A mídia e a injustiça

0 Postado por - 11 de novembro de 2013 - Artigos

Todo o mundo tá livre pra dar a sua opinião. Quem segue o blog desde o ano passado sabe qual é a minha sobre o Lixemburro, por exemplo. E, ao que parece, a opinião da maioria dos gremistas é que existem dois Renatos: um ídolo eterno, o jogador, e outro que é um aventureiro, o treinador. Cansei de discutir na internet com os que pensam que ele não é técnico. Desculpem, mas eu simplesmente não consigo admitir que alguém que conseguiu resultados com três esquemas na mesma temporada não saiba treinar um time. E não me lembro de algum que tenha feito isso no Grêmio em toda a minha vida. Mas, vá lá, é uma opinião. Eu posso respeitar isso. Mas não posso deixar de ficar puto com isso. E por dois lados da minha personalidade.

Por que tanta birra? Foto do Lucas Uebel, veiculada no Ducker.

O primeiro deles é meu lado torcedor. Eu compreendo quem, como eu, odeie o Lixemburro. Não que eu, no geral, seja um bom parâmetro, ou seja diferente dos outros. Mas esse cara ficou tão inimigo da gente nos anos 90, ridicularizando o Grêmio, dizendo que a gente jogava mal e ganhava, acusando a gente de bater nos jogadores deles, etc, que fica difícil simplesmente ir com a cara de um dos maiores campeões brasileiros fora das quatro linhas. Mesmo com ele na casamata do meu time. Eu tenho essa fraqueza e compreendo quem também tenha. De todo o coração. E ainda assim eu tentei ser o mais complacente com ele possível. Até vi qualidades dele em vários momentos da temporada passada. O que eu não consigo compreender, de maneira alguma, é que alguém se porte pior do que eu para avaliar o cara que é um ídolo, que fez uma ótima campanha em 2010, foi boicotado em 2011 e, de volta, repete uma boa campanha com um time limitado. E isso exatamente ao mesmo tempo que tiveram tanta paciência com o “meu inimigo” em 2012. Como compreender isso? “Seu burro! Nós estávamos muito melhores no ano passado!”.

Aí é o meu  lado historiador é que pira. A nossa última vitória em 2013 foi contra o Corínthians, 1×0, em casa. Era a 29ª rodada e estávamos separados do líder Cruzeiro por 9 pontos. Depois disso empatamos com o Inter, perdemos pro Coxa, empatamos com o Bahia e perdemos pro Cruzeiro. Em cinco jogos, fizemos 4 pontos de 6 em casa e 1 de 9 fora. Estávamos em segundo lugar na rodada 29; caímos para a 3ª na 33ª e estamos lá até agora, separados do líder por 17 pontos. E sabe como estávamos em 2012? Tomando a mesma rodada de hoje, quando havia sido a nossa última vitória? Pasmem: na 29ª, contra o Sport, fora de casa, por 3×1. Estávamos separados do líder Fluminense pelos mesmos 9 pontos. Depois disso, empatamos TODOS os jogos: Botafogo em casa, Fluminense fora, Coritiba em casa e Bahia fora. Foram 5 de 9 em casa e 2 de 6 fora.  “Ah, mas estávamos disputando o título”. Entramos na 29ª em segundo, como em 2013; porém, perdemos a posição já na 30ª, ficando assim até a 33ª. Nessa rodada estávamos com 12 pontos de desvantagem, faltando 15 para disputar. Fomos interromper a fase sem vitórias com duas seguidas: contra a Ponte Preta (1×0) e São Paulo (2×1), ambas em casa, sendo a última no fatídico “dia do fica”, quando voltamos ao segundo lugar, com 13 pontos de desvantagem para o líder.

Basicamente, até esse momento, a única diferença da campanha de 2013 para a campanha de 2012 é que perdemos pro líder. Se tivéssemos empatado (se aquela bola na trave do Barcos, por exemplo, tivesse entrado e calado o estádio e o Werley não tivesse falhado individualmente no gol do Borges e do Willian), teríamos 13 pontos atrás do líder, contra os 12 da era Lixemburro.

Há outra grande diferença, porém, da “nossa situação” de 2013 e a de 2012: o modo como a mídia mostra esses resultados e trata os dois treinadores. Embora vários torcedores fizessem pressão pelo Bertoglio, “não havia dúvidas” na imprensa que os titulares eram os melhores. Mesmo com o Elano não rendendo, como vocês podem ver na crônica que fiz da 33ª rodada, na época, e com o time flagrantemente não conseguir ganhar de absolutamente nenhum time que jogasse contra nós retrancados. Nunca mudando do seu 4-4-2 em quadrado, sua convicção, mesmo sem conseguir vencer. E com um ataque milionário que não fazia gol. Com o Souza contestadíssimo pela torcida. De fato, o carinho só se quebrou esse ano, quando ele resolveu bater de frente com a imprensa e abandonar o “media tranning”. Ele não chamou nenhum repórter de colorado no seu primeiro ano. E mais: pegou o time ANTES de começar o campeonato, conseguindo colocar o Werley, o Pará, o Elano e o Zé Roberto no time, “seus jogadores”. O Renato só tem como “seu” o Rhodolfo. O resto é o time que estava aí, com o Riveros, reforço da direção que não foi vetado, como outros zagueiros que foram substituídos pelo Cris.

Então, caros, eu só posso chamar o que está ocorrendo de injustiça. Se o Lixemburro mereceu toda a paciência que tiveram com ele, por que não com o Renato? Temos Vasco e Flamengo agora, mais uma vez em casa. Se vencermos esses dois, haverá trégua? Haverá “fica”? Pensem muito nisso antes de rumarem para o estádio. A nossa situação ainda é uma merda, por estarmos longe de títulos por mais um ano. Mas é não é mais merda do que o ano passado. O ano do “fica”.

Comparilhe isso:

50 + comentários

  • Tobias Fretta Zappelini 11 de novembro de 2013 - 08:43 Responder

    O autor do texto corre no mesmo erro do Renato, o de se comparar com um treinador que teve bons momentos, mas foi um insucesso no Grêmio. Fiquemos nos comparando com os nossos insucessos e nunca iremos longe.

  • Saimon Pescador Andreazza 11 de novembro de 2013 - 08:46 Responder

    Seguindo na mesma linha do treinador, que NÃO é treinador… comparações ridículas e que a anos não nos levam a lugar nenhum…

  • Pedro Ivo 11 de novembro de 2013 - 08:53 Responder

    Só pode ser inocência do colunista. Ao invés de ficar comparando a mediocridade do ano anterior com a mediocridade do ano atual, vc deveria perceber que o nosso time não joga bem, não possui nenhuma jogada, sem falar no nosso técnico que não coloca um jogador para armar e criar jogadas. A maioria das partidas que ganhamos depois que o Renato assumiu foram com gols ‘achados’, sendo que poucas vezes esses gols saíram de jogadas criadas. Ficar jogando com 3 volantes e 3 zagueiros é postura de time pequeno. Por favor, não faça como o técnico do teu time e não seja arrogante, e reconheça que o nosso time não chegará em lugar nenhum com esse nivelamento por baixo. Nunca vou entender pq essa paixão pelo Renato técnico. Sou muito mais o Mano Menezes, ao menos ele entende de tática de futebol, diferente do nosso técnico e do colunista que fica nesse papinho do ‘Renato Superstar’… hehehe. Quanta inocência. FORA RENATO.

  • Guilherme 11 de novembro de 2013 - 08:56 Responder

    É por isso que fechamos 12 anos sem títulos de expressão. Estamos aqui comparando o nosso ano de merda com o ano de merda do ano passado, ou seja, 0 + 0 = 0. Assim, nunca sairemos do lugar.
    Não adianta comparar o Grêmio desse ano com o do ano passado, nem o do ano passado com o do Roth.
    Temos é que admitir que em um campeonato de pontos corridos, quem perde 12 pontos para Criciúma e Coritiba, não pode querer ir longe mesmo.
    Quem tem um ataque que só é tão ruim quanto o de 2006, não pode pretender coisas maiores.
    E aí tem o dedo do treinador. Que legal que tu viste o Grêmio jogar com 3 esquemas diferentes e ganhar. E o esquema que possa ganhar um dos últimos 5 ou 6 últimos jogos que não conseguimos sequer fazer gols? Onde está o nosso treinador para encontrá-lo?
    Onde está o nosso treinador para enquadrar o Kléber e fazê-lo jogar para o time e não ficar só tentando cavar falta? Onde está o treinador para mandar o nosso centroavante ficar no ataque e não recuar para trás da linha dos volantes na marcação?
    Onde está o nosso treinador que não ensaiou um novo esquema no qual o time pudesse ter posse de bola e domínio no ataque quando o esquema do avanço dos 3 volantas e dos 2 alas sucumbisse?
    Não é teimosia ainda insistir com o Ramiro como pensador do time? Ontem ele chegou a tentar um passe para o Barcos, sendo que este estava caído no gramado.
    Que convicção o nosso treinado tinha ao escalar o Zé Roberto como meia, em um esquema que ele nunca tinha treinado, contra o Atlético PR?

  • Luciano 11 de novembro de 2013 - 09:18 Responder

    Bom dia,
    Eu também tenho o Renato como ídolo, mas não podemos esquecer que sua vaidade, arrogância e birra são seus próprios venenos.
    Concordo quando dizes que o cara fez o time jogar com 3 esquemas diferentes, mas a cada série de bons resultados, vinha o Renato enaltecer seus feitos, jogando tudo por terra.
    Acho bonito ele fechar com o grupo, mas há pelo menos 15 rodadas que venho dizendo ao meu filho que o Barcos vai fazê-lo perder o emprego.
    Outro “fato” que constato, é que já que tens tantos dados assim, procura as entrevistas da passagem anterior, e verás que as desculpas eram sempre as mesmas. “se não fosse isto”, “se não fosse aquilo”, mas nunca se ouviu algo como, errei ou erramos. Erro este que ele cometeu contra o Atl Par., quando sem o ataque titular, deveria usar o regulamento a seu favor, e escalar o Zé desde o início não para atacar, mas para segurar o jogo que é sua especialidade. E se ainda assim, tivéssemos tomado um gol, o jogo seguinte seria para o Maxi que brincando, coloca os companheiros na cara do gol a qualquer ora.OU O CARA NÃO ESTÁ ENTENDENDO AS REGRAS DO JOGO, OU É TÃO ARROGANTE, QUE PASSOU AO SEU GRUPO, QUE GANHARIA DO FURACÃO com um pé nas costas. Mas o que se viu foi a astúcia de colocar o Zé aqui em POA, tão somente para não o crucificarem! Apesar de tê-lo como ídolo,vejo uma certa covardia nele!
    E a maior lição que ele precisa aprender é: A ENTIDADE GRÊMIO, É INFINITAMENTE MAIOR QUE O ÍDOLO.

  • Pedro Ivo 11 de novembro de 2013 - 09:19 Responder

    Além de estar redondamente equivocado, o colunista é exatamente igual ao técnico do Grêmio: quando o nosso técnico é contrariado, fica bravo e não responde aos comentaristas, ou quando responde quer deixar claro que ‘ele’ entende de futebol. O colunista por sua vez, não publica os comentários que o contrariam… hehehe…. Os dois fogem da verdade e dos fatos com discursos que alegam injustiça, perseguição e por aí vai, um típico ‘papinho de vítima’. Isso explica em partes esse papinho de injustiça, pois pessoas com ego super-inflado não conseguem admitir seus erros, e ter a humildade de reconhecer suas falhas. É mais fácil dizer que é injustiça, do que baixar a crista, colocar o rabinho entre as pernas e admitir o erro. Vc deve estar aberto para críticas, e por favor, parem de endeusar o Renato, ele sabia jogar futebol, mas tática de jogo ele não sabe nada.
    FORA RENATO – VEM MANO!!!

  • Bruno 11 de novembro de 2013 - 09:25 Responder

    A questão nem é a posição no campeonato e sim o que futebol que time vem jogando, que é ridículo.
    Jogos do Grêmio sao uma tortura, a teimosia e a demora para fazer alterações que tornem o time mais criativo é o que irrita a torcida.
    A comparação com o Luxa é totalmente desnecessaria e simplesmete é pro autor do texto dizer: “eu já sabia que o Luxa era ruim”. E o Bertoglio nem era pedido pela torcida já que passou td 2o semestre machucado.

  • Felix Nunez 11 de novembro de 2013 - 09:27 Responder

    Quanto a Luxemburgo nem deveríamos perder tempo falando deste pulha. Ao meu ver, espero ter sido um bom exemplo para o Koff ao aceitar uma renovação na base da pressão. Se não tinha convicção, não deveria ter renovado. Entendo a posição dele, pois em caso de insucesso, o mundo desabaria na cabeça do Velho Koff.
    Gosto do Renato, cansei de frisar aqui no blog, mas acho que esse ano ele focou mais em se atritar com a imprensa podre do que propriamente treinar e focar o time. Sua teimosia está irritante e suas entrevistas pós jogo são de uma cegueira ímpar.
    Não acho o time tão limitado assim a ponto de termos de jogar eternamente retrancado. A ideia foi genial quando estávamos mal, precisávamos estancar alguns problemas e somar pontos.
    Não vejo o porque não renovar com ele, mas é necessário pontuar algumas coisas para 2014, senão o caminho novamente será o da decepção. E QUE SE DIGA NO INÍCIO DA PRE TEMPORADA QUE O GAUCHÃO SERÁ JOGADO COM SUB-20 E PONTO FINAL.

  • Gustavo 11 de novembro de 2013 - 09:36 Responder

    Renato fez milagre com tantos podres no time!!! Errou? Tbm errou!
    Mss Renato tem que continuar! Precisamos de um diretor de futebol inteligente!
    Sobre a torcida x Imprensa? A maioria é manipulada por essa imprensa que recebe grana pra criar caso e contratar/escalar jogador…. colocar jogador pra fora e derrubar técnico!
    Todos sabem como luxa se defendia $$$$$….
    Outro fato que atento é pagar tanto por jogadores medíocres…. como isso acontece? Já sei tbm q nosso próximo jogador a ser vendido valerá no máximo 6mi euros….

    Parabéns, tem que seguir lutando!

  • Gabriel 11 de novembro de 2013 - 09:37 Responder

    Concordo contigo Fagner. Luxemburgo e Renato fazem campanhas similares e é nesse aspecto que me apego para criticar o atual treinador. Ambos farão o mesmo que fizeram no segundo ano de sua gestão, pois o pensamento de futebol segue defasado em relação aos dias atuais.

  • pedroivo 11 de novembro de 2013 - 09:38 Responder

    Não será censurando comentários que nosso time irá vencer…

    Vc deveria ter nascido na época da ditadura, pois aí sim ninguém poderia contrariar esse seu discurso raso… Deve ser um saudosista dos militares… Ao menos a censura deles vc já tem…

    VC NÃO ENTENDE NADA DE FUTEBOL… Deve ter um espaço para escrever nesse blog, pois ele deve ser dos teus amigos… hehehehe…

    Imagino que vc também deve idolatrar o Santana.. hehehe

    Um beijo sua viúva do grande técnico Renato… hehehehe…

  • Mano 11 de novembro de 2013 - 09:52 Responder

    Exatamente, ta todo mundo vendo que o autor do texto tá justificando nosso insucesso pelo fracasso do anterior. Isso é muita pequenez.

    Tentam separar o Renato treinador do Renato ídolo, mas fica a pergunta: estariam defendendo Renato se a situação atual estivesse ocorrendo com Roth no comando, por exemplo?

    Renato é MEDÍOCRE como treinador.
    Sequer sabe porque ganhou 5 partidas seguidas, dizia “ganhar jogando feio me serve”. Pois bem, isso ACABOU.

    Porque um time que não sabe por que ganha, não vai saber por que perde. E isso tá evidente agora que ele tá perdidinho, não sabe onde mudar. É muito LIMITADO e MEDÍOCRE.

    Renato se vangloria dos resultados, futebol é RESULTADO, não para de dizer.
    Pois bem, ele vai no MÁXIMO conquistar o mesmo resultado que o LIXO ano passado. E com um futebol MUITO DISCUTÍVEL.
    Esse futebol dos últimos 7 jogos é futebol de rebaixado.

    Temos que comemorar que o verdadeiro time só apareceu quando o prejuízo vai ser ficar sem a LA, que esse prepotente de merda fica arrotando nos microfones.

    Tem que mandar embora antes que ele tome conta, porque o Renato é assim, chega quietinho e no segundo ano quer mandar em tudo, renovando por muita grana e jogando a torcida contra quem critica porque ele sabe o poder de ídolo que tem.

  • Mr. White 11 de novembro de 2013 - 10:09 Responder

    1. Marcelo Oliveira pegou o Cruzeiro que não foi montado por ele e será campeão brasileiro.

    2. Muricy Ramalho pegou o São Paulo que não foi montado por ele e está nas semi-finais da Sulamericana e longe do rebaixamento.

    3. O técnico do Flamengo que nem sei o nome, também pegou o time montado e é finalista da Copa do Brasil.

    4. Como um time pode ser considerado limitado com contratações do porte de Vargas, Barcos, Dida, já tendo no elenco Elano, Zé Roberto, Kléber, Souza????

    5. Limitado é a Ponte Preta, que mesmo assim eliminou o Velez fora de casa.

    6. Ano passado ficamos em 3°. Esse ano ainda não terminou e estamos numa descida fulminante.

    7. Ano passado não tivemos em nenhum momento um jejum de 6 jogos sem marcar gols.

    8. Aponte um treinador que foi campeão nos últimos anos jogando com 3 esquemas. Onde o centro-avante é volante e lateral esquerdo cobra mal todos os escanteios?

    9. Pior de tudo é ter que ouvir a todo momento que salvou o Grêmio do rebaixamento. Faltou dizer que foi uma batalha épica.

  • Mano 11 de novembro de 2013 - 10:14 Responder

    Muito bem colocado Mr. White.
    Renato conseguiu o maior jejum de gols dos nossos 113 anos de história, porque acha que se defender fazer todo mundo correr o campo todo.
    Quando em 2010 ele não acreditava nisso quando liberou o Douglas goró de marcar, senão não tinha perna pra criar.

    Time que não joga pra fazer gol, de vez em quando vai ter um bom momento, como aconteceu a pouco.

    Renato é um enganador, é um boleiro que se acha treinador.

  • Mr. White 11 de novembro de 2013 - 10:15 Responder

    O título do post podia ser… A sub-mídia e a cegueira.

  • Guilherme 11 de novembro de 2013 - 10:30 Responder

    É sempre assim: o Grêmio tem um time limitado. Aí os caras saem do Grêmio e vão ser campeões em outros times. Se contarmos, acho que quase dá para montar um time.
    Continuando assim, ano que vem muda tudo. O treinador, que conseguiu a epopeia de classificar o time para a Pré-Libertadores, ganha carta branca para montar o time que deseja e mais um caminhão de dinheiro de salário, fica no chove não molha no Gauchão (não é a prioridade, mas nunca escala um time 100% reserva) não ganha nada no primeiro semestre, começa o brasileirão patinando e ali na frente está caindo para outro técnico assumir e passar o 2º semestre dizendo que não foi ele quem montou o time, que vai tentar fazer o melhor…
    Vocês conhecem essa história?
    Será que não é hora do Grêmio repensar isso tudo? Será que não é hora do Koff assumir de vez a bagaça e bancar as suas convicções (e não as da torcida)? Ou será que ele tá de saco cheio e não aguenta mais isso tudo? Na boa, do jeito que as coisas estão andando, renovar com o Renato será de um erro tremendo. Mas, também, não adianta nada chamar um novo treinador para no meio do ano demitir o cara…

  • Mano 11 de novembro de 2013 - 10:54 Responder

    Cara, o grêmio fica insistindo nesses treinadores defasados ou de vida curta.
    Óbvio que continuidade faz diferença, mas olha o Renato, é um Celso Roth.
    Não fica mais de 6 meses num clube, por que isso? Deve ser o bom trabalho que ele faz!
    Boleiro de merda que fica 6 meses jogando futvolei e 6 meses treinando algum clube.

    É inaceitável que o elenco do grêmio jogue tão pouco, não importa o treinador. Pode vir o Mourinho, se continuar jogando assim vou achar que a culpa é do treinador sim.

    Senão vai ser sempre azar e galeria dos grandes ladrões, por favor.

  • Raukoores 11 de novembro de 2013 - 10:56 Responder

    Sou só eu que acho que técnico é legal mais sem time não tem como não? Acho que ficamos muito inspirados nos time “raçudos e copeiro” do Grêmio, que jogavam por 1 – 0 em casa e empate fora, o que normalmente acontecia. Agora achar que é culpa do Renato, ou do Luxa, exclusivamente é besteira. Concordo que ambos dão suas asneiras, mas pelo time que temos, G4 é um baita lucro. Era pra estarmos no meio da tabela. Meio campo com 3 volantes é ruim, mas querem por quem? O Zé não é 10, o Elano não da conta de uma partida inteira, e o Maxi ainda vai dar certo, mas agora não. Acho que a maior burrada do Renato é insistir no Barcos, que não acerta nada a 20 jogos. Mas quem que tem no banco melhor que ele de 9?
    E a zaga? Rhodhopho e + 3 piás.
    Que tem como dar certo o esquema com 3 volantes, tem sim, mas não dá pra por tudo na conta de um ou de outro, são todos culpados assim como são todos campeões quando levantam o caneco. O que não dá é ficar mudando de técnico 2 ou 3 vezes por ano. Sempre tem um “FORA FULANO” que sinceramente não ajuda em nada.
    Montem um time, e não chamem 3 medalhoes pra dar ibope. Quer um time retrancado? Chamem avantes rápidos pro contra ataque. Querem time ofensivo? temos que ter mais de 2 meias pra se reverarem. Falar é fácil, eu sei, mas nem isso temos feito.

  • Mano 11 de novembro de 2013 - 11:07 Responder

    Raukoores, eu discordo em parte de vc.
    Renato vive dizendo “quantos gostariam de estar no g4, o grêmio está”. Tem razão.

    Mas vou além, pergunto quantos treinadores gostariam de ter Elano, Zé, Kleber, Barcos, Vargas, Souza, Riveros, Rodolpho, Dida, Maxi no time?

    Pô, sério, tem que dar pra fazer melhor com isso, não é possível.

    No início do ano todos diziam que o grêmio tinha montado elenco forte, agora dizem que o time é ruim. Tem que ser coerente nisso tb.
    Ou o elenco é fraco e o treinador bom, ou o elenco é forte e o treinador uma bosta.

  • Flávio 11 de novembro de 2013 - 11:41 Responder

    Cara parece que que tu achou a fórmula para tirar leite de pedra, sim porque renato é uma pedra e tu vê ele como bom treinador. Tu é amiguinho do renato? No começo as entrevistas diziam queremos ser campeões do brasileirão da copa do brasil e classificar para a libertadores. Restou somente a classificação para a libertadores. e daqui a pouco o renato vai dar entrevistas dizendo a prioridade é voltar ao G4. Dá licença, cansei…!

  • Ademir G. de Campos 11 de novembro de 2013 - 11:52 Responder

    Só para complementar: Hoje, não temos estádio; temos um presidente CAQUÉTICO, diretores AMADORES, temos um ÍDOLO como técnico e não um treinador, e apenas Dida, Marcelo Grohe,Rodholfo, Wendell, Souza, Ramiro, Yuri Manute que se salvam…. o resto podem colcar numa caixa e jogar num rio qualquer, porque não fazem falta. A cada ano, o Grêmio consegue a proeza de montar um time pior que o anterior. A tendência é desaparecer num futuro muito breve. o GRêMIO do Olímpico Monumental MORREU. Só falta enterrar.

  • Fagner 11 de novembro de 2013 - 12:22 Responder

    20 comentários. E NENHUM comentário respondeu a pergunta do post: por que “fica Lixemburro” e “fora Renato”? SE DECIDAM. Ou uma campanha dessas é boa e precisa de sequência, ou é uma bosta e terceiro lugar é o mesmo que último.

    Pra mim, vocês tem um sério problema com ele. Maior que o que eu tinha com o Lixemburro. Admitam. É parte do tratamento.

    Saludos,
    Fagner

  • Guilherme P 11 de novembro de 2013 - 12:47 Responder

    Fagner, sempre me pergunto isso e a resposta é simples: a torcida é burra, e muito. Basta tu ir nos comentários dos posts do Grêmio ou do ducker no facebook que tu vai ver que o senso comum é ridículo, todo mundo compra as ideias da imprensa e ninguém para pra analisar o futebol. No jogo contra o Altético-PR, quando o telão anunciou o Zé Roberto, eu senti vergonha alheia da torcida vibrar como se fosse um gol.

    Renato entrou no segundo semestre, sem tempo pra treinar, tendo 2 jogos por semana, com um elenco cheio de problemas. Não existe milagre, Renato fez um bom trabalho. Assim como qualquer pessoa, ele também erra, não concordo com todas atitudes dele, acho que ele demora a fazer as substituições e ultimamente vem as fazendo errado.

    Acho engraçado que ainda falam que ele não entende de tática. O Grêmio deu um show de tática em muitos jogos. Todo mundo sabia pra onde correr e quem marcar. Esse jogo contra o Cruzeiro não serve de parâmetro, grupo abatido jogando uma competição que antes estava em segundo plano.

    Querem tirar o Renato pra botar quem? Mano? Limitado e largou o Flamengo quando apertou, é isso que vocês querem? Deixa o Renato começar o ano, fazer as indicações dele e principalmente ter tempo pra treinar, depois a gente discute se ele é técnico ou não.

  • Adriano 1903 11 de novembro de 2013 - 12:57 Responder

    Na boa, eu nunca quis o LIXOemburro no Grêmio, nem queria que ele ficasse pa 2013, sempre ODIEI aquele cara, mas tenho que reconhecer que, NO ANO PASSADO ele fez uma campanha igual a essa, com um time inferior e que jogava bola. Cagou no final, muito pelo mesmo problema do Renato, SOBERBA E ARROGÂNCIA. Não queria o Renato treinando o Grêmio, pois prá mim ele é limitado, seu trabalho tem prazo de validade, tipo o Celso Roth. Acha um time e depois morre abraçado com ele, mesmo que os resultados e o desempenho do time mostrem que tem coisa errada, que precisa buscar outras alternativas. E o Renato no Grêmio é tipo aquele cara que namora uma guria que não tem pai, vai chegando d emansinho, se largando e logo tá andando de cueca pela casa, acha que pode fazer o que quiser e não da nada. Ainda bem que grande parte da torcida está deixando a CEGUEIRA de lado e sabendo diferenciar o jogador do “treinador” Renato. O problema é que estamos vendo o time decair vertiginosamente e ele não faz NADA prá corrigir. Ainda estamos em terceiro, assim como estávamos em segundo e na semifinal da Copa do Brasil… não estamos mais… e, se continuar assim, nem pré-Libertadores pegamos… mas aí não tem problema, como o REInato disse, nos salvamos do rebaixamento, tá bom demais !!! Quero ele FORA, classificando ou não prá Libertadores. Ele não tem humildade, conhecimento e trabalho prá fazer mais do que está fazendo…

  • Eduardo Ribeiro 11 de novembro de 2013 - 13:03 Responder

    Buenas ! Fagner, admiro muito os textos que escreves pois na maioria das vezes reflete a minha opinião perante o Grêmio, entretanto este último creio que a resposta é simples, Mídia. Quando o luxa assumiu o Grêmio todos nós ficamos impressionados, abismados, putos da vida, etc… Pois pelos mesmos motivos que tu dissestes e mais alguns não saberíamos o que esperar da União do Luxa com o Grêmio, a temporada começou ficamos sem o Gaúchão (teve aquela briga com o gandula, acho que foi no gauchão), e ficamos entre altos e baixos no Brasileiro, porém o Luxa é renomado, com passagens pela Europa, vários títulos brasileiros, e por isso todos ficávamos esperançosos com o trabalho dele, e o jogo do FICA não se pode culpar a Torcida, pois, O Grêmio saiu perdendo do SP, era o ”PENÚLTIMO” jogo do Monumental, o Grêmio empata e logo após VIRA COM O ÚNICO CRUZAMENTO DESCENTE QUE EU JÁ VI O PARÁ FAZER, QUE FOI DIRETO NA CABEÇA DO MORENO (que saudades) GOLAÇO, daí tchê não há coração que aguente, até eu GRITAVA FICA LUXA, FICA ZÉ… Enfim, Fagner a resposta para o Fica Luxemburgo é simples, Mídia, falando nela anexo o link de um estudo ÓTIMO que fala de um outro assunto, mas estou postando aqui pra ti e para os gremistas analisarem o poder DA MÍDIA, e creio que tu Fagner seja o melhor para analisar o mesmo, ele é longo tem 200 páginas e fala sobre a Manipulação da Mídia perante a Torcida do Grêmio (Em especial a Geral), tu verás que tens muito a ver com o teu texto da ditadura, etc… Abraços !

    http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/56826/000825469.pdf?sequence=1

  • Cruyff 11 de novembro de 2013 - 13:04 Responder

    Nosso time é limitado? o que deixar pros outros então!! O grêmio ta entre os 5 melhores elencos “no mínimo” desse brasileiro.

    Pedir pro Renato ficar? Nem que ganhe todos os jogos que faltam… perdemos a copa do Brasil por pura burrice… VAZA RENATO.

  • Cruyff 11 de novembro de 2013 - 13:15 Responder

    Quanto ao comentário do Guilherme P “No jogo contra o Altético-PR, quando o telão anunciou o Zé Roberto,eu senti vergonha alheia da torcida vibrar como se fosse um gol”

    Eu senti vergonha pelo próprio Renato de fazer uma idiotice dessas, sendo muito bem remunerado, e não da torcida que esta no direito de vibrar com o que quiser. Isso só mostra como nosso treinador é fraco.

  • Cruyff 11 de novembro de 2013 - 13:20 Responder

    Desculpem os vários comentários seguidos, mas só eu fiquei indignado do Renato ficar de gracinha no jogo de ontem??? Porra o Grêmio perdendo de 1 a 0 e ele de sacanagem com o lateral do cruzeiro, segurando o cara…

  • Guilherme 11 de novembro de 2013 - 13:46 Responder

    por que “fica Lixemburro” e “fora Renato”?
    1 – Ano passado, fomos eliminados da CB no meio do ano, com o tal time do Luxemburgo sendo montado. Nesse ano, fomos eliminados na mesma fase, mas no final do ano e com o time montado com a cara do treinador.
    2 – O Renato era a esperança de um ano melhor para o Grêmio, ainda mais com o elenco caro que tem (não me digam que o time é ruim ou mediano). Enquanto isso, o Luxemburgo calou a boca de muito gremista fazendo o Grêmio ir para as cabeças, enquanto muitos nunca imaginaram as duas figuras associadas (Grêmio e Luxemburgo).
    3 – Porque até tu, Fagner, acreditavas no Grêmio em 2013, 27/11/12: “Porém, o mais importante vai ser que esse vai ser o primeiro ano que o Lixemburgo vai ganhar uma Libertadores. Estreando na fase de grupos, para facilitar a adaptação, conseguindo aquela classificação que ele atinge em 90% das vezes que treina um time. Depois, no mata, mesmo que ele faça força para perder, estaremos lá empurrando, aos trancos, como sempre, para matar mais um adversário. E ele vai aprender, nem que seja na marra. E vai pegar gosto pela coisa. Ah, vai”.
    3 – Os 2 treinadores são arrogantes, e acham que estão acima do bem e do mal.
    4 – Eu não gritei fica luxemburgo.
    5 – Para mim, nem Luxemburgo nesse ano, nem Renato no próximo, deveriam/devem estar na casamata.
    6 – E, na boa, não me importa se tem time de férias no brasileirão, me interessa que o Grêmio garanta vaga na libertadores.

  • Mano 11 de novembro de 2013 - 14:14 Responder

    Fagner, eu te respondo.
    O fica Luxemburgo não foi pelo Luxemburgo em si, não foi pela qualidade do trabalho realizado. Foi um deboche. Foi um deboche aos críticos que diziam que o Luxemburgo estava vencido, mas que aqui conseguiu botar o time na LA. Foi um fica pra colorados e imparSCiais, um “fica” pela indignação. Como foi o fica Celso Roth no inter quando ganhou a LA.
    Ou seja, a comparação não procede. Porque este ano esperávamos mais.
    Porque o sim ao Renato que tu e tanta gente deseja é unicamente pelo ídolo, não pelo treinador.
    O Renato é PIFIO, MEDIOCRE como treinador. Eu particularmente não aceito a teoria de que o time no papel é ruim e ele ta fazendo milagre. Não da pra aceitar isso olhando pro elenco.
    Quando o Goiás, isso mesmo, o Goiás do Hipopótamo Walter roubar nossa vaga quero ouvir tu gritar “fico” pro Renato e ver essa retranca ridícula em 2014, e te prepara pra escrever posts como este todo mês ano que vem.

  • Mano 11 de novembro de 2013 - 14:27 Responder

    Aliás, eu queria dividir uma pergunta com vcs leitores e blogueiros aqui do gremiolibertador:
    alguém sabe por que o grêmio ganhou 5 seguidas com aquela retranca?

    Porque pra mim é aí que reside a questão. Até agora ninguém sabe dizer como o time ganhou com aquele esquema. Sorte, tática, garra?
    As análises atiraram pra todos os lados e o “ganhar jogando feio me serve” aparecia toda hora. Foi uma supresa pra todo mundo.

    E time que não sabe porque ganha, não sabe porque perde. E agora tá muito claro isso, o time tá se fudendo e o Renato perdidinho, porque não sabe como ganhou antes, e agora não sabe porque tá perdendo. Insistindo nos erros e acha que tá tarde demais pra tentar algo novo, enquanto isso vamos rumo a um 2014 ridículo cheio de clementinos indicados pelo “santo” do pau oco.

    Deixa ele ir treinar futvolei no rio e traz um treinador de verdade, esse renato é boleiro, só isso.
    E sim, Fagner, eu tenho bronca com ele e nunca quis no grêmio, nem em 2010. Ídolo é ídolo, treinador é treinador, não misturo as coisas.

  • Fagner 11 de novembro de 2013 - 14:40 Responder

    Mano, o Grêmio ganhou cinco seguidas porque marcava bem, roubava a bola rápido e chegava no ataque com dois laterais e mais dois atacantes. Sempre tinha um volante perto, o Ramiro pela direita e o Riveros pela esquerda. Assim, quando o ataque não conseguia marcar, eles faziam os gols.

    Só cego não sabe por que ganhamos. E só fudamentalista xiita não enxerga que o Renato inventou o 4-3-3 quando o 3-5-2 ficou marcado. Aí demoramos mais para engrenar, mas, mesmo assim, fizemos bons jogos. Agora alternamos ao longo do jogo. E temos evoluído desde o jogo contra o Coritiba.

    Elenco limitado significa que não temos reservas para manter o esquema do time titular. Talvez, só na zaga. Os jogadores que estão no banco, TODOS, mudam a característica de velocidade do Grêmio. E toda a vez que isso acontece, temos posse de bola e não temos resultado. O Cruzeiro troca um monte de restolhos por outro restolho sem perder a característica. Isso é um elenco bem montado.

    Se tu não gosta dele, é problema teu. Tu não enxergar um palmo na frente do nariz também. Só não me pede pra compartilhar da tua cegueira. É muito chato. E eu prefiro a minha.

    Saludos,
    Fagner

  • Adriano Viaro 11 de novembro de 2013 - 14:43 Responder

    Um texto coerente… e isso… por si só, já basta. Abraço meu amigo.

  • Fausto 11 de novembro de 2013 - 14:45 Responder

    Fagner

    Ano passado, quando tu criticavas o Luxemburgo eu sempre vinha aqui ponderar algumas coisas a favor dele, mesmo não sendo um grande fã, mas principalmente por não acreditar no negócio de botar tudo na conta de um “culpado” só. Acho que o Luxa ficou devendo no Grêmio, o que não é novidade já que ele ficou devendo em todos os clubes por que passou recentemente. Porém, não foi o único e nem sei se foi o principal responsável pela falta de títulos no período.

    Com o Renato é a mesma coisa. Ele é o nosso maior ídolo como jogador, mas isso por si só não o credencia, e nem poderia credenciar, a treinar o Grêmio. Acho que ele está no comando pelas boas campanhas que fez em outros clubes, incluindo o próprio Grêmio quando veio em 2010.

    Acho que o Renato é um treinador bem melhor do que muitos consideram. O fato dele recorrer a rachões não é exclusividade dele. Luxa tinha o pijama trainning e cada um chama do que quiser, mas o fato é que o calendário apertado não permite muitos e extensos treinamentos. Aqui cabe mais uma vez questionar, será que é vantagem conseguir vaga na Libertadores 2014? Os times que conquistaram a Copa recentemente vinham embalados e não tiveram grandes alterações no elenco de um ano pro outro, como foi com o Atlético-MG este ano e com o Corinthians em 2012. Não seria melhor arrumar a casa em 2014 e entrar embalado na Liberta 2015?

    As campanhas de 2012 e desse ano tão sendo taxadas de medíocres, sofríveis e tal, mas o fato é que chegamos na semi-final da Copa do Brasil, G4 ou brigando por G4 no brasileirão. Ou seja, não estamos tão longe e tão errados assim. Creio que são erros de gestão que estão matando o Grêmio e minando as nossas chances nas competições.

    O Grêmio vem errando na gestão desde 2009.

    Celso Roth foi mantido pela gestão Duda Kroeff, mesmo não sendo o preferido, por conta da campanha surpreendente de 2008.

    2010 creio que não dá pra condenar. Foi feita uma aposta no Silas que era o treinador sensação com o Avaí, ele veio e conquistou o gauchão deu pinta que poderia dar certo e depois se apequenou, então trouxeram o Renato.

    2011 Odone reassumiu e não queria o Renato, mas o manteve pra não comprar briga com a torcida. Esperou pela primeira oportunidade de mandá-lo embora.

    2012 ele poderia manter o Roth, seu treinador preferido no comando, mas preferiu ser político mais uma vez e resolveu apostar no Caio Jr., o mandando embora logo na sequência, pra trazer o Luxa.

    2013 o Koff assumiu e repetiu o erro. Não queria o Luxa, mas renovou por pressão da torcida, trazendo o Renato no meio do ano.

    Ou seja, nos últimos anos das duas uma:

    – Ou o treinador que começou o ano e participou da montagem do time, não tinha o aval da direção;

    – ou o treinador chegou com este aval, mas no meio do ano, sem participar da montagem do grupo;

    Assim sendo, vejo que o problema não está no Renato, da mesma forma que não está no “Fora Renato” ou no “Fica Luxa”. Torcida é passional e é feita pra ser assim. A diretoria precisa ter convicções, um plano e agir segundo este plano.

    O primeiro passo é a diretoria do Grêmio visualizar o ano que vem e decidir se o Renato é o treinador que eles enxergam no comando do time a temporada inteira, ainda que venham alguns resultados ruins e percalços. Se confiam no Renato para um trabalho a longo prazo, ok. Se não, é melhor que já tragam outro na virada do ano, para participar da montagem do grupo e pré-temporada.

    Segundo passo é esta avaliação da Libertadores. Será que esta vaga é uma boa? Este ano é o que temos pra buscar e “comemorar”. Ano que vem podemos ter um mata-mata (pré-libertadores) logo no começo do ano, abreviando a pré-temporada. Depois iniciamos em paralelo a Libertadores que é o que importa, e o gauchão (que não vale nada, mas que tem o Inter disputando e ganhando e isso sempre respinga de alguma forma). O Brasileirão começa e ainda estamos envolvidos com a Libertadores. E depois, entramos nas oitavas da Copa do Brasil, mas trazendo na mala uma eliminação na Libertadores. Não sei se vale a pena na atual condição do nosso time.

    Terceiro passo é trazer reforços pontuais para as nossas carências, de preferência sem gastar milhares de reais pra isso. Os bons exemplos estão aí. Atlético-MG pegou refugos de muitos times e formou um grupo. Cruzeiro pegou jogadores que não eram badalados e será campeão. Atlético-PR tem um grupo de operários, mas que bem treinado está dando resultado. Do CAP poderíamos tentar trazer o lateral direito Leo, o meia Everton e o atacante de velocidade Marcelo Cirino. O Corinthians também costuma cavocar jogadores no interior, principalmente volantes.

    Se as coisas forem feitas de maneira acertada, poderemos ter o Renato pela primeira vez começando uma temporada, participando da montagem do grupo e com o aval da direção.

    Que venha 2014!

  • Mano 11 de novembro de 2013 - 14:53 Responder

    Não to pedindo a ninguém pra concordar comigo.
    Posso concordar que o Grêmio tinha muita marcação, mas velocidade no ataque? Aí eu que te peço pra não concordar com tua cegueira!!!
    O ataque do grêmio foi escasso o ano todo, quantas partidas fizemos 2 gols? Acho que isso responde né, quando nosso goleador é um meia que hoje tá no banco e os volantes são mais ofensivos que os atacantes quase sempre.
    E o apoio dos 2 laterais q acertam 1 cruzamento a cada 200.

    Posso concordar que em campo até temos jogado melhor do que com o Lixo, se tu concordar que o RESULTADO obtido pelos dois é rigorosamente o mesmo.

    Boludos
    MANO

  • Matheus 11 de novembro de 2013 - 15:10 Responder

    caralho, quanta polêmica.
    na boa, eu vejo MUITA evolução do renato pro lixo.
    mas por outro lado acho que não é evolução suficiente pra manter ele pro ano que vem.
    especialmente quando vai se reformular todo grupo, não vai ter grande histórico ou racha com essa troca.

    se o que renato diz ee verdade quando fala que “só não renovou pq não quis ainda”, caralho, meu, não é o perfil de cara que gostaria comandando o grêmio

  • Cruyff 11 de novembro de 2013 - 15:45 Responder

    Fagner
    “Só cego não sabe por que ganhamos. E só fudamentalista xiita não enxerga que o Renato inventou o 4-3-3 quando o 3-5-2 ficou marcado. Aí demoramos mais para engrenar, mas, mesmo assim, fizemos bons jogos. Agora alternamos ao longo do jogo. E temos evoluído desde o jogo contra o Coritiba.”

    Que isso cara, inventou um 4-3-3 quando ficou marcado??? o 4-3-3 só surgiu por MERO acaso, simplesmente porque werley estava machucado e seus substitutos também, Gabriel e Saimon, tanto é que o último ia ser escalado, só não foi porque não se recuperou a tempo!

    Renato portanto foi OBRIGADO a sair do 3-5-2 por falta de Zagueiros, resolvendo etnão escalar nosso melhor jogador, que até então era mero expectador no Banco de reservas.

  • thigremio 11 de novembro de 2013 - 16:39 Responder

    O que falta no Grêmio, um líder, aquele jogador diferenciado, pode ser um meia ou um atacante, mais que na hora ¨h¨ defina o jogo pra gente, este ano a direção apostou no Barcos, e não deu certo, ano que vem, acho que se o Renato, ficar, ele deve começar a montar o time a partir, do Max, não sei, se estou exagerando, mais acho que este garoto, tem um potencial, que se ele firma acho que teremos coisas boa, e sobre o Renato, ele usou um esquema, pois não contava com o Elano e nem co o Zé,o esquema deu certo, até um momento, quando os adversários, estudaram, souberam, como marcar, ai a casa caiu, agora queria saber, o por que ele da tanta chance pra o Barcos como titular, e não aproveita mais o Max, no mais to com o Fausto no comentário das 02:45pm, que Koff, esteja convicto, com o Renato, se não manda ele embora!

  • marcos 11 de novembro de 2013 - 17:01 Responder

    é isso ai Fagner. to contigo.
    abs

  • Cleiton 11 de novembro de 2013 - 19:00 Responder

    Da mesma forma que RECUPEROU o Douglas em 2010, Renato MATOU o Barcos em 2013.
    Aliás, uma das maiores incoerências desse treinador, livrar o “goró” de marcar e fazer nosso centroavante correr o campo inteiro.
    MATOU o cara.

  • Eduardo Schwede 11 de novembro de 2013 - 19:48 Responder

    CONTINUIDADE, precisamos de CONTINUIDADE!!!
    chega dessa trocação de técnico no início do ano. Koff e Renato se entendem, deixa o Renato trabalhar ano que vem que é o último do Koff, e então o novo presidente que vier contrata outro e pronto.
    Que adianta trocar o técnico, desentrosar, dae muda o presidente e troca o técnico de novo???

    Concordo com o Fagner, já que renovaram com o Luxa, renovem com o Renato também. Os dois são bons de marketing e Pavões, mas pelo menos o atual é gremista, sanguíneo e não cobra multa milionária quando sai…

  • Jonis 11 de novembro de 2013 - 22:46 Responder

    Eu particularmente não gosto do Renato treinador independente de qualquer coisa, minha opinião, mas concordo que se deva ter paciência.
    Porém acredito que não se trate de ter paciência ou não, mas sim de se reconhecer que quando as coisas estão erradas e o time não esteja ganhando, talvez seja o caso de tentar mudar e (acho que o que vou escrever a seguir é pedir demais ao renato) seja o caso de reconhecer quando se erra e não tentar esconder os fatos.
    Acho legal a personalidade do Renato(meu ídolo como jogador) e mesmo não gostando dele como treinador acho que deva renovar por todas as trocas e recomeços de trabalho que temos visto nos últimos anos, mas um pouco de humildade para reconhecer os erros e ouvir outras pessoas não faz mal a ninguém.

    abraço

  • Gremista realista 11 de novembro de 2013 - 23:26 Responder

    Quem foi melhor?
    Lula ou Dilma ?

  • Fagner 12 de novembro de 2013 - 00:14 Responder

    É, Cruyff, e ele não mudou mais de sistema porque ele age por inércia.

    Ele podia ter colocado o Rafael Thiery, não? Improvisado um volante na zaga, um tipo de Léo Gago na lateral esquerda, como o Lixemburro. Empurraram goela abaixo dele o 4-3-3? Não, né.

    Quanta má vontade.

    Saludos,
    Fagner

  • Jair 12 de novembro de 2013 - 00:40 Responder

    Fagner, eu tenho prerrogativa pra pedir a saída do craque dos anos 80, mas falastrão e perdedor agarrado à sua ignorância e bruxismo, Renato.

    É até feio admitir, mas eu ODEIO e sempre odiei o Lixo! Nem conseguia torcer de coração pro Grêmio com aquele canalha na beira do gramado. Com o Renato é diferente: não tenho nada contra ele, desde que não seja o escalador do meu time. E não criem um Renato que não seja o Renato: ele não deixará se der arrogante, não escalará o Maxi em detrimento do “Barcos e mais 10”, não deixará de xingar a torcida se achando maior que ela e que o Grêmio. Não me serve! (E nem precisava vc comparar com o 171 que já foi sem nunca ter vindo, pra manter minha memória de um Grêmio digno de sua história).

  • Mano 12 de novembro de 2013 - 09:32 Responder

    Bah, se irritaram tantos com as críticas que tão moderando os comentários agora.
    hauhauhauah

  • Marcelo Rios 12 de novembro de 2013 - 09:40 Responder

    Eu sou colorado. Li o texto, mas tenho uma opinião antes de falar em treinador. O problema do Grêmio começa atrás dos bastidores. é um grupo dividido pensando em quem vai aparecer mais. nas épocas de ouro de grêmio e inter, uma coisa eles tinham em comum: a união. Entidade desunida não ganha nada. Abraço aos meus amigos gremistas.

  • Rafael 12 de novembro de 2013 - 09:52 Responder

    É tão óbvio que o Renato deve permanecer no time, não entendo toda essa corneta. Cansamos de trocar treinadores no fim do ano e não dar resultado nenhum. O único resultado que dá é o aumento dos boletos de cobrança das multas rescisórias.
    Na boa, 12 anos sem título nacional é muito tempo, mas não dá pra jogar na conta do Renato. Nada, nada, o Grêmio brigou por título esse ano. O futebol brasileiro é bem equilibrado, não dá pra ganhar sempre. O importante é estar sempre ali, que alguma hora agnt belisca. Se querem reclamar de um ano perdido, reclamem de 2008, não de 2013.
    Vocês acham que o Mano ou Tite vão chegar e, simples assim, o Grêmio vai começar a empilhar vitórias??!?! E mesmo se empilhar vitórias, podemos fazer UM jogo ruim e ser eliminado da Libertadores ou da Copa do Brasil.
    Quem joga, quem chuta a gol, são os jogadores, não o técnico. Se o técnico armar a equipe bem, sem expor muito, já tá na conta. O resto é com os jogadores.
    Deixa o Renato trabalhar…

  • Adriano 1903 12 de novembro de 2013 - 11:54 Responder

    Bah… tenho que ler isso: “já que renovaram com o Luxa, renovem com o Renato também. Os dois são bons de marketing e Pavões, mas pelo menos o atual é gremista, sanguíneo e não cobra multa milionária quando sai…” quer dizer que, TREINAR o time e fazê-lo, pelo menos, JOGAR FUTEBOL, não tem necessidade alguma, né ??? O que o Renato vai acrescentar ao Grêmio em 2014 ??? Um cara arrogante e prepotente, que ficou 2 anos coçando o saco na beira da praia e não se atualizou como treinador, acha que não precisa treinar, que é só dar carinho aos jogadores, usar a sua psicologia e promover animados rachões antes dos jogos, pois o time entra em campo e sabe o que fazer… Por favor, chega a ser ridícula essa idolatria exagerada, a defesa CEGA daquele que muitos denominam como “santo”… O mesmo que depois do Mundial de 83 fazia questão de deixar claro o seu interesse em deixar o Grêmio pra realizar o seu sonho de jogar no framerda… Por isso e por tantos outros motivos tão cedo não chegaremos a lugar nenhum…

  • Arthur 13 de novembro de 2013 - 17:12 Responder

    O que eu acho mais engraçado é que as críticas OBJETIVAS ao Renato são sobre a personalidade dele, não sobre a capacidade.
    Se a personalidade dele agrada aos jogadores, qual o problema? Alguém realmente acha que a soberba (ou sei lá o que) do Renato é a razão de não estarmos ganhando?

  • Deixe uma resposta