Vivemos de loucura. Ou não?

0 Postado por - 15 de janeiro de 2013 - Artigos

A torcida do Grêmio vem crescendo anualmente, apesar dos profissionais de marketing ridículos que frequentaram o clube nos últimos anos e das derrotas dentro de campo.

SANTESSO-Camisa-de-Forca

Este crescimento, até certo ponto inexplicável, só confirma a máxima da torcida: Vivemos de Loucura. E hoje em dia, amigo, louco não falta nesse mundo.

O que mais me impressiona é que a loucura vem sendo carregada de um certo amargume. Até parece que a nossa torcida deixou de acreditar. Até parece que ela não viu o barrigaço de André Catimba. O gol sofrido do Nildo. Ailton batendo no peito. Galatto defendendo um pênalti.

O Grêmio é o time dos que não se entregam. Dos que acreditam. Dos que não desistem nunca. Dos malucos.

A doidera é que a torcida vem crescendo, mas parece que se esquece disso.

Tudo é motivo pra mimimi. Um mimimi desnecessário, até porque pagamos MUITO BEM para um dos técnicos mais importantes do Brasil tomar as decisões.

A base do ano passado foi mantida. O grupo, que já era bom, foi reforçado. Conseguimos substituir os zagueiros a tempo do primeiro confronto da Pré-Libertadores. Parece que, pela primeira vez em muitos anos, fizemos os Bambis provar do próprio remédio e vamos poder contar com Vargas. Kleber tá se recuperando, Elano ficou, Zé Roberto renovou… Porra, o que mais a gente precisa pra começar o ano com tranquilidade? Vale a pena criticar o Dida antes mesmo dele mostrar seu valor em campo? Vale a pena cornetear o Pará, que teve um bom 2012 e deu conta de uma posição carente há anos?

Me preocupa esse processo de amarguramento da torcida gremista. Dia 23 tai e o adversário é complicado: era um time mediocre, mas como tantos que aproveitaram o sono dos grandes nos anos 2 mil pra conquistar uma Libertadores, acabaram conquistando um pouco de respeito. O time já tá lá, em Quito, 100% focado pra estréia dia 23.

Tu, torcedor, acha realmente certo ficar de mimimi por ai numa hora dessas?

Comparilhe isso:

11 + comentários

  • Vitor 15 de janeiro de 2013 - 10:23 Responder

    Baita texto, tiago.

  • Guilherme 15 de janeiro de 2013 - 10:40 Responder

    Para um clube que está há 12 anos sem títulos e com um Marketing amador que engatinha, enquanto o Pelotas fecha com a fornecedora de material esportivo Adidas (que vende e paga bem mais do que topper), o Grêmio tem bastante torcida.

  • Rafael 15 de janeiro de 2013 - 11:08 Responder

    Eu sou um dos loucos que está quieto, mas louco de ancioso para começar os jogos e ver o Grêmio e sua torcida massacrar os adversários em 2013. Acredito que ainda seja cedo para a torcida se manifestar, pois não ocorreu nenhum jogo na temporada ainda e também o grêmio não fez pré-temporada em lugar nenhum, e quando fez, a torcida não pode estar junto. Acredito que é o próprio time do Grêmio que está mais cauteloso em tudo, e não sua torcida desconfiada.

    Abraço! Ótimo texto!

  • Paulo_PoA 15 de janeiro de 2013 - 12:40 Responder

    Russel,

    o mkting do Grêmio é o que realmente preocupa. É cãimbra no queixo direto. Não adianta falar/comentar pois parece que a turma é surda/muda e cega.
    Só pra exemplificar, não existe nenhuma atividade na Arena! Nada, Nicks. Niente. Nothing. Null.
    Aaaa mas a Arena é com a Arena Empreendimentos (ou sei lá o que seja), mas é irmã siamesa do marketing do Grêmio!
    O que os caras precisam pra provocar uma explosão de faturamento???
    Se bem que o presidente ….. deixa pra lá.

    Abr.,
    Paulo

  • Renato Lins 15 de janeiro de 2013 - 13:41 Responder

    Clap, Clap, Clap (palmas). Boa Tiago!!
    O mais importante para um time de futebol é manter o trabalho que vinha sendo bem feito. Apesar de não ganharmos nenhum título no ano passado, o trabalho foi bem feito. Ninguém pode negar!!! Fazia mto tempo que eu não via o Grêmio jogando uma bola redonda… dominando o adversáro com propriedade! Pô, nem no ano do vice do Dilmão com o Burroth o Grêmio jogou com tanta qualidade/posse de bola/domínio. (só faltou um Vargas,Kleber Bertoglio em boa forma pra botar essa bola pra dentro!!! (quantos jogos não deixamos de ganhar, apesar do domínio, contra times retranqueiros?? O problema dessas derrotas foram o ataque que não matou o jogo nas oportunidades que foram criadas.
    Peguem o exemplo do Curintia. Eliminado pelo Tolima na pré-libertadores. O presidente deles teve culhão para segurar o Tite… fizeram algumas contratações pontuais e CONTINUARAM o trabalho.
    Olhem o resultado daquela eliminação pra cá. PQP, querem exemplo melhor que esse? Os caras ganharam tudo no ano passado com o Alessandro e o Fábio Santos nas latarais. 2 caras LIMITADISSIMOS e que sairam daqui sem deixar saudades!!!
    É isso ae Tiago, a base foi mantida e isso nos credencia ao título da libertadores. SIM!!!
    Se fechar com o Vargas, vai ser ótimo pro time e pra pros Bambis, que realmente vão provar do próprio veneno. PQP timinho pra atravessar negócio.
    E sim, concordo: de fato o Marketing precisa melhorar.
    Com relação a torcida, acho que já demos um grande passo ao colocar pra escanteio os 2 marginais da Geral. (não estou por dentro, mas é a impressão que tenho).
    Bom, com título ou sem título, acho que o trabalho está sério.
    E pra finalizar, NÃO SEI se a contratação do Dida foi uma boa. Quem sou eu pra julgar??? Tenho 28 anos, sou advogado, nunca trabalhei com nada ligado ao futebol, jamais fui jogador profissional e muito menos treinador.
    Portanto, não vou julgar uma decisão sem antes ver o resultado dela em campo.
    Muito pelo contrário, respeito a decisão de um presidente que trabalha com futebol a mais de 30 anos; de um técnico que vive de futebol a mais de 40; e de um goleiro que já ganhou os maiores títulos do mundo. Ou seja, me julgo incapacitado pra se quer compreender as razões que levaram a contratação desse profissional.
    É esperar pra ver. E como bons torcedores: fazer o que sabemos fazer: TORCER!!!
    Abss

  • Daniel Souza 15 de janeiro de 2013 - 16:57 Responder

    A mesma certeza que eu tinha quando o Felipão pegou a seleção em 2002 eu tenho agora com o Koff. Seremos campeões.
    Os caras tem currículo, sabem o que estão fazendo, vestem a camisa de verdade. Ta certo que vez ou outra a torcida torça o nariz, mas…

  • Adriano GREMISTA 15 de janeiro de 2013 - 18:03 Responder

    Essa “amargura” da torcida é fruto de tantos anos de fracassos… enquanto não ganharmos um título importante, sempre existirá o receio de novas frustrações… A última ocorreu há pouco mais de um mês, na despedida do Olímpico. Estádio lotado, 19 pontos na frente do rival e não conseguimos vencer o time do aterro, mesmo com 11 contra 9 quase todo o segundo tempo.
    Eu não vivo de loucura, vivo do amor pelo Grêmio, do tempo que o Grêmio vivia de conquistas. Não me agrada essa “loucura” que deixa grande parte da torcida “cega”, satisfeita com vagas e com o tal “alento incondicional”. Ficamos com uma base de 2012 prá 2013, mas temo que ela não seja suficiente prá quebrarmos o jejum. É quase um milagre a torcida ter aumentado, depois de mais de uma década de fiascos e de um marketing fraquíssimo, que nunca soube explorar da melhor forma o potencial que o Grêmio e sua torcida tem.
    Sobre o comentário da falta de eventos na arena da OAS, talvez a manchete do site oficial do clube explique:

    “GRÊMIO E ARENA ACERTAM DETALHES PARA O JOGO CONTRA A LDU”…

    Quem explica ?? Porque acertar detalhes com algo que é teu ??

    Fábio Koff tem razão, a arena não é do Grêmio…

    Viva o ETERNO E IMORTAL OLIMPICO MONUMENTAL !!

  • Renato Lins 15 de janeiro de 2013 - 18:57 Responder

    *** HÁ.

  • Rafael - Jack 15 de janeiro de 2013 - 20:57 Responder

    Tiago Russel, não tenta me aplicar essa, pq o gol do André Catimba tu não viu porra nenhuma!

    Não ao vivo, pelo menos…

    Abraço!

    Rafael Nogueira (Dom Bosco, década de 80)

  • SID ROCK,Resende/RJ 16 de janeiro de 2013 - 01:58 Responder

    – sou louco sim…sou do tempo q o Grêmio campeão como mts aqui e msm mt tempo sem titulo fiquei mais fanatico,mais Grêmio.
    Minha guria eh botafoguense e diz q sou mt fanatico.Digo q sim e q vivo de louca o Grêmio eh paixão.Ela nunk vai saber o q eh viver de loucua so qm eh gremista sabe.O mrktg devia investir mais com torcedor coisa q so vai benificiar o Grêmio.
    – qr logo ver o jogo qr gritar golll do Grêmio.

  • @tiagorussell 16 de janeiro de 2013 - 10:59 Responder

    AHAHAHAHA, grande Rafa Nogueira! Como sempre, e desde as discussões futebolísticas na parada do T2, um crítico pontual! Saudades, carinha!

  • Deixe uma resposta