Um ano em 6 meses

0 Postado por - 3 de janeiro de 2012 - Artigos

Foto: Grêmio

 

Palmas pro Machado e pro Pelaipe, que conseguiram passar adiante jogadores caros e com baixo retorno pro time.

Mais aplausos por trazerem reforçarem o Grêmio com jogadores que, em tese, devem render mais que os que saem.

Porém me preocupa o montante de dinheiro que está sendo dispendido nessa (tão solicitada) reformulação do elenco, mesmo apesar de todas as matérias de sites e jornais mostrando a ‘engenharia financeira‘ feita para a montagem do elenco. O problema é que essas matérias falam somente em investimento na contratação dos jogadores, não no salário dos mesmos.

Fazendo uma conta baseada nas infos que correm pela internê:

Dos que saíram, o salário mais alto era o do Rodolfo. Adílson, William Magrão, Maylson e cia não deviam ter o contracheque na casa dos 6 dígitos, portanto, o impacto de cada um deles na folha não era alto. A soma sim. Então, digamos que se economizou algo em torno de uns R$700 mil por mês na folha, faltando ainda confirmar a saída do Rafael Marques, Leandro Cachaça e André Lima. Se forem todos, a economia pode chegar a uma milha por mês. Lembrando que o Leandro no Vaxco custava alguns milhares pro Grêmio todo mês.

Os que chegaram: só Kléber, Marcelo Moreno, Sorondo e Leo Gago juntos devem passar desse R$1milhão/mês. Ainda tem o Marco Antônio, Pablo, Douglas Grolli e Felipe Nunes. Fora o prometido reajuste de salário pro Douglas e os gatilhos anuais previstos nos contratos de longa duração firmados com alguns jogadores.

Ou seja, os altos gastos com o depto de futebol, tão criticados em 2011, vão aumentar.

Lógico que é mais fácil levantar um caneco com um time forte no papel e que isso custa caro. Só precisamos ter cuidado pra não torrar toda a grana do ano agora pra tentar vencer a Copa do Brasil e, em caso de fracasso, ter que aumentar o rombo nas contas pra buscar reforços pontuais no meio do ano e corrigir rumos. Um motivo a mais pra torcer pelo penta da CB.

Comparilhe isso:

7 + comentários

  • Guto 3 de janeiro de 2012 - 17:37 Responder

    Fala-se em 6 milhões mensais. Considerando que gastamos 5 milhões mensais em 2011, creio que é um valor razoável e coerente com a qualidade do time e a situação financeira brasileira.

  • Joca 3 de janeiro de 2012 - 17:55 Responder

    O que se diz é que a folha ficará na casa dos 6mi. Nessa conta tem que entrar também as saídas do Rafael Marques, do Escudero e do Edcarlos. O Borges ainda onerava a folha no ano passado e esse ano não mais.

    Provavelmente Lúcio, Leandro e Dé Lima (mesmo que saiam por empréstimo com o Grêmio pagando 50% do salário, digamos, já dá uma economia de quase 500 mil/mes).

    Mas entendo a tua preocupação (eu também a tenho), mas espero que os profissionais do Grêmio estejam trabalhando sério.

  • Joca 3 de janeiro de 2012 - 17:58 Responder

    Opa, esqueci de terminar uma frase: ‘provavelmente Lúcio, Leandro e André Lima também sairão’.

  • Rosauro 3 de janeiro de 2012 - 18:06 Responder

    Só o Gabriel da uns 400

  • heraldo 3 de janeiro de 2012 - 18:37 Responder

    rochembarg, e o chinelinho gabriel, é mais uma milha por mes.

  • Renan 3 de janeiro de 2012 - 19:09 Responder

    Do ponto de vista financeiro, não podemos fazer a besteira (como ocorre faz anos) de achar que o time, se não ganhar a Copa do Brasil (toc toc toc), não presta e que deve reformular tudo. Gera gastos e praticamente se joga no lixo o trabalho já feito, tendo q recomeçar do zero.

    Outra burrada que cometem é avaliar jogador por grenal. Viçosa virou rei em um dia qdo marcou 2 gols de mais sorte do que mérito. E agora Rochemback virou o pior jogador do elenco pq fez um grenal horrivel (sei q ele não teve um segundo semestre inteiro bom), voltando de lesão e com o time mal e desmotivado a rodadas.

    Vamos ter paciência e dar crédito pro pessoal trabalhar.

    Quanto à folha salarial passar de 5 pra 6 milhões, isso dá 20% de aumento, sendo que a mensalidade aumentou 33%. Sei que esse aumento na mensalidade não vai pagar toda a diferença da folha, mas acho que esses valores são indícios de alguma sustentabilidade econômica no clube.

    Abraço

  • Cristiano 5 de janeiro de 2012 - 09:13 Responder

    Poxa é difícil!! se o Grêmio nao investir, nao vai ganhar nada, time barato e com liga como o de 95 só de 50 em 50 anos pra dar certo, prefiro que o clube gaste 500/mes pelo kleber que 80 pelo zé pirueta, cara vc é muito amargo, larguei!!

    Ah! e quando os títulos vierem, quero ver um post de vocês falando das finanças!!
    saudações

  • Deixe uma resposta