Uma salve ao Gremistas com coragem

0 Postado por - 12 de março de 2014 - Artigos
Crédito: zerohora.clicrbs.com.br

Crédito: zerohora.clicrbs.com.br

Ontem demos um passo rumo ao fim dos cantos racistas.
Um passo pequeno, como todos os passos iniciais deveriam ser.
Tomar consciência de um problema é o início de um processo de mudança. E, realmente, tá mais que na hora de mudar.
Na boa, por mais que a turma do atoleiro já tenha aceitado o macaco, não me sinto um cara decente levando meu filho na Arena e ouvi-lo cantar um cântico racista. É constrangedor. Imagina um pai negro explicando ao filho essa música. É foda. É difícil se colocar na pele dos outros, não?
Mas, se é constrangedor, pq não mudar?
Falta coragem?
Coragem nunca nos faltou.
Por muito tempo nos chacotearam com a Coligay. O tempo nos mostrou que aquele preconceito estava fadado ao passado.
E corajosos foram os que formaram um torcida assumidamente gay no meio da ditadura. Houve brigas, chegaram a via de fato várias vezes, mas se evoluiu e aceitou. Hoje tem time que finalmente está aceitando as suas torcidas gays.
Fomos vanguarda nos anos 70. Pq não podemos ser vanguarda nos 2000?
É tão difícil desapegar de uma ou duas músicas? É por isso que estamos discutindo?

Vamos ser vanguarda, vamos dar esse passo pra frente.

Comparilhe isso:

43 + comentários

  • thiago weiprecht 12 de março de 2014 - 10:07 Responder

    não costumo comentar nestes espaços, mas me senti na obrigação de fazer coro com o movimento: é hora de pegar o bonde da história e abandonar os cânticos que mencionam “macaco”. é racista na origem, racista no âmago. evoluir nesse sentido, além de moralmente correto no sentido absoluto, é também uma atitude pró-grêmio. parabéns! vocês não estão sozinhos na empreitada.

  • Gustavo Chiarani 12 de março de 2014 - 10:15 Responder

    Também sou solidário a iniciativa. Vamos acabar com isso.

  • Ariel 12 de março de 2014 - 10:19 Responder

    Na boa, desde quando chamar alguem de macaco eh racismo? Se for assim, se chamar de cavalo, cachorro, vaca etc.. tbm eh racismo. Os srs. torcedores do time vermelho nao sao chamados de macaco por conta de raça ou cor. Isso eh ridiculo. Racista eh quem acha que isso eh racismo.

  • Luis 12 de março de 2014 - 10:23 Responder

    Vocês estavam todos na origem do termo MACACO para afirmar que foi racista? Ou vocês estão tão bitolados no paradigma da nossa sociedade que quando ouvem macaco olham para um negro?

    Reflexão interna.

    PS: pergunte para um gremista negro como ele explica para o filho dele o termo macaco para os colorados se quiser entender. Ou para os milhares que cantam junto.

  • Luis 12 de março de 2014 - 10:23 Responder

    Vocês estavam todos na origem do termo MACACO para afirmar que foi racista? Ou vocês estão tão bitolados no paradigma da nossa sociedade que quando ouvem macaco olham para um negro?

    Reflexão interna.

    PS: pergunte para um gremista negro como ele explica para o filho dele o termo macaco para os colorados se quiser entender. Ou para os milhares que cantam junto.

  • Lucas Lencina 12 de março de 2014 - 10:28 Responder

    Penso que os blogueiros/ twitteiros tiveram as melhores das intenções, mas se equivocaram em centrar a discussão em cima do “termo macaco”. Se tivessem feito uma campanha visando somente a utilização de músicas que não mencionem o Inter e falem somente do Grêmio, sem tocar na polêmica do “macaco”, a chance de sucesso seria muita maior. Com o tempo, novas musicas serão criadas e as “ruins” deixadas de lado.

    Enfim, era isso! Abraço!

  • Egberto 12 de março de 2014 - 10:35 Responder

    Vc tem razão nesta campanha. Se o termo macaco era utilizado pq “imitam o grêmio” ou pq assistiam aos jogos do velho Eucaliptos em cima das arvores.
    Hoje é considerado um termo racista.
    Ninguem vai lembrar que o S.C.I. abandonou o Saci e adotou um macaco como seu novo mascote.
    O Gremio é que pode ser punido por isso.
    Mudem os cânticos…………..

  • Fernando 12 de março de 2014 - 10:44 Responder

    Não adianta. Eu a algum tempo acredito que todo esforço por mais paz e civilidade é inócuo, e que só a barbárie e a galhofa prosperam.
    Dizer que a “origem da utilização não era racista” é de uma idiotice sem tamanho. Não importa a origem, importa o contexto que vivemos onde é preciso que caminhemos juntos para eliminar as discriminações que pobres, negros, gays, índios e etc., são submetidos em pleno século XXI. Mas como eu disse no início, não tenho esperança de ver isso acontecer, infelizmente.

  • Dhiego Schuch 12 de março de 2014 - 10:58 Responder

    A conotação da palavra está na pessoa que recebe.

    Passei a faculdade sendo chamado de white monkey e nem por isso me chateava ou sentia como racismo.

    Eh mais, pq só para o pai negro é dificil explicar a musica? pq não para um pai branco? qual a diferença?

  • Daniel Souza 12 de março de 2014 - 10:59 Responder

    O que tem que acabar é com essa torcida Geral. Uma organização que se coloca a frente do clube.

    O Brasil inteiro pegando junto nessa batalha contra o racismo, e eles são incapazes de rever um conceito.

    Além da questão moral, vão acabar prejudicando Grêmio. De novo.

  • Daniel Souza 12 de março de 2014 - 11:03 Responder

    E basta que um cidadão, seja ele torcedor gremista, colorado, árbitro, ou qualquer outro pessoa denuncie esses cânticos durante o jogo do Grêmio e que o árbitro relate em súmula que seremos punidos.

    Então se para os torcedores da Geral (não do Grêmio) isso não é racismo, que ao menos respeite o clube que eles dizem que torcem. Porque com a mais absoluta certeza seremos punidos.

  • Guintzel 12 de março de 2014 - 11:04 Responder

    Vai te catar,vai lá e se junta as coloridas!!! Largeui!!!

  • Alexandre Perin 12 de março de 2014 - 11:05 Responder

    Parabéns, Tiago. E lamento ao Guintzel pela capacidade de debater

  • Tailan 12 de março de 2014 - 11:09 Responder

    Velho tu sabe a origem do termo “macaco” usado pela nossa torcida contra eles.

    Se tu não sabe, é porque o Grêmio nos seus primórdios não aceitava negros. Quando eles surgiram passaram a aceitar. Então surgiu o “time de macacos”. Entanto chamar alguém de macaco é racismo e já tinha ter que parado a tempos.

  • TGS 12 de março de 2014 - 11:29 Responder

    Vou sempre aplaudir esse tipo de iniciativa. Entendo o que muitos falam, a respeito da “origem” ser supostamente “não racista”; mas acho que ninguém nega que esse termo tem sido utilizado para ofender racialmente pessoas negras. Isso, por si só, justifica essa pretensão de deixarmos de utilizar o termo macaco para se referir a colorados.

  • Agenda Negativa 12 de março de 2014 - 12:01 Responder

    Prezado sr. Beto Schmidt,

    Vou usar tuas próprias palavras:

    “…Imagina um pai negro tendo que explicar ao filho…”

    Por que necessariamente o pai negro deveria fazer isso?
    O que o pai negro tem a ver com o MACACO dos cânticos?
    Não entendi tua colocação.

    Cara, é exatamente esse o erro que eu vejo algumas pessoas cometerem.
    Os cânticos sempre associaram o MACACO à TORCIDA, parem de ir nessa onda da impren$a de associar o terrível caso do Márcio Chagas com os cânticos do Grêmio.

    O caso do Márcio Chagas é racismo claro, atacaram a pessoa dele, associaram o homem ao termo pejorativo visando inferiorizá-lo de alguma forma.

    O racismo está exatamente ai: das pessoas ouvirem a palavra MACACO e ficarem “imaginando os pais negros”.

    Acredito de verdade que tu não fizeste por mal, as pessoas de bem não fazem por mal, lutam contra isso, mas a verdade é essa che: está na mente de cada um.

    O brabo é ver a impren$a na cara dura pondo lenha nessa fogueira e alguns blogueiros caindo nessa armadilha dividindo nossa torcida em um momento tão importante.

    Está dando certo, além da desunião que isso causou na nossa torcida foi a brecha perfeita pra impren$a abafar a discussão que realmente importa: esse DESFALQUE no erário que o SCI está causando por conta dessa Copa.

    Saudações Tricolores !!!

  • Daniela 12 de março de 2014 - 12:19 Responder

    Não tem jogo do GRÊMIO amanhã?

  • Fabiano 12 de março de 2014 - 12:36 Responder

    o que estão fazendo com o nosso Grêmio? que torcida bunda mole estamos virando (bunda mole não é um termo racista ainda né?)…é tanta babaquice politicamente correta que daqui a pouco para não sermos ofensivos ao adversário vamos deixar de dar um carrinho em um jogador negro pois isso poderia ser considerado racismo.
    pro inferno com esse coitadismo negro,com a inversão de fatos dos panfletários gayzistas e toda essa cortina de fumaça que querem jogar para que alguns incautos não vejam outros graves problemas que temos e os primeiros trouxas já foram encontrados e infelizmente é a torcida do meu time…que merda!!!!!!!

  • Lucas 12 de março de 2014 - 12:55 Responder

    Ainda com esse papinho? Não bastasse ser inútil e desvirtuado do que realmente é, tem que ser em véspera de decisão. Querem o que? Aparecerem? Se promoverem? Vão carpir um lote subs celebridades virtuais.

  • Gustavo 12 de março de 2014 - 13:20 Responder

    Parabéns pela iniciativa. Parabéns mesmo. E não se acanhem com os comentários negativos e ameaçadores. Quero crer que essa ignorância seja minoria em nossa torcida, não o contrário.

  • Vívian 12 de março de 2014 - 13:30 Responder

    No outro post um gremista falou e eu concordei plenamente com ele: só de não ter que ficar lembrando do inter nessas músicas já valeria a pena tirar o “macaco” das letras. Vou no estádio torcer pelo Grêmio e não pra falar do inter. E só lembrando só que infelizmente há muita gente racista sim e que se utiliza do termo para ofender sim. Volto a dizer que concordo com a iniciativa, pois ela tem que partir de algum lado e seria muito legal que partisse do nosso. Vamos cantar Pingos de Amor; Eu Sou Borracho, Sim Senhor; etc! Sabe o que seria legal? Colocar algumas musicas no Guia da Partida! Valeu!

  • marcos 12 de março de 2014 - 13:43 Responder

    Apoiado, Beto. Essa babaquice tem que acabar.

  • J.J 12 de março de 2014 - 14:08 Responder

    Tem jogo quinta?

  • Thiago 12 de março de 2014 - 14:34 Responder

    Esse Blog foi invadido, só pode…

    Quinta-feira tem o jogo mais importante da Libertadores e vocês aí discutindo sobre um post que um QUALQUER escreveu aqui e acabou gerando toda essa balbúrdia.

    Chamar de Macaco não é ser racista e PONTO.

    Torcidinha de blog vai vaiar os desavisados que cantarem “Olha a festa macaco” no estádio? Sério?

    Não se esqueçam que “Ei, Inter, vai tomar no c*” é desrespeito, e muito feio também viu.

    DESPREPARADOS.

  • Marcelo 12 de março de 2014 - 14:45 Responder

    O problema é que muitos gremistas engolem a propaganda colorada.
    O Inter nunca começou como um clube do povo, tampouco aceitava negros em seus primórdios.

  • jose 12 de março de 2014 - 14:47 Responder

    Bah vergonha de vcs.defendendo a macacada.vou sempre cantar e ensinar meus filhos pois somos assim é sempre vamos ser.ao contrário de vcs sou gremista de verdade.perderam um leitor.

  • jose 12 de março de 2014 - 14:48 Responder

    Jamais nos matarão.chora macacada.

  • lucas 12 de março de 2014 - 14:55 Responder

    Concordo com a abordagem do tema mas EU não conheço nenhum colorado negro !

  • mais culhão ae 12 de março de 2014 - 15:14 Responder

    Já to vendo que isso vai gerar é mais briga dentro da geral…
    Os caras vão começar a cantar a música do macaco… dae os hipsters vão chiar.. vai começar uma discussão…
    Vai embolar isso… vai dar briga…
    Dae vão vir com a ladainha “heróis tentaram salvar o Grêmio do racismo e foram repudiados”…
    Que medo…

    E só não sei da onde que tão dizendo que mudaram o mascote do inter pra um macaco… da onde?

    Esse esquema de tirar o macaco das músicas é coisa de hipster e, por enquanto, eles são menoria, vão acabar levando a pior.
    Como eu disse antes, provavelmente vão sair como heróizinhos…

    Mas realmente acho tudo isso ridiculo.

    Estão indo atrás da mídia…
    Por mais hipsters que sejam.

    Lamentável.

  • Maicon 12 de março de 2014 - 16:37 Responder

    Posso fazer uma pergunta a todos aqui presente ?

    Você seria capaz de me explicar como que um cântico!

    “Chora macaco imundo, que nunca ganhou de ninguém”

    é capaz de motivar nossos jogadores em um jogo cujo placar esta 1×0 para o adversário ???

    (sendo que nosso time ainda possui vários jogadores negros que podem sim se desconcentrar com estes cânticos)

    sendo que este adversário não é o “Co-irmão”

    pq não criar cânticos que empurrem o time, que digam para ir para cima, para lutar, para não parar, para guerrear, isso é Grêmio, se não esquece o “Co-irmão” pq não vai torcer pra ele…

    VAMOS ESQUECER DE UMA VEZ POR TODAS OS COLORADOS, QUEM SABE A NOSSA SECA DE ANOS SEM TÍTULOS IMPORTANTES É PQ NÃO CUIDAMOS DE NOSSO “QUINTAL” AFINAL FICAMOS SOMENTE PENSANDO NO “QUINTAL” DO VIZINHO…

    Quando o Grêmio for punido por causa desses cânticos estúpidos da Geral, espero que estes 10% de torcedores que a frequentam, assumam a responsabilidade… e não faça como estão querendo fazer, empurrando nas costas de quem não canta estas besteiras…

  • Raukoores 12 de março de 2014 - 17:39 Responder

    Nossa, parece que estão propondo cantar música clássica! Quanta resistência pra acabar com essa coisa de macaco… Parece até que é o nosso mascote que tão querendo abolir!
    Numa boa, não tem a menor lógica cantar isso, não ajuda o time, e ainda mancha a honra do Grêmio.
    Depois não reclamem quando um gringo te perguntar se tu torce pro Grêmio e ele retrucar – Ah, aquele time Neo-nazista?
    Exagero, mas se não fazemos parte da solução, somos parte do problema.

  • Fernando 12 de março de 2014 - 18:55 Responder

    O nome disso que vocês estão fazendo é HIPOCRISIA. Com uma boa dose de oportunismo.
    A onda agora é combater esse pseudo-racismo que em momento nenhum foi comprovado.
    É apenas ventilação de um grupo de pessoas que acredita gozar de uma condição de influencia e a usa como bem quer.
    Engraçado ser tão politizado nessa causa, mas fazer tributo ao carrinho que lesiona atletas ou chamar árbitros que erram de ladrões.
    Parem de querer sentenciar por suas opiniões o que é certo e deixem de ser hipócritas e oportunistas.

  • Marcelo 12 de março de 2014 - 19:03 Responder

    Como assim “pai negro explicar isso pro filho”? Não ficou legal essa frase…
    Mas olha, sinceramente, cansei dessa merda que tão fazendo nesse blogue. Chega! Tão querendo aparecer? Já conseguiram. Deu.

    Tem jogo amanhã não é?

    Só uma coisa antes que achem que sou racista. Sou negro. Ou pra vcs devo dizer que sou afro descendente? Puta hipocrisia!

  • Odelmo Junior 12 de março de 2014 - 19:10 Responder

    Parabéns a quem teve esta iniciativa.
    O exemplo dado do pai explicando aí filho foi o melhor dos argumentos .
    #chegaderacisno

  • Pablo 12 de março de 2014 - 20:37 Responder

    Sempre fui fã e leitor assíduo do blog. Mas, ultimamente, está chato demais acompanhar (tanto os textos quanto os comentário).

    Minha opinião se resume/ilustra ao que li em um comentário (não lembro aonde): D’Alessandro: Macaco. Zé Roberto: Não.

    E vamos falar do jogo IMPORTANTÍSSIMO de amanhã? Ou o blog deixou de ser sobre o Grêmio FOOT-BALL Porto Alegrense?

  • Artur 12 de março de 2014 - 20:47 Responder

    Exelente iniciativa! Acho que chega dessa babaquice de chamar alguem de macaco! Vi muitos comentarios que falam que o proprio interse chama de macaco, mas, todos os torcedores deles concordam em serem chamados de macacos? Se não, está errado e nós temos que mudar nosso comportamento! Racismo no futebol é coisa do passado!

  • Augusto César 12 de março de 2014 - 22:42 Responder

    Racista és tú e se o Grêmio não é bom o suficiente para ti ou para tua familia, vire inter. Em menos de uma semana Tú conseguiu aliar a marca do Grêmio ao racismo e ao homossexualismo.Tu é o pior tipo de gente é falso, hipocrita, o Grêmio deveria lhe proibir de movimentar um site falando do Grêmio. Macaco, não tem nada haver com negros, é um animal, assim como Homo Sapiens Sapiens, o que somos, está se promovendo as custas do Grêmio, seu colorado inrustido.

  • Fátima Tereza Rodrigues Borba 13 de março de 2014 - 09:33 Responder

    Fico pensando se não estamos fazendo mídia sobre todos esses acontecimentos racistas, infelizmente nada e feito pra acabar com isso. Preconceito existe em todas as instâncias. Os colorados nos chamam de”gaymio” isso não e uma discriminação? Então, meu filho e negro e canta em alto e bom som o cântico em discussão e em nenhum momento sente-se discriminado pois na concepção dele ” macaco” e a figura que entra em campo na hora do jogo para animar a torcida. vamos deixar de falsos moralismos e ensinarmos aos nossos filhos a fazer um mundo melhor de se viver

  • Fausto 13 de março de 2014 - 10:34 Responder

    Tá, beleza! Vamos abolir o termo macaco pra não sermos mais racistas.

    E como ficam os termos “morangos”, “moranguinhos”, “moranguetes”, “cor-de-rosas” e outros largamente utilizados aqui no blog, inclusive pelos autores e inclusive pelo autor deste post?

    São termos claramente com conotação sexual e pejorativa, no sentido de dizer que os colorados são todos gays (assim como eles fazem ao nos chamar de gazelas, coligay, gaymio e essas coisas todas).

    Racismo é crime, homofobia também é. E aí, vamos abolir esse também?

    Ou vocês vão dizer que morangos é só por causa da cor vermelha e que não tem conotação sexual? Daí tão se contradizendo porque a explicação do termo macaco sem conotação racista não vale.

    São pra lá de conhecidas expressões como “criado pela vó e gosta de sorvete de morango” e coisas do tipo, logo tem conotação sexual sim. Seria muita coincidência que entre tantos hortifruti de cor vermelha a gente tenha, por coincidência, escolhido justo o morango!

    Tem que abolir também, questão de coerência.

    E aí, se começar a trilhar esse caminho daqui há pouco tem que abolir as músicas do “torcer pro Grêmio bebendo vinho”, “sou borracho sim senhor” e outras do tipo, porque existe o alcoolismo, que é doença e essas músicas podem soar como apologia ao consumo de bebidas alcoólicas.

    Não sou o maior defensor do mundo do termo macaco. E como bem disse o autor do blog, são duas músicas, então foda-se, vamos cantar as outras! Também concordo com os que comentam que seria melhor nem mencionar o co-irmão nas músicas, vamos é xingar os adversários que estão no campo! “Argentino filha da puta, chupa rola e dá o cú”! Mas olha aí, racismo de novo (porque neste país existe um erro comum de achar que racismo é algo que se aplica somente aos negros) e preconceito sexual de novo, crimes portanto!

    Só me assusta um pouco pensar que daqui há pouco vamos estar cantando cantigas de voley no estádio, do tipo “eu tava na janela e passou um avião e nele tava escrito que o Grêmio é campeão”, “Grêmio, cade você? Eu vim aqui só pra te ver” e coisas do gênero.

    O mundo politicamente correto demais fica chato pra caralho!

  • Rafael 13 de março de 2014 - 12:07 Responder

    APOIADO COMPLETAMENTE, SINTO O MESMO CONSTRANGIMENTO! ACHO BÁRBARO ESSA INCIATIVA, MAS CONFESSO QUE É QUASE IMPOSSÍVEL QUE SE ACABEM OS CÂNTICOS COM ESSA CITAÇÃO, INFELIZMENTE!

  • vinícius 13 de março de 2014 - 12:15 Responder

    “Na boa, desde quando chamar alguem de macaco eh racismo?”

    desde sempre.

  • André 14 de março de 2014 - 09:33 Responder

    Sou paulista e acompanho o futebol brasileiro desde a década de 70. Durante os anos 80, a fase áurea do Grêmio era comum ver em SP pessoas com a camisa do Grêmio. Aqui se fala que o Grêmio seria uma potência nacional em pouco tempo. Era um clube com fama de raçudo, brigador, com uma imagem simpática aqueles que não aceitavam a adulação da mídia em torno de Flamengo e Corinthians. É interessante notar que nada disso aconteceu e a culpa não foi dos resultados em campo do time e sim de uma postura marcada pelo isolacionacismo regional extremo que o Grêmio clube e torcida adotaram nas últimas décadas.Esta postura se reflete em bobagens como cantar o hino gaúcho em cima do hino nacional em jogos fora do RS. A postura “argentinizante” de algumas facções e o assunto deste post, o racismo indelével que marca algumas das posturas de membros da torcida.Ou o Grêmio instituição volta a ser um clube de todos os brasileiros ou fica difícil para mim ou qualquer outro “simpatizante” andar com a a bela camisa gremista sem se sentir estranho em seu próprio país.

  • Sidney Falcão 16 de março de 2014 - 21:03 Responder

    Concordo como o paulista André. Sou baiano e gremista há mais de 30 anos. O Grêmio há muito tempo deixou de ser um clube regional, mas parece que a diretoria e os torcedores gremistas do RS não têm consciência disso. Não têm dimensão do quando essa atitude racista causa uma péssima imagem ao clube no cenário nacional. Ainda imaginam que o prestígio do Grêmio se resume ao RS, quando na verdade já ultrapassou as fronteiras estaduais há pelo menos três décadas.

    Esse argumento de que o termo “macaco” é apenas para justificar a a postura de imitador dos colorados não cola, não convence e nos tempos atuais, é uma verdadeira armadilha para o Grêmio.

    Do jeito que as punições a atos racistas nos estádios estão sendo mais severas e fiscalizadas, a FIFA, o Ministério Público não vai querer saber se questões históricas, de que o “macaco” ao ato de imitar o outro ou sei lá o que. Vão punir o Grêmio e acabou.

    Já comunicado ao Grêmio que o clube tem projeção nacional e internacional, não está mais limitado ao RS. Qualquer ato racista envolvendo a torcida gremista, irá resvalar no Grêmio. Fora do RS – principalmente aqui no Nordeste – a imagem que se tem do Grêmio é de que é um clube racista. Ou seja, a insistência de torcedores gremista com o termo “macaco” acaba associado ao Grêmio.

    Portanto, acho importante o Grêmio desenvolver programas e atividades que possam dissociar a sua imagem dessa conduta infeliz de determinados torcedores. O Grêmio é um clube de projeção internacional, e qualquer atitude, positiva ou negativa, seja do clube ou da sua torcida, tem iguais proporções.

  • Deixe uma resposta