Relacionamentos

0 Postado por - 22 de abril de 2014 - Artigos

Engraçado como a gente demora muito mais pra se sentir seguro do que pra ficar com medo.

Peguemos o exemplo de um relacionamento. Digamos que a pessoa tenha te dado todas as alegrias do mundo. Tenha feito de tudo pra te deixar feliz. Mas, no meio de tudo isso, ela te fez sofrer por algum motivo. Por mais que ela venha carregada de presentes, de carinho. Que implore através de atitudes que merece novamente a tua confiança, ela já te fez sofrer em algum momento.

O ser humano é assim. Ele vive de memórias. E as memórias ruins nublam a mente a ponto de as coisas boas estarem veladas e parecerem mais distantes do que propriamente estão.

O Grêmio vive este momento. Até as duas derrotas nas finais do Gauchão para o nosso cô-irmão, ia tudo muito bem. Uma derrota aqui, outra ali pelo gauchão, mas na Libertadores, ia tudo muito bem. Pra que se preocupar então? Se a liderança do grupo considerado o mais difícil não era o suficiente, então, esse relacionamento não tinha mais salvação.

Mas vieram as finais do Gauchão. O título que menos importava no ANO do Grêmio. As fatídicas finais do Gauchão.

Bastou. Tirou a confiança. Do Roupeiro ao presidente. Do torcedor de pay-per-view ao da mureta.

Se, na sequência vem uma atuação deplorável na estreia do Brasileirão. Hummm. Só faz piorar.

O recado que eu dou nesse momento não é para a torcida Gremista. Não é “acreditem. O Grêmio tem uma magia na Libertadores que o faz atuar completamente diferente do que atua em qualquer outra competição”. Absolutamente. É pra todos: técnicos, jogadores, diretoria.

Acreditem. Não deixem um relacionamento de mais de um século desmoronar por motivos fúteis. É um relacionamento apaixonado demais pra se prender em picuinhas e fofocas.

Não deixem a peteca cair. Esse relacionamento tem muita história ainda.
E amanhã é só mais um capítulo. Um capítulo importante, é verdade. Que pode decidir que rumo esse relacionamento vai tomar em 2014.
Será um ano de discussões, brigas, difícil pra ambos os lados? Ou será um dos anos mais felizes dessa história?

Foto: Lucas Uebel/Ducker

PRA CIMA DELES, GRÊMIO!

@edewes

Comparilhe isso:

18 + comentários

  • A.Tricolor 22 de abril de 2014 - 12:50 Responder

    Usar a expressão torcedor de mureta nessa nossa atual condição que papel picado é tratado como arma e barras são ponto de venda/tráfico de drogas é forçar a barra.
    Essa relação mistica torcida-time-LaCopa era muito do velho Casarão, temos uma bela casa, moderna, funcional mas gélida.
    Sério, não temos nem o espirito de libertadores para colocar no estádioARENA, não temos, não nos deixam ou não querem ter.

    A minha dúvida fica neste ponto ”não querem ou não nos deixam ter” não é comum só um lado ser podado tão facilmente.

  • RODRIGO 22 de abril de 2014 - 12:52 Responder

    Vamos Gremio,sei que temos problemas mas seguimos acreditando gremista que é gremista jamais te abandonará,na vitoria ou na derrota!

  • Fabricio 22 de abril de 2014 - 13:30 Responder

    Bom argumento! Chê, troço complicado, “temos uma bela casa, moderna, funcional mas gélida” Pura buxa!

  • Eduardo 22 de abril de 2014 - 13:37 Responder

    Concordo com o A. Tricolor. A arena não tem o espírito libertadores… pelo menos ainda não… e, pelo jeito que as coisas vão, terá cada vez menos… lamentavelmente.

  • Beto Buss 22 de abril de 2014 - 14:05 Responder

    Impressionante o nível de bunda- molice q anda nossa torcida. Fizemos um time com Saja, Teco, Patricio, Gavilan e Tuta ir até a final da Libertadores no grito!

    Hoje por causa de 3 atuações ruins as hienas todas estão histéricas… Um único recado, se não querem remar a favor, LARGUEM e deixem quem quer empurrar o time.

    Vocês torcem pelo clube ou por taças?

    Se a Arena não tem “espirito” de Copa… Muito é por culpa nossa.

    Abraços.

  • antonio martinez 22 de abril de 2014 - 14:43 Responder

    Assino com o Beto Buss.

  • João Hernández 22 de abril de 2014 - 15:29 Responder

    Se a Arena “não tem alma” é por culpa da torcida! Simples…

  • vinicius 22 de abril de 2014 - 15:48 Responder

    UM GIGANTE não precisa dizer aos outros que ele é GIGANTE, TODOS SABEM!

    VAMO GRÊMIO!!!

  • Felix Nuñez 22 de abril de 2014 - 16:19 Responder

    Estamos na merda há 13 anos. É bom que não esqueçamos disso, mas não acho que remoer o passado é a melhor solução. Assim como foram os Grenais do Gauchão e o primeiro jogo do Dilmão: derrotas modorrentas, pestilentas, proibitivas, lamentáveis e humilhantes. Mas, agora que se foda. Já foi, é passado!
    Este time precisa olhar pra frente e perceber que AINDA estamos vivos na principal competição do ano, nosso MAIOR objetivo.
    Precisam entender o PORQUE fomos líder desse grupo e como faremos de cada jogo uma decisão pra chegarmos a TÂO sonhada final.
    Esqueçam de remoer a VERGONHEIRA dos últimos 3 jogos.
    Quero ver um time SANGUINEO, BICO QUANDO FOR PRECISO, UM CAPITÃO MENOS BUNDA MOLE e a TORCIDA NO DESCONTROLE. Se isso acontecer, renovo minhas esperanças e sigo acreditando.
    Agora, se ficar nessa bunda molice, remoendo o passado, achando que tomar de 4 é normal e tudo acontece o final será o mesmo de 13 anos.
    É hora de jogar junto com o time e é hora desse time provar que não é tão bunda mole assim!
    Coparemos!

  • Israel 22 de abril de 2014 - 16:48 Responder

    Cara, não concordo… Basta ver os posts pós jogos contra Nacional ou brasil de pelotas pra ver que não, não ia tudo bem as mil maravilhas. A diferença é que vinha o resultado, e quando vem o resultado (o que é ótimo, é o objetivo de competir afinal) se releva a má atuação e qualquer um que critique a má atuação é apedrejado.
    Hoje as atuações são as mesmas que contra Nacional ou Brasil, mas sem o resultado. E se o resultado não em, algo tem que mudar.

  • Maurício 22 de abril de 2014 - 20:31 Responder

    A Arena ainda não tem alma porque até agora os recentes times só aprontaram cagonices em casa.

  • Luiz Eduardo 22 de abril de 2014 - 22:27 Responder

    Me desculpem todos! Mas enquanto não reaprendermos a ganhar Grenal vai ser difícil. Torço para estar enganado, mas esse time não tem personalidade. Ainda está abatido e não se conhece de alguém ou algo que internamente possa alterar esse quadro. Conto com a mística e as forças ocultas. Mas ainda conto. Afinal, é o Grêmio!

  • Jair 22 de abril de 2014 - 22:35 Responder

    Os vadios milionários SÃO ENRABADOS DE QUATRO, nem demonstram chateação, parece gostarem. E a bunda-molice está na torcida que fica indignada com isso. É uma tentativa muito da burra de passar a culpa para a vítima. Torcida não se mede por inteligência, mesmo!

  • Fabiano 22 de abril de 2014 - 22:52 Responder

    um estádio não faz um time…um time sim faz um estádio ser temido e esse arremedo de time do Grêmio não assusta nem o Taguá de Getúlio Vargas.
    O Boca sempre teve seu estádio como aliado quando tinha times bons do contrário apanha em casa também.

  • Angelo 23 de abril de 2014 - 01:06 Responder

    Fabiano: falou tudo! Nada a acrescentar.

  • Flávio da Luz 23 de abril de 2014 - 09:59 Responder

    Pessoal, meu filho é nascido aqui, no estado de SP, e quando alguém pergunta prá ele de onde ele é, a resposta é direta: Rio Grande do Sul. Não minto, ele sabe que nasceu aqui, mas vendo as cores do GRÊMIO todos os dias, o chimarrão na mesa, a bandeira do RS na parede, imagens típicas de nossa terra, começa a fortalecer a criação de uma identidade muito forte, um orgulho de pertencer há algo importante, e porquê não, diferenciado.
    Meu filho tem 5 anos, e o risco dele torcer prá um timeco brasileiro É ZERO!
    Mas infelizmente nos tempos atuais, os homens que torcem por negócios começaram a circular dentro de nosso clube, e com muito poder, acabam por determinar que no mundo globalizado, o fato de tú se orgulhar e procurar manter o vínculo histórico com sua origem e identidade, acaba por limitar a exploração de um mercado maior. As fronteiras se abrem, e tudo de bom que te dava resultado, vai embora, e muita coisa podre e inútil, que tú nunca sentiu falta ou precisou, é despejada aos baldes na tua porta. Se todos os outros tem, tú é obrigado a ter também. Viajem um pouco para entender….
    Não se joga fora toda uma filosofia de trabalho, que existiu no GRÊMIO, até a vitoriosa década de 90, e que fora copiada por diversos clubes do “Pais do Futebol Bailarino”. Amor e devoção por sua terra, e tudo que dela faz parte, entravam em campo com o GRÊMIO. Atletas Gremistas que cresceram ouvindo música gaudéria, comendo churrasco, e sentindo o minuano na ponta do nariz, quando no time principal, pareciam defender os pais, irmãos e irmãs.
    Uma vez um senhor de uns 50 e poucos anos me disse: “Gaúcho, eu jogava no juvenil da Ponte Preta, ali pela década de 70, início dos anos 80, e quando enfrentávamos os times do RS…sem chance. Só se o juiz ajudasse. Mas também, vai querer comparar? Nós crescemos comendo pastel e tomando garapa, os caras comiam costela e tomavam chimarrão amargo, tínhamos medo”.
    Perceberam?
    Logicamente que não devemos consruir um muro de isolamento, mas, adotar o estilo, concepções, e amontoado de profissionais que rebolam no carnaval, não nos traz nada de relevante. Os caras vem e vão…
    Se Felipão, Tite, Mano e outros, estão felizes e buscando reconhecimento do mercado brasileiro, vamos permitir que alguém de nossa terra ou com forte ligação com ela, venha nos defender.
    O mundo é muito grande, lugares lindos e culturas ricas a serem conhecidas, mas antes de tudo isso, sou Gaúcho de Carazinho, e se não deixar isso claro e mostrar seu valor, com certeza outros não o farão.

    Para finalizar:
    Lembram da frase do D`Alessandro?
    Na nossta terra, quem manda somos nós!
    O xarope podia muito bem desmerecer o título e a surra final. Mas ele, mesmo sendo um “forasteiro”, enalteceu a conquista do RS, e a importância de derrotar o principal rival. E nosso técnico bundão e nossos atletas moribundos? E parte da nossa torcida, desmerecendo o campeonato, como se tivéssemos ganho os 10 últimos.
    Nada é à toa. Quem teve um presidente como o Odone, que dá as mão para a rede globo (que sempre nos ferrou), recebendo migalhas, e contrata vanderlei luxemburgo, nos faz entender um pouquinho, do porquê de tantos desgostos.
    Que hoje a sorte esteja do nosso lado.

  • Mano 23 de abril de 2014 - 11:25 Responder

    Gente, alguém acha q o Olímpico tinha espírito e alma com 2 anos de funcionamento?
    Então, vão tudo à merda com esse papo de Arena fria.
    A torcida tem papel fundamental, óbvio, mas o time tem que fazer valer em campo.
    Duvido demais que esse mesmo time pudesse fazer mais se estivesse no Olímpico.
    O nosso mal não é treinador, tivemos bons e ruins nos últimos anos. O que não temos há muito tempo é um bom time, bons jogadores, com qualidade técnica e vontade capazes de decidir um jogo.

  • marco 24 de abril de 2014 - 17:59 Responder

    Bha concordo plenamente contigo flavio da luz , é bem por aí.É so comparar o inter ganhou tudo q foi possivel na ultima decada e praticamente se igualou ao gremio em titulos , mas mesmo assim continua valorizando duas coisas , ganhar grenal e gauchao.Eu nao fico feliz ou satisfeito com um gauchao , mas nao quero perde lo e muito menos ser humilhado como fui.Mas o que mais me doi nao é o fato de perder e sim de ver um tecnico bunda mole sem fibra nenhuma dizendo q ta tudo bem dpois de levar 4 no lombo e jogadores com a mesma bunda molice , que tu ve de longe que nao tem nenhum comprometimento com o gremio.Me da nojo ver esses merdas depois de tomar de 4 sair sorrindo e trocando camisas com o inter , isso é total falta de vergonha na cara , realmente lamentavel.E enquanto isso a nossa torcida numa total falta de humildade acha que um time que nao ganha NADA a qse 14 anos e nem gauchao a 4 e grenal nao sei a quanto tempo , se de ao direito de escolher campeonatos a disputar e a ganhar , sendo soberbos e achando q estao acima d tudo como se estivessemos ganhando todos os anos.O gremio tem que reaprender a ganhar GREnal , depois voltar a ter dominio regional e aí sim alçar novos voos com conquistas maiores.Todo tecnico e jogadores que chegam aki chegam com a mesma conversinha de que nao estao aki a 13 anos , mas isso ta muito errado , no momento que eles vem pra ca eles estao sim e tem que se fazer de tudo pra ganhar.Em 77 foi assim todo mundo venho com o espirito de ganhar do inter e quebrar o jejum de titulos , diretoria , comissao tecnica , jogadores , tecnico , roupeiro , TODOS focaram no objetivo e depois daquilo foi a impulsao pras maiores conquistas , que vieram nos anos 80..E realmente o gremio perdeu sim a sua identidade como clube e isso faz muito tempo e cabe as direçoes resgatarem isso , incluindo aí as contrataçoes certas tbm , jogadores com o perfil do GREmio.E tbm concordo com o fabiano , é o time que faz o estadio , e os times do gremio nao tem ajudado.Mas tbm sei da força da torcida do gremio , e acho sim a arena gelada , o olimpico tinha alma pq la o torcedor tinha a liberdade de torcer , coisa que na arena cada ves menos se tem , alem de nao ser um estadio popular.Infelizmente os orgaos aproveitaram a arena pra acabar com a geral e com a torcida do gremio robotizando a , e a direçao entrou na onda e nada fez pra impedir.Votei no koff pq achei que ele traria a alma e a identidade do gremio de volta , mas nao foi oq aconteceu ate agora , sei que em parte por causa dos muitos problemas internos que estamos enfrentando , so nos resta torcer e acreditar que dias melhores virao e que o gremio um dia voltara a ser aquele gremio que nos fez torcer por ele

  • Deixe uma resposta