé Roberto. Não, não é falta de fôlego por causa da idade. Ele acabou o ano tinindo e continua sim. Acho que é desencanto, vontade de se aposentar, saco cheio de concentrar… O primeiro tempo do jogo contra o time do Papa mostrou claramente isso. É um baita profissional, ou era. Não sei o que aconteceu, mas é flagrante o desinteresse do nosso camisa 10.

Dos crucificados pela desclassificação prematura da Libertadores, Barcos me pareceu o que tem menos “culpa” (eu acredito que todos ganham e perdem juntos, sem particularidades).

Barcos, até errar o penal, fez uma das melhores partidas no Grêmio. Até conseguir dominar os balões que recebia ele conseguiu. O problema dele é que centroavante não vive mais somente de gols há muito tempo. Hoje, centroavante vive de gol DECISIVO. E neste quesito, infelizmente, não podemos contar com ele.

Voltando ao Enderson, que eu acho limitado criativamente e sem visão de jogo na hora decisiva, eu tenho uma sugestão: joga o caco do Pará fora e escala o Ramiro na direita.

Ele já jogou ali quando no Juventude, e sabe cruzar (já provou inúmeras vezes isso). Sem falar que tem pulmão de sobra pra subir e descer e é seguro na marcação.

Colocando o Ramiro na direita e achando um zagueiro decente,  podemos até arriscar jogar com um volante a menos.

Grohe, Ramiro, Rhodolphoh + 1, Breno (não levo fé nesse menino do Figueirense), Riveros e Edinho, Alan, Luan, Dudu e Barcos. Se eu fosse o Enderson, já tava treinando esta equipe faz tempo.

Comparilhe isso:

14 + comentários

  • vinícius 2 de maio de 2014 - 16:00 Responder

    pra mim, esse +1 da zaga já é o geromel.

  • JCBaldi 2 de maio de 2014 - 16:11 Responder

    Talvez tu tenhas razão sobre o Zé. As fofoqueiras da imprensa dizem que há divisão entre o grupo dele e do Barcos.

    Do meu ponto de vista, Barcos não serve. Não é só jogo decisivo.
    2 gol em 8 partidas na LA, sendo 1 de pênalti.
    E olha que Luan pifou ele algumas vezes…

    A amostra é horrível. São 50 e tantos jogos ano passado (ah, era o esquema…”sei”) e mais 20 e tantos nesse ano.
    Não fez contra o Brasil de Pelotas…

    É uma amostra significativa e nada acrescentou.
    Bota o Lucas Coelho (que ganhou todas de cabeça – onde estava Barcos para pegar a sobra????) e aposta nele.

    “Ah, mas o Lucas Coelho não joga nada.”
    Sim, qual a amostragem do cara? 2 jogos completos?

  • Fausto 2 de maio de 2014 - 16:39 Responder

    Com relação ao Pará, concordo plenamente que o Grêmio deve buscar uma solução para a lateral direita e o Ramiro por ali seria um quebra-galho até que se contrate um lateral para titular.

    Agora, quanto ganha o Pará? Quanto ele nos custa mensalmente? Porque a culpa dele ser titular não é dele. E, se o salário dele não for alto, creio que não deveria ser mandado embora. É um cara muito dedicado, tem raça, tem um baita preparo físico, joga nas duas laterais e de volante. Logo, pra mim, parece um ótimo reserva e cara bom de ter no grupo. Muito mais útil que um Adriano ou até mesmo um Leo Gago. Nunca entendi a política do Grêmio em que um dia o cara serve pra titular no outro tem que ser dispensado por deficiência técnica. Só se for salário alto mesmo!

    Quanto a zaga, acho que o certo seria contratar mais um zagueiro, mas enquanto isso não acontece eu também gostaria de ver Rodolfo e Geromel formando a dupla. Tem que dar sequência pro cara que foi contratado para que ele mostre o seu valor.

    Da tua escalação, eu mudaria é o Luan. Pra mim, hoje, ele é reserva do Dudu. Até porque está se criando uma expectativa exagerada em cima do guri e daí é dois toques pra se tornar um novo Leandro. Escalaria ali no meio, junto com o Ruiz, o Rodriguinho que acabou de chegar e precisa de sequencia pra mostrar o seu valor.

    No mais, dentre as muitas lições que dá pra tirar da Libertadores, tem bons valores aí jogando em times medianos, que não tem essa condição financeira toda e que poderíamos buscar alguns jogadores para nos reforçar.

    Cito alguns que vi jogar:

    Marchesin (Lanus)
    Guzman (Newells)
    Correa (Velez, não o do San Lorenzo que é pretendido pelos grandes da Europa)
    Omar Perez (Santa Fe)
    Cardenas (Atletico Nacional)
    Cardona (Atletico Nacional)
    Piatti (San Lorenzo)
    Goltz (Lanus)
    Tobio (Velez)
    Sebá Domingues (Velez, apesar da idade)

  • Thiago 2 de maio de 2014 - 16:58 Responder

    Até 2015.

    Vou me resignar a ser torcedor de FINAL durante o ano de 2014.

    Se gasta muito tempo pensando em conspirações e táticas quando a resposta é MUITO simples. Competência, Superiores que saibam utilizar motivação e dedicação.

    Isso o Grêmio não tem que chega esse ano. Não tem e não vai ter.

    Sobre o Pará, só uma pergunta:
    – Todos os Laterais direitos que jogaram contra o Grêmio são melhores do que o Pará? Eu duvido.
    Quem não trabalha com os recursos que tem é o que? Incompetente.

  • Marcos Werner 2 de maio de 2014 - 19:02 Responder

    Concordo com a lista do amigo Fausto.E para treinador me parece que o Cuca está com os dias contados na China é um bom nome para mais adiante.

  • RODRIGO RESTELATO 2 de maio de 2014 - 19:26 Responder

    Esse Cardenas do Atletico Nac me parece um otimo jogador. Não deve ser caro.Barcos não dá!Na proxima decisão que tivermos, estará perdendo os gols que farão falta no final.

  • Felipe P. Stracke 2 de maio de 2014 - 19:33 Responder

    Eu penso em 3 nomes pra arrumar a casa. O Mário “loco” não deve ser difícil de trazer da Rússia. O Jonas vale o esforço pro ataque, manda o Mamute e o Ramiro por ele, talvez uma grana a mais. E no meio eu tentaria o Alex que tá no coxa, chamava o Tcheco prum papo ao pé do ouvido e mandava um pacotão com Léo Gago, Máxi (que tem mercado)e o Adriano. Deixa o “ali no posto ipiranga” até o final da copa, já que não tem nada melhor. Depois traz o Big Phil.

  • Maurício 2 de maio de 2014 - 19:45 Responder

    Blogueiro que minimiza a “ruindade” do Barcos não merece meu respeito. O Pará quase comprometeu no jogo da volta, mas quem realmente foi o Barcos, que comprometeu com a perda de um “gol feito” no primeiro jogo. 02 gols em oito partidas, sendo 01 de pênalti, contra fatos não há argumentos.

  • Sergio Amarildo 2 de maio de 2014 - 20:15 Responder

    Concordo com a avaliação do blog. Acrescentaria e ressaltaria a ideia já expressa que o Barcos perde muito gol e na hora decisiva e contra times mais fortes ele sucumbe. Outra coisa, penso que o Grêmio perdeu o jeito de ser Campeão. Acho que direção, comissão técnica e jogadores devem passar por um ‘choque de atitude’. Não dá para amarelar em grenal, não dá para amarelar em partida com times da América Latina, não dá para vacilar contra times no gauchão com o time titular. Enfim, o Grêmio tem que ter atitude de vencedor, voltar a ser temido e respeitado como foi nas décadas de 80, 90 e início dos anos 2000. Que venham líderes fortes e positivos como De Leon, Adilson Batista, Dinho e outros. Sigamos cobrando da direção do Grêmio para superarmos essa fase de ‘fundo do poço’. Gremista sempre!

  • Luiz Cesar 2 de maio de 2014 - 22:26 Responder

    Prezado,

    Concordo com autor em tudo, menos a respeito do Breno, ele amarelou feio contra o Patético Paranaoue.

    Esse Lateral do Figueirense foi revelação, não deve ser ruim.

  • iago lima 2 de maio de 2014 - 23:57 Responder

    Barcos é vidraça do time, tudo que acontece de ruim é culpa dele, calma.

  • ArthurJ 3 de maio de 2014 - 12:40 Responder

    “Barcos, até errar o penal, fez uma das melhores partidas no Grêmio:”

    E não fez gol. Isso pra mim não é centroavante. Barcos é o Anti-Centroavante, que consegue a proeza de “jogar bem” e não fazer 1 mínimo gol sequer. E ainda por cima perder penalti.

    Barcos tem que sair do time urgentemente, junto com o Pará, ou então trocar de função (que jogue de meia, 2o atacante, sei lá).

  • Eduardo Schwede 4 de maio de 2014 - 10:44 Responder

    Libertadores Libertadores e + Libertadores!!!

    Todo mundo falando da copa, mas ninguém dando importância para os outros campeonatos!!

    Nem uma palinha no blog sobre os jogos do Brasileirão? até parece que os gremistas só querem ganhar Libertadores, os outros campeonatos pouco interessa.

    Pois bem, ficaremos MUITOS anos ainda na fila se a torcida ficar desdenhando as outras competições, porque clube que disputa apenas 1 campeonato por ano realmente leva uma eternidade pra conquistar título!!!

  • FÁBIO GREMISTA 4 de maio de 2014 - 11:48 Responder

    Domingo, 04 de maio de 2014 | 11h11

    Com um desempenho sofrível, o BOTAFOGO DO SUL viajou até Santos, berço do rei Pelé, para encarar o time da Vila Belmiro em uma partida, esteticamente falando, tão feia quanto a Presidente usando uma lingerie sensual.

    Presente no local, um dos 7.934 pagantes, Geraldo Magela fez um comentário sobre a partida:

    – “Dava medo de ver”.

    Entretanto, apesar do que foi apresentado em campo, o técnico do BOTAFOGO DO SUL ficou satisfeito com o resultado. Palavras como “intensidade” foram repetidas durante sua coletiva de imprensa.

    E intensidade é, sabidamente, uma das diretrizes do departamento de futebol do BOTAFOGO DO SUL. Ora, se existe uma característica que o torcedor do BOTAFOGO DO SUL não pode deixar de exaltar é exatamente esta, pois, levar 6×2 em um Grenal, perder para os restos mortais do Atlético-PR na estreia do Brasileirão e, ainda, ser eliminado em plena ARENA OAS, casa do BOTAFOGO DO SUL, com quase 50 mil expectadores, pelo Caxias da Argentina é, no mínimo, bastante “intensidade” para um pouco menos de 30 dias.

    Podemos afirmar que o discurso, do comandante e seus jogadores, está afinado com os resultados dentro de campo.

    Neste momento, a satisfação preenche os corações dor torcedores do BOTAFOGO DO SUL. São 4 pontos em 12 já disputados.

    É, praticamente, vaga garantida para a Copa Sulamericana.

    E não se esqueça: torcedor, compre seu ingresso ou se acomode na poltrona! A Copa do Mundo está chegando! E a ARENA OAS, casa do BOTAFOGO DO SUL, será campo de treinamento de grandes seleções que por aqui passarão!

    Isso é mais do que um título, é um orgulho para o torcedor do BOTAFOGO DO SUL!

    – Texto dedicado aos que ainda acreditam em um Grêmio dos e para os Gremistas –

  • Deixe uma resposta