Mais uma noite no G-4

1 Postado por - 9 de outubro de 2014 - Artigos

O primeiro tempo mostrou um Grêmio diferente do que já estávamos acostumados. Ao invés do 4-1-4-1 entramos com um 4-2-3-1 defensivamente que virava um claro 4-3-3 quando atacando. Com o Ruiz no meio, a linha de três virava Dudu (alguém compra uma perna esquerda pra ele?), Barcos e Fernandinho. Quando um deles descia, o Barcos geralmente ocupava o lugar e o Ruiz ia para o centro da área, mantendo a linha. Uma proposta interessante que mostrou coisas boas e ruins. A melhor delas foi o gol. Embora fora da área, se deu em função da maior presença ofensiva. O Fernandinho perdeu a bola, Barcos recuperou, driblou dois, perdeu e aí o Ruiz surgiu pra mandar pras redes. Ele que é o nosso segundo melhor finalizador (e eu não sei porque é reserva).

O lado ruim é que, quando sem a bola, só recebíamos ela de volta depois de um lateral, passe errado ou chute pra fora. Foram muitas finalizações contra o nosso Gordito (falo isso desde a base e ainda não mudou), mesmo que só duas na goleira (uma na trave e outra bisonhamente defendida). Não havia combate. Mas a estratégia foi boa porque o Sport não veio pra tentar ganhar e não teve qualidade pra ficar com ela. De boa jogada, depois do gol, só o chute do Fernandinho depois de tabela com o Barcos (tá, se fosse um passe pro Ruiz podia ser 2×0, mas atacante tem que querer fazer gol). No mais, ótima posse de bola e erros que não custaram tanto (né, Rhodolfo?).

No segundo tempo o treinador deles viu o jogo, fez duas alterações em menos de 20 minutos e só deu eles. Ficando com a bola nós pouco tirávamos deles. Até o Fellipe Bastos se encontrar, depois dos vinte, e começar a roubar algumas bolas no meio. Mesmo assim, criação zero e um monte de bolas  na nossa área. Todas com saídas afoitas do Tiago. E, numa delas, ele acabou colocando todo o sobrepeso dele sobre o azarado do Rhodolfo, que caiu estranho e bateu o joelho no chão. Teve que sair para a entrada do… Bressan (obrigado Felipão!). O Ruiz sumiu na partida e só lembrei da existência dele quando pediu para sair. A entrada do Giuliano (que também não acrescentou nada) acabou mostrando a estrela do treinador aos 30 minutos: bola na nossa área, mais uma espanada do Tiago, bola cabeceada para o Giuliano que deu um passe belíssimo para uma grande vitória do Dudu na corrida, driblar o goleiro e meter o 2×0.

Dudu, fazendo o seu SEGUNDO gol no campeonato. Foto do Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr)

Dudu, fazendo o seu SEGUNDO gol no campeonato. Foto do Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr)

Depois o jogo ficou meio morno até o final, quando quase marcamos mais um com o Ramiro. Se tivéssemos feito, o Atlético MG tinha que vencer por dois gols pra desalojar a gente do G-4 (aquela diferença monstra de saldo já foi, mas eles ainda tem mais gols à favor). No final, mais rebatidas do Tiago (que segue com reflexos, mas não segura UMA bola), e uma ótima defesa no lance que quatro jogadores cercaram, ele não foi afoito e esperou a finalização em cima dele. Resumo da ópera: valeu pelo primeiro tempo, Fernandinho rendeu pouco (acho que rende mais na esquerda), Giuliano e Ruiz chegam mais na área que o Luan, Walace dá segurança pros volantes saírem e eles rendem mais assim, e não, ainda não dá pra dizer que temos um reserva para o Grohe (ainda mais depois da quantidade de erro técnico num mesmo jogo – que pode ser resultado do nervosismo da estreia).

Sábado temos que buscar mais três. Vamos pra epopeia fora, agora. E com MUITOS desfalques. Felipão, precisamos de ti.

Comparilhe isso:

20 + comentários

  • john elvis 9 de outubro de 2014 - 04:54 Responder

    Boa análise. So discordo em relação ao goleiro. Pra min nao foi afoito, jogou certinho… goleiro nao pode ter medo de sair na bola. Ainda mais ele que e ‘Forte’. Voltando ao jogo, pra mim esse e o esquema ideal para jogos em casa, so que o felipao deveria liberar mais a subida dos ‘pontas’, q no caso eram dudu e fernandinho. Os 2 estavam praticamente junto dos laterais. Nao gostei do barcos hoje, tava caindo mto pelos lados, nesse esquema e fundamental ele dentro da Área.

  • rodrigo restelato 9 de outubro de 2014 - 06:31 Responder

    agora é ir pra cima do palmerinha, e tentar a vitória, vamos ver no que dá. Que falta faz aquele pontinho contra o Sp!

  • Bera 9 de outubro de 2014 - 08:17 Responder

    não entendo a quantidade de críticas ao Tiago. O guri representou bem e segurou as pontas ali atrás. Estreia é sempre complicado e, apesar de algumas falhas técnicas, achei que foi muito bem.
    Gosto do Ruiz no meio de campo. É o refinamento técnico que falta pra esse time. Looooonge de comparações, mas ele lembra um pouco o futebol do Rivaldo quando joga perto da área.

    • Fagner 9 de outubro de 2014 - 11:46 Responder

      Fui pesado nas críticas porque tão pintando ele como baita reserva. Não é. Fez uma estreia ótima para o Grêmio (não levou gol) mas só mediana pra carreira dele (muito erro em bola aérea e não segurar uma bola). E o pior é que ele se deu um dez quando saiu de campo…

      A única parte que é flauta mesmo é o próprio peso do atleta. Ele tem “ossos grandes”.

      Saludos,
      Fagner

  • Thiago 9 de outubro de 2014 - 08:47 Responder

    Me parece que como o time do Sport é fraco, o Felipão ousou um pouco mais e tentou ser mais “ofensivo”. Eu gostei de ver o jogo.

    Faço parte do time dos que não querem mais o Luan de titular, mas gostaria de entender se o Fernandinho fez um papel extremamente tático, ou ele é fraco assim mesmo! Pela marra que tem, pela exaltação quando chegou, devia ter mostrado bem, mas bem mais mesmo!

    Por fim, é Ruiz de Titular meus caros! Não sei se dá pra “improvisar” ele no lugar do Luan, continuar com três volantes e tal…
    O cara me parece ter mais vontade e com toda certeza, mais pontaria!

    O Grêmio tem jeito! Mas com o Luan e o Biteco… Duvido muito!

  • Luis Gustavo 9 de outubro de 2014 - 09:49 Responder

    Olá, Fagner.
    Deixa eu te perguntar.
    Durante a execução do hino Nacional a Geral está cantando o hino do Riograndense?
    Obrigado

    • Fagner 9 de outubro de 2014 - 11:47 Responder

      Não vi, mas é provável. Não concordo nem com execução de hino antes do jogo, acho muito ridículo isso.

      Saludos,
      Fagner

      • Luis Gustavo 9 de outubro de 2014 - 15:26 Responder

        Obrigado,sou gremista daqui de São Luís-MA e sempre to acompanhando o blog e acho muito bom.Os textos também são sempre coerentes e as entrevistas com os convidados são realmente muito legal. Abraço e concordo com você que o hino Nacional tem que ser respeitado, porque na verdade fere os gremistas que não são gaúchos. Amo o Grêmio,aprendi a gostar e respeitar o Rio Grande, mas amo o meu País também. Tenho certeza que não é somente eu que penso assim.
        Obrigado e Abraço

        • Rafael 9 de outubro de 2014 - 17:12 Responder

          Concordo com o Luís que deve haver respeito com o Hino nacional, mas também concordo com o Fagner, a execução do hino é no mínimo desnecessária.

        • Fagner 9 de outubro de 2014 - 18:56 Responder

          Verdade, Luis Gustavo. Concordo contigo. Infelizmente tem quem ache bonito isso. E que bom que tu te manifestou nesse sentido.

          Saludos,
          Fagner

        • Rafael 9 de outubro de 2014 - 20:24 Responder

          Isso é a mesma coisa que tu reclamar que na Inglaterra eles não tocam o hino do Brasil… o RS não se considera [ou pelo menos a Geral do Grêmio] parte do mesmo país que os acima de SC…

      • Ezio 9 de outubro de 2014 - 15:55 Responder

        Acho altamente tosco essa vulgarização do Hino Nacional. Hino Nacional se toca em paradas de 7 de setembro e no máximo em jogos da Seleção. Da mesma forma que Hino Riograndense só se toca em paradas de 20 de setembro.

  • Felix Nuñez 9 de outubro de 2014 - 10:16 Responder

    O Gremio quando tem de propor o jogo é flórida. Mas é notório que a bola nos pés de Ruiz é muito bem tratada. Merece continuidade.

    Também acho que Fernandinho rende mais do outro lado, mas se tivesse continuidade na posição renderia ainda assim mais do que Luan.

    Fiquei brabo quando o Bigode tirou Luan ao invés de tirar o Dudu que estava irritante. Eis que o baixinho foi lá e calou minha boca. Mas suas finalizações são bizonhas, urge a necessidade de melhorar.

    Prefiro jogar fora. Não temos de propor o jogo e normalmente somos mais compactos. Só precisamos melhorar a maldita finalização!

  • Felix Nuñez 9 de outubro de 2014 - 10:16 Responder

    Luan = Fernandinho

  • Gabriel batista 9 de outubro de 2014 - 11:19 Responder

    Primeiro tempo muito bom, dominamos o jogo, felipao acertou em cheio na escalação. Não dava pra entrar com 3 volantes contra o Sport que veio pra empatar e nem com o Giuliano que atrasa o time. Alan Ruiz não pode mais sair do time e o Fernandinho também acho que rende mais pela esquerda, mas taticamente fez um grande jogo sempre acompanhando o lateral direito deles, acho que merece uma sequência. No segundo tempo o Sport cresceu e o grêmio foi o que não vinha sendo, preciso! Teve a bola pra matar o jogo e não vacilou com o Dudu. No mais gostei do Tiago, pra uma estreia foi muito bem. Geromel mais uma vez impecável e TB axo q o Wallace da mais segurança no meio ao invez do Ramiro.

  • Ezio 9 de outubro de 2014 - 15:53 Responder

    Fagner

    Show de bola tua análise mas sou mais um que acha que estas pegando pesado com o Tiago. É um guri que está substituindo o melhor goleiro do Brasil na atualidade e pra complicar ainda é novato como jogador além de estar jogando uma partida decisiva pras pretensões do GRÊMIO no campeonato e até que se saiu bem. Quando foi exigido não deixou la palla passar. Quando a ele “não segurar firme” é questão de treino mas pra um novato em uma fumaceira ele passou bem. Eu resido em SP e sábado vou pessoalmente ao Pacaembu conferir o time contra o Palmeiras. Show de bola vermos nordestinos gremistas participando do espaço. O que atesta o quanto o GRÊMIO tem uma torcida de abrangência nacional não somente regional como a tosca midia de RJ-SP tenta impor.

  • jeferson mengue 9 de outubro de 2014 - 22:42 Responder

    meu deus como deixam um idiota desses escrever num blog mais 1 apaixonado pelo marcelo motorista de kombi grohe e pelo ex treinador sr luis felipe scolari

    • Ezio 10 de outubro de 2014 - 09:59 Responder

      Cara o Grohe é o melhor goleiro do Brasil na atualidade. Quem tu quer no nosso gol ?

  • jeferson mengue 9 de outubro de 2014 - 22:45 Responder

    esse idiota quer analisar tatica o time do gremio foi uma bagunça so tomamos um vareio no 2 tempo e ele quer explicar taica meu deus mais sobre o thiago goleiro que tenta pelo menos sair do gol certo ou errado tentava chega do motorista de kombi azarado eterno reserva

    • Ezio 10 de outubro de 2014 - 09:58 Responder

      Jeferson na boa tu preferia o Abel Cachaça na nossa casamata ? Se estamos brigando até por titulo ainda temos que agradecer ao Felipão. Com esse time sem articulação (esperemos que o Alan Ruiz confirme sua regularidade já que é o único no elenco com caracteristicas pelo menos parecidas com a de um articulador) é o que dá pra fazer.

    Deixe uma resposta