Mudança de leitura

0 Postado por - 23 de agosto de 2014 - Artigos

Nos dois últimos jogos Felipão consolidou um esquema. Animicamente a equipe parece estar melhorando também, prova disso foi a declaração de Rhodolfo logo na saída da partida. A evolução da equipe em apenas três jogos mostra que o trabalho, embora os resultados, está no caminho certo.

Uma das coisas que mais me incomodava em Enderson Moreira era sua leitura de jogo. Por inúmeras vezes, ele demorou a arrumar ou simplesmente não corrigiu alguns problemas visíveis assim como deixou de colocar o time mais perto da vitória aproveitando equívocos táticos de nossos adversários.

Na última quinta, num simples movimento, Felipão trocou Dudu com Luan, que jogam na ponta do 4-1-4-1, esquema que se alterna com o 4-3-3 quanto atacamos, e o Grêmio foi outro. Com a mexida, Dudu na direita e Luan na esquerda, criamos as melhores chances e por detalhe não marcamos.

A troca ocorreu em vários momentos do jogo, o que ajudou a confundir a marcação adversária. O mapa de calor de Dudu e Luan deixa claro a intensa movimentação por ambos os lados.

 Dudu Cruzeiro210814

Luan Cruzeiro210814

Além desta boa leitura durante a partida, gostei de todas as coletivas de Felipão pós-jogos, onde ele analisa tudo que deu certo e errado durante os 90 minutos – coisa que Enderson não fazia, ou melhor, achava tudo normal.

Saber por que estamos perdendo é importante, e acredito Felipão está vendo onde estamos pecando, tanto em termos táticos como de nomes. Uma boa atuação amanhã, somada à uma vitória, pode dar o embalo que tantos precisamos para buscar o caneco da Copa do Brasil.

Comparilhe isso:

7 + comentários

  • vinicius 23 de agosto de 2014 - 11:15 Responder

    O Felipão além de ser um cara mais realista que o Enderson, por ter também um nome já consolidado, pode impor mais e trocar mais, mas com muita convicção sem “invencionisses” .

    Senhores, Treinador ganha jogo sim, ponto.

  • maria candida dias 23 de agosto de 2014 - 11:33 Responder

    Acredito no Felipão

  • Antonio Martinez 23 de agosto de 2014 - 11:37 Responder

    KKK

    Melhor frase do post: “coisa que Enderson não fazia, ou melhor, achava tudo NORMAL”

    Brincadeira a parte tb acho que Felipão está dando uma nova cara a esse time do Tricolor. Anímica e taticamente. Embora tb tenha cometido alguns erros.
    Não consigo conceber a volta do Werley. Vinha mal e permanece mal.
    Em 3 jogos 2 falhas.

    Quero ainda ver o Grêmio voltar a jogar com dois homens na frente. Há dois anos que nosso ataque sofre. É um setor solitário.
    Depois de Renato com seus 3 volantes e Enderson com seus 3 meias, quero Felipão com 2 atacantes.

  • Mano 23 de agosto de 2014 - 12:58 Responder

    Acredito no Felipão.
    Mas tenho nojo de uma meia dúzia q entra em campo todo jogo vestindo essa camisa.
    Ter q aguentar isso é foda.
    Não divido o otimismo de vcs com a copa do brasil.
    É um ato de pura fé, retrospecto e o futebol apresentado não permitem acreditar.

  • Luiz Martini 23 de agosto de 2014 - 15:45 Responder

    Quando um cara com a experiência do Felipão ressuscita o Werley e mantém o Pará, não sei até onde essa “leitura” está tão diferente.

  • FÁBIO GREMISTA 23 de agosto de 2014 - 17:48 Responder

    Foi um dos melhores jogos que vi do Grêmio nestes últimos tempos na questão anímica. Ver o time partindo pra cima do juiz no final da partida foi uma coisa que me fez voltar no tempo uns 15 anos.

    Na minha opinião, o erro foi a saída do Riveros para a entrada do Edinho. Só serviu para abrir a entrada dos cartões amarelos e desestabilizar o bom rendimento do grupo no primeiro tempo.

    Agora, tem uma coisa: insistir com o Pará, não dá. Pelo bem do Grêmio, vamos iniciar a campanha #para, Pará.

    Abraço.

  • Impzone 24 de agosto de 2014 - 05:45 Responder

    Espero ver um time bem entrosado na Copa do Brasil. Seria bom que o time também treinasse outros esquemas para ter versatilidade.

  • Deixe uma resposta