Não acho o Dida ruim. Muito menos, velho.

0 Postado por - 14 de janeiro de 2013 - Artigos

(Antes de mais nada, sei que muita gente vai ler e odiar esse texto. Mas espero que alguns de vocês gostem.)

Um assunto que encheu o saco nestes tempos de falta de assunto é a discussão sobre a disputa de posição/titularidade no gol do Grêmio.

Acho que cada um pode e deve ter sua preferência e sua crença a respeito do assunto. Em nosso caso, a razão pode ficar um pouco de lado, porque somos torcedores e apaixonados. Mas no caso da imprensa é mais complicado.

O que me incomoda é ler, ouvir e ver que o primeiro, e maior de todos os argumentos de quem é contra a titularidade do Dida, é a idade do cara.

Depois do primeiro jogo-treino, ouvi um dos rapazes da Rádio GRE-NAL (onde ouvi um cara botar banca que trabalha com esporte há 17 anos) fazer um discurso contra a escalação do Dida. “É um goleiro de 39 anos que ganhou a posição no carteiraço”, disse o cara cujo nome não lembro. Segundos depois, ao ouvir do repórter que acompanha a pré-temporada do Grêmio que o Dida tinha feito uma grande defesa e garantido o empate, e que vinha treinando muito bem, o sujeito se contradisse: “Pois é, o torcedor que não está acompanhando a pré-temporada como nós, pode achar que o Dida está ganhando a posição no carteiraço, mas ele vem treinando bem”.

Já na Gaúcha, David Coimbra insiste que o Dida fez um péssimo campeonato brasileiro na Portuguesa. O detalhe é que ele levou um ou dois gols a mais do que o Marcelo em uma partida a menos (ou duas). Também é legal considerar que o Grêmio teve a melhor defesa do Dilmão 2012 – junto com o campeão – enquanto a Lusa lutou pra não cair até o final. E, segundo o presidente da Portuguesa, foi o Dida quem segurou o time na primeira divisão, além de ser um grande profissional e exemplo para os mais novos.

A raiz da polêmica no caso do Dida é que estão acontecendo duas coisas bem comuns em qualquer meio profissional.

A primeira é o preconceito com idade. Sim, o Dida tem 39 anos. Mas, meus amigos, o sujeito tá mais em forma do que muito jogador da série A – ainda mais no Brasil, país com vários goleiros rechonchudos. Repete-se, com o Dida, o que tentaram fazer com o Zé Roberto (e que bastou ele tirar a camisa pra galera se arrepender do que disse e sentir vergonha da própria barriga). O futebol mudou, a preparação física evoluiu e o ser humano vive e se conserva razoável por mais tempo. Um bom profissional, que se cuida, descansa e segue as dicas do preparador físico, não precisa abandonar a bola aos 30 anos. E o Dida segue a cartilha, ao que tudo indica.

A segunda é que chefes gostam de ter profissionais de sua confiança por perto. O Vanderlei treinou o Dida, foi campeão com ele e confia no cara. Mas não acredito que o Pofexô traria alguém baseado apenas na amizade, sem considerar o acréscimo técnico que pode oferecer ao time. Ainda mais depois do que aconteceu com o Fábio Aurélio, que já deve lhe render uma boa corneta.

Profissionalmente, já passei por muitas situações como estas. Já fui discriminado por causa da minha idade e desconsiderado para determinados empregos por isto; já fui contratado por ser de confiança e desagradei novos colegas; já perdi espaço em empresas porque profissionais de confiança do chefe novo foram contratados. Em todos os casos, fiquei chateadíssimo. Mas a vida seguiu e, no final, tudo se resolveu sem grandes dramas. Afinal, era só trabalho.

Acompanhei o começo da carreira do Dida e sempre o achei um bom goleiro. Sendo sincero, considero que ele continua bem acima da média.

Também não acho ele velho. Seria um tiro no meu próprio pé; tenho 41 anos e, tirando os cabelos brancos, tô mais inteiro que muito moleque de 20 e poucos ). Para minha sorte, sou um simples mortal e ninguém perde tempo dizendo que eu sou velho, que não sei mais escrever e que tenho um emprego que não mereço. Se isso ocupasse uma hora por dia na mídia, eu enfiaria uma bala na cabeça.

O que eu vou fazer em relação ao Dida é vê-lo jogar e torcer pra dar certo. Sei como joga o Marcelo, e ele joga bem. Se o Dida mostrar menos do que ele, vai para o banco naturalmente.

E sabe por quê?

Porque isto “pertence ao futebol” (Luxemburgo, Vanderlei, em todas as entrevistas).

Dizer que tá errado antes nos tornaria tão levianos quanto o David Coimbra. Deus me livre disso.

Comparilhe isso:

12 + comentários

  • Daniel 14 de janeiro de 2013 - 18:05 Responder

    Assino embaixo. Nunca vi um jogador ser tão mal tratado pela torcida Gremista antes mesmo de disputar um jogo oficial. Acho que nem o Cazalberto teve essa recepção. Uma coisa é gostar do Marcelo, achar que ele merece a chance por estar há mais tempo no time, ou até mesmo achar que o Dida não é essa coca-cola toda, mas do jeito que falam parece que o cara é uma bomba, que nunca fez nada no futebol e que veio só pra prejudicar o clube. Um pouco mais de respeito pelo profissional, por favor. Esperem pelo menos ele fazer alguma cagada pra começar a cornetar, mas se não fizer, tenham o bom senso de reconhecer o erro.

  • Felix Nuñez 14 de janeiro de 2013 - 18:14 Responder

    A questão não é a idade. Nem vejo tanta discussão quanto a isso, devo estar vivendo em outro mundo. O ponto central é: COMO ganhou a titularidade? Em uma semana de pré temporada ou por ser um “”””homem de confiança do Luxa””””? Bem diferente! Sem falar que desmotiva o ex-titular! O que aconteceria em qualquer empresa. Passa a nítida impressão que GROHE não agradou no ano passado, o que discordo!
    E pelo que ando observando daqui a pouco dão a chave do GREMIO para o Luxa. Poder em excesso, já vi esse filme…

  • Renato 14 de janeiro de 2013 - 18:19 Responder

    Ufa, sensatez enfim! Não tenho nada contra o Marcelo Grohe, mas torcemos para um time, e não para um goleiro. Essa histeria pró-Grohe é demais pra mim. Grande Presidente!

  • Paulo_PoA 14 de janeiro de 2013 - 18:39 Responder

    Resposta pra pergunta do Félix: ganhou a posição por que é muuuuito melhor ponto. Quer que desenhe??
    O Grohe pode ser um baita gremistão. Eu tbm sou e sofro das mesmas deficiências que o Marcelo: não sei sair do gol e não defendo penaltes (lembrar que jogo empatado na LA e na CB o goleiro ganha o jogo).
    Acho soberba nossa (torcida gremista) questionar a qualidade de quem fechou o gol do Milan (na fase aurea do Milan, certo?) e foi titular na seleção brasileira por muito tempo.
    Quem sabe não desaprende!

    Boa sorte Dida, tô contigo e não abro! Fecha esse gol e dá um “cala-boca” nesses pobres de espírito!

    E obrigado, Duda, por ter escrito um texto sensato sobre o assunto pois parece que a turma do Grohe Futebol Clube querem ele pra genro!

    Aaaaa e manda esse link do teu texto praquela ameba do Saraiva ler ….

    Dá-lhe Grêmio!

    Abr.,
    Paulo

  • Tarciso Salvatore 14 de janeiro de 2013 - 19:00 Responder

    Não vejo problema na idade do Dida. E não acho “carteirada” mas entendo que um goleiro como o Dida, para a Libertadores, impoe respeito. É um pegador de penalidades, vai acrescentar muito ao elenco. Não que o Marcelo esteja mal, veja bem. Alias eu acho o Marcelo um BAITA goleiro. Pelo menos no gol estamos bem servidos, isso sem contar os guris da base.
    Aos preconceituosos, eu garanto, experiência vale muito.

  • Anderson 14 de janeiro de 2013 - 20:31 Responder

    Pois é, descordo do texto, mais respeito a opinião de vcs, acho que esse golerinho aposentado que o Grêmio trouxe, só pra encher linguiça, teria que disputar o gauchão pra ganhar confiança, não poderia de forma alguma só porque é Bruxo do Luxa tirar a camisa 1, daquele que foi um dos melhores goleiros do brasileirão, é pura ingratidão trocar o certo pelo duvidoso, tomara que não mais acho que o Grêmio vai pagar por esse erro, tomara que não seja irreparavel, o grêmio tem outras carencias na equipe não teria necessidade nenhuma de trazer um goleiro em fim de carreira, e tirar um que está a 12 anos no clube esperando sua oportunidade.

  • Vini Redin 14 de janeiro de 2013 - 20:48 Responder

    Na minha opinião, o problema não é com o Dida, acho ele bom goleiro e tal, dispensa comentários. Porém o Marcelo está em sua melhor fase. Jogou de tal forma que hoje NINGUÉM LEMBRA e NINGUÉM sentiu saudades do Victor, que é um grande goleiro. E outra, foi formado no Grêmio, é identificado com a historia do nosso clube, iria, defender com toda certeza, NO MÍNIMO, no mesmo patamar do Dida. Acho um crime privar um GRÊMISTA deste momento tão importante na historia do clube!! TOMARA QUE NÃO, mas acho que o Luxa vai se arrepender dessa decisão.

  • Wilson 14 de janeiro de 2013 - 21:17 Responder

    Acho simplesmente ridiculo essa ideia babaca que goleiro pra disputar Libertadores tem que ter experiencia. Quantos anos tinha o Danrlei quando foi campeão da America? Nem precisamos voltar muito, o Rafael foi campeão com o anos com 20 anos, e ano passado Cassio com o Corinthians. E sim, foi no carteiraço. Não é uma questão idade e sim de bom senso. Marcelo e muito mais goleiro que o Dida. A grande desculpa do Luxemburro pra isso é que o Dida foi campeão do mundo com o Brasil, mas jogando de goleiro reserva com o Marcos de titular até eu posso ser campeão. Espero estar errado, mas desse jeito acho que em breve perderemos um grande goleiro pra algum time do Brasil com bom senso, e o pior, ninguem pode culpar o cara.

  • Guto Bender 14 de janeiro de 2013 - 23:04 Responder

    Partiu do pressuposto errado. Eu também, como o Felix, devo estar vivendo em outro mundo. O que se tem discutido É A FORMA COMO GANHOU A POSIÇÃO! EM CINCO DIAS de treinos, metade deles EM CAIXA DE AREIA! E depois de vinte dias de férias.
    O que se tem como base é o Brasileiro do ano passado, que foi o que Dida jogou, vindo da areia, depois de estar aposentado DESDE JULHO DE 2010! E, no Brasileiro, Marcelo foi melhor! E dizer o contrário É ABSURDO!
    Esse papê furadê de pegador de pênalti também é nada mais que isso: papê furadê de péssima qualitê! Quantos pênaltis o Dida pegou no ano passado para “manter a Lusa na Série A”. Eu mesmo respondo: NENHUM! NEM MESMO UNZINHO! Se o problema é pegar pênalti no passado, chamem o Mazaropi, que ele resolve.
    Outra: quantos pênaltis o Danrlei, goleiro mais vitorioso que o Grêmio já teve, defendeu na carreira? NENHUM! NEM MESMO UNZINHO! Na ÚNICA decisão por pênaltis que ganhamos com o Danrlei, ganhamos porque o sujeito chutou a bola NO POSTE!
    Outra: a justificativa para a substituição do Marcelo é que Dida está indo muito bem nos treinos que NINGUÉM VIU? Bela justificativa! No ano passado, em treinos que NINGUÉM viu, a Comissão Técnica anunciou estar impressionadíssima com os cruzamentos DO TONY! Que acabou sendo posto em campo, e acabou mostrando a “qualidade” de seus cruzamentos, que deixou a Comissão Técnica impressionadíssima, em treinos que NINGUÉM viu!
    Querer defender a impostura da escalação do Dida no carteiraço é direito de qualquer um. Mas querer empurrar goela abaixo dos outros essa impostura, utilizando argumentação falaciosa, é outra muito diferente.
    Dida é “da confiança” do Pofexô. Ponto final, Se essa é sua melhor qualificação, que seja! Lamentavelmente, é o Pofexô que decide. Mas DIGA-SE ISSO e ASSUMAM-SE AS CONSEQUÊNCIAS SE NÃO DER CERTO!
    Chega dessa patifaria no Grêmio, de dar argumento furado para justificar o injustificável para depois, quando as m…rdas acontecem, alegar que “ninguém podia prever que ia dar em m…rda. Os motivos eram fortes e aconselhavam que assim tivesse sido feito”.
    NÃO É VERDADE, nesse caso, como não tem sido verdade em MUITOS OUTROS!

  • Sena 14 de janeiro de 2013 - 23:54 Responder

    ” Passa a nítida impressão que GROHE não agradou no ano passado” Bem,ele realmente não agradou,o Groe é um goleiro MEDIANO,que faz o SIMPLES. E só. Sem falar que em alguns jogos que não podia falhar e foi lá e tomou uns peru feio (portuguesa no olimpico e flu no engenhão). Ah ! e do mesmo jeito que o Victor falhou no gol do Barcos na semi da Cb o segundo gol que o Groe tomou contra o millonarios em bogotá era uma bola DEFENSÁVEL,não foi peru,mas um goleiro de maior qualidade tinha feito a defesa ali. O Groe faz o básico,mas a hora do vamos ver não é o goleiro que resolve fazendo milagres lá atrás,o Dida em forma é o oposto,ja vi o Dida Ganhar muito jogo com milagres lá atrás,inclusive uma final de Champions onde pegou 3 (ou 2) penalidades.

  • Daniel Souza 15 de janeiro de 2013 - 09:55 Responder

    Acho o Marcelo um bom goleiro.
    Dida é um bom goleiro.

    Nunca achei o Grohe melhor que o Victor. como dizem.
    O melhor momento do Grohe não chegou nem perto do melhor fase do Victor no Grêmio que deu uma vaga pra ele na seleção.

    Tanto que quem levou o Victor pro Galo foi seu antigo preparador de goleiros do Grêmio.
    Se achasse que o Grohe era do mesmo nível diria pro presidente do Galo: “Contrate o reserva que é melhor que o Victor e custa 10% do valor.”

    Goleiro é posição de confiança do treinador. Marcos foi campeão do mundo com o Felipão e rebaixado no ano seguinte no Brasileirão.

  • Daniel 15 de janeiro de 2013 - 19:45 Responder

    O Dida assumiu a titularidade em uma semana porque uma semana foi tudo o que o time teve de pré-temporada. Se o Marcelo tivesse sido escolhido, também teria sido em uma semana. É óbvio que não se avalia a qualidade de um jogador em tão pouco tempo. A qualidade do Dida já é conhecida. O cara tem vinte anos de carreira. Tudo o que o treinador precisava era ver se ele estava em boa forma física. Ou Kléber, Moreno e Zé Roberto quando chegaram no Grêmio precisaram pegar banco só porque André Lima e Marquinhos estavam no time há mais tempo?

  • Deixe uma resposta