Ataques vencem jogos, defesas ganham campeonatos

0 Postado por - 18 de agosto de 2013 - Artigos

Mesmo depois de 2 vitórias contra times bem colocados na tabela (Bahia fora e o líder Cruzeiro em casa), antes do ínicio do jogo contra o Vasco ainda se via muitos críticos quanto ao uso de 3 zagueiros e 3 volantes. Eu entenderia as críticas se o time não estivesse vencendo, afinal não temos orgulho de dizer que somos um time pragmático, que joga com o regulamento embaixo do braço?

Desde que passou a usar 3 zagueiros, no Grenal, Dida passou a ter menos trabalho. Depois do clássico, ele participou bastante do jogo contra o Coritiba, coincidentemente quando Renato escalou só 2 zagueiros, e no primeiro tempo contra o Cruzeiro (mais por conta do pênalti). Outra coisa boa da zaga com 3 integrantes é que a composição pode variar durante o jogo. Normalmente, ele começa com o Rhohdhohlhpho (nunca acerto onde é H) na sobra, e Werley e Bressan dando o combate aos atacantes. Quando um destes toma o amarelo, passa a ser o zagueiro da sobra, como foi no Grenal, com o Bressan.

Bom, se tem 3 zagueiros, não precisa colocar 3 volantes pra protegê-los, né?

Sim e não. Se fossem 3 Nunes ou Cocitos, eu concordaria com essa premissa. Mas vejam quem eram os 3 volantes ontem: Ramiro (autor de um BUCHA), Souza e Riveros. Todos tem bola no pé, não são quebradores de bola. Quando o Zé Roberto voltar, imagino que poderia pegar a vaga do Souza. Aí ninguém reclamaria. Ele continuaria sendo um volante, posição em que rende muito bem, e, ao não ter uma peça como referência criativa, tu distribui a responsabilidade entre todos e dificulta a marcação do adversário. Quer um exemplo? Riveros colou no Juninho e matou 80% das jogadas dos cariocas.

Enfim, o time tem evoluído mesmo com o escasso tempo de treino com jogos quarta e domingo. Além de não deixar o adversário jogar, agora o Grêmio tem jogado.

Comparilhe isso:

1 comentário

  • Rafael Medeiros 18 de agosto de 2013 - 17:46 Responder

    Perfeito. Defesas ganham campeonatos. DOs últimos campeões só o Flamengo de 2009 não tinha lá uma grande defesa. São Paulo de 2006 e 07 não perdia e tomou pouquíssimos gols. Corinthians 2011 simplesmente não tomava gols. Rodolpho botou ordem e o grupo tá junto com o Renato. Dá pra querer…

  • Deixe uma resposta