O jogo virou

3 Postado por - 12 de janeiro de 2015 - Artigos

Espero que a permanência do Moreno seja possível. Seria de extrema importância pra melhora do ataque, que deixou a desejar no número de gols em 2014. Relembrando: o Grêmio marcou apenas 36 vezes no Campeonato Brasileiro do ano passado. Ficamos entre os 6 piores ataques, mas com a melhor defesa.

Só Moreno, pelo Cruzeiro, fez 15 gols. Aí vem aquela questão: pifado pelo Everton Ribeiro, muito jogador mais barato faz uma penca de gols. Mas Moreno é um centroavante oportunista que tem ótimo posicionamento. O Barcos, contestado por parte da torcida durante o ano passado inteiro, e que não tinha um meia de criação nato pra jogar junto, fez 14 gols. Uma das reclamações recorrentes no início do ano era de que o jogador ficava muito fora da área e demorava pra entrar pra receber a bola. Com o Moreno, ele pode ficar mais à vontade, fora da área, pensando o jogo com o Douglas e sendo uma ligação mais próxima, já que nosso 10 não é de correr longas distâncias e dar piques em alta velocidade.

Além de Douglas pra criar, quero muito ver o Lincoln, que dizem que joga muita bola e pode vir a ser nosso batedor de faltas em breve. É um guri novo, 16 anos, que parece bastante dedicado, pelas matérias que li. Isso, inclusive, pode fazer o Douglas tentar jogar mais do que vinha jogando, porque será necessário.

Foto: Rodrigo Fatturi/Divulgação/Grêmio

Foto: Rodrigo Fatturi/Divulgação/Grêmio

Nas entrevistas, Felipão tem dito que o Moreno está se esforçando e hoje uma notícia tratou o jogador como destaque no treino. Além dele, temos uma gurizada pra mostrar serviço, entre eles Luan, que deu indícios no último jogo contra o Flamengo que ainda pode render e disputar espaço no ataque ou ficar mais recuado, jogando perto do Douglas; Giuliano que se recupera de cirurgia e vinha melhorando as atuações e Everaldo, que foi fundamental para a recuperação do Figueirense.

O que me preocupa agora é a defesa. Temos um baita goleiro, mas que precisa ser protegido por uma defesa sólida. Geromel e Rhodolfo fariam a zaga ideal, mas o primeiro ainda está em tratamento. Werley me assusta. Espero que o Gabriel Silva ou o Lucas Costa possam surpreender e dar continuidade à qualidade da zaga, até porque não acredito que 5 cirurgias  tenham feito o Gabriel (Blos) se tornar um bom zagueiro.

Pras laterais, não sei qual o plano do Felipão. Se não tivermos uma reposição à altura pra vaga do Geromel, acho que não há condições de usar o Matías Rodriguez, por exemplo, que não é um cara muito ligado na marcação. Talvez o Galhardo segure a bronca. Marcelo Oliveira não fez um grande Campeonato Brasileiro no ano passado; Breno ainda precisa ser trabalhado e não sei o que esperar de Liverson e Marcelo Hermes.

Arrumando a zaga, não vejo problemas em ficarmos com os volantes do ano passado. Gosto muito do futebol do Walace e espero que ele não seja vendido logo. Vai ser importante pra esse ano.

Ao meu ver, o jogo virou. O que me preocupa agora é a defesa do Grêmio, não mais o ataque. mas agora é esperar os amistosos e os primeiros jogos do Gauchão pra ver se teremos uma surpresa boa. Se não tivermos, vai ser uma correria pensar num plano B.

Comparilhe isso:

6 + comentários

  • Daniel 12 de janeiro de 2015 - 19:20 Responder

    Concordei com tudo, menos com a correria em arrumar um plano B. Gauchão é pra ir testando/moldando o time. Não precisa ter pressa, só teremos uma competição difícil no início de maio.

  • rodrigo restelato 12 de janeiro de 2015 - 19:54 Responder

    Parabéns pelo post, realmente,se o Gremio não perder mais nem um jogador,
    o meio e o ataque esta bem encaminhado, o problema é a zaga, conseguimos desmanchar a melhor defesa do Brasil, para mim, não podiamos ter perdido o Bressan e o Zé Roberto!

  • Bera 13 de janeiro de 2015 - 08:08 Responder

    Do meio para frente acho que o Grêmio finalmente conseguiu revelar bons jogadores. Acho o Erick e Everton muito promissores. O primeiro entrou como titular contra o Coritiba e surpreendeu, o segundo já mostrou que tem muita velocidade e objetividade. Luan já é uma realidade e o Everaldo foi destaque do Figueirense. Ainda tem o Nicolas Careca que pode despontar e o Lincoln, que dizem que é promissor. De todos, acho que o que menos tem a mostrar é o Lucas Coelho. Boto fé no guri, mas ainda precisa evoluir muito pra ser titular. Acertando a defesa, acho que o ano pode ser surpreendente para nós! VAMO GRÊMIO!

  • Ezio 13 de janeiro de 2015 - 10:00 Responder

    Não entendi o receio com a zaga. O Bressan era reserva e será reposto com o Erazo. A saída do Zé faz o time perder em apoio mas não em marcação. Confesso que não entendo o pq desse pessimismo todo.

  • Thiago 13 de janeiro de 2015 - 13:20 Responder

    Não concordo com o post.
    – Está claro que Barcos e Moreno não podem jogar juntos.
    – Ninguém vai, magicamente, fazer com que o Barcos acerte todos os lances na CARA DO GOL que ele perdeu o ano passado.
    – Notícias de que o Moreno é querido, não vão fazê-lo acertar todos os lances que ele não acertava, antes do Barcos chegar…
    – Ninguém vai fazer o Luan acordar, embora ainda exista algum tempo pra isso…

    Ou seja, o problema ainda é o Ataque. E um problemão.

  • Gabriel 13 de janeiro de 2015 - 15:17 Responder

    Não concordo também. Ataque titular com Moreno e Barcos vai dar um puta bate-cabeça, exatamente por serem dois pontas de lança que jogam num posicionamento de ofício muito parecido. E, honestamente, o Moreno é muito lango-lango nos momentos em que tem que se impor físicamente contra um defensor de força, apesar de ele já ser físicamente grande, ou seja, não é “O camisa 9” (ou neste caso, no ver gremista: “O camisa 16” hahaha) de decisão. E ainda pensar que o Barcos vai ser colocado para armar jogada para o Moreno?! Acho brabo mesmo.

  • Deixe uma resposta