Adeus, Monumental

0 Postado por - 13 de agosto de 2012 - Artigos

Foto: Lucas Uebel/GrêmioFBPA

Hoje começaram a remover a Calçada da Fama do Olímpico. Semana passada haviam sido os azulejos do painel da Universíade, localizado no portão 3. Daqui a pouco será a vez da placa comemorativa ao gol do César em 83, do pórtico, do letreiro de “CAMPEÃO DO MUNDO”…

E assim, muito antes da demolição e aos poucos, o Velho Casarão vai se despedindo da gente.

Confesso que tenho me preparado pro epílogo dessa história desde 2008 e, mesmo assim, cada vez que vejo uma notícia como essa da remoção da Calçada da Fama, me dá um aperto no peito e um nó na garganta. Por isso tinha prometido pra mim mesmo ir em TODOS os jogos desse ano, coisa que não cumprirei pois, por motivos profissionais, não pude ver a vitória de 3-1 sobre o Ixpó de Recife e dificilmente irei em outro jogo às 19h30 em dia de semana. Mas a reclamação quanto aos horários dos jogos fica pra outro post. Ainda bem que tem muita gente pensando em formas legais de se despedir, como um abraço ao Olímpico e uma vigília na última noite do Velho Casarão porque, mesmo indo ao maior número de jogos dá vontade de fazer mais, de se despedir melhor do lugar que sempre considerei minha casa.

Quantos domingos mais teremos pra chegar algumas horas antes do jogo, passear pelo pátio, dar aquela passadinha no Memorial e encontrar os amigos no Bar da Beth pra jogar conversa fora? Quantas vezes vai dar pra mandar ver no churasco-nosso-de-cada-domingo, pegar a camiseta da sorte e largar o clássico “partiu Olímpico”?

Olhando a tabela, lhes digo: seis domingos. SEIS.

Confesso que, ao me dar conta disso, passei alguns longos minutos sem conseguir continuar esse texto. Se daqui em diante ele desandar, levem em consideração a carga emocional.

Ainda não tinha me dado conta e só agora comecei a desconfiar que a empolgação que sinto a cada nova foto da Arena é também uma forma de sufocar esse saudosismo que tomou conta de mim hoje. Talvez esse artifício do cérebro seja para o bem, evitando que fique banzo, mas fiquei feliz em perceber esse truque.

Por isso decidi que toda e qualquer oportunidade que eu tiver de viver esses últimos meses do Monumental deve ser aproveitada. Não precisa nem ser dia de jogo.

E, sinceramente, acho que vocês deveriam fazer o mesmo.

Comparilhe isso:

8 + comentários

  • Phanzer 13 de agosto de 2012 - 18:44 Responder

    Eu moro no Rio de Janeiro e sou gremista desde o inicio dos anos 2000. Torço em todo jogo, sem me cansar, como se estivesse no estádio.
    Nunca havia sequer pisado em Porto Alegre. O gremismo simplesmente tomou conta de mim por aqui mesmo.
    Esse ano eu fiz questão de pegar os poucos trocados que havia acumulado ao longo de alguns anos e tirei uma semana para visitar o Olímpico. Conheci de cabo a rabo, assisti Grêmio e Fluminense (com direito a vitória) e senti na pele uma emoção sem tamanho. É como um religioso que encontra o Papa em pessoa e lhe dá um grande abraço.
    Por mais que eu só tenha conhecido o Olímpico este ano e tenha participado apenas um dia da sua vida, posso dizer que ele sempre vai estar no meu coração, tanto quanto no de vocês (salve a diferença de histórias e causos que todos que viveram de verdade o estádio terão para contar).
    E assim me despedi dele. Em 2012, nos 45 do segundo tempo. Mas valeu cada minuto, cada segundo, cada suspiro que eu dei enquanto estive em território tricolor (e não estou falando de Laranjeiras, Fluminense e Rio de Janeiro).
    Próxima etapa: Grêmio Arena. Infelizmente por um lado, aquele mais saudosista e conservador, que viveu uma vida no Olímpico Monumental, e felizmente por outro, que poderá dar continuidade à vida de uma nação gloriosa e campeã, do jeito que ela merece ser tratada: com muita grandiosidade!

  • deniyel 13 de agosto de 2012 - 23:08 Responder

    Grêmio x Santos. Estarei no OLÍMPICO. Pela primeira vez visitarei minha casa.

  • Pedro 14 de agosto de 2012 - 09:24 Responder

    Moro em Brasília, sou gremista desde pequeno. Este ano, pela primeira vez, irei visitar o Estádio Olímpico Monumental! E para a minha alegria, a data que estarei em POA nada mais é do que o aniversário de fundação do nosso clube, 15 de setembro!! Infelizmente não terá jogo neste fim de semana no estádio, mas mesmo assim visitarei o memorial, conhecerei o estádio que sempre vivi, mesmo que de longe.
    (por falar nisso, como não conheço muito bem a cidade, alguém pode me indicar que ônibus devo pegar para ir para o Olímpico? Estarei em um hotel perto da rodoviária, se alguém pudesse me ajudar eu agradeceria muito)

  • Rafael Farina 14 de agosto de 2012 - 11:19 Responder

    Pedro, o bairro Bomfim fica ao lado do centro, e de lá passa a linha T5, só não lembro se na rua Santo Antônio ou na Garibaldi (elas são paralelas, não tem erro). Sugiro dares uma olhada no site da EPTC, empresa que (supostamente) controla o trânsito em Porto Alegre.

    Saudações Tricolores.

  • Pedro 14 de agosto de 2012 - 15:53 Responder

    Valeu pela dica, Rafael! Vou dar uma olhada depois no site!

  • Alemão 14 de agosto de 2012 - 21:36 Responder

    Pedro, use a linha Gloria e cuide para não pegar o Tristeza pois este passa no remendão…

  • […] Último ano do Olímpico Monumental, e o que levaremos de lembrança? Um fiasco no gauchão, uma vergonha na copa do brasil, uma terceira (ou quarta) colocação no Dilmão e sabe-se lá o que da sulamiranda. Isso é o Grêmio que queremos? Os últimos 10 anos representam algo de Grêmio? […]

  • Deixe uma resposta