O Grêmio precisa de um Andrés D’Alessandro

0 Postado por - 10 de agosto de 2013 - Artigos

zerrohora

Vou escrever algumas linhas aqui que certamente desagradara a muitos. O fato é que PRECISAMOS de um jogador nos mesmo moldes do D’Alessandro. Exatamente igual em todos os predicados. Não precisa ser da mesma posição, evidemente. Porém, se desse, eu faria um CLONE dele. Um clone AZUL.

Não cheguei a esta conclusão hoje, nem após o “grenal do cocô”. Essa é uma ideia que vem à minha mente de forma cíclica, tal qual uma bad trip de ácido, desde que o colorado contratou ele em2008 e virou o fio nessa porra toda.

Primeiramente, gostaria de fazer uma pergunta aos torcedores: quem aqui lembra o último líder, e incontestável, jogador que tivemos? Aquele cara que pegava a bola debaixo do braço, decidia o jogo, temperamental, vestia a camisa com honra, gesticulava com juiz, mandava torcida adversária calar a boca, enfim, um torcedor bom de bola dentro de campo?

A resposta, ela é mais do que óbvia: Danrlei de Deus Hinterholz.

Agora vem o mais difícil. Quem é, e onde está este jogador?

Caras assim são DIFICÍLIMOS de se achar. Custam caro, muito caro (se tu pensar somente em números, friamente). Dá pra contar nos dedos os jogadores de nível MUNDIAL nestes parâmetros. Aposentados ou não, eles são moscas brancas: Oliver Kahn; John Terry; Gattuso, Simeone; Verón; Riquelme; Edmundo; Romário. A lista, ela é pequena. Nos nossos, Danrlei, Adílson Baptista (pra ficar nos que vi jogar), talvez Dinho, talvez.

Ou seja, como mostro acima, é um imenso de um abacaxi pra descascar achar um jogador desses. E outra, manter um jogador desses.

E acho, principalmente, que a TODA & QUALQUER diretoria do Grêmio, seja de hoje, seja do futuro, deve empenhar seus esforços na busca de jogadores assim, com esse perfil. Se der pra ser formado em casa, melhor, pra ser acostumado com nossas cores.

A esperança que eu tinha é que o tal jogador do ~ KROFE ~ fosse assim. Na verdade, o tal jogador do cofre nunca deve ter existido; talvez fosse figura de linguagem. Sei que no banco temos, não o jogador, mas sim um treinador nos moldes supra citados. Mas e dentro de campo, onde as coisas se resolvem? Elano, Zé Roberto, Barcos, Kleber… nenhum deles chega a 10% do que esperamos. São bons jogadores, porém, só.

Dito isso, deixo com vocês leitores do blog.

O que vocês acham? O diagnóstico está correto? Alguma sugestão de nome? Alguma reprimenda?

Comparilhe isso:

32 + comentários

  • Felipe 10 de agosto de 2013 - 14:51 Responder

    Compartilho a opinião. Quando os amargos anunciaram o gringo, eu lembro que o Grêmo havia tentado trazê-lo um ano antes, mas o que se ventilou foi: “é uma loucura!”. Aí, em seguida, ele desembarcou no Salgado Filho. Certa feita, eu comentei com um camarada: “mano, o Libertad tem um loco na meia cancha que me serve…” Já sabes onde ele foi parar também….

  • Vinicius Viegas 10 de agosto de 2013 - 15:00 Responder

    Muito bom o texto concordo plenamente, lembro que a tempos atrás, antes do inter contratar o D’Alessandro, foi ventilado o nome dele no Grêmio mas logo rechaçada pelo diretor de futebol, cujo não lembro o nome no momento, mas o mesmo falou que “não tinha a cara do Grêmio”. Na época já me causou indignação!

  • Beto 10 de agosto de 2013 - 15:18 Responder

    Snel, nem li, mas vai te fuder! Esse Dalessandro é um grande merda que não merece o mínimo respeito.

    Digo isso respeitosamente, diga-se de passagem.

  • Wagner 10 de agosto de 2013 - 15:33 Responder

    Infelizmente, concordo plenamente contigo.
    Só para citar alguns do elenco atual:

    – Zé Roberto: Nosso “craque”. 39 anos e físico invejável. Dá sono ver ele falar e jogar.

    – Elanzzzzzzzzzzzzzzz

    – Souza: Você acham mesmo que ele tem o estilo e a atitude de um volante típico do Grêmio??? Aliás, qual dos nossos volantes tem a cara do Grêmio? Qual foi o último?

    – Dida: só o fato dele estar se aposentando e rever para vir para o Grêmio acaba a discussão.

    – No quesito vontade, parece que só se salvam o kleber, o Pará e o Alex… Sem tocar no futebol.

    Sem falar que o Grêmio não manda mais nem em casa. A OAS e Brigada Militar mandam e o Grêmio acata. Do modo que está, nem com uma média de 45.000 teremos o calderão que era o Olímpico com 30.000.

  • Arthur FV 10 de agosto de 2013 - 16:36 Responder

    Wagner, ha anos que o Olimpico nao se tornava mais um caldeirao, das poucas vezes que virou foi contra o SP, ano passado, e antes apenas contra o Flamengo, 2011.

    Contra o Palmeiras? Silencio constrangedor, assim como a atuacao do time.

    Ja na Arena em 2 jogos tivemos muito bem esse efeito caldeirao, Gremio x LDU, ainda mais pela tragedia de SM, e Gremio x Santa Fe.

    Falta milhares de elementos para o Gremio, falta um Dinho, um Dalessandro, um Jardel… Mas principalmente um Arce, pois temos um corredor improdutivo no lado direito do campo, com Para, um jogador sem contribuicoes ofensivas e algumas falhas defensivas… Sem tirar o cone do Barcos, que faz Andre Lima parecer um Jardel…

  • André Roberto Finken Heinle 10 de agosto de 2013 - 16:40 Responder

    Eu francamente ia escrever o porque dessa idéia ser patética.

    Mas cansei só de pensar no trabalhão que daria.

    De qualquer forma, o artigo só vem a demonstrar o absoluto DESCONHECIMENTO dos ditos “blogueiros gremistas” quanto ao clube para o qual dizem torcer. E a conseqüência desse desconhecimento é que exatamente, à cada fracasso que expõe suas “teses” à prova, eles inventam mais uma panacéia para o clube.

    Antes era Renato, antes ainda “folha di pagamentu auta”, “DNA da vitória”, e agora “D’Alessandro”.

    E pior: são estes ignóbeis que estão avançando posições no Conselho Deliberativo do clube. O futuro é negro, cavalheiros.

    —-

    “Eu francamente ia escrever o porque dessa idéia ser patética.

    Mas cansei só de pensar no trabalhão que daria.”

    Porque escreveu, então?

    “E pior: são estes ignóbeis que estão avançando posições no Conselho Deliberativo do clube. O futuro é negro, cavalheiros.”

    Pode pegar o meu lugar no conselho se fazes tanta questão. Caso uma caixa de cerveja (importada) que tu vai sentar a bunda na cadeira, ficar quietinho e dançar a música que tocam.

  • Fagner 10 de agosto de 2013 - 16:52 Responder

    Discordo e muito. Não há como comparar o Danrlei com o Dalesão. Em primeiro lugar, pela própria piada que fiz com o nome do argentino: o nosso goleiro não era chinelinho. E chinelinho não serve pra mim.

    Em segundo lugar, o Danrlei arrumou só uma expulsão, que eu me lembre, no “episódio franga véia”. Fingiu e conseguiu que o Fabiano Cachaça fosse expulso em um grenal. O Dalesão só faz isso e chora pra arbitragem o jogo inteiro, o que o nosso goleiro não fazia – a prensa na arbitragem vinha só em momentos críticos (pênalti, falta dura, expulsão – quase sempre de um dos nossos). Eu não gosto de jogador chorão.

    Em terceiro lugar, o Danrlei era um cara decisivo pra gente em jogos importantes por passar confiança. Já vi ele catar borboleta diversas vezes, falhar em jogo decisivo (http://www.youtube.com/watch?v=yhPKfENaT6w&feature=youtu.be&t=34s) – ele não era ótimo goleiro – mas era incontestável para o elenco. A fama de “louco” veio da bobagem no lance com o Válber (onde foi suspenso, inclusive). Confiar num cara instável como o Dalesão só sendo louco.

    Admito, porém, que há semelhanças entre os dois. Nenhum deles tem a menor habilidade para dar porrada em alguém. Na verdade, as tentativas deles são ridículas. E a torcida adversária sobrevaloriza seu futebol. O Danrlei nunca foi um grande goleiro tecnicamente, mas os colorados diziam “mas no Grenal ele fecha o gol”.

    Concordo que precisamos de lideranças no plantel, alguém que vista a camiseta e chame a responsabilidade, um torcedor no campo (por falar nisso, o Adílson Warken ainda é um torcedor do Grêmio que jogava no clube e não foi aliviado por isso –

    Wianey Carlet e alguns torcedores falando em substituir Zé Roberto. Larguei! Daquj pra frente torço calado.— Adilson Warken6⃣ (@adiwarken) August 1, 2013

    ). Então, não é só isso que importa. E NUNCA, mas NUNCA MESMO vou querer que o jogador símbolo do Grêmio seja um cai-cai chorão que bota a culpa no juiz adversário pelo mal desempenho (“No me dejan jugar fútbol”). Aliás, tem um igualzinho a ele por aí em todos os aspectos: o Valdívia. Tu queria ele no Grêmio? Eu não.

    Saludos,
    Fagner

  • Res 10 de agosto de 2013 - 17:20 Responder

    Os que dizem que não concordam… Concordam, mas seria muito “humilhante” admitir. A merda é ter um cara desses e no rival ainda.

  • gabriel santos 10 de agosto de 2013 - 17:23 Responder

    Não concordo com isso ,apenas acho que o grêmio preceisa de um tecnico competente,futebol é simples.

  • j.j. Lajoye 10 de agosto de 2013 - 17:41 Responder

    dalessandro é totalmente sobrevalorizado. some na hora decisiva sempre. nunca conduziu o time do inter nos titulos importantes. é um jogador midiatico e mau carater. com certeza tem grande qualidade tecnica. mas oq vcs nao veem é q nao eh o dalessandro que apita ou se impoe em campo. é algo muito maior. é uma gestao que foi implementada no internacional nos mais variados niveis. jogadores como bolivar e indio sempre fizeram o papel q referes com muito mais eficacia. mas repito, o “projeto” deles é muito mais complexo, parte das entranhas da midia, pelos corredores das federações até a mentalidade dos atletas.
    abraços

  • Juliano Haussen 10 de agosto de 2013 - 18:12 Responder

    Minwer Daqawiya nunca concordei tanto com um texto como esse. Infelizmente para o Grêmio a torcida prefere um Tcheco, tendo como base os comentários do texto. Mas é verdade. Falam que o Dalessandro é cai, cai, é chorão, reclama da imprensa é chato. O que eles não entendem é que ele é um cara assim, só por um motivo. Ele não aceita perder. Ele não quer perder. Ele fica puto da cara quando perde. E isso fica acima de todo o talento que ele tem. Precisamos de um cara assim. E para aqueles que acham que o Danrlei não era assim. Pergunta para os colorados a opinião deles sobre o nosso goleiro.

  • Pablo 10 de agosto de 2013 - 19:12 Responder

    Eu concordo 100% com o Fagner. E não é nem pelo fato do “D’Alesão” ser dos amargos e sim porque um bunda-mole chorão que nunca puxa a responsabilidade para si. Quando os amargos estão bem ele é o rei da cocada preta, mas quando as coisas vão mal é o primeiro a pular da barca. Esse é o tipo de jogador que queremos? Bom jogador sim, admissível, mas esse tipo de chorão, de cretinice com juiz e com time adversário? Ele não tá ali brigando com a arbitragem e adversários pra defender o Inter, ele tá ali pra causar confusão porque é o estilo fraldinha dele, o que ficou ainda mais evidente nesse último Grenal. Eu pelo menos nunca gostei de jogador assim, tenho raiva de nego que simula jogada e chora por qualquer merda. Jogador omisso também é foda, mas não é um D’Alessandro que vai melhorar as coisas. Precisamos de jogadores pra defender o GRÊMIO, não pra defender o próprio ego. E pô Snel, comparar com o Danrlei, DINHO? No mínimo, sacrilégio. Pra finalizar, temos TANTOS exemplos vitoriosos no próprio Grêmio e fora do clube, é nos amargos que precisamos nos espelhar para voltar à época de glórias? Eu to fora.

  • Bueno 10 de agosto de 2013 - 20:19 Responder

    Sou colorado, entrei no link por causa do Menezes e, lendo os comentários contrários ao post, confirmo: Esse sentimento de ódio exposto pelos q odiaram o post eu nutri pelo Danrlei nos anos 90. Nao foi Jardel, nao foi Dinho. Meu ódio supremo era pelo Danrlei, e por dois motivos:

    1) Ele crescia em grenais
    2) Ele nunca ia embora, aquele diabo.

    Só nesses dois quesitos já se pode dizer q a comparação entre os dois jogadores não é tão absurda como muitos dizem aqui.

  • Josias 10 de agosto de 2013 - 20:40 Responder

    Cara, Andershow se não é o ideal, é o mais próximo disso que chegamos.

  • Roberto 10 de agosto de 2013 - 21:06 Responder

    O D’alessandro tem uma coisa que nenhum dos nossos tem, que é a indignação com a derrota. Nao aceita perder, é competitivo e por cima tem habilidade.

    EXATAMENTE

  • Colorado 10 de agosto de 2013 - 21:29 Responder

    Chora amargo!! Dale inter !!

    Mais respeito ou divulgo teu email pra galera entupir tua caixa de mensagens com desaforo.

  • jeferson 10 de agosto de 2013 - 21:53 Responder

    ESSA VAI PRO FAGNER….cara me desculpe….mas tu é louco …ou tava bebado quando escreveu essa resposta para o post…comparar o d`alessandro com o valdivia…ptz…!!!é tu e o ulices da band…dois loucos..!

  • Thales 10 de agosto de 2013 - 22:33 Responder

    Ele não foi decisivo tão pouco foi eleito o melhor jogador das Américas na Libertadores de 2010 né?

  • André Galvão 10 de agosto de 2013 - 22:35 Responder

    Eu queria uma jogador desses no meu time! http://www.youtube.com/watch?v=8_DJdWqcxWo

  • Gremista' 11 de agosto de 2013 - 10:27 Responder

    Dos ultimos volantes que vi jogar no gremio, o rochemback lembra o espirito aguerrido.
    E foi só nos ultimos anos.

  • FÁBIO GREMISTA 11 de agosto de 2013 - 15:46 Responder

    Sim, todo o time precisa de um líder.

    Agora existe uma coisa que precisa ser dita: a diretoria do Grêmio, historicamente, trata muito mal os seus (líderes). Se vamos falar sobre o Danrlei, que seja dito que o próprio quase foi parar no Internacional porque, devido às panelinhas da época, ele “não serviria” para ser goleiro do Tricolor. E depois, mesmo consagrado, foi o primeiro a ser mandado embora, nos anos 2000, pelo próprio Adílson Baptista.

    Mandar embora o cara que sempre quis jogar apenas no Grêmio. São decisões assim – e tantas outras – que explicam o porquê desta última década ser considerada perdida para o Grêmio.

    Abraço.

  • Marco Antonio 11 de agosto de 2013 - 16:34 Responder

    No Brasil temos o Emerson Sheik. Um cara que provoca, não treme e é decisivo. É só olhar a final da Libertadores com o Corinthians.

  • Fausto 12 de agosto de 2013 - 10:20 Responder

    Pensei que tu ia falar do estilo de jogo do Dalessandro, de ser um meia articulador que é exatamente do que precisamos.

    No caso do gringo colorado, eu acho que ele é um jogador que esse ano até está bem, mas ano passado e outros teve um custo benefício ruim, por causa das lesões e suspensões infantias.

    Mas em termos de estilo de jogo é exatamente o que o Gremio precisa, um camisa 10 assim, que botaria todo o resto pra jogar!

  • carlos 12 de agosto de 2013 - 13:17 Responder

    sou colorado mas admiro adversarios que reconece em seu rival suas virtudes assim como reconheci na decada de 90 a superioridade do gremio, pesnso exatamnete como vc escreveu e me lembro na epoca do danleri a raiva q nos colorados sentiamos dele por representar tao bem a camisa gremista, realmente idolos como dalessandre e danrlei nao se encontra todos os dias as veves se leva meio seculo para achar!!!!!

  • Giovanni 12 de agosto de 2013 - 15:08 Responder

    O argumento tem fundamento. Mas teria mais, se o argentino não fosse tão instável. Até outro dia, tava de mala pronta pra China, especulação ou não. Eu acho que o D’alessandro tem os dias de chorão, como foi dito. Mas eu vi uma cena que eu realmente percebi o que o Snel quis dizer: Inter x Flamengo. Marcelo Moreno ouve o gringo chiar pro juiz pq não pararam o jogo pra o atendimento do Fabrício, que tava jogado perto da lateral. O Moreno fazia gestos e dizia “fala muito, fala muito”, ao estilo Tite. O D’alessandro ali, mandando a letra e o juiz nem aí. Até que uma hora, do nada, o argentino parou, apertou a mão do Moreno e saiu fora, como quem diz: “então tá, vamo jogar.”

    Dois minutos depois, falta na intermediária, o xarope corre pra ajeitar a bola, com pressa pelo fim do jogo. Cruzamento e gol do Juan.

    Respondeu na porra da bola. E isso eu não vejo no Grêmio, me desculpem.

    3-6-1 de cu é rola.

  • Snel 13 de agosto de 2013 - 08:54 Responder

    “Eu francamente ia escrever o porque dessa idéia ser patética.

    Mas cansei só de pensar no trabalhão que daria.”

    Porque não parou ali, então?

  • Marcos Tricolor 13 de agosto de 2013 - 09:50 Responder

    Já postei outras vezes, mas poucos deram bola, o Grêmio poderia tentar esse jogador que tem características parecidas, além de não ser muito caro. http://www.youtube.com/watch?v=-kC72ETkO0Y
    Damian Diaz, atualmente no Barça de Quayaquil

    Parece ser um bom jogador. Mas já temos 4 estrangeiros no grupo, infelizmente. Tomara que a legislação mude.

  • Gabriel Katz 13 de agosto de 2013 - 14:10 Responder

    Que coisa em João… hehehehe

  • Adriano 1903 13 de agosto de 2013 - 15:06 Responder

    Concordo. Talvez esse exemplo nem devesse ser o D’Alessandro pois nestes 5 anos de inter só agora em 2013 ele atingiu uma certa regularidade. Mas realmente é aquele cara que chama o jogo, assume a responsabilidade, enche o saco do árbitro, dos adversários e, infelizmente, cresce nos clássicos. Não precisa sem craque, mas que seja uma referência para o restante do time e para a torcida. O Danrlei era um grande exemplo disso, fazia suas cagadas, tomava uns pirus, mas fechava o gol nas decisões e nos GREnadas… Nossos times, na maioria destes anos sem grandes conquistas, tem sido formados por jogadores pacatos, apáticos, sem vibração e indignação. Precisamos de líderes, que cheguem ao clube e mostrem quem manda, como o Oberdan em 77, o De León em 81 e 83, Mazaropi, China, o Edinho na Copa do Brasil de 89, Danrlei, Dinho, Adilson, nos gloriosos anos de 94 a 97, até mesmo o Sandro Goiano, que era um tosco, mas foi um lider daquele Grêmio que saiu da série B, ganhou o gauchão dos galáticos do aterro em 2006 e chegou ao vice da Libertadores. Precisamos de jogadores com sangue nos olhos, que vistam e honrem o nosso manto sagrado. A torcida está carente de alegrias, de conquistas e ídolos que mereçam ser idolatrados. Precisamos também voltar a massacrar os do aterro nos GREnadas, prá virar o jogo de vez. E nos últimos anos, mesmo nessa maré ruim, perdemos boas chances, tipo aqueles jogos em que jogamos muito melhor e levamos um bol de bobeira, ou temos um jogador expluso, etc… Foi assim na decisão do gauchão de 2011, dentro do Olímpico… Há tempos, ouvi uma entrevista do Jair, meia dos vermelhos nos anos 70, ele disse que eles eram preparados pra jogar, vencer mas, principalmente prá bater o Grêmio.

    Perfeito, brother. Como bem falou Fábio Koff uma vez: é preciso sentar, começar a ganhar gaúchões novamente, ganhar do Inter pra depois almejar coisas maiores. Parece que o velho esqueceu. Quer queimar etapas. Destaco ainda a tua frase final, ela ilustra bem o meu pensamento: “Há tempos, ouvi uma entrevista do Jair, meia dos vermelhos nos anos 70, ele disse que eles eram preparados pra jogar, vencer mas, principalmente prá bater o Grêmio.” Acho que a chave do sucesso está aí, como bem menciono a frase do Koff.

  • Sueli Dias 17 de agosto de 2013 - 19:34 Responder

    E NUNCA TERAM ADREAS NYCOLAS DALESSANDRO ………..

  • Leandro 26 de agosto de 2013 - 21:45 Responder

    Amigo, respeito a tua opinião e aos demais que concordaram, mas é a maior bobagem que li sobre o Grêmio no último ano, por favor! Primeiro, uma comparação ridícula, pois o D’Alessandro nem de perto pode ser comparado ao Danrlei, e não digo isso pela rivalidade Grenal, mas pela representatividade junto a torcida, o Argentino é ídolo para eles, o Danrlei é Deus para nós! E outra, acho que tu estás esquecendo do Kléber Gladiador que a cada jogo que passa faz tudo isso que tu queres que um “ídolo” faça. E lendo o teu texto, mais uma besteira que os colorados vão postar na net, uma vez que tivesse acesso a ele por meio de um torcedor do Inter. Apenas a minha opinião! Feito!

  • Deixe uma resposta