O que esperar do Caio Júnior?

0 Postado por - 1 de dezembro de 2011 - Artigos

Provalemente o novo técnico tricolor será Caio Júnior, ex-jogador em quem eu depositava muita esperança quando vestia o fardamento tricolor e tinha cabelo cortado com o auxílio de um pinico (não que o cabelo dele tenha mudado muito). Não nos deu grandes títulos, mas foram três gauchões da sequência do hexa. Como treinador, vem fazendo campanhas consistentes desde 2006, quando ajudou os paranistas a darem seu último suspiro como time de futebol (agora foram extintos). Depois da Libertadores, em 2007 foi para o Palmeiras, sendo demitido no final do ano por não conseguir se classificar para a LA08 perdendo uma vaga que só dependia de suas próprias pernas ficando em sétimo, com a mesma pontuação do Grêmio, o sexto. Em 2008, primeiro treinou o Goiás no estadual e na Copa do Brasil, conseguindo ser vice no estadual. Depois, no Flamengo, fez todo o brasileiro, novamente batendo na trave sem levar a equipe para a Libertadores, ficando em quinto.

Depois da saída do Rio, foi fazer uma reciclagem no exterior. Em 2009 no Japão, pelo Vissel Kobe (que terminou a J-League em décimo quarto). E depois, do segundo semestre 2009 até o março desse ano, treinou o Al Gharafa, no Qatar, conseguindo o título da Copa do Sheik, da Liga do país e a Stars Cup. No seu retorno ao Brasil, pelo Botafogo, levou um time medíocre aos primeiros postos do campeonato, saindo da equipe quando faltavam três jogos. Ou seja, é um técnico consistente, que entende como montar o time, costuma completar seus contratos mas nunca ganhou nada de expressão.

Como todo o técnico faz, leva seus bruxos. No Flamengo, levou Josiel, que tinha feito um bom brasileiro, mas não deu certo (além de outros menos cotados, que deram menos certo ainda). Para o Botafogo, Maicosuel, depois de uma passagem apagadíssima por Cruzeiro/Palmeiras no rachid que fizeram na época. Deve indicar os seus para o Olímpico (falam neste último e no Loco Abreu, dois que não me servem, mas podem dar certo). Mas, e isso eu sempre acompanhei, desde os tempos de Palmeiras, é um técnico que monta o time pelo ataque, o que vai causar ataques no Odone, como também já fez o Vagner Mancini (que foi contratado e demitido com convicção). Assim, acho que teremos um técnico (óbvio, se realmente confirmado) que vai precisar de muito tempo para encontrar o time. É justamente a defesa que não funciona (desde a volância, para mim) e ele terá que conhecer os jogadores para fazer isso. Vai demorar e não creio que iremos bem no Gauchão. Mas torço para que consigamos engrenar ainda na Copa do Brasil. A ajuda da torcida nos primeiros meses será fundamental.

Comparilhe isso:

24 + comentários

  • Joca 1 de dezembro de 2011 - 12:16 Responder

    Tão falando que ele indicou também o Antonio Carlos. Um bom zagueiro na minha opinião.

    Não é um técnico ruim, acho que tendo um bom time e com o apoio da direção e da torcida ele pode ir longe (o problema é ter isso).

    Nao ganhou nada de expressão, mas nos últimos anos quem ganhou? Renato, Muricy, Ricardo Gomes, Abel Braga, Andrade, Celso Roth e Dorival Jr. E só.

    E desses aí, só uns 2 ou 3 prestam de verdade e não tem como ser contratados.

  • heraldo 1 de dezembro de 2011 - 12:28 Responder

    até que enfim, alguem com uma certa logica tolerante,muitos dizem que não é tecnico campeão,e bla,bla, mas muitos tecnicos que existem por ai, só o são, pela ajuda escancarada da arbitragem.Qualquer coisa é melhor que mano menezes e roth, 2 dos maiores retranqueiros que existem, só perdem para murici e luxemburro.Para mim queria levir culpi,mas se vier caio jr, ta de bom tamanho.

  • Daniel - jlle 1 de dezembro de 2011 - 13:08 Responder

    Não é um técnico campeão blá,blá, blá…
    Pô, nenhum técnico começa um cartel de títulos.. tem q ter o primeiro.
    Mano Menezes tinha ganho oq quando veio pro GRÊMIO? eo Tite?
    Sério mesmo.. pq não tentaram o Valdir Espinosa, ele ta querendo voltar pra casa-mata.. Se querem alguém q já tenha algum título no curriculum, acho q esse atende esse tópico.
    Ps. – Loco Abreu, acho um nome q vale a pena.
    Ps2. – E a zaga? Nada ainda?? Só terei calma quando o Rafael Marques, EdCarlos, vestirem a camisa de outra equipe.

  • Guilherme Garcia 1 de dezembro de 2011 - 14:25 Responder

    Concordo com o post. Só quanto a começar a armar o time pelo ataque. No jogo de volta, contra o Botafogo, aqui no Olímpico, montou um dos maiores ferrolhos que eu já vi. Duas linhas de 4, saindo rápido no contra-ataque. Evidentemente que para isso ele tinha dois jogadores rápidos, como o Elkeson e o Maicosuel ( o que será difícil fazer com nosso elenco atual).

    Um bom nome na minha avaliação. Quando vi o jogo do Botafogo com os vermelhos, falei que ele só podia ser santo pra fazer aquele time ruim dos cariocas brigar por uma vaga na Libertadores quase todo o campeonato. Não é à toa que depois que o Caio saiu, o time caiu ainda mais de produção.

    Que um novo técnico no Tricolor seja sinal de novos tempos. Da retomada do nosso caminho de glórias.

    LEVO FÉ.

  • Hugo 1 de dezembro de 2011 - 14:28 Responder

    Mal comparando, o Caio Jr é como o Roth: começa bem (foi assim no Paraná, no Flamengo, no Palmeiras e agora no Botafogo), mas ganhar título que é bom, não tenho notícia.

  • Fausto 1 de dezembro de 2011 - 14:49 Responder

    Caio Jr. tá bom! O que precisa é a direção fazer as mexidas necessárias no elenco, e concordando em gênero, número e grau com o post, trazer zagueiros (o Antonio Carlos do Botafogo é um bom nome se imaginarmos o Saimon como titular e mais um zagueiro contratado pra ser titular também) e também pelo menos um volante.

  • Fagner 1 de dezembro de 2011 - 14:54 Responder

    Guilherme, esse é o ponto. O Caio costuma montar times de acordo com a característica do adversário. Ele viu que o Grêmio não jogava bem contra retrancas e fez com que os laterais não subissem (como também fez o Figueirense e o Ceará). Mas, naturalmente, os times dele tem dois meias e dois atacantes. Se ele tiver peças, vai saber fazer o time render.

    Saludos,
    Fagner

  • JCBaldi 1 de dezembro de 2011 - 15:20 Responder

    Todo técnico novo é uma aposta. Mesmo que tenha “currículo”. E isso é meio relativo…
    O Mano tá na seleção e só ganhou 2 séries B, um paulista e uma Copa do Brasil (que só tinha ele e o Inter disputando). A grande questão é se o cara que contrata realmente acredita no trabalho e que o tempo dará frutos. Tem que bancar o treinador. Acho um bom nome. A questão é a paciência da torcida, que anda limitada.
    Qto ao Espinosa e ao Levir, o tempo deles já passou. E faz tempo.

  • diogo 1 de dezembro de 2011 - 15:28 Responder

    não acredito em expectativas boas com esse caio jr e mais uma aposta e eu aposto que sai em maio.caio jr mostrou que não sabe os caminhos dos títulos na minha opinião se não for tite,mano Menezes,Felipão ou ate Wanderley Luxemburgo vamos continuar assim reclamando de tudo e de todos.

  • Guilherme Garcia 1 de dezembro de 2011 - 16:22 Responder

    Pois é Fagner. Me lembro que nesse jogo, nossos laterais (que eram as nossas melhores jogadas, com a chegada do J. César e Mário mais liberado) não conseguiram criar quase nada. Não me lembro de nenhuma chance de gol concreta que o Grêmio teve, além de chutes de média distância.

    Me gusta times armados assim. O Grêmio de hoje dá hectares de espaço pro time adversário no meio. Isso me irrita. Os caras tocam a bola de um lado pro outro e não encosta ninguém. Isso é típico problema de time mal posicionado. Tu já sabe que daqui a pouco o adversário vai sair na cara do gol.

    Mas o ponto que eu coloco é que NÃO É SÓ O TREINADOR. Podemos trazer o Mourinho que mesmo assim não dará certo SE NÃO TIVERMOS MATÉRIA-PRIMA que dê condições para o que o treinador cumpra sua função. Temos que exigir isso da direção. Chega de eternas promessas como W. Magrão e Adílson, e o sempre titular Rafael Marques, que tiram espaços de outros jovens.

  • Giovanni 1 de dezembro de 2011 - 17:29 Responder

    Falou tudo, Fagner. No texto e no comentário. Também acho que Caio Júnior pode dar certo, com alguma coisa pra trabalhar. Lembrando que uma coisa é um técnico pegar um time no meio de um campeonato e outra é pegar na pré-temporada. O Caio pegou o Botafogo com a barca já remendada e deu um jeito de dar um pouco de esperança pro torcedor, apesar de que não teve fôlego (nem ele, nem os jogadores) pra manter o ritmo. Depois da seleção, muitos jogadores que eram a base do time caíram de rendimento.

    E a previsão pra mim tá corretíssima, o time vai tomar bucha no Ruralito. Talvez no returno a gente consiga encher o saco, mas não boto fé. E rumo ao penta na Copa, pra já descolar a vaga na Libertadores e poder seguir o campeonato sem pressão.

  • Arthur 1 de dezembro de 2011 - 17:50 Responder

    Cara, o Maicosuel não era bruxo dele. Ele não fez um bom campeonato, mas tinha muita moral no Botafogo pelo Carioca de 2009 que ele fez jogando muito. Depois foi pro Hoffenheim, voltou como ídolo ano passado e jogou bem até se machucar naquele jogo contra o Grêmio do Renato lá no Engenhão. Teve um ano apagado, mas pelo que eu já vi ele fazendo no próprio Botafogo, seria um bom reforço pra nós.

  • Fagner 1 de dezembro de 2011 - 18:52 Responder

    Arthur, o Maicossuel foi revelado por ele no Paraná. E voltou no Botafogo com ele no comando. Tem o fator clube também, pela passagem que tu mesmo citou. Mas não quero dizer que, só porque é bruxo, é ruim. Já vi muito jogador bom de bola e bruxo de treinador.

    Saludos,
    Fagner

  • juca 1 de dezembro de 2011 - 20:20 Responder

    Caio Júnior é um bom nome, o melhor dos especulados.

    Agora o essencial é contratar zagueiros e volantes.

  • Renato S. Pecoitz 1 de dezembro de 2011 - 23:14 Responder

    Oi Fagner. Seu comentário é de um bom entendedor de vida do nosso futuro treinador, parabéns pelo belo histórico de Caio jr. Porém eu continuo achando que ele é um aprendis na minha opinião ele não evoluiu na carreira por não saber aproveitar as oportunidades que teve na carreira (curta)pois ja treinou grandes equipes brasileiras e não mostrou capacidade de implantar um sistema tático claro eficiente. Sobre seus bruxinhos são piores que todos os técnicos que passaram pelo Monumental nos últimos anos. Enfim precisamos de um título que nos classifeque pra LA2013, acho que com esse ténico não vamos conseguir. Abraço.

  • nivo 2 de dezembro de 2011 - 10:39 Responder

    acho que o loco abreu acerta bem com o kleber no ataque, deve ser mais barato que os nomes que vem sendo especulados (love/ricardo oliveira/tardeli). acho que vindo o loco ou o rafael moura tá de bom tamanho, pega a grana que ia gastar no love e traz o diego lugano pra zaga!!!

  • Rafael 2 de dezembro de 2011 - 12:47 Responder

    Olha só: a torcida reclama que não quer o Juarez para 2012. Concordo, apesar de que se ele pegasse o time com pre-temporada, poderia da definição de time. Só q o Celso Roth tem problema com torcedor, imporessa…o de costume.
    CAio Jr. na atual vitrine de treinadores é uma boa escolha. Vamos apoiar primeiro ao inves de antes do cara assumir criticar!!

  • Felipe Pugliese 2 de dezembro de 2011 - 16:33 Responder

    Olá, caros tricolores.

    Escrevi um texto sobre uma reflexão que fiz sobre o Grêmio. Dá uma lida lá.

    http://paixaoclubistica.blogspot.com/2011/12/mortal.html

  • Adriano 2 de dezembro de 2011 - 21:59 Responder

    Tá louco??? Juarez p/ dar definição de time??? tu gostas de volantes hein ô Rafael!!!! Vou entender como ironia tua! sds gremistas!

  • Pires 3 de dezembro de 2011 - 20:08 Responder

    Acho um bom técnico. Com relação aos títulos ele pode bem começar a conquistá-los aqui no tricolor. Com o mercado de técnicos atual, sinceramente, acho que não tem coisa melhor disponível, o pessoal comentou aí Tite, Felipão e Luxemburgo. O Tite não sai do Curíntia, assim como o Felipão não sai do palmeiras e, fala sério, luxemburgo espero que se aposente no flamengo. O loco abreu com uma perna só joga mais que os nossos dois centroavantes juntos. O Maicossuel não sei se é grande coisa mas também é bem melhor que o clementino e bem mais barato que o escudero.

  • Gabriel 4 de dezembro de 2011 - 20:04 Responder

    Está com toda razão, Tite fica no Cúrintia, Felipão não vem pro Grêmio com o Kleber aqui, e Luxemburgo vai se aposentar, o Caio Jr. é a melhor aposta não tem outro que agrade as raposas da Azenha

  • Rafael 5 de dezembro de 2011 - 09:52 Responder

    Um técnico que fez aquele time do botafogo brigar pela libertadores tem que ter qualidade. Acredito até que se tivesse continuado no comando do time eles teriam conseguido.
    Espero que no Grêmio consiga fazer os mesmos bons trabalhos que sempre fez, mas sem bater na trave dessa vez.

  • Társis Salvatore 5 de dezembro de 2011 - 18:45 Responder

    É uma aposta. O que não vai dar é pra botar o cara ali, não montar um time (leia-se elenco) minimamente razoável e depois cornetear na primeira derrota pra um time do interior.
    O que estamos precisando mesmo é de uma faxina na Direção. Urgente.

  • Deixe uma resposta