Mais injustiças

0 Postado por - 20 de novembro de 2013 - Artigos

A queimação da imprensa ao Renato é algo sem precedentes no Rio Grande do Sul. E, infelizmente, traz um monte de torcedores MALAS com eles. E esses bichos, quando alimentados, se multiplicam rápido. Há uma “unanimidade” nas manifestações das redes sociais: o Renato é ídolo, mas não é treinador. E não adiantam números para justificar o contrário: se, por um lado, o Barcos é o cara que é importante pro time titular porque é o cara que mais finalizou corretamente no gol entre todos os jogadores do Brasileirão, os anti dirão que ele é o cara mais pé-torto do Grêmio. Se o Bressan desarma muito mais que o Werley,  não é importante, porque ele já fez dois pênaltis. Se estamos entre os quatro melhores há um tempão, “não estamos convencendo”. Não interessam as estatísticas.

Ou melhor, interessam. Veja a notícia colocada pelo Marinho Saldanha do UOL ontem:

Marinho Saldanha: não se deu conta ou é ruim com matemática? Print screen do UOL

Marinho Saldanha: não se deu conta ou é ruim com matemática? Print screen do UOL

Tem alguma mentira na chamada? Obviamente, não. O Grêmio só pode chegar aos 69 pontos – o que é menos que os 71 do finado (mas muito mais humilde, né?) em 2012. Coincidentemente, com números, ele responde à um texto meu, escrito oito dias atrás, que afirma exatamente o contrário: com duas vitórias seguidas, a campanha do Grêmio seria igual a do ano passado. Não é a primeira vez que pautamos a imprensa. Porém há um problema com o texto do sr. Saldanha. Nós não podemos chegar aos 71 pontos desde a derrota para o Cruzeiro. Há dois jogos. Ou oito dias, se considerarmos que não deu tempo para escrever nada após a derrota do dia 10. Ou o Marinho não sabe bem matemática, ou só se deu conta disso agora, coincidentemente depois de duas vitórias consecutivas – fato que, como cobrei lá no dia 11, deveria gerar a mesma reação da torcida como com o Lixemburro.

Tem mais. A reportagem dá o contraponto da maioria dos meus argumentos daquele texto, tentando igualar o que eu disse que era diferente e diferenciar o que eu disse ser igual. Por exemplo, cita que o treinador passado tinha, realmente, entrado ainda no Ruralito, mas o Renato também teve decisões e não conseguiu vencer. Não cita que, em matas, só a Copa do Brasil – mesmo que a tese do “Maxi resolveria tudo em Curitiba” estivesse certa, ele não teve duas chances para se redimir. Também passa por cima do fato do Renato só ter um reforço em relação ao time que pegou – bem ao contrário do Lixemburro, que pegou o time com Léo Gago e Marcantonho (E COMO INSISTIU COM ELE). E não dá a menor bola em sequer pensar por que jogamos com três volantes (afinal é teimosia, né?). Também não nota que tomamos pressão até dos reservas do Flamengo com dois. Coincidentemente, mais uma vez, dando armas para mais contestação ao treinador. Mesmo que, no frigir dos ovos, não mude o fato de estarmos em segundo lugar, e não brigando para aparecer “na primeira página” de uma tabela que não tem mais de uma.

É óbvio que, quando escrevi o meu texto, eu peguei os números que me interessavam para mostrar o que eu queria: as campanhas estão iguais no resultado final até esse momento. E ele também: o Renato não chegará aos pontos do Lixemburro. Só que vocês sabem o que eu acho do Renato e por quê eu acho importante frisar essas semelhanças. Ainda querem que eu desenhe o que a imprensa acha e por quê publica as notícias dessa forma?

Comparilhe isso:

24 + comentários

  • Rafael 20 de novembro de 2013 - 08:45 Responder

    Melhor ser 2º com 69 que 3º com 71.
    Cada ano tem suas particularidades na tabela. Sou a favor da continuidade do Renato, apesar de ser contra algumas teimosias dele.
    Acho que ano que vem pode ser um grande ano se mantida essa base e se forem trazidos reforços pontuais, ESCOLHIDOS PELO KOFF, não porque eu ache que o Douglas craque não marca vá voltar, mas porque ao trazer o Bressan, o Ramiro e o Alex Teles o véio mostrou que sabe escolher jogador melhor que qualquer técnico.

  • Gionei 20 de novembro de 2013 - 09:01 Responder

    Me impressiona a capacidade do blog em considerar a torcida do grêmio um bando de idiotas, influenciáveis pela imprensa.

    Defender a manutenção do Renato é uma coisa. Dizer que todos aqueles que querem sua saída o fazem porque foram influenciados pela imprensa vermelha já beira o ridículo, tanto quanto chamar o técnico de Santo.

    Eu sou gremista, não renatista.

  • Mano 20 de novembro de 2013 - 09:24 Responder

    É isso aí Fagner, precisamos abrir os olhos desses corneteiros. O Renato vai nos levar a grandes conquistas ano que vem, é só olhar pra dentro de campo e pros resultados que dá pra ver que é outro time este ano, só não vê quem cegado pelo trabalho dos impaSCiais.

  • Barcos 20 de novembro de 2013 - 10:25 Responder

    Achar que o Barcos deve ser mantido por causa de uma estatística que diz que ele é quem mais finalizou corretamente a gol? Sério? Se esquecem que estatísticas sozinhas são frias, e pra mim, ele é o cara que mais recuou bolas pro goleiro. Pra mim quem mais finalizou corretamente a gol é o Éderson, que tem 17 gols no BR. A frente do Barcos ainda tem uns trocentos caras, que fizeram mais gols, que é o que importa.

  • pedroivo 20 de novembro de 2013 - 11:02 Responder

    Antes era o Benfica e agora é esse Marinho né. Coitadinho do Renato, todo mundo quer fazer injustiça com ele… Ai, ai esses jornalistas bobos e os torcedores MALA que ficam incomodando o nosso ‘santo’. Ainda bem que temos torcedores como o caro blogueiro, caso contrário estaríamos perdidos. Somente este nobre blogueiro tem a capacidade para abrir nossos olhos e nos mostrar a verdade, pois somos todos uns MALAS, enganados facilmente pela ‘imprensa vermelha’. hehehehe.Tu só pode tá de brincadeira né…
    Quanto o Renato tá te pagando para você escrever esses textos endeusando-o?

  • Mário 20 de novembro de 2013 - 11:03 Responder

    Sou como você a favor da manutenção do Renato, não apenas pelo fato de gostar do Renato mas pela questão de se dar continuidade num trabalho, acho que essa base com alguns reforços pontuais que o Koff fará tenho certeza que conseguiremos sair dessa fila de 12 anos sem títulos nacionais e internacionais, infelizmente nosso time não é tão bom assim quanto parece no papel, quero ver o Renato ano que vem armar o time como o de 2010 sempre para cima e esmagando o adversário, para isso temos que ter um meio de campo sólido e um ataque operante como tínhamos em 2010 e olha que o ataque era composto de Jonas num momento mágico da carreira e o André Lima muitas vezes contestado pela torcida mas que se for ver fez tantos gols quanto o Barcos e por último ano que vem tentem aproveitar o Moreno que é um ótimo atacante.

  • Paulo 20 de novembro de 2013 - 11:21 Responder

    Isso é fato, Quem tem bom senso, quem vai a todos os jogos e tenta escutar os jornaleiros vermelhos depois de uma vitoria, sabe que isso é verdade. Estava lá no Olímpico quando uma minoria gritou ficaluxa e inflamou quase todos, que gritavam. Ficaluxemburgo, Ficaluxemburgo,…… Lembro que na quela semana foi forte a campanha (jornaleiros) para que Kof renovasse. Eu que ñ gritei, olhei para o lado e vi que aquilo ia dar M, pois tirava do kof a força para decidir se ia ou ñ ficar com ele, alem de colocar a faca e o queijo na mão do luxa, coisa que ele usou super bem, multa alta e dois anos de contrato. E por ultimo a campanha Zétitular, cansei de escutar jornaleiros afirmando que erra um absurdo o Zé e Elano no banco, depois que o Renato colocou ele. Dizem que ele esta sem ritmo. Só que quem é Gremista, e ñ Zéista, e nem Renatista, e nem Luxista, sabe que com Zé e Elano ñ temos meio de campo e nem jogadas velozes, pois quando vão ñ voltam e se ficam ñ marcam. E a manifestação da torcida na Arena contra o Bahia? Gritando e vibrando quando Renato colocou Zé, mostra que os jornaleiros vermelhos influenciam sim na torcida.

  • Mano 20 de novembro de 2013 - 11:37 Responder

    Malditos porcos capitalistas da imprensa imparSCial, vamos lotar a arena e dar um basta nisso. RBS mente.
    Vamos gritar bem alto para o estado inteiro ouvir, queremos Renato, queremos nosso santo com a gente.
    Vamos todos gritar, não apenas a verdadeira torcida que é a geral, mas todos, todos mesmos!

  • Fausto 20 de novembro de 2013 - 11:52 Responder

    Cara, aí que eu discordo!

    O Koff é o presidente mais vitorioso da história do Grêmio, se tem alguém que tinha cacife pra peitar a torcida e dizer “deixa comigo que eu sei o que to fazendo” era ele!

    Se ele não confiava no trabalho do Luxemburgo não devia ter renovado por pressão de imprensa e torcida. Nem a pau! Assim como a renovação ou não renovação com o Renato tem que partir da convicção dele e não do que a torcida ou imprensa cobra!

    Foi uma puta de uma cagada e uma atitude política no melhor estilo Paulo Odone!

    Quanto as dicussões de Zé Roberto, Maxi e etc e tal, o problema é sempre o mesmo: o elenco do Grêmio, montado por treinadores que não tem identificação com o clube e trazendo jogadores que não tem as características do clube.

    Aí agora fica todo mundo dizendo que o Grêmio TEM que jogar com 3 volantes, porque se não jogam os 3 perdemos em marcação.

    Óbvio! Olha os volantes como são, tudo segundo volante! Cadê aquele cabeça de área peleador que sempre tivemos no Grêmio? Aquele que reza pela cartilha do “passa a bola, mas não passa o jogador”?

    Imagina dizer “temos que escalar 3 volantes porque só com o Dinho e mais um o time fica muito frágil”! Olha o tamanho do absurdo que isso soa!

    Mesma coisa o ataque, o Grêmio se tornou um cemitério de atacantes, porque não tem um meia armador e nem laterais eficientes pelos dois lados. Não articula jogadas, não cria chances claras de gol e aí nenhum atacante serve. A cada ano mandamos bons atacantes embora e gastamos milhões pra trazer outros atacantes caros que não vão resolver nada, sendo que se resolvesse o real problema, o nosso homem-gol poderia ser o André Lima tranquilamente! Prova disto foi o desempenho dele quando este mesmo Renato arrumou o time em 2010 recuperando o futebol do Douglas e com o Jonas voando e com uma boa dupla de laterais, o André Lima saiu metendo um gol atrás do outro também!

    Quanto a imprensa vermelha e a falta de discernimento da torcida tricolor para não se deixar influenciar, eu deixo aqui uma reflexão:

    A imprensa não era vermelha na década de 90 quando o Grêmio empilhou títulos sem parar?

    A torcida do Grêmio era mais inteligente naquela época?

    Os problemas do Grêmio se repetem já há alguns anos! Renovando ou não com o Renato, que é um bom treinador, mas não é Santo, o sucesso na próxima temporada depende da resolução destes problemas. Resolvendo temos boas chances de conquistar o tão sonhado título. Não resolvendo, com Renato, Roth, Luxa, Mourinho ou quem quer que seja na casamata, também podemos conquistar um título na gataria, mas a probabilidade maior é de mais uma temporada água de salsicha!

  • GG 20 de novembro de 2013 - 12:09 Responder

    Esse Marinho é um lixo como jornalista e como pessoa. No dia do incêndio da boate Kiss falou no twitter que não ficou comovido com as mortes.

    E mais: como a torcida do grêmio é uma merda. Luxemburgo ano passado deixou o grêmio em segundo e semifinalista da copa do brasil, com muito mais tempo de trabalho. A torcida gritou: fica luxemburgo

    Renato fez a mesma coisa em menos tempo e estão detonando ele. Acho que a torcida do grêmio merece o Ceslo Roth mesmo.

  • Alex P 20 de novembro de 2013 - 12:10 Responder

    Concordo em número, gênero e grau!
    O Renato é um baita treinador, pegou um time que tomava “arrodião” de qualquer naba, e fez os caras jogarem.
    Entendo o Renato quanto à utilização de 3 volantes, quem vai armar nesse elenco?
    Quando o falecido resolveu pedir a contratação de jogadores encheu de atacantes, zagueiros e voltantes e esqueceu 1 meia de criação, que poderia ter salvo o ano.
    Renato pegou um time sem identidade, sem vontade, e fez ganhar
    Não é a toa que estamos em 2º no Brasileiro.
    As vezes penso que o Renato deveria colocar o Maxi desde o início, pra mostrar para os corneteiros que o guri não aguenta o jogo todo, e tem muita limitação tática (Como ficou evidente no jogo contra o Flamerda, mas foi ofuscado pelos dois gols). Mas aí os corneteiros iriam colocar a culpa no modo com que o Renato escalou ele, e tudo aquilo que já se conhece bem.
    Apesar do bruxismo, teimosia e arrogância, características comuns em qualquer treinador, quero Renato em 2014, tenho certeza que vai ser o ano dele, e consequentemente do nosso tricolor
    A não ser que os corneteiros prefiram o Lisca Louco de repente…

  • Adriano 1903 20 de novembro de 2013 - 12:17 Responder

    Ohhh… mais um post defendendo o “Santo Injustiçado”… E eu que não consigo evitar, sempre me deixo influenciar pela imprensa VERMELHA… Por favor… a maioria da torcida do GRÊMIO é CEGA pelo Renato, mas nem todos são idiotas a ponto de se deixar levar pela opinião da imprensa. Sugiro que mudem o nome do blog para RENATO LIBERTADOR !!

  • JCBaldi 20 de novembro de 2013 - 13:48 Responder

    Exatamente como o Adriano 1903 falou: maioria é cega pelo Renato. Então não venham dizer que é culpa da imprensa vermelha. Ou mesmo da falta de títulos.

    Faz 20 jogos (ou mais) que o Grêmio não joga NADA. NADA, absolutamente NADA.
    Foi eliminado pelo Atlético PR porque não fez NENHUM gol em 2 jogos. NENHUM! Como já não tinha feito contra o Corinthians também. NENHUM gol em 4 jogos na CB. Se isso é bom, então não sei nada de futebol, parafraseando o nosso humilde ídolo. Deve ser culpa da imprensa vermelha e do exército de gremistas bovinos.

    Ah, mas está em 2º. Ora, porque os outros são piores ainda. Quando teve um embate mais ou menos, com o Atlético PR, se foi.

    O texto do cara não tem nada demais. O Grêmio não pode fazer 71 pontos. É isso. Estatística é um número frio, usado conforme os interesses.

    Barquitos é o que mais finalizou em gol? Que bacana, mais um argumento para mandá-lo embora. São 13 gols em 53 partidas, sendo 4 ou 5 de PÊNALTI. Só 8 ou 9 com bola rolando. Haja paciência para tanta ineficiência. Atacante bom é o que chuta em cima do goleiro pelo visto.

    Ah, mas o esquema deixa o Barcos longe da área… É mesmo? De onde o Vargas fez o gol ontem? De fora da área. Não precisa entrar para fazer, basta ter pontaria. E, ademais, Barcos perto da área = impedimento

    Ano que vem traz o Gilmar Dal Pozzo, manda esse monte de ameba cara embora (Barcos, Kleber, Pará, Adriano, Moreno) e arma um time mais novo e veloz com o Maxi, o Vargas e o Lucas Coelho, sim, o Lucas Coelho. Ele pode ter as 53 chances que o Barcos teve, não?

  • Paulo Manetti 20 de novembro de 2013 - 15:36 Responder

    Concordo com você Fagner, existe uma “cruzada” para tentar prejudicar o Grêmio, acrescida de uns torcedores, que nem deveriam se manifestar, pois só escrevem besteira, dando força pra essa Imprensa Esportiva do R. Grande do Sul, Colorada ao extremo, sem nenhum pudor.

  • Mano 20 de novembro de 2013 - 18:57 Responder

    Renato não merece tudo isso, merece nosso alento incondicional. Vamos domingo mostrar nosso apoio e dar carinho pra ele, como faz com os jogadores.
    Dale gremio

  • Marcelo 20 de novembro de 2013 - 21:07 Responder

    Cansei, o blog não é mais sobre o Grêmio, mas sim sobre as “injustiças” sobre o “santo”. PQP!

  • heraldo 21 de novembro de 2013 - 00:04 Responder

    Quem não quer a renovação do atual tecnico vicecampeão,é baba ovo da ivi.

  • Mano 21 de novembro de 2013 - 09:27 Responder

    Mais uma prova das injustiças e do trabalho que os imparSCiais estão fazendo contra nosso santo.

    No clicrbs ontem:

    “Homens de confiança de Renato em 2010, Rochemback, Paulão e Gabriel têm futuro indefinido”

    Porra, especulação das mais mesquinhas pra jogar torcida contra, apavorar a galera e fazer até a gente desejar a volta do douglas goró.

  • Diego 21 de novembro de 2013 - 10:05 Responder

    Essa reportagem de hoje, vermelha ou patrocinada por empresarios, ou as duas coisas, é de dar enjôo. Mas vamos supor que o Renato queira estes jogadores, o que eu duvido, mas vamos supor. Aí é que entra a direção em cena, coisa que a direcao anterior, totalmente submissa (só submi$$a mesmo?) ao treinador, não fazia. Tenho certeza que isto ira acontecer, basta ver que a maioria das contratações deste ano foi convicção da direção, e não do Lixo. A direcao vai atras dos jogadores com o perfil DO CLUBE, pq o clube fica, treinadores vao. Claro, levando em conta o que se pensa de esquema de jogo pro ano que vem.
    A cara domtime pra 2014 vai depender muito de negócios que possam aparecer. O Gremio nao vai simplesmente dispensar Barcos, precisa aparecer alguma oferta razoavel. Se dermos sorte de parecerem interessados em levarem todas as nabas, aí a coisa fica boa. Só tem um jogador que na minha opinião nao pode ficar de jeito nenhum: Kleber Enganador.

  • Adriano 1903 21 de novembro de 2013 - 10:10 Responder

    Bah, se eu fosse o Douglas “goró” não voltaria… Pelos novos conceitos de futebol do “santo” ele teria que aprender a marcar, não poderia ficar “passeando no shopping” como o MAXI RODRIGUEZ…

    Mas, falando sério, dos 3 nomes citados, só o Paulão poderia retornar, os outros 2 são Ex-jogadores faz tempo…

  • Fabio 21 de novembro de 2013 - 12:25 Responder

    Rapazes, acho que o Obama está espionando o Grêmio. É uma cruzada mundial contra o nosso time.

  • Fabiano 21 de novembro de 2013 - 14:17 Responder

    acho que o autor do post quer é implantar na torcida do Grêmio o estilo bobo alegre carioca com a visão das coisas numa perspectiva bossa nova “tudo é verão festa do sol e um barquinho a deslizar no macio azul do mar”…
    o Renato não é vítima nem da imprensa nem dos “MALAS” da torcida é vítima de seus próprios erros e limitações não acredito nele como técnico desde aquele fiasco na final que ele entregou em casa no gauchinho.
    E chamar o torcedor que o critica e enxerga os equívocos tanto dele quanto da diretoria de MALA é não querer enxergar o óbvio.
    Torcida bossa nova carioquinha jamais,pelo menos eu nunca.

  • Adriano 1903 21 de novembro de 2013 - 15:45 Responder

    Enquanto a torcida continuar inerte, resignada, não protestar, não se indignar, ficar nessa de apoio incondicional, achar que os problemas do Grêmio são culpa da imprensa “vermelha”, da arbitragem, isentar o Renato de críticas e cobranças, etc… continuaremos nessa M…. !!

    Ah, é de carioquinha, como falou o Fabiano, já chega o “santo”.

  • Gionei 21 de novembro de 2013 - 17:24 Responder

    Defender ou não a permanência de Renato, criticar ou apoiar algum jogador, tomar partido em relação a Koff x Odone e até mesmo ser favorável ou contrário ao tal apoio incondicional, são posições que devem ser respeitadas. Cada um com sua opinião e assim caminha a democracia.

    O que realmente me deixa perplexo é essa de “imprensa vermelha”. O que acontece é que a imprensa é ruim, e os comentaristas pouco entendem de futebol. Mas, mas, mas,precisam vender jornal, precisam ter assuntos para os inúmeros programas de rádio e blogs que tem por aí, então qualquer coisinha á aumentada, qualquer porém vira assunto de primeira página, fora as especulações sobre contratações e dispensas que logo logo começam.

    É só ler o que tem por aí, que percebe-se que os colorados também chamam a imprensa de azul, que quer plantar crise do lado vermelho e blá blá blá. Vejam a repercussão da suposta briga no vestiário deles (na verdade acho que estavam fazendo uma festinha…hehehe) para vermos que eles não são gremistas nem colorados, e sim maus profissionais ( se não todos, pelo menos uma boa parte).

    Ah, essa de santo também já deu neh. Coisa mais sem noção endeusar um profissional, colocando-o acima do clube.

  • Deixe uma resposta