Os Muleke são Zika

0 Postado por - 24 de fevereiro de 2014 - Artigos

Passei décadas do meu gremismo repetindo mantras em defesa do respeito a princípios mitológicos sagrados que faziam parte da minha interpretação do conceito “A cara do Grêmio”. Não gostava de ver os cortes de cabelo estilo Neymar ser repetidos nos nossos jogadores da base, simplesmente porque a imitação de um cabelo de um mainstream não faz ninguém jogar a mesma bola, além de denunciar a total falta de personalidade do indivíduo. Não podia dar certo. Jogadores vindos da base com um sufixo diminutivo no nome. Joãozinho, Pedrinho, Ronaldinho me doíam os ouvidos. Houve um tempo que algum treinador, massagista ou motorista do ônibus tratava de resolver estes problemas antes de chegarem ao profissional, determinando uma nova alcunha baseada no sobrenome do guri ou na cidade de origem. Essa pessoa deve ter se aposentado. E deve ter sido logo antes do Fernando resolver jogar com a gola levantada.

Foi também por essa época que fui diminuindo minha intransigência a esses elementos que eu julgava definitivos para que determinado guri fosse dar certo no Grêmio. Um guri que vem da base pra dar certo de verdade, além é claro do treinamento e trabalho que se faz por lá, tem que sai de lá com sua personalidade e intransigência e um pouco de desobediência civil. Se para essa geração isso se traduz no corte de cabelo, funk ostentação, chuteira combinando com as borrachinhas coloridas do aparelho, que assim seja. Desde que tenhamos os Renatos, Marios Fernandes, Andersons que precisamos para ganhar os títulos que não aparecem desde que o termo “Cara do Grêmio” surgiu.

O novo Grêmio 2014 é um bonde, onde quem está tomando a frente são justamente os moleque zika, formados ou não no clube. É o caminho contrário ao que foi tomado no ano passado onde nossa esperança estava na mão de Dida, Elano, Zé Roberto, uns 100 anos de muita experiência e pouco “pra dentro deles”. Um mérito do Enderson Moreira que está tendo olho para lançar essa gurizada no ponto certo, sem passar do ponto e sem serem queimados. Barcos, Riveros, Zé Roberto, Kleber e Edinho são indispensáveis para segurar eventuais broncas de Libertadores, mas os protagonistas para buscar o título são exatamente os Luan, Dudu, Wendel, Ruiz, Maxi, etc. Pra dentro deles! Na disposição.

Comparilhe isso:

18 + comentários

  • Cesar 24 de fevereiro de 2014 - 11:16 Responder

    O texto ia muito bem até chegar no “Kleber indispensável”. Era o jogador que estava estragando o time. Lento, sem vitória pessoal, sem chute, sem assistência, uma nulidade em campo e com salário de 500k. O melhor lugar pro Kleber é em outro clube, de preferência um adversário nosso.

  • Moisés 24 de fevereiro de 2014 - 11:37 Responder

    Concordo com o Cesar no que diz respeito ao Kleber. Na minha singela opinião, ele é no MÁXIMO jogador pra gauchão. O time sem ele melhorou de tal forma que, graças a Deus, nesses últimos jogos nem lembrei de sua existência. O ideal era usar esses 500 pila pra investir nessa gurizada que ta despontado aí, tanto da nossa base quanto das demais.
    Saudações!

  • Luis Carlos 24 de fevereiro de 2014 - 11:37 Responder

    Muito bom o teu testo, espero que os mulekes (gurisada) tenhao seu espaço para continuar com este futebol alegre, vistoso e ofensivo que estamos vendo. Dudu, maxi, Alan, Luana e wendel sao o que a de bom no grêmio desde a turma que tinha Jardel e companhia, tem tudo pra dar certo e a copa vai ser nossa .

  • Alex Warth 24 de fevereiro de 2014 - 11:50 Responder

    Concordo com o Cesar quanto ao Kleber, produziu muito pouco desde que desembarcou no Grêmio e sempre foi ovacionado por carregar a nossa bandeira com raça. O lance é que não precisamos de um porta bandeira, e sim de futebol… No mais, assino embaixo…

  • Douglas 24 de fevereiro de 2014 - 12:20 Responder

    Mas desde quando a gola da camiseta de algum jogador impediu ele de jogar bem mostrar sua qualidade!!!E Edinho indispensável?O cara não consegue dar um passe certo os lançamentos que dá tudo pra linha de fundo!!!Quase mata o Para correndo!!!!!

  • Jonas dos Santos 24 de fevereiro de 2014 - 12:30 Responder

    Não o considero muleks zikas. Maxi, Ruiz, e até o Luan são bem ao contrario do que se ve e se via no time do Santos com Neymar.

    Acredito que eles vão nos levar a títulos respeitando a historia e mantendo esse “mantra” da cara do Grêmio.

  • Marcelo 24 de fevereiro de 2014 - 12:53 Responder

    Tem gente na torcida que merece o jejum de títulos.
    Querem Kléber fora do Grêmio, mas serão os primeiros a reclamar que “falta grupo” e “falta banco” quando Luan for suspenso ou se lesionar.

  • Paolo C. Brehm 24 de fevereiro de 2014 - 13:16 Responder

    Uma das maiores mentiras do século passado foi contada pelo Grêmio, ao convencer um país inteiro de que o time campeão de 95/96 era ruim e que só batia. Isso ajudou a reforçar o mito de time aguerrido, cara de Grêmio, etc…
    Esquecem-se que o título posterior merecedor de destaque, a Copa do Brasil 01, foi conquistado por uma equipe cuja característica era a capacidade técnica.

  • Minwer 24 de fevereiro de 2014 - 14:37 Responder

    Paolo, quem contou essa mentira não foi o Grêmio. Foi a imprensa do centro do País.

  • Jônatan K. 24 de fevereiro de 2014 - 14:58 Responder

    Concordo com o Bonatto, todos os jogadores são indispensáveis. Ah mas até o Kléber? Sim, inclusive ele. A fase dele não é nada boa, mas quando chegou jogou muita bola até se lesionar. Um jogador não desaprende a jogar… Me lembro a bola que ele jogou no Cruzeiro e no Palmeiras… Com a concorrência pela vaga (o que estava faltando) acredito que ele poderá recuperar o bom futebol, só que hoje ele já aprendeu que não adianta brigar como fazia no passado.

    Eu fiz cara feia ao ouvir a contratação do Edinho, mas hoje está no grupo, então eu apoio o jogador. No Uruguai ele foi fundamental para a vitória, e tem mais, aquela bomba do meio da rua no GREnal me fez ter esperança nas velhas sobras de bola que terminavam no fundo das redes.

    Não abro mão de ter eles, o velho Zé e todos os demais.

    A América será nossa novamente! Vamos Grêmio!

  • Cícero - CWB 24 de fevereiro de 2014 - 15:40 Responder

    Kleber: Apenas acho que o futebol dele não vale 500 mil mensal, acho que um jogador que soube muito bem fazer o seu mkt para ganhar dinheiro. Acho também que ele joga fora de posição, para mim o Kleber tem que jogar dentro da área, pq ele é um jogador de contato, não dribla, mas busca sempre o contato, com isso os adversários vão ficar com receio de fazer falta nele pq pode resultar em penal, com isso ele ganha liberdade, Kleber no Grêmio de hj, é banco do Barcos, jogador de área, mas que não vale 500 paus não vale!

  • Henrique 24 de fevereiro de 2014 - 16:02 Responder

    César, mas nas broncas dos segundos tempo, com lata voando no campo, dentro de um alçapão na argentina, tu precisa dos Klébers pra entrar, segurar a bola la na frente, cavar faltas e provocar os jogadores adversários. A gurizada, por mais lisa que seja, não sabe fazer isso.
    O Cristian nunca disse que o Kleber deve ser titular, apenas que precisamos de jogadores assim.
    Ao menos teu ranço ta na internet…espero que não leve para dentro da Arena porque, definitivamente, não precisamos dele lá.

  • Henrique 24 de fevereiro de 2014 - 16:05 Responder

    Se tu espera que o Edinho, volante de contenção, o legítimo cabeça de área, quebrador de jogada, dê lançamentos…ta precisando mudar de esporte. Volante de contenção nenhum vai fazer isso.

    Edinho cumpre o papel de parar as jogadas do adversário. Só faz isso. E faz certo.

    Um erro é o Ramiro desarmar e tentar sair jogando, lançando e fazendo o que não sabe. Somente armando contra golpes.

  • João Hernández 24 de fevereiro de 2014 - 16:34 Responder

    Esquecestes do Marcelo Grohe! UM contestado que vai calar a boca de muita gente!

  • Impzone 24 de fevereiro de 2014 - 17:32 Responder

    Considero Riveros titular absoluto. Dos experientes, é o único que vejo ter a “cara do Grêmio”.

  • Fabiano 24 de fevereiro de 2014 - 19:21 Responder

    O Kleber embora não venha jogando bem, ainda será muito importante para o Grêmio chegar a um título de Libertadores, temos que ter certa calma em pedir a cabeça de algum jogador, se não se encaixasse no grupo tenho certeza que o enderson já tinha dispensado, o Kleber terá seu papel naqueles jogos cascudos em que será preciso amarrar o jogo e cavar faltas, aguardemos e torçamos pelo melhor.

  • Cristian Bonatto 25 de fevereiro de 2014 - 00:09 Responder

    Pessoal, quando incluí o Kléber no contexto de indispensáveis não foi por achar que ele mereça uma titularidade. E sim quanto a grupo. Gostaria que ele tivesse fazendo junto com o Barcos, o papel que este fez no jogo contra o Esportivo viajando com a gurizada podendo ter ficado com a família. Estamos com poucos cascudos no grupo, então nesse sentido, o Kleber está incluído.

  • Guilherme P 25 de fevereiro de 2014 - 00:41 Responder

    Não acredito que ainda tem gente que acha o Kleber importante. Parece mulher que apanha calada. Kleber não joga nada a 2 anos, é ex-atleta. Que importância ele tem no grupo?

  • Deixe uma resposta