E tem mesmo que voltar?

0 Postado por - 1 de maio de 2014 - Artigos

Ninguém que coloca o Barcos pra bater o primeiro pênalti e o Werley pra bater o último pode passar impune. O nosso camisa 9 é o que mais fez gols de pênalti no elenco, mas também é o único que anda batendo. E sempre causa medo. Contra o Corínthians, na Copa do Brasil do ano passado, naquele jogo que o Dida pegou 3. Lembra quem bateu (e perdeu) o primeiro? O mesmo cara que quase perdeu o pênalti contra o Nacional, que deu a vitória de 1×0 na Arena e a segunda melhor campanha no geral. Goleiro que espera SEMPRE pega o dele. Nunca é no cantinho, quase sempre no lado direito. Acho que até eu pego. Já o Werley, bem… alguém aí já viu ele bater um pênalti? Não foi ontem.

Ao invés do abraço, a hora é de CASCUDO. Foto Lucas Uebel/ Grêmio Oficial

Há quem coloque a culpa até no Papa. Mas nós perdemos essa vaga nas quartas simplesmente porque o nosso treinador não faz a menor ideia que mata-mata não é um jogo normal. Ele entrou com “preocupações defensivas”, sacando o Ramiro do time e mantendo o Riveros e o EDINHO. Era meio que ÓBVIO que o San Lorenzo só ia pro ataque se nós déssemos a bola pra eles e insistíssemos muito. E foi exatamente o que fizemos. Com o Luan e o Dudu tentando puxar e o Barcos naufragando contra quatro defensores, era óbvio que os volantes iam ter que aparecer pra jogar. E tínhamos o Edinho ao invés do Ramiro. O cara que era para roubar a bola e não fazia nada, cansou de errar passes. Tivemos um primeiro tempo fraco, embora com uma chance claríssima de gol salva pelo zagueiro. Mas era preciso martelar.

No segundo tempo, saiu o Zé Roberto pra trocar um meia por outro. Precisando martelar, o treinador tinha medo de levar outro. Oras, 3×0 classificaria tanto quanto 3×1. Por que não foi pra fazer 3? Por que não foi com Riveros, Ramiro e Zé? Por que não tentou dois meias e só o Riveros na primeira função quando viu que não estava adiantando? Ficamos com dois volantes até ele sacar o PARÁ PRA BOTAR UM CENTROAVANTE? Cara, o Pará é ruim, mas cruza milhões de vezes melhor que o Werley improvisado por ali. E tina DOIS CENTROAVANTES NA ÁREA. Mas foi no meio dessa zona que a marcação dos argentinos se perdeu completamente. E aí, num chute errado, o único cara que parecia indignado com o resultado meteu a cabeça e fez o gol que precisávamos para ir pros penais.

Mas não adiantava nada. O treinador simplesmente não entende nada de mata-mata. POR QUE O DUDU NÃO BATEU O PRIMEIRO? “Ah, ele não treina penais”. Azar. Tava com o moral lá em cima. Era o cara que ia colocar até o goleiro pra dentro. O próprio Pará, preterido para ficar com o WERLEY NA LATERAL, nunca perdeu pênalti no Grêmio (foi o primeiro a furar o goleirinho do Corínthians no ano passado, inclusive). Por que colocar jogador insosso na hora que o que vale é a vontade? Simplesmente porque ele não manja. Nunca vai manjar. Ficará eternamente dizendo que resultados como esse são coisas do futebol. Que não vê nada de errado e que a culpa pelo jejum do Grêmio não é dele. O discurso mais fácil, do cagão.

Sigo com a minha opinião: estão certos em manter o cara. Mas que faça as malas no final do ano.  Vá pra casa, treinar time pequeno, onde não tem responsabilidade, cobrança. E glória. E deixa a vaga da libertadores, aquela mesma que tu tirou da gente, Enderson, aqui. Pra quem saiba aproveitar de verdade.

Comparilhe isso:

37 + comentários

  • Binho 1 de maio de 2014 - 18:49 Responder

    É verdade a história que queriam passar um vídeo de motivação, com as conquistas do Grêmio, e os caras não quiseram assistir?

    Porque se isso for verdade é o fim da picada… eu não vou mais ao estádio esse ano enquanto esses merdas vestiram a tricolor.

    E se um treinador deixa fazerem isso então tem que pendurar pela perna e dar de relho nas paleta até começar a falar em aramaico.

  • jacques de moraes 1 de maio de 2014 - 19:24 Responder

    Esse técnico é colorado…

  • Fábio Falcão 1 de maio de 2014 - 19:28 Responder

    Ficará até o final da copa… Quando Koff convocará Felipão!

  • Peres 1 de maio de 2014 - 19:32 Responder

    Me desculpem mas ficarmos criticando esse ou aquele, jogador ou técnico, não vai mudar nada, pois estão ali porque foram contratados pela diretoria do Grêmio que é a principal responsável por tudo isso que estamos passando todos esses anos, minha opinião é que organizar a torcida para que através de boicote a jogos fazer com que a diretoria seja obrigada a mudar as suas atitudes.

  • Mano 1 de maio de 2014 - 19:32 Responder

    Aí, vivo lendo post do vcs sobre a torcida, sobre apoiar e não vaiar. Especialmente depois do grenal, não fazer terra arrasada.
    Pois bem, e agora?
    Comentei semana passada num post de vcs, a torcida também é reflexo do time em campo.
    E nosso time em campo é muito sem vontade.
    Esse time q ta aí não tem solução, pq mesmo com a torcida apoiando do início ao fim o time não se contagia. Time frio e sem graça.

  • Airton 1 de maio de 2014 - 19:35 Responder

    Não aceito a justificativa do Anderson nem da diretoria. Eles têm que ver às imagens dos torcedores durante o jogo, assim vão saber às suas reais responsabilidades. Até agora todos foram irresponsáveis!!!

    Airton

  • Cruyff 1 de maio de 2014 - 19:37 Responder

    Cara ontem eu prometi pra mim mesmo que só acompanho o Grêmio daqui uns meses, essa vai ser minha última mensagem esse ano…( mas não vou deixar de ser sócio, não quero fuder com o clube).

    Que ironia, ontem quem apitou nossa partida foi o mesmo árbitro da nossa eliminação do ano passado contra o Santa Fé.

    Santa Fé, Time do PAPA…. é a reza ta braba mesmo.

    Cara… quando fomos para os pênaltis eu já tinha certeza de que não iríamos passar, tinha plena convicção que o Marcelo não iria pegar nenhum pênalti e que Werley iria errar com toda certeza, cade aquele FDP que ficava elogiando o Marcelo… dizendo que ele tinha nos salvo contra a LDU, que tinha pego pênalti…. PQPPPP, é muita incompetência, e nosso atacante, não treina??? 650 mil reais pra chegar na hora H e sempre errar o dele!!

    Cara eu gosto do Marcelo, parece uma pessoa boa, mas não adianta mata-mata é pra quem tem culhão, sangue no olho…. e ele é um baita de um bundão, com seu gelzinho no cabelo e sempre com o mesmo discursinho passivo…

    Poucos nos representaram, só a garotada, Dudu, Wendell, até o Geromel! Talvez nossa única alegria será ver os jovens esse ano, deu desses fdp que ganham fortunas e não fazem porra nenhuma.

  • RODRIGO 1 de maio de 2014 - 19:42 Responder

    É claro que o treinador tem uma parcela de culpa pelos maus resultados.Mas na minha opinião mais culpa tem o nosso centroavante,não da pra engolir a falta pra fora do primeiro jogo.Barcos no Gremio é o atacante do quase,faz tudo certo e na hora de marcar perde,e como artilheiro e capitão, que é de forma equivocada, não pode se dar ao luxo de errar o primeiro penalti.Então passa por aí a primeira mudança no tricolor.Enderson é treinador de pontos corridos,vamos ver no que dá.

  • Bernardo 1 de maio de 2014 - 19:42 Responder

    E nenhum comentário sobre o goleiro pipoqueiro que aceita chutes rasteiros no meio do gol e pula 1 hora antes no penalti?
    Ah se fosse o victor, mas o atual é gremistão.

  • Ademir Pedrini 1 de maio de 2014 - 19:50 Responder

    Tão Sonhando xom o Felipao.

  • Cruyff 1 de maio de 2014 - 19:55 Responder

    Cara por mais boa gente que seja o Marcelo Grohe, não me serve, é muito bundão, passivo, tem espírito de perdedor essa que é a plena verdade.

    Seu histórico fala por si só, em decisão nunca apareceu, além do que, olha o que o cara se submeteu pra ficar no Grêmio, e porque ele fez isso, porque amava o clube? duvido…, fez porque é acomodado com seu salariozinho, nunca confiou no seu potencial ! Se eu chegar amanha e der uma porrada na cara dele, é capaz dele pedir desculpa!

  • Fagner 1 de maio de 2014 - 20:21 Responder

    Olha, o Danrlei também era uma NABA pra pegar pênalti. Aliás, são muito parecidos: alguns jogos se superam, em outros catam borboleta. Mas é um ótimo goleiro. E tem mostrado isso. Esqueceram do jogo contra o Atlético Mineiro?

    Saludos,
    Fagner

  • oliver 1 de maio de 2014 - 20:21 Responder

    o problema nao e goleiro nao existe goleiro sem zaga,nao existe zaga sem volante e nao se faz gol sem centroavante nao existe garra quando o treinador e covarde e passa isso para os jogadores pelo que o barcos ganha era para ele ser artilheiro da libertadores e esse cara que fica na lateral do campo ……bom se ele treina o Luverdense com esse papo covarde e derrotista que ele prega o Luverdense deixa de existir tecnico burro covarde e mediocre deixo aqui minha indignacao??????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • Seccors 1 de maio de 2014 - 20:57 Responder

    Antes de qualquer comentário UM DESAFIO, jogo um pacote de Bud, com qualquer colorado que Grêmio acaba na frente do Inter no Brasileiro…

    São 13 anos na fila, sou torcedorZÃO do tricolor, mas já virou costume as eliminações, meu nível de stress não se eleva mais,,, zica é zica, Grêmio e pênaltis não combinam desde 1995…
    Não adianta mudar, mandar meio time embora, trocar dirigente, técnico ou executivo, aí pensamos, precisamos de continuidade já tentamos com o “pojeto” e não deu certo, com Renato e também não deu certo, as trocas de técnicos também não funcionam, time de jovens, time de medalhões, time mesclado, são 13 anos em que todo ano renovam nossas esperanças e logo depois destroem com tudo, é isso, vamos continuar esperando, tendo paciência, MAIS TRISTE É NÃO PODER NEM COMPETIR, E TER QUE SE CONTENTAR SECANDO, sabemos muito bem disso, apesar de nos últimos anos temos sido competitivos, está faltando o título, uma hora ele chega…

  • Julio Cesar Freitas 1 de maio de 2014 - 21:14 Responder

    eu nao acho que o enderson seja o culpado ta certo ele errou nos 3 jogos cruciais que nao poderia ter errado,mas nao temos porque crucificarmos ele prque faz, pra mim,7anos q nao ganhamos um titulo inportante, sim 7 porque serie b tem valor sim,se essa patota de elergumenos se van gloreiao com esta bosta de gauchao que nao levao nimguem a nada TEM VALOR, ATE PORQ FAZ UNS 20 ANOS Q NAO TEM UM TIME DO INTERIOR GAUCHO NA B E DA C PRA BAIXO. E´FACIL SER CAMPEAO DESSE GAUCHAO MEDIUCRE QNDO TU TE DEDICA UM SEMESTRE INTEIRO SO PRA ELE O ARGENTINO FALOU NO DONOS DA BOLA Q ELES SO SE PREPARARAM PARA OS GRENAIS ENQUANTO NOS TINHMOS UMA LIBERTADRES PELA FRENTE COM JOGOS DE ALTISSIMO NIVEL,SERA Q SE A DIREÇAO DO GREMIO TIVESSE DEIXADO ESSA BOSTA DE GAUCHAO PRA LA NAO TERIA SIDO DIFERENTE, POR QUE AS FINAIS DO GAUCHAO DES ESTABILIZARAM TODO O TRABALHO, Q ATE ENTAO ERA PERFEITO E ERA MESMO, TUDO POR ALGO Q NAO TEM VALOR NEM UM Q NAO TEM VALOR FINANCEIRO PARA O CLUBE. UM JOGO DESSE RURALITO A NOITE NAO PAGA A LUZ Q E`GASTA NA ARENA DO GREMIO E`PRESCISO REPEMSAR ESSE GAUCHAO E UM PREJUISO SO`, POR ISSO TEMOS Q DARMOS UM VOTO DE CONFIANÇA AO ENDERSON DEIXAMOS ELE TRABALHAR, O TITULO Q ELES DISPUTAM JA TA COM ELES PRONTO, A AMOSTRA JA FOI VISTA NAS 2PRIMEIRAS RODADAS DO BRASILEIRO GANHARAM DO VITORIA COM AS CALÇAS NA MAO E SO NAO LEVARAM A VIRADA DO BOTA FOGO PORQUE FALTOU TEMPO,ISTO Q FAZ 3 MESES Q OS JOGADORES DO FOGAO NAO RESCEBEM SALARIOS. AGORA ELES TEM MAIS TABU PARA QUEBRAR NOS NSSOS BOMS MOMENTOS FICAMOS 13GRENAIS INVICTOS NAO PEMSEM MUITO E OQUE ESSE ARGENTINO QUER, POR TANTO TA NA HORA DE PARAR DE PUXAR O SACO DESSE PAU NO RABO, Q VEM COM ESSE PAPO DE RESPEITA O GREMIO, ISTO E PAPO FURADO, ANO PASSADO EMQUANTO O CLORADO SE ARRASTAVA NO BRASILEIRO NAS ENTREVISTA DELE,SO TENTAVA PREJUDICAR O TRABALHO DO RENATO GAUCHO,QUE SE FEZ UM ESCPSIONAL JOGADOR NA SUA TERRA NATAL, SENDO CAMPEAO DO MUNDO COMO O MELHOR, PORTANTO QUEM E GREMISTA DE VERDADE TEM QUE PARAR DE PUXAR OSACO DESSE TROUXA. E VAMOS DAR UMA FORÇA PRO ENDERSON ELE MEREÇE…

  • Adelar Jr 1 de maio de 2014 - 21:20 Responder

    Bom, agora quero ver como ficaremos a copa acabou e com ela se vai o Wendel (que junto com o DUDU parecia ser os únicos que estavam com o espirito de libertadores ontem) e Ramiro que foram vendidos no início do ano. Quem colocaremos no lugar deles? Temos a gurizada que contra o patético mineiro foram bem, mas até quando e onde eles nos levaram? Muitas duvidas e poucas esperanças em ver um caneco no armário esse ano.
    Da-lhe!

  • Hermes 1 de maio de 2014 - 21:34 Responder

    Achei tua indignação pertinente, mas as críticas erradas. Tu falou demais sobre os volantes e esqueceu de falar sobre o fato de Zé Roberto ter sido escalado. O Rodriguinho fez na primeira jogada mais do que o Zé tinha feito no primeiro tempo inteiro.
    E sobre as atuações do Pará e do Luan?
    Consigo entender o Enderson em relação aos volantes. O time tá acostumado a jogar com a consistência defensiva de 3 homens no meio campo. Se tu vai retirar um, tira não o que mais marca, mas qualquer outro. Se o time leva um gol, tem que fazer três e todo mundo sabe que é mais fácil a Chapecoense ser campeão brasileiro do que o Grêmio fazer 3 gols numa partida.

    Não te engane. O Grêmio perdeu essa classificação mais por causa dos jogadores do que por causa do treinador.

  • zoio 1 de maio de 2014 - 21:50 Responder

    Discordo quando vc diz que poderia ir com riveros ramiro e Zé.
    enquanto o Zé fardar e entrar no time nao ganharemos nada! deve ser o 1 a ser mandado embora pra corta gastos! muito ajuda quem nao atrapalha!

  • Pedro 1 de maio de 2014 - 22:02 Responder

    A torcida nao apoia do inicio ao fim, a anos que isso nao acontece e esse ano no jogos decisivos como o grenal e ontem, nao tinha caldeirao nenhum, só quem cantava era a gurizada proxima da banda da geral, ninguem faz mais nada a nao ser reclamar. Reclama depois ou antes, mas na hora tem que usar todo o folego pra incentivar os jogadores mas ninguem sabe de nada… vão ficar sem ganhar nada pra sempre, torcida amarga escrota

  • FÁBIO GREMISTA 1 de maio de 2014 - 22:40 Responder

    O BOTAFOGO DO SUL segue na mesma. Ao que parece, vai manter o Enderson Moreira pela simples ausência de um treinador disponível no mercado.

    Também não há oferta de lateral direito. Portanto, o BOTAFOGO DO SUL “decidiu” pela manutenção do Pará na posição. O mesmo pode ser dito do Barcos, que deveria pegar um banco para tentar salvar o que restou da sua desgastada imagem e ceder a posição para o jovem Lucas Coelho.

    Entretanto, o treinador do BOTAFOGO DO SUL, que em suas palavras “não tem culpa pela ausência de títulos” resolveu manter tudo como está, limitando-se apenas a elogiar o empenho dos guris que entraram e deram ânimo ao time, demonstrando, assim, sua perspicácia em observar o óbvio.

    Enfim, são muitos os projetos que serão implementados no BOTAFOGO DO SUL, equipe composta por um considerável número de dirigentes de um grande clube de futebol da América Latina, que parecem ter optado por abandonar a sua centenária agremiação e iniciar este novo projeto, o BOTAFOGO DO SUL.

    O que, convenhamos, é uma pena para os amantes do futebol, pois seria mais interessante reativar o Projeto Grêmio.

    Enfim, estes são os novos tempos. Torcedor, compre seu ingresso ou se acomode na poltrona! A Copa do Mundo está chegando! E a ARENA OAS, casa do BOTAFOGO DO SUL, será campo de treinamento de grandes seleções que por aqui passarão!

    Isso é mais do que um título, é um orgulho para o torcedor do BOTAFOGO DO SUL!

    _ Texto dedicado aos que acreditam em um Grêmio do e para os Gremistas._

  • Igor Macari 1 de maio de 2014 - 23:14 Responder

    Cara… Não dá pra dizert muita coisa.

    A não ser que o povo faça um abaixo-assinado e levar ao presidente veio gagá EXIGINDO algumas coisas:

    – Demitam o Enderson logo depois da Copa
    – Vendam esse INÚTIL do Pará. E não adianta dizer que cruza 1000x melhor que o Werley. QUEM DISSE QUE ESSE MISERÁVEL sabe cruzar? Só serve pra afundar o time esse INÚTIL.
    – Vendam o Werley URGENTE. Não dá pra aguentar um zagueiro BICHADO como esse INÚTIL.
    – Mandem embora os dois cones: Kleber e Barcos. O primeiro, nem era pra estar aí. Já o segundo, MANDA PRA VÁRZEA. Não sabe bater um pênalti esse CONE.

    E quanto ao comentário do Fábio, esse pretexto do BOTAFOGO DO SUL já usei uma vez, e vejo a cada jogo, parecemos isso. Não contratamos, se acostumamos com os mesmos, e cada ano, sem títulos.

    LAMENTÁVEL

  • Pablo da Costa 1 de maio de 2014 - 23:37 Responder

    Me indigna a apatia do Enderson tanto quanto me indignam os mistérios: Barcos, Pará, Zé Roberto, Edinho e Werley. A impressão que tenho é qua falta coragem a dirigentes e treinadores gremistas. E sem coragem não se vei a frente em nada. Neste Sábado teremos voltaremos aps 3 volantes? Ao Rhodolfo com a nabaWerley, quando deveria ser Rhodolfo e Geromel (menos pior)? E o “armador” será o Zé-pião?! Já que o Lucas Coelho parece inseguro, por que ñ dar uma(s) chance(s) ao guri, afinal o Barcos não marca gol em jogo do brasileiro mesmo… Resta o Pará, o Moisés é tão pior assim?! Sei lá, mas estão precisando de uma mexida. Só não ressuscitem o Kleber.

  • Marcelo 2 de maio de 2014 - 01:15 Responder

    O Enderson tem culpa resultado? Claro que tem, ninguém passa impune por colocar um jogador como o Zé Roberto, ou será que ninguém viu que ele apenas caminhou em campo, deu uma enganadinha, um trotezinho aqui ali, mas só isso mito pouco para o que ganha, aliás não sei quem inventou que ele é meia de criação, nunca foi nem no Santos no auge da carreira.
    O Pará nem se fala, a jogos que vem jogando mal.
    O Barcos errou sim todas as oportunidades que teve de gol, mas como exigir de a bola quando chega é através de balão, não temos um armador.
    Outra coisa, como pode um time não ter um batedor de faltas, até porque se notarem qualquer um bate faltas no Grêmio, e aliás bate e nem acerta a gol.
    O mais triste de todo isso é que nosso time está se apequenando, não ganhamos nem Grenal, nem Gauchão. Pra que ganhar vaga no brasileiro? To cansado de comemorar vaga, quero é título, quero é ganhar grenal, nem que fosse um campeonato melaço metropolitano, quero taça isso que eu quero e isso que faz um time continuar grande.

  • Mr. White 2 de maio de 2014 - 03:48 Responder

    Não fala bobagem meu.

    Danrlei era totalmente diferente do Grohe.
    Orientava toda hora a defesa, fazia pressão pra cima do juiz, intimidava os adversários, jogava com a torcida.

    O Grohe não faz nada disso, é uma múmia. Não tem língua, uma estátuta.

    Danrlei pegou um pênalti ou dois em toda história do Grêmio, mas em jogos decisivos fechava o gol. O Grêmio era outro.

    Esse Grêmio de hoje é de chorar.

    É só um time se futebol mas representa muito mais do que isso.

    Koff estou esperando a cereja do bolo.

  • RODRIGO 2 de maio de 2014 - 07:16 Responder

    BOTAFOGO DO SUL é boa!Mas não custa lembrar que o tempo que o Gremio esta sem titulo é memos que o Botafogo demora pra conseguir uma simples vaga para a libertadores.

  • Rafael Siqueira 2 de maio de 2014 - 09:14 Responder

    Querem saber a verdadeira razão desta eliminação e dos fracassos dos últimos anos? então LEIAM atentamente: http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2014/05/opiniao-devolvam-meu-gremio-4489987.html

    Quando todos nós tivermos esta conciência, aí voltaremos a ser Grêmio como Grêmio. Até lá continuaremos sendo Grêmio vivendo como time médio…

  • Antonio 2 de maio de 2014 - 09:21 Responder

    Caro Fagner,

    Primeiramente, permita-me parabenizá-lo por este espaço, sempre atual, polêmico e inteligente.

    Findada a LA (para nós, obviamente), considero pertinente tecer algumas considerações:

    1) É deveras pertinente apontar erros e equívocos de nosso time após a derrota. Ora; críticas, nessa seara, são absolutamente bem-vindas – entretanto, prestemos atenção no oposto: e se Barcos tivesse marcado aquele gol, cujo chute encobriu o goleiro? E se o cabeceio de Geromel tivesse surtido êxito, e entrado na meta. Some-se a isso o gol de Dudu. E se, ainda assim, o time tivesse jogado o mesmo que jogou – mas com vitória? As respostas dos digníssimos senhores acima seriam decerto diferentes.

    2) Eu vi todo o jogo. E testifico: vontade, de fato, não faltou. Faltou técnica. O time do Grêmio é mediano, para não resvalar em algum impropério. Infelizmente, o canto do cisne… nos encantou. E, para um desfecho trágico, durou pouco. Foi ingenuidade de nossa parte crer que esse time iria longe. Nossos atacantes não arrematam. Nosso capitão não consegue segurar a bola nos pés. Vence quem faz gol – não há, no nosso time, quem faça gols! Daí, como disse, é exigir demais de um time… mediano. Vislumbro um alento: tem guri da base pedindo passagem. O jogo contra o Galo Mineiro foi surpreendente.

    3) Nessa esteira, aproveito e rogo aos torcedores isto: não creiam que o time ganhará algo este ano. Ele lutará para se manter na série A. Sejamos pragmáticos, senhores. No máximo (a exemplo do Flamengo em 2013) conquistaremos a Copa do Brasil.

    4) Por último, não creio que a culpa seja inteiramente do técnico. Ganhamos juntos, perdemos juntos. A responsabilidade é solidária para com todos. Quando contrataram Enderson, o consenso era trabalhar com a base, com poucos recursos, e almejar a grandes resultados. A meu ver, a situação enegreceu com os dois reveses nos Gre-Nais. E, de fato, Enderson não estava preparado para tanto. Experiência em competições “mata-mata” adquire-se com o tempo – e acredito que o treinador até se portou bem. Perdeu por um gol de diferença na Argentina e tentou reverter o resultado aqui. E quase consegue. Quase

    5) Pênalti é técnica e controle psicológico. Não é vontade. Vontade também induz ao erro. Como já foi mencionado, é superestimar o brio de um time fraco tecnicamente.

    5) E, a meu ver, o pior: entrará outro presidente, outro departamento de futebol, outro técnico, outros jogadores. E tudo começa de novo. Planejamento de futebol exige um longo processo de maturação. Ano que vem mudará tudo – é o círculo vicioso em ação.

    É isso. Entendo que discordem de minhas ponderações. Mas é isso que faz esse blog tão sensacional. Grande abraço, Fagner.

  • Felix Nuñez 2 de maio de 2014 - 09:36 Responder

    Algumas considerações:
    1. Culpar o Grohe pela incompetência do time ao longo dos 90 minutos é piada. Ele realmente não sabe pegar penalty, mas a eliminação em nada teve ver a com ele.

    2. Concordo com ti Fagner no quesito penaltis. Quando vi a série de batedores foi surreal. Pensei o pior antes de iniciar.

    3. Barcos tá devendo, mas ainda acho que o cara passa fome boa parte do jogo. O problema está em manter um lateral direito ineficaz, um armador que não é armador de 40 anos que não faz absolutamente nada a não ser tocar a bola de lado.

    4. Pesou para Luan o jogo de ontem. O Guri se assustou, fato. Nem por isso merecia as vaias. Tem futuro!

    5. Geromel se portou bem. 350x melhor que Werley, pode fazer dupla com Rodolfo.

    6. Eu preferia o ROGER na casamata, desde o ano passado. Mas agora acho que é melhor tocar o barco assim mesmo e ver o que sai fim do ano.

    7. Rodriguinho não é melhor que Maxi. É outro afobado também que erra passes pra cacete. Mas acho que o Gremio deve insistir com estes 2 por um tempo, como análise. Pior que o Zé não são!

  • Fausto 2 de maio de 2014 - 09:39 Responder

    Pelo amor de Deus, estamos em maio, não vamos começar a falar em vaga em libertadores conquistada com um 3o ou 4o lugar no brasileirão porque já sabemos onde isso leva.

    Ou o Grêmio conquista a porra dessa vaga ganhando a Copa do Brasil ou então disputando até a última rodada o título do brasileirão, ou abre mão dessa merda pelo menos um ano!

    Senão vai ser mais um ano de mais do mesmo! Entra na Libertadores priorizando o gauchão, mas isso só até se topar com o Inter, que a essas alturas já tem alguma vantagem por ter feito melhor campanha. Aí perde os grenais e a casa cai, culpa a Libertadores pela perda do ruralito, mas o discurso não convence porque a derrota foi acachapante pro maior rival. É eliminado da Libertadores e culpa o gauchão. E cá estamos nós … batendo na porta do segundo semestre carregando o peso do mundo nas nossas costas!

    Será que é tão difícil enxergar o óbvio?

    Libertadores serve pra ganhar! Se tu não vai entrar pra ganhar, não entra nessa merda que é furada! Já são 3 Libertadores seguidas caindo nas oitavas. Será que isso não quer dizer nada? Óbvio que quer … que estamos entrando nessa competição sem a menor condição de ambicionar algo maior.

    Ah, mas se o Grohe pegasse penalti a gente tinha passado … talvez tivesse mesmo. E ái? Como que ia ser o Cruzeiro, que normalmente já é touca em mata-mata, entrosado, que ia vir babando depois de patinar na primeira fase e nas oitavas, mas se classficar bonito?

    Devíamos focar no que interessa:

    – quem é o treinador ideal para o Grêmio? Se não é o Enderson manda este naba embora e foda-se que ele é bom para pontos corridos. É bom para nos dar o título? Ou pra nos botar na Libertadores? Temos que botar no comando um cara que consiga sobreviver a uma virada de ano, uma troca de diretoria e etc. Como por exemplo o Tite, pra vir agora, ou o Felipão, pra vir depois da Copa.

    – quem são os jogadores aproveitáveis do elenco atual (para compor grupo) e do time atual (para serem titulares)

    – quem são os jogadores que tem custo x benefício ruim e devem vazar

    – quais as posições carentes e quais são os possíveis nomes para reforçar essas posições

    Acho que saindo uma barca com cerca de 10 jogadores e chegando outra com a mesma quantidade, sendo umas 3 contratações para time titular e o restante jogadores do calibre do Rodriguinho e do Marquinhos lateral que veio do Figueirense pra compor grupo tá ótimo!

  • Flávio da Luz 2 de maio de 2014 - 09:48 Responder

    Buenas.

    Vamos acordar Gremistada.
    Culpar um jogador pela eliminação ou por perder o GREnal, é inaceitável.
    O problema vem desde a conquista da CB 2001. É desde aquela conquista que nos afastamos de taças de relevância, chegando ao ponto de NÃO TERMOS MAIS CAPACIDADE de conquistarmos um simples Gauchão.
    O chimarrão é um simbolo do RS, é tradicional e passado de geração em geração. O chimarrão é preparado com erva-mate acompanhado por água na temperatura ideal. Obviamente precisamos da cuia e da bomba.
    Agora, se começar o afrescalhamento de misturar ao chimarrão , sabores artificiais, açucar, sucos e outros acompanhamentos que o descaracterize, vai virar um porcaria. Imagine servir o chimarrão numa caneca, numa taça, num copo de cristal.
    Percebem? O GRÊMIO dos maiores títulos conquistados, era invejado, criticado, excomungado, por jogar a maneira do Gaúcho.
    Moia a pau, ganhava tudo, tinha IDENTIDADE.
    E de 2001 prá cá? Um monte de afrescalhado do centro do Brazil, atletas e técnicos, que querem implantar o pagode e o jeitinho brasileiro no nosso vestiário.
    O pessoal fica criticando o Barcos. Reconheço que o cara FALHA, mas na MÉDIA, ninguém o supera. Procurem analisar a média. Acho que até o Luan e Wendel ficarão atrás dele.
    Precisamos nos reencontrarmos com o estilo perdido no passado.
    Nada contra o Brasil, os brasileiros, mas vão a PQP! Nós somos Gaúchos e nunca precisamos das fórmulas dos times do Brasil.
    Ao contrário. Técnicos de nossa terra foram levar nossa forma de conquistar títulos para a terra do jeitinho.
    Essa aproximação do GRÊMIO com o futebol brasileiro tem nos fudido e matado aos poucos.
    Pensem nisso, e parem de desmerecer os atletas que mostram vontade, respeito e dedicação. Podem ser limitados tecnicamentes, a maioria (em todos os times)são.
    Algo preciso ser feito, temos que que voltar a ser o GRÊMIO do RS, e não essa COISA abrasileirada, com dancinhas sertanejas (Jonas bundão, chuteiras coloridas (vários), fotinhas em redes sociais confraternizando com aletas do inter. Apanhamos de goleado, não queremos ver colorados na frente e….. nossos atletas correm aparecer abraçados aos vermelhos.
    Basta, esse discurso tem que continuar.
    Basta de bundinhas fanfarrões, com cara de choro, e barriguinha de tanquinho.
    Basta de técnicos podres, bandido, mercena´rios, como aqele canalha viciado em poker.
    basta de presidente bundão, flatulento, filhote da globo.
    Basta de torcedor que tem vergonha, receio, de ser Gaúcho.
    Eu sou do RIO GRANDE DO SUL, por ando passo, me determino, e tenho certeza que a mudança passa por uma cobrança forte, no que diz respeito a perda da IDENTIDADE.

  • Cruyff 2 de maio de 2014 - 10:38 Responder

    O mais engraçado é que falam que o Grêmio tem um time fraco, mas e os outros times da libertadores???? só time ridículo, o único que se salva é o cruzeiro, e o Atlético Nacional, que metemos 5 a 0 no agregado, e tem grandes chances de sair campeão!!

    Além do fator psicológico, Zé Roberto acabou com o Grêmio no jogo, culpa do nosso querido treinador!!! Aposto que Luan vai para reserva pra esse véio de 40 anos, enganador da porra jogar.

  • Indignado 2 de maio de 2014 - 10:54 Responder

    Este merda de treinador tem que ser mandado embora!!! Na verdade já até passou da hora!!! Ou vocês se esqueceram da humilhação imposta pelo SCI nas finais do Gauchão 2014??? Um treinador que escala errado e demora quase o jogo inteiro para ver que Ze Roberto (e já com um cartão amarelo!!!) não estava jogando nada quando até meu filho pequeno viu isso!!!! Que o Pará não serve nem para gandula? Que nem relaciona o Deretti no time? Que viu os meninos (time reserva) ganhar do Atlético-MG e disse que não iria aproveitar nada para o jogo com o San Lorenzo? Este MERDA (com letra maiúsula) de treinador ou é incompetente ou é apenas um fantoche desta corja de FDP que tomou conta do Grêmio há anos ( turma do Koff e do Odone!!!)e está sendo manipulado para escalar jogador de empresário que paga jabá????

  • Indignado 2 de maio de 2014 - 11:26 Responder

    E vamos começar a disputar mais uma vaga para a LA 2015. É só o que o Gremio consegue conquistar!!!!

  • Adelar Jr 2 de maio de 2014 - 13:27 Responder

    Concordo com tudo que disse.

  • mauricio 2 de maio de 2014 - 13:30 Responder

    Bota os reservas em campo e reza pra não ser rebaixado. Só isso. O time titular, com exceção de 3 ou 4, não está a fim de jogar bola. O treinador fez suas cagadas, mas é o menos responsável pela eliminação.
    E falar que o Marcelo é parecido com o Danrlei é uma ofensa ao futebol. O Danrlei foi um dos melhores goleiros do Brasil, o melhor que já vi jogar no Grêmio (não tive o prazer de ver o Lara, mas vi Mazaropi).
    E outra, a torcida do Grêmio é a coisa mais bizarra que já vi. Amarga, impaciente e injusta.

  • Kruel 2 de maio de 2014 - 20:25 Responder

    Puts é realmente difícil dizer as razões pois cada torcedor tem a sua cabeça, parece na real que ninguém tem idéia de nada.

    1- Absurdo ter mantido o Edinho tinhamos que ter Ramiro + Riveros e tentar fazer 3

    Puts e o tal Grenada que tomamos 4? A causa não foi ter tirado o Edinho? Perdido por 1 ou perdido por 1000, mas não me ousem a perder por mil (ou 4) Seus fdp! Ah pff decidam se é bom ou não tirar o cara.

    2- Grohe chamador de gol, sem culhões não pegou pênalti ontem!

    Ta falando sério? Time em 2 jogos tomou 1 só e a culpa é dele? Dida precisou de uns 20 pênaltis para pegar o PRIMEIRO, e olha de quem ousar reclamar dele por PASMEM, não pegar Pênaltis! Se cagar né? Isso ae é MÁ vontade com um jogador gremista, só pode, ta virando marca reclamar de quem é daqui.

    Corinthians campeão do mundo com o Cássio, puts lembram como ele era atrapalhado? Foi “bem” naquela seleção sub sei lá o que, mas cara a bola sempre respingava, ele saía errado e dava sorte da bola não entrar.
    Inter campeão do mundo com o FRANGUEIRO CLEMER, Puta, o Maior Frangueiro que já vi nessa terra, tomou o que? 3 gols na final contra o São Paulo? Mas inter fez 4 né? Não sei não vejo jogo dos amargos. Grohe tomou só 1, e time só fez 1 naquele timinho, culpa sem dúvida do Grohe,

    Danrlei era uma negação em Pênaltis, pegou quantos na Carreira? Lembro um contra o Paraná na copa sul, outro contra o Goiás no BR e parece que ele pegou contra o guarany na liberta? Não lembro desse bem eu tinha uns 8 anos na época. Mas sempre foi meu ídolo máximo e não é por isso que perdemos o Mundial. Ele não pegou, pra variar nenhum lá…

    Resumindo, se você quer esperar achar um goleiro que NUNCA tome gol, a ponto de passar de TODOS os mata-mata sem sofrer nada, puts vais ficar 13 anos sem título ou mais… Meu ídolo Máximo também tomou 2 contra o Nacional em 95, mas o Time fez 3 aqui e 1 lá… Puts exemplos não faltam.

    3- Enderson não entende nada de Mata-Mata

    Pqp então pq vocês são tão coniventes com esses merdas do Braziu e vaiam tantos nossos caras? Técnico Gaúcho é quem mais entende de mata-mata no braziu, é do nosso estilo, mas contratar LISCA? TA LOUCO NEM PENSAR! Mas mas… sempre fomos bem quando apostamos em quem é daqui.. NEM PENSAR NEM PENSAR! Mas mas… Técnico Gaúcho é quem tem a tal vibração e nunca cruza os braços como vocês querem… NEM PENSAR, FORA, QUERO MURICY, LUXA ou algum de nome que falem bem no Sportv. AH VÃO SE FUDER TORCEDORES MEDÍOCRES, Vão torcer pros times do BRAZIU se vocês odeiam tanto quem é daqui. Não gostam do Lisca? sei lá, tem outros gáuchos que tem nossa cara, foi só um nome de um Técnico que sempre mostra vibração e bota time pra correr quando nos enfrentam.

    Sempre que fazemos times de operários avançamos longe nos mata-mata, mas dai perdemos porque falta 1 cara que decida, 1 peça de qualidade, 1 Jonas no lugar do Tuta. Dai com o passar do tempo cada vez melhoramos mais nossa situação econômica, e vcs torcedores querem usar esse dinheiro em vez de comprar a tal cereja do bolo e turbinar nosso time de operários, querem encher o time de Idolatrados do sportv tipo alex mineiro, douglas, elano, zé roberto, andré santos… e dai temos nosso time de frescos sem pegada. Resultado: Não conseguem passar das 8ªs da liberta e sem me trazer nenhum orgulho ou alegria de assistir esses caras. Cara como a torcida me deixa puto da vida…
    ===========================================

    Eu fico olhando os comentários da torcida, vai de FICA LUXEMBURGO, Queremos treinador que não cruze os Braços! Queremos times que tenham pegada e saibam de mata-mata! Puxa chegamos a final com S.Goiano e Patrício que pernas de pau e amarelamos pro Boca, Zé Roberto tem a técnica que falta é o cara!… ah, é tanta discordância… Ficam se degladiando entre Tchechequetes x Zé Robertetes, Odonetes x Koffretes, cotonetes eu sei lá.

    A torcida do santos é um tom só: Somos time de futebol arte, toque de bola e da garotada da vila. Não ficam puxando pra lados diferentes.

    Nossa torcida não sabe o que é Grêmio, cada um tem o seu Grêmio… Ou de raça, ou de técnica, ou de pontos corridos, ou de mata-mata. Dai ficam ae, mudando nosso estilo de jogadores, técnicos, direção e crucificando a cada derrota. Bah to a ponto mesmo de pular da barca e largar de ser sócio. Eu fico confuso na briga toda de vocês não sei onde eu estou, não sei se eu sou parte desse clube mais. Eu gosto do que é daqui, talvez fui enganado com essa história de copeirismo e mata-matas, que somos tradicionais e tal.

    Eu quero ganhar tudo, sou como o Danrlei, Bernardinho, Ayrton Senna. Esses que ficam putos com cada derrota, mesmo que insignificante. (Danrlei não tocou bola num juiz pos este marcou pênalti num jogo festivo de fim de ano?). Quebrei a janela de casa pois perdemos um Grenal de imigação àrabe janeiro de 2005 e a torcida colorada cantando ão ão ão 2nd divisão. Dai escuto meia torcida falando que tudo bem perder gauchão, é cafézinho (Maldidos coxinhas de 95). Outra metade falando que temos que virar pequenos de novo e ganhar só gauchão de início (como cair pra 2nd pra arrumar a casa).
    ===========================================

    Cada dia me torno menos Gremista, não pelas derrotas, mas pela torcida que é tão contraditória, sinto que não tenho espaço, sinto que sou dos poucos que gostam do que é daqui. Tive que ler o tal Lipe dizer que tinhamos que mudar o estilo do Grêmio pois nosso não ganha mais títulos. Pqp a quanto tempo se quer jogamos com este estilo? Paramos em 2008 com apenas 7 anos sem títulos, o que é muito pouco ainda + por nossa situação financeira.
    ===========================================

    Bom escrevi d+, é difícil dizer o que sinto, ninguém vai ler tb mas era isso. Passar bem todos vocês.

  • Maurício 3 de maio de 2014 - 13:45 Responder

    Caro blogueiro, parabéns! Corretíssima análise. Pênalti não é loteria, é competência, e não tivemos competência no momento em que o Barcos foi escalado para bater o primeiro. Assim como eu previ a “merda” no chute indireto lá na Argentina eu previ que ruindade perderia o pênalti. O Barcos simplesmente “desenhou” o canto em que chutaria.
    Outra, falam da falta de “espírito” do Marcelo da mesma forma que falavam do Victor.

  • Deixe uma resposta