Polemizadores polemizarão

6 Postado por - 14 de julho de 2016 - Artigos
Foto esquerda: www.ducker.com.br

Foto esquerda: www.ducker.com.br

 

Polêmica

substantivo feminino

1. discussão, disputa em torno de questão que suscita muitas divergências; controvérsia.

2fig. debate de ideias.

 

Podemos encarar a polêmica como uma discussão pura e simples, ou como um debate de ideias.

Debate de ideias é justamente o que a IVI não faz –  e não faz justamente porque, para se poder debater uma ideia, é necessário pensar uma antes.

Toda vez que ela polemiza algum assunto do Grêmio (Ex.: dando um destaque descabido à não-renovação do Marcelo Hermes), ela não está debatendo nada. Está simplesmente gerando controvérsias para aparecer, gerar cliques, ou até tentar afirmar um poder de influência que não possui.

Toda vez que a nossa torcida polemiza algo sem propor um debate de ideias, está copiando o jeito de ser e de se comportar da Imprensa Vermelha Isenta, tão criticada por todos nós.

Aqui no Grêmio Libertador, e na vida, eu gosto de tratar a polêmica como ela deve ser tratada: como um debate de ideias.

Porque é o debate de ideias que nos ajuda a formar um caráter. Que nos ajuda a exterminar o racismo, a homofobia, o machismo. Que nos ajuda a evoluir como ser humano “Homo Sapiens”, e nos afastar cada vez mais do “Homem de Neanderthal” (não por acaso extinto há mais de 30 mil anos atrás).

Esclarecido o meu ponto de vista, proponho um debate fazendo 2 perguntas para vocês:

1- Qual a diferença entre as cornetas da foto acima: por que aceitamos como normal o uso da cor vermelha na corneta da esquerda, e não na da direita?

2- Qual das duas formas de corneta gerou mais efeito na torcida adversária: a forma já cansada e banalizada da esquerda, ou a forma que se apropriou da roubada de trapo bandeirinha pelo Edilson no último Grenada?  (aka qual delas você acha que a coloradage acusou mais desde domingo?)

Tá aberto o espaço nos comentários abaixo.

Debater esta ideia “polêmica”, sem precisar apelar para a violência, ajuda a evitar que andemos na contramão da evolução humana e nos aproximemos cada vez mais dos macacos.

Com a palavra, a maior e melhor torcida do Sul do Brasil.

Comparilhe isso:

6 + comentários

  • Vinícius Libardi 14 de julho de 2016 - 16:24 Responder

    Concordo. Seria estranho se distribuíssem uma bandeira pra cada um no estádio, o que geraria um contraste com as cores do Grêmio e Arena. Mas achei a ideia muito boa e oportuna. Inclusive gostaria de ter uma dessas bandeirinhas, se possível.

  • Grêmio Teórico 14 de julho de 2016 - 16:53 Responder

    A diferença é que, a primeira já “perdeu a graça”. Todo jogo daqui ou de lá tem um caixão com as cores do rival. É quase como duas crianças de segunda séria se xingando. – Bobo. – E tu que é feio. Sem falar que é feita por torcedores.
    Já a segunda, foi uma resposta a altura, de um jogador do Grêmio, para uma provocação feita por outro jogador do co-irmão. E por isso doeu mais.

    Mas a diferença no “uso da cor vermelha” entre uma corneta e a outra, é absolutamente Zero.

  • Luciano Tricolor 15 de julho de 2016 - 08:34 Responder

    Penso que se tivéssemos ganho um título em cima deles, ok. Mas foi só um Grenada… por isso ficou uma comemoração demasiada. E deve ter sido isso que deixou o pessoal meio “cabreiro”. Vai que a gente perde o jogo? Os 3 pontos é o que conta. Penso que foi isso o motivo da discórdia (desproporcional, diga-se).
    Abraço! Vamo Grêmio!

  • elias bernardo charchat 15 de julho de 2016 - 10:20 Responder

    O mais importante de tudo é cuidar do nosso time, torcer a cada jogo para ganhar 3 pontos, o que a torcida dos outros acham ou sentem não vale nada, se a imprensa torce pros outros times não nos interessa. O mais importante é ganhar titulo e vibrar muito. O que os outros fazem não nos interessa.

  • Leandro 15 de julho de 2016 - 15:06 Responder

    Foi apenas um grenal valendo 3 pontos, não foi conquista de título. Se a ideia era apenas usar o símbolo do roubo da bandeira, que fosse bandeirinhas azuis, que remeteriam à mesma ideia de cornete e poderiam, sim, serem usadas no estádio, deixando, inclusive, ainda mais bonita a festa.

    Mas é muito triste ver a postura dos escritores do blog em suas redes sociais com quem tem ideias contrárias, ironizando as mesmas e ofendendo os demais torcedores. Desculpem mas vocês são tão ~jênios~ como os demais torcedores que tem todo o direito de discordarem de ações sem serem “dementes”.

  • Carlos Generoso 15 de julho de 2016 - 15:59 Responder

    Acompanhei pelo twitter apenas.

    PARECE que a distribuição das bandeirinhas era pra ocorrer antes do jogo. Eu discordo (caso essa tenha sido a ideia). Vai que não tivéssemos ganhado do Fig Tree (como quase não ocorreu)? Ok, passamos o trator nos Vermelhos, mas o jogo valia os mesmos três pontos do jogo seguinte. Por isso a discordância. Além do fato de que bandeira, mesmo que de escanteio, vermelha no estádio não né… aliás, tirando o caixão (que eu acho ultrapassado já, mas ok, é zoeira), PENSO que deveria ser proibido entrar na Arena trajando peças de roupa vermelhas.

    Agora, super de acordo distribuir as bandeirinhas depois do jogo, pois daria pra “recolher” a intenção em caso de resultado adverso (que graça teria zoar se o Bobô não desempata o jogo?).

    Just my two cents.

  • Deixe uma resposta