Quando alguma coisa pode dar errado, e dá muito errado.

0 Postado por - 16 de abril de 2013 - Artigos
Foto: Fabricio Kichalowsky

Foto: Fabricio Kichalowsky

Ontem eu vi, na sequência, o programa sobre os 30 anos da nossa primeira Libertadores e a entrevista do Luxa no Bem, Amigos.

Impressionou por poder comparar as coisas ditas à época pelos jogadores com um dia-a-dia mais conturbado do futebol moderno.

Em 30 anos muita coisa mudou. Talvez a maior mudança seja em relação ao jogador que honra a camisa que veste.

183926-cdifoto-gremio-flamengo

Enfim, ao contrário do que o Meme pensa e deixou registrado aqui, eu não acho muito fácil ficar cagando soluções em blogs, redes sociais e rodas de amigos. Pelo contrário, como um “blogueiro”, eu sempre procuro manter uma isenção apaixonada em tudo o que eu escrevo, em todas as opiniões (OBRIGATÓRIAS) postadas aqui.

Por isso eu também vou me arriscar a analisar o que está acontecendo com o MMoreno. Acho que a contratação do Barcos desestabilizou o centroavante. Acho que ele já tinha um comportamento reprovável no ano passado, e que por isso buscaram uma alternativa MELHOR pra nossa camisa 9 (que não é 9, mas enfim).

Eu entendo que achar é muito fácil, mas não consigo ver um erro sequer da diretoria no assunto. Se eu me colocar no lugar deles, eu também tentaria trazer um profissional melhor pra minha equipe – ainda mais quando esse profissional tá acenando uma bandeira gigante de insatisfação com o então atual clube. A diferença é que, se eu contrato alguém hoje, demito na hora quem seria substituído. E isso, no futebol, nos contratos da Lei Pelé, é impossível.

O que o clube faz então? Tenta recolocar seu patrimônio. E que patrimônio. Milhões de dólares foram investidos, e dizem por aí que ainda falta o pagamento de 3 milhões de reais.

Eu entendi a diretoria. Não querendo desvalorizar o patrimônio, tentou envolver ele numa troca com o Palmeiras. O que seria uma jogada de mestre, já que (MINHA OPINIÃO) ninguém me tira da cabeça que eles já sabiam que o MMoreno não ia reagir bem à chegada do Barcos e consequente perda da titularidade.

Ai o cara dos 22 gols, que jogou 4 partidas importantes esse ano e foi nulo em todas, vai chorar pro pai, que como todo pai “moderno” que é chamado na Escola pra discutir o comportamento da cria, abre a boca suja pra defender o filhinho incompreendido. Fazer o quê?

Ai a diretoria vai lá, engole a desfeita em seco, tenta enquadrar o falador e busca um acerto com o Botafogo. O erro por parte de pai e jogador se repete.

Podem ter oferecido menos do que ele ganha no Grêmio? Pode. Mas depois de toda falação e consequente desvalorização no mercado, se você fosse o diretor de futebol de outro clube, acharia que ele merece a mesma coisa que ganha no Grêmio???

A “CLT” do futebol é muitas vezes ingrata. Estamos presos e pagando salário pra alguém que não serve mais pro clube, alguém que queimou todas as tentativas do Grêmio proteger ou pelo menos reaver parte do seu patrimônio. Mas alguma coisa tem que ser feita.

O afastamento do grupo se tornou inevitável depois do péssimo ambiente criado pelo próprio jogador. A paz e harmonia do vestiário foram sacudidas pelas madeixas lisas do boliviano linguarudo. E, por incrível que pareça, acho que isso faz muita diferença dentro de campo.

Se o Luxa for esperto, “compreende”, usa isso pra fazer a boleirada mostrar mais raça dentro de campo. De uma forma torta ele deu esse recado ontem no SporTV, ele fez essa análise da “cultura do futebol gaúcho”, de que jogador bom é técnico é amado desde que mostre entrega nos 90 minutos. Só assim o torcedor amendoim vai parar de chamar em coro o MMoreno, um tumor que começou pequeno e já tomou conta do vestiário e das arquibancadas porque não conseguimos erradicá-lo a tempo.

Não foi por falta de tentativa, mas o câncer tá lá, e bem instalado, há 72 horas do mais novo jogo mais importante do ano.

E por mais que o Luxa tenha puxado o saco do Koff, que manteve o Felipão lá em 93, ele que abra o olho. Se precisar amputar algum membro por causa desse câncer, não duvido que a batata deles esteja assando.

 

 

 

Comparilhe isso:

11 + comentários

  • Giovanni 16 de abril de 2013 - 09:22 Responder

    Pra ilustrar, copio um comentário do gremista @barbareco, no Imortal Torcedor, grande blog do Seu Algoz. Só espiem:

    “de um comentario que li na net sobre alima99 x mm9:
    ultimas rodadas do BR12
    rodada 38: 0×0 INT
    rodada 37: 4×2 FIG (mm = 0, alima 0)
    rodada 36: 2×2 PORT (aLima 1 mm =0)
    rodada 35: 2×1 SP (alima 1, MM 1)
    rodada 34: 1×0 PTRETA (alima 1, mm 0)
    rodada 33: 0×0 BAH (alima 0, MM 0)
    rodada 32: 0×0 COR (alima 0, mm 0)
    rodada 31: 2×2 FLU (alima0, mm 0)
    rodada 30: 1×1 BOT (alima 0, mm 0)
    rodda 29: 3×1 SPORT (alima 0, mm 0)
    rodada 28: 2×1 CRU (alima 0, mm 1)
    PARABENS AO MORENO QUE segundo seu abalizado procurador, “CLASSIFICOU” O GREMIO, COM 2 GOLS NOS ULTIMOS 10 JOGOS d BR12 (FALACIA REPETIDA A EXAUSTAO PELA CORNETA);
    ULTIMOS 4 jogos DA SULAMERICANA NAO MARCOU NENHUM.
    LIBERTADORES JOGOU 4 JOGOS SEM MARCAR NENHUM.
    ANDRE LIMA NAS ULTIMAS 4 DECISIVAS partidas do BR12 MARCOU 3 GOLS, quem foi mais importante?
    Nos ultimos 18 jogos que fardou, O BOM GARoto, que ama o gremio e sua torcida, QUE JOGA POR AMOR, QUE COMOVE A GREMISTADA, QUE É QUERIDO PELOS COLEGAS , DIRETORIA E TREINADOR, QUE TEM UM BAITA PROCURADOR, PROFISSIONAL E EDUCADO, que ta deprimido tadinho, fez 2 gols!
    2 gols em 18 partidas. são seis meses sem jogar nada! É POR ESSE CARA QUE ESTAO HISTÉRICOS?!
    Porra tá um saco morar nessa cidade.”
    (@barbareco)

    Sem mais.
    Saudações gremistas.

  • Fábio Grando 16 de abril de 2013 - 09:41 Responder

    Concordo. Quanto a demitir o Luxa, não sei se seria a solução. Não vejo milagreiros no mercado e nem falta de qualidade no elenco. Deixem o Luxa e o coloquem na parede, material humano ele tem, que se vire e mostre q ainda merece o título de um dos melhores do Brasil.

  • Susana 16 de abril de 2013 - 09:46 Responder

    Cada um com sua opinião! Mas vamos ver o que vai acontecer no jogo de quinta-feira… Eu continuo achando que Luxemburgo não agrada todo mundo, e com certeza, tem muito jogador do Grêmio por aqui com ele, é por isso que não há rendimento em campo! Se Marcelo Moreno fez certo em ir a imprensa falar não sei! Mas o Kleber também podia ter ficado calado. Pra mim o Kleber foi falar aquilo só pra disfarçar o mau empenho dele no campo!!! A Diretoria pra mim, está vendida pro Luxemburgo!!! Está tudo uma merda nesse Grêmio!!!!

  • Felix Nuñez 16 de abril de 2013 - 10:18 Responder

    Ontem prometi que teria “saco de ouro”e aguentaria ver o Bem amigos com Galvão e Luxa juntos, que convenhamos, até o ser mais calmo tem crise de pânico ao ouvir esses personagens REPUDIANTES do cenário do esporte. Mas, enfim, vi e ouvi porque julguei “necessário”.
    A fala do nosso “técnico” era clara: se defendendo de uma possível eliminação e garantindo o CU intacto, pois futebol é “pojeto”, entende! Sim, por incrível que pareça entendo e os fatos provam isso. A continuidade gera produtividade e RESULTADOS. NUNCA fui a favor de mudança de técnico como solução. Mas, de vez em quando, urge a necessidade de cortar o mal pela raiz. Se cairmos fora da liberta, manda esse cara embora (é caríssimo e ultrapassado, além de normalmente quase “falir”os times por onde passa) e inicia um PROJETO com alguém com identidade com nosso time, nossa história, com menos arrogancia e mais trabalho e que COMUNGUE, DE VERDADE, com os mesmos ideais de nosso PREDIDENTE. Eis o cara, ROGER MACHADO! Por mais que sacrifiquemos o ano de 2013 em prol de 2014 pensando em um verdadeiro PROJETO!
    Até acho ( e gostaria muito) que o teçnico atual possa levantar um caneco esse ano. Mas este cara já era, não é sério e arrebenta com as finanças de qualquer clube.
    Quanto ao MORENO, estou cagando pra isso. Se tá enchendo o saco toca fora duma vez, apesar de achar que muito do que aconteceu de RUIM tem culpa no cartório o Sr. Luxa, assim como aconteceu com o Vilson e outros…
    Abrax

  • @tiagorussell 16 de abril de 2013 - 10:33 Responder

    Gente, não defendo a demissão do Luxa. NÃO É HORA PRA ISSO. Sou sempre a favor de seguir a risca um projeto. O problema é: alguém sabe qual é o projeto? Qual a evolução do time desde o ano passado? Qual a dinâmica, ulgtrapassagem, jogada contra times retrancados???

  • Luiz 16 de abril de 2013 - 11:25 Responder

    O Félix Nunes falou tudo. Roger ta caindo de maduro. Luxa já era. Não treina. Ganhou todos aqueles títulos no passado pois sempre teve times com 2 CRAQUES no mínimo. Futebol hj em dia se ganha com treinamento, esquema tático e comprometimento. Não vejo nada disso no nosso time. Abraçç

  • juca 16 de abril de 2013 - 11:36 Responder

    O Cruzeiro, o Cerâmica, o Passo Fundo e o Novo Hamburgo mostraram mais organização tática que o Grêmio. Isso que o salário do mito que tira vinho de pedra deve dar conta da folha de pagamento desses clubes juntos por um mês ou mais.

  • Celso 16 de abril de 2013 - 11:59 Responder

    OK, a lei Pelé é “injusta” nesse ponto. Mas se o Moreno teve um comportamento tão reprovável assim, ou não atingiu as metas exigidas dele, por que isso não estava previsto em contrato? Assim ficaria mais fácil do clube demitir o “funcionário” por justa causa, sem precisar ficar arcando com altos salários e/ou multa por rescisão.

  • Renato Lins 16 de abril de 2013 - 15:46 Responder

    Parabéns Tiago!!! Perfeita a análise do caso. Acho que essa questão ganhou mta atenção de todos.
    Não acho que o MM tá errado e nem o Grêmio. A merda foi o pai dele entrar nessa história.
    Fato é que o Odone fechou um contrato mto acima daquilo que o MM poderia oferecer ao Grêmio. Essa diretoria constatou isso e tá tentando minimizar as despesas.
    Como vc falou: O Grêmio não quer perder patrimônio e o MM não quer perder salário.
    Pronto.
    O Grêmio vai ter que ceder e o MM também. Pois caso contrário ambos vão sair perdendo. O Grêmio na questão financeira, e o MM na sua imagem, pois a priori continua recebendo os salários, mas em consequência tem o seu Passe desvalorizado em razão de não atuar na equipe titular.
    Pronto.

  • @FSBazul 16 de abril de 2013 - 16:31 Responder

    Tiago,
    de uma forma ou de outra, o Grêmio escolheu uma idéia de futebol: um Treinador consagrado no clube (torcida exigia) e um plantel repleto de jogadores prontos e caros,conforme solicitado pelo Treinador. Tudo isso cercado por contratos de longa duração. E isso começa com Odone e continua com Koff.
    Depois disso, passamos pela pré-LA com as calças na mão. Vieram reforços. Se passarmos pela primeira fase, também será com as calças na mão. time em formação, problemas no grupo, oscilações, pressão da impensa, etc.
    A partir de sexta, passando ou não, é hora de refletir e pensar no segundo semestre. Vamos continuar indo atrás de medalhões e xingando a OAS porque não há dinheiro que pague o time dos sonhos? Ou vamos trazer o Luxa para a realidade do Grêmio? A cada dia que passa, Luxa fica mais parecido com Autuori. Ou com Lazaroni, para os mais velhos, como eu. Queriam todos montar times para jogar bonito. O Grêmio nunca ganhou nada jogando bonito.

  • Matheus 16 de abril de 2013 - 20:12 Responder

    Não vamos nos iludir: o GrÊmio não será campeão da LA.

  • Deixe uma resposta