Seguindo a cartilha

0 Postado por - 26 de setembro de 2013 - Artigos

Me incomodava muito ouvir que o Grêmio esqueceu o que é ser copero (sem “i”, por favor), que não sabia mais jogar mata-mata. Parece que a torcida também esqueceu. Não foram poucos que foram BRADAR nas redes sociais contra o que consideravam “falso bom resultado” entre outras coisas.

Ora, não sei quando 0-0 fora de casa deixou de ser um empate! Pode ser até chamado de “pior dos melhores resultados” mas mesmo assim é um dos melhores resultados possíveis. Uma derrota fazendo gol, ou o “melhor dos piores resultados”, é inferior pelo simples fato de que, mesmo permanecendo com a necessidade de vencer na Arena, o 0-0 não nos elimina. E isso faz uma enorme diferença.

15647855

Bem no início da cartilha Como Jogar Uma Copa tá escrito em letras garrafais: FORA DE CASA COMECE COM O TIME MAIS FECHADO, ESPECULANDO O CONTRA-ATAQUE, E VÁ SOLTANDO O TIME AOS POUCOS. Quando soube que o Saimon não jogaria e iríamos com 3 atacantes, achei que tinham jogado a cartilha no lixo.

Não lembrava a última vez que tivemos um desempenho decente com um 4-3-3, só dos fracassos ridículos desse sistema na época do Darth Vander. Ainda bem que eu tava enganado e, ao contrário do que imaginava, o Grêmio não foi pra cima no primeiro tempo. Fechou num 4-5-1, espelhando o modelo dos paulistas e se preocupou mais em não deixar o Corinthians criar uma vantagem do que qualquer outra coisa. Apesar disso, escapamos 2 ou 3 vezes de tomar o gol. Aqui vale destacar a bela COCADA na bola que o Rhodholdpdho deu pra salvar uma bola que tinha endereço certo.

No segundo tempo, ainda seguindo à risca o manual, a postura foi um pouco diferente. O Grêmio passou a marcar mais dentro do campo corinthiano e criou as melhores chances, todas com Vargas. Dida foi mero espectador da partida. Faltou o gol, mas não é caso de desespero.

Praqueles que acharam ruim o empate, sugiro dar uma olhada nas campanhas vitoriosas na Copa do Brasil, em especial as de 19891994. O negócio é continuar seguindo a cartilha e vencer em casa.

*foto do Lance
Comparilhe isso:

21 + comentários

  • Mano 26 de setembro de 2013 - 09:43 Responder

    Concordo, melhor 0x0 do que derrota por 2×1.
    Precisa vencer igual, mas não tem a pressão de ser eliminado com 0x0.

    Se o Curintia tivesse jogado como o Grêmio ontem e o jogo fosse na arena, hoje estariam elogiando a aplicação tática e consistência defensiva.

    Toma no cu imparsciais

  • Eduardo Cecconi 26 de setembro de 2013 - 09:48 Responder

    A torcida em geral – de qualquer clube, na verdade – tem preguiça de entender o jogo, e de pensar o jogo. Aí prefere comprar o discurso dos comentaristas. Que, também na grande maioria, sentem a mesma preguiça de entender e pensar o jogo. Assim vemos muitos gremistas reverberando opiniões equivocadas sobre o desempenho da equipe.

    O Grêmio jogou demais e fiquei muito feliz com as soluções que o Renato encontrou para amarrar o Corinthians, que não passam apenas pelos pontas marcando os laterais deles, mas PRINCIPALMENTE pela pressão absurda sobre os volantes Ralf e Maldonado/Ibson, exercida com maestria por RIVEROS E RAMIRO, que simplesmente ACABARAM com a posse de bola deles.

    Abs.

  • Gilson 26 de setembro de 2013 - 10:09 Responder

    Bem, poderia falar que 0x0 foi um bom resultado pelo fato do Grêmio não ter perdido e por ser contra o Corinthians fora de casa! Ocorre que dos últimos 6 jogos no brasileirão esse mesmo Corinthians empatou com Cruzeiro e Náutico e perdeu para Ponte Preta, Goiás, Botafogo e Inter!!! Ou seja, o Grêmio leva um gol em casa e está eliminado, péssimo resultado no meu ponto de vista! Comparando com isso, vemos que o Grêmio não sabe atacar, o time joga para não perder. Claro, está fazendo uma campanha razoável, mas se manter esse futebol aí, certamente terminará com chances de sul-americana. O problema não é isso, o dilema maior é ver Barcos sendo inútil quase 90 minutos e o Renato ser mais teimoso que o Roth! Se fosse o Burroth o técnico era retranqueiro (3 zagueiros e 3 volantes), mas o Renato é um gênio, tudo porque o Grêmio ganhou alguns jogos na sorte!!! Basta ver as vitórias e analisar que em poucas o Grêmio foi superior ao adversário! Para um time bicampeão da américa, esse futebol de bumba meu boi é vergonhoso! Ainda mais, insistindo em manter Zé Roberto, Elano e Vargas na reserva!

  • Maurício Portal 26 de setembro de 2013 - 10:10 Responder

    Agora é lotar a Arena, esta no artigo 3, de como vencer uma Copa. O torcedor faz a diferença no jogo da volta.

  • João Marcelo Fretta Zappeelini 26 de setembro de 2013 - 10:13 Responder

    Concordo e muito com o resultado. Foi bom, atuamos para garantir-lo.
    Não concordo com o Cecconi quanto ao fato da preguiça de entender o jogo.
    Anulamos o corinthians, Ralf não jogou, corrigimos o lado direito na defesa na marcação do Sheik que incomodava, tudo isso é verdade, não se discute.
    Apenas faço a ressalva que ao preterir o meio campo, abrindo um espaço ao ponto de quando Vargas, Kléber ou Barcos qdo pegavam a bola não tinham com quem jogar, tornando a entregar a bola e novamente ter que correr atrás do prejuízo.
    Queremos a copa e o resultado foi bom. Anulamos o Timão, portanto, as providências defensivas foram boas, contudo, abdicamos de jogar.
    Pelo jogo de ontem, se tivéssemos colocado a bola no chão talvez teríamos um resultado ainda melhor.

  • Marcos Eduardo Grün 26 de setembro de 2013 - 10:15 Responder

    Gostei da postura do time. O Grêmio soube criar e não levou grandes sustos. Acredito que esta formação é de melhor desempenho em comparação com o esquema com 3 zagueiros.
    Só discordo com a primeira substituição, poderia ter tirado o Barcos e colocado o Zé Roberto, e ter colocado o Kleber como referência.
    Por insistência do Renato em manter o esquema com 3 zagueiros e sem escalar o Zé Roberto, nosso camisa 10 já pensa em sair, ele joga bem. Mas isso por ser um sinal de não ser tão empenhado com o grupo ou com o clube.

  • Tomaz 26 de setembro de 2013 - 10:16 Responder

    Achei bom resultado também. Poderíamos até ter feito um, mas não dá pra reclamar desse 0x0: não teremos aquela pressão de ter que fazer gol logo, como no confronto com o Santos (pior time que os gambás). E, sendo o curíntia um time com mais qualidade que o nosso, o que vier agora é lucro. VAMOS GRÊMIO

  • clodoaldo 26 de setembro de 2013 - 10:21 Responder

    concordo que 0x0 foi satisfatório,mas aos 15 minutos do segundo tempo tivesse tirado o barcos e colocado o elano ou ze roberto
    com certeza a vitoria aconteceria

  • Diego 26 de setembro de 2013 - 10:26 Responder

    em 2001 foi 2 a 2 no Olímpico e matamo eles em São Paulo. agora ta ate mais fácil.

  • O Goleiro 26 de setembro de 2013 - 10:26 Responder

    O problema não foi este jogo e sim o conjunto dos últimos jogos que o Grêmio entra já em campo acadelado, pra não ganhar ou pelo menos não perder. O ataque é inexistente, não funciona, faz um gol hoje e um daqui 5 jogos. Assim é complicado almejar algo maior.
    Jogando assim, dá pra ser campeão da Copa do Brasil, mas jamais do Brasileirão. Tem que melhorar muito se quiser ir mais longe.
    Agora, se o foco é a Copa do Brasil, pode jogar assim, dá pra ser campeão até com 2 empates.

  • Felix Nuñez 26 de setembro de 2013 - 10:27 Responder

    O resultado sim foi bom pelas circunstancias do jogo, não há como discordar. Mas não é esse o ponto Minwer. O que me preocupa é a pouca produção ofensiva e quando as escassas chances acontecem a nosso favor, desperdiçamos. Não acho que na Arena iremos produzir mais ofensivamente do que atualmente estamos fazendo. No geral são 2, 3 boas chances de gol, no máximo, por jogo. Com essa atual formataçao precisamos de atacantes matadores, o que infelizmente não está acontecendo. Isso sim é o que me preocupa. Defensivamente estamos muito bem, apesar do nervosismo do Bressan e do sumiço de 70% do tempo em Riveros ( ouço o nome dele umas 4x no jogo inteiro).
    Se melhorarmos um pouco mais nossa finalização o time crescerá muito, senão contaremos com a bola parada ou erro do adversário para fazer gol!

    Abraços

  • GibaDiscos 26 de setembro de 2013 - 10:38 Responder

    Não consegui assistir o jogo ontem, só o final e me causou uma bela sensação ver nosso time tentando o ataque depois dos 30′ do 2T. Normalmente enfiamos os 11 lá atrás e não saímos nem por decreto presidencial. Mas não comparem o 0a0 com derrota de 2a1, comparem com 1a1, esse sim um ótimo resultado fora de casa. 0a0 é muito perigoso, pois não permite o time a sair muito, jogando em casa. Tomar um gol em casa tem um efeito psicológico pesado no jogo da volta.

  • David 26 de setembro de 2013 - 11:02 Responder

    Deixando os “Espectadores” cornetas de lado, para o campeão não existe melhor ou pior resultado, existe a superação que nos faz jus ao nome. Basta vencer por qualquer placar, pergunto: Se lotarmos a Arena e empolgarmos o time (temos time este ano sim) alguma chance desta vitória não vir? Parem de escolher resultados, jogamos como time vencedor ontem, não foi um jogaço, mas o time se postou muito bem e isto é o que importa. Dalhe Grêmio.

  • Gremio_Foz 26 de setembro de 2013 - 11:15 Responder

    Entrevista do Kleber na saída do primeiro tempo(Sport TV)…repórter pergunta:”- FALTOU UM MEIA?”.. e Kleber dando uma marretada nos dedos do F.D.P..”- PARA NÓS OU PARA ELES? O JOGO ESTÁ 0X0!”.Valeu Kleber!!! E para os corneteiros de plantão, acho que o Gremio jogou bem. Muitos dizem que o Corinthians vem mal e coisa e tal…mas acontece que a Copa do Brasil é prioridade deles também, ou seja, o foco deles é todo na Copa do Brasil…então empatar fora de casa com o atual Campeão do Mundo em uma competição que para eles iria salvar o ano (e num torneio mata-mata!!!)é um bom resultado sim!!!! E dá-lhe Gremio!!!!!!!!!

  • José Paulo 26 de setembro de 2013 - 11:30 Responder

    Concordo contigo com relação ao Barcos, só que o Vargas jogou desde o início…

  • Endrigo 26 de setembro de 2013 - 11:33 Responder

    O time pode não ter apresentado um grande futebol,mas jogamos com raça e pra ganhar uma copa isso é muito importante,já ganhamos muitas com muita vontade e pouca firula,e Pra quem acha que o resultado foi ruim eu faço uma pergunta:
    E se o primeiro jogo fosse na Arena e o resultado tivesse sido 0 x 0 qual o sentimento que teríamos para decidir fora???
    QUEREMOS A COPA!!!
    Abraço.

  • Guilherme 26 de setembro de 2013 - 11:34 Responder

    Com certeza o Grêmio conseguiu se armar de modo a neutralizar o Corinthians, assim, palmas para o Renato.
    Mas, sinceramente, não dá para entender como o Renato prefere a dupla Barcos e Paulinho em detrimento de Zé Roberto, Elano e Vargas.
    O Barcos só acertou um passe para o Vargas em todo o tempo em que esteve em campo. Recebeu um cruzamento limpo no primeiro tempo e deu uma cabeçada ridícula. No segundo tempo, teve uma tentativa de tabela entre ele e o Vargas que ele conseguiu dar de canela na bola (na frente do Renato) e acabar com uma chance de ataque nossa.
    Se o Renato tivesse a paciência que tem com o Barcos com os outros 3 que citei acima, aí sim teríamos certeza que o que vale é o grupo e que o Grêmio não é um time, mas um grupo.
    Por favor, até quando vamos proteger esse castelhano? Até perdermos um jogo (ou sermos eliminados) por um contra ataque proporcionado por ele?
    Sério, é muito desalentador torcer para o time, ter que aguentar esse cara que ganhou a braçadeira de capitão (e que o Renato baba o ovo dele) e não vemos nada que justifique isso em campo.
    E isso não é corneta, é a realidade. Pois enquanto tivermos o pensamento mágico do Paulinho Clementino (que não acertou sequer um lance em todo o tempo que esteve em campo) em detrimento do Zé Roberto (que poderia entrar para segurar a bola lá na frente, coisa que o guri não sabe fazer) fica mais difícil.
    Com certeza seguimos a cartilha, conseguimos um empate e vamos nos classificar aqui, mas existem algumas reflexões que não podemos deixar de fazer.

  • Tarciso Salvatore 26 de setembro de 2013 - 12:00 Responder

    “A torcida em geral – de qualquer clube, na verdade – tem preguiça de entender o jogo, e de pensar o jogo. Aí prefere comprar o discurso dos comentaristas” – Explicou TUDO nessa frase.

    Em tempo: aqui em SP a imprensa corinthiana esportiva anda dizendo que houve um suposto penalti não marcado para o time da marginal sem número. Normal.
    A imprensa aqui é uma versão da imprensa vermelha multiplicada por 10.

  • Fausto 26 de setembro de 2013 - 13:30 Responder

    De certo resultado bom é tomar 2 a 0 em casa de uma merda de time que era o Palmeiras ano passado, faltando 5 minutos pra acabar o jogo.

    O 0x0 foi um ótimo resultado. Criou-se essa celeuma em competição de mata-mata que tem que fazer gol fora de casa. Ao ponto de alguns lunáticos afirmarem que derrota de 2 x 1 é melhor que empate de 0 x 0, o que obviamente não poderia ser verdade.

    O Renato ontem atendeu a vários pedidos que vinham sendo feitos por aqui, jogar com 2 zagueiros, escalar o Vargas, jogar com 3 atacantes, deixar Zé e Elano no banco. Fez tudo isso e ainda assim não agrada todo mundo. Nem tem como mesmo.

    O resultado passa também pelo mérito do Cássio, que pegou umas bolas no segundo tempo que não é todo goleiro que pega. No chute de primeira do Vargas da entrada da área, na cobrança de falta também do Vargas e numa cabeçada do Rodolfo. Fosse um Frangério Ceni da vida a gente tinha ganho!

    É pegar moral nas próximas partidas do brasileirão e depois meter os caras em outubro na Arena. 1 x 0 é goleada!

  • Cruyff 26 de setembro de 2013 - 13:32 Responder

    Concordo com o Guilherme!
    E outra…. o mais engraçado é que Renato só escalou Vargas no mero acaso, apenas em consequência a falta de zagueiros e o problema com Saimon de última hora! E não é que ele foi nosso melhor jogador em campo???? Nos falta técnico… pqp!!!!

    Barcos mais uma vez ( vou ficar repetindo isso até o final do ano), não jogou absolutamente NADA.

    E colocar Paulinho no lugar de Vargas?? o que é isso??? o cara entrou e ERROU TUDO, TUDO…

    Dependemos realmente da sorte para ganhar alguma coisa, como as lesões que ocorreram em nossos zagueiros!! ou quem sabe com uma lesão do Ramiro para a entrada de um meia…

  • Matheus 26 de setembro de 2013 - 19:34 Responder

    Para os entendidos que acham que foi ruim, foi o que para o Corinthians que jogava em casa?

  • Deixe uma resposta