Preconceito bom é preconceito morto

0 Postado por - 8 de março de 2012 - Artigos

Ontem fui vítima de inveja braba. Olhei o meio campo do Santos: Arouca, Henrique, Ibson e Ganso. Acho que foi um dos times que melhor se reforçou. Só tinha um volante decente ano passado, aí buscou um bom no Cruzeiro. E hoje joga com TRÊS VOLANTES – justo o esquema de jogo que eu e um monte de “entendidos” (não que eu seja um) abomina. Porém, estou, aos poucos, aprendendo a deixar de ter este tipo de preconceito. Já prefiro ver o Grêmio jogando com três volantes, pelos motivos que já expliquei, desde que os dois segundos saibam sair mais para o jogo – que é como o Souza vem jogando no tricolor. O futebol tá nessa moda, e eu não duvido que tenhamos 60 volantes escalados na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

O futebol vive carregado de muitos preconceitos. Alguns banais e inofensivos, quanto o simples ódio ao semblante de um treinador (que eu estou também aprendendo a superar). Outros tão graves que chegam a ser travestidos, como os cantos que são proferidos em “homenagem” aos beiralaguinhos (que já fiz questão aqui mesmo de me manifestar contra). Se as bandas do momento, em todos os gêneros, escancaram uma visão ridícula de banalização do sexo (pegando aqui, descendo até ali), se pessoas “se dão” o direito de fazer comentários absurdos sobre outras pessoas, esse ambiente que segue mostrando uma visão machista de sociedade absurda, isso não dá o direito para outras pessoas cometerem o mesmo disparate em função do “me deixa ser politicamente incorreto”.

A gente bem que podia aprender que machismo é um preconceito ridículo que muitos carregam no futebol. Lugar de mulher é em concurso de beleza, a bandeirinha não sabe linha de impedimento. Pode até sair “sem querer”, mas é ofensivo e mentiroso. Eu queria a Marta no lugar do Marco Antônio. Prefiro homenagear a mulher deixando de ser um tipo de “homem” que não considera preconceito falar que mulher dirige mal pra caramba e não entende de futebol. Até por que, não abro mão de assistir e comentar o jogo com a minha – que sabe mais que muito marmanjo.

Um bom dia da mulher para todos nós.

______________________________________________

PS.: Sim, o texto foi editado. Por mais que eu tenha tentado, não consegui não ser ofensivo com uma pessoa que respeito muito. Assim, admito publicamente que errei em escrever esse texto, não pela opinião, mas citando nominalmente uma pessoa que eu respeito muito. O texto era para ser uma opinião geral, não uma reprimenda, nem uma opinião sobre uma pessoa específica, muito menos uma “resposta” ao post anterior. Infelizmente, foi a mensagem que passou. Falhei monstruosamente pelas palavras. Pensando em ser “um homem especial”, acabei sendo mesmo é um merda de amigo. Peço desculpas públicas ao Tiago por isso.

Comparilhe isso:

26 + comentários

  • Renata 8 de março de 2012 - 17:39 Responder

    Fagner, colega, obrigada por redimir o blog perante a humanidade. Como gremista que eventualmente usa calcinhas (pretas, as vezes, pra não aparecer por baixo de roupas claras – fica feio), fiquei chocada e triste com o conteúdo do último post. Curto muito o blog e tentei me manifestar no twitter, sem obter resposta.

    Não preciso dizer que conheço muita mulher que entende de futebol, muita mulher que consegue organizar meio-campo de time de pelada (o jogo, não um time de mulheres nuas, caso o misoginismo impere na interpretação de texto alheia) e sobretudo acho que a maioria das mulheres não preferem ter associado a elas um verbo cuja conotação ficou parecendo de estupro. Por mais ridículo que seja um time patrocinado por uma banda de forró com um nome infeliz.

    Abração.

  • juca 8 de março de 2012 - 18:23 Responder

    Eu queria a Maurine no lugar do Gabriel.

  • @tiagorussell 8 de março de 2012 - 19:22 Responder

    Não queria ofender ninguém. Só o time do Grêmio.
    E na boa, Fagner e Renata, se vocês se ofenderam, peço desculpas. Mas acho uma tremenda bobagem pegar pra corinho um texto brincalhão que, se pareceu ofensivo, é muito mais por quem o lê do que da parte de quem o escreveu.
    Chega a ser preconceituoso vocês dois me acusarem de preconceito, seja feminino, racial ou religioso. Trabalho com propaganda, ou seja, com linguistica.
    A paiada estava pronta. Pena que vocês dois não gostaram dela.
    Ah, e antes que eu me esqueça: minha família é um matriarcado há gerações. Sou amigo de muitos e muitos judeus. De muitos e muitos negros. Tudo isso me deixa bastante a vontade e com a consciência tranquilissima na questão. E o texto do Fagner só me mostra uma coisa: que eu não preciso ter medo de brincar com algo que pra mim é totalmente inocente.

  • Fagner 8 de março de 2012 - 19:51 Responder

    Tiago, te conheço e sei que tu não queria perder a piada e que não fez por mal. Mas sim, eu achei de mau gosto e mais gente não gostou, não só a Renata. Assim, quis colocar um outro lado, para mostrar que o Gremio Libertador é um coletivo e o teu texto mostrava uma situação particular, que nem todos pensam da mesma forma.

    Agora, outra coisa é dizer que é preconceituoso quem chama o outro de preconceituoso. Pensa um pouco nisso. É como eu achar que é preconceituoso alguém me colocar na cadeia porque chamei um negro de macaco. Só por que tu não encana nisso (no que eu realmente acredito), não quer dizer que o texto não faz mal. A partir do momento que tu escreve as pessoas leem como querem. E isso pode fazer com que gente que é bem racista, muito machista, nazista, o que seja, use as tuas palavras para reforçar a posição completamente estúpida que eles defendem.

    Não te chamei de preconceituoso porque te conheço. Mas, quem não te conhece, não tem motivo nenhum, pelo teu texto, de achar que tu não é.

    Saludos,
    Fagner

    • @tiagorussell 8 de março de 2012 - 20:28 Responder

      Se tu realmente acha isso, que seja.

  • Lara. 8 de março de 2012 - 20:53 Responder

    Parabéns Fagner pela iniciativa. Sou leitora assídua do blog e o último post nem sequer mereceu um comentário. Este merece mais que um simples comentãrio, merece parabéns, pela sobriedade e discernimento.

  • Felix 8 de março de 2012 - 22:47 Responder

    Ahahah poxa eu achei o texto do Tiago engraçado. Apenas piada, sem maiores consequências. Qualquer texto pode ter varias interpretações, mas quem conhece os textos do Tiago sabe que tem sarcasmo, piadas…creio que seja um blog/site pra falar de grêmio sob n formas. Desnecessária a discussão, honestamente.

  • Renata 8 de março de 2012 - 23:06 Responder

    Caro Tiago,

    O argumento de “tenho amigos negros/judeus/gays” é o mais fraco de todos quando se fala em preconceito. Se tua família é um matriarcado tu não deveria justamente compreender porque teu texto é ofensivo? Meus melhores amigos são gays e por isso mesmo eu me choco muito mais facilmente com qualquer piada que envolva a palavra “viado”, “puto” e outros eufemismos. Porque eu vejo, todos os dias, as coisas sob a perspectiva de quem é alvo da piada. Se que o que tu fez foi piada… Porque o que eu li foi isso: um jogo que me deixou com vergonha do meu time foi equiparado a uma homenagem ao meu gênero. Fim. Nós, mulheres, fomos homenageadas com uma virada de 3 a 2 para o River Plate do Sergipe, desfalcado e depois com um jogador a menos. Não é muito longe de tu ter ido ao banheiro, cagado e dito que era em homenagem ao 8 de março. Portanto se o fato de tu ter mãe, talvez irmãs e primas, não evita que tu faça uma piada que eu achei MUITO violenta (afundar calcinhas? sério?), provavelmente não faz com que tu entenda o que é ser negro, gay, judeu, muçulmano, índio e torne tuas piadas a respeito deles “inocentes”. Não importa quantos amigos tu tenha.

    E sinto muito, mas trabalhar com propaganda não é um argumento válido hoje, porque tirando teu post, todas as outras coisas ofensivas que li sobre o dia da mulher partiram de agências de publicidade. É só dar uma olhada nisso: http://felizdiadamulher.tumblr.com/. Conversei hoje com um amigo publicitário sobre isso.

    Eu não te conheço. E acho que justamente por tu escrever pra gente que não te conhece é que tu tem que ter cuidado com o que tu escreve. É uma lástima que tu não exergue o quão ofensivo teu post foi não só pra mim, mas inclusive pra todas as outras pessoas pra quem eu mostrei. A maioria delas homens, diga-se de passagem.

    Desculpa se soei “preconceituosa”, mas é meio difícil não discriminar atitudes machistas.

    • @tiagorussell 9 de março de 2012 - 10:49 Responder

      Renata,
      sinceramente, tudo o que eu tinha que escrever já foi escrito. Não vou ficar me justificando e até acho que escrevi demais sobre a minha vida pra responder a uma piada. Pra ser justo, vamos fazer assim: TU, QUE NÃO ME CONHECE, leu meu texto e me achou um preconceituoso sexista. EU, QUE NÃO TE CONHEÇO, li teus comentários e te acho uma chata que adora criar polêmica. Tenho certeza que, pessoalmente, tu não seja esta chata que aparenta ser. Por vias das dúvidas, eu vou ficar com a minha opinião até que se prove o contrário. Espero que tu também faça o mesmo.

      E, Fagner, em nenhum momento no meu texto eu mencionei ou sugeri que mulher não sabe comentar futebol. Ou que entende menos de futebol do que eu, que tu, que qualquer um que ligue uma TV, escute um rádio e leia jornal. Muito menos eu acho que lugar de mulher é em concurso de beleza (e quem REALMENTE me conhece sabe que é justamente o contrário que eu penso). Não imagino mulheres dirigindo melhor ou pior do que homens (as franquias de seguros estão ai pra provar o contrário), mas vejo motoristas dirigindo melhor ou pior do que outros motoristas. Tudo o que tu destacou, envolvendo o meu nome, é uma leitura tua. Eu continuo com a mesma opinião: entramos de salto alto, sem entrar em divididas nem organização. Que é exatamente como eu vejo que acontece em muitas partidas PROFISSIONAIS de futebol feminino. Mais do que isso, é polêmica. E nesse caso, tu tem a tua colega para conversar.

      E quanto a afundar calcinhas, sinceramente, foi um trocadilho, uma piada. E sobre isso eu também já escrevi no comentário lá de cima.

      Passar bem.

  • Márcio 9 de março de 2012 - 10:17 Responder

    É muito cabelo em ovo.

  • Cícero - CWB 9 de março de 2012 - 10:48 Responder

    Pessoal, vamos falar de Grêmio?
    Russel, gostei do seu texto, achei engraçado, não achei machista, tão pouco preconceituoso. Não se pode mais brincar hoje em dia? Já que o time ainda não engrenou, e as idéias e prioridades de time que nós torcedores temos não são as mesmas do Odone, vamos rir um pouco!
    Vamos com calma!

    Abs p/ todos!

  • @rafaelfarina 9 de março de 2012 - 11:06 Responder

    Imagina se a TV Pirata ainda existisse…

  • Fernando Romeiro 9 de março de 2012 - 11:31 Responder

    Barbaridade! Depois dessa discussão toda, voltei a ler o post do Tiago para encontrar algum sinal de preconceito…
    Para mim foi mais um texto descontraído e bem humorado como são a maioria dos textos do blog.
    Parem de com essa bichisse! e falemos de futebol! (tá! agora vão me chamar de preconceituoso pq falei bichisse?)

  • Fagner 9 de março de 2012 - 11:57 Responder

    Galera, o texto não era para ser um texto sobre o texto do Tiago. Era para ser um texto sobre preconceito. Porém, a partir do momento que eu coloquei o nome @tiagorussel no texto e usei um exemplo tirado do texto dele, acabou sendo um ataque pessoal. Mesmo que o texto do Tiago pudesse (e pode) ser lido como machista, eu sei que ele não é e podia, simplesmente, ter dito isso em um comentário no texto dele. Assim, o meu acabou sendo explicitamente ofensivo. Não foi a intenção. Mesmo que o Tiago fosse um machista o meu texto, da forma como estava escrito, foi pior.

    Pra mim, essa discussão morreu. Voltemos ao Grêmio.

    Saludos,
    Fagner

  • Marcelo tricolor 9 de março de 2012 - 14:30 Responder

    Discussão lamentável e desnecessária…falem do Grêmio como sempre fazem e fazem muito bem diga-se de passagem. Não temos zaga e não temos meia armador…ou seja , a continuar assim, a copa do brasil acaba antes de maio.

  • Oberti 9 de março de 2012 - 15:09 Responder

    Que viadagem!
    Ops! Desculpa aí o preconceito!!!

  • heraldo 9 de março de 2012 - 15:52 Responder

    Quem é ignorante, quem le ou quem escreve?
    Por não ser um religioso fanatico, vou encher o saco de quem escreveu a biblia?
    Este tal de politicamente correto, esta deichando as pessoas diabeticas, e debiloides, e principalmente(esta é comprovada cientificamente)deprimidas e assustadas.

  • Robert 10 de março de 2012 - 11:03 Responder

    Que mulher chata essa Renata!!!

    hahaha

  • Gremista (Acima de tudo Realista)Léo Gago 11 de março de 2012 - 22:32 Responder

    Concordo nessa parte do meio campo e tambem sabemos que ñ só no meio e sim de certa forma da uma pequena inveja SANTOS mas pelos jogadores que tem, tanto no profissional como na base da pra te um meio igual na qualide ou até MELHOR por um exemplo hoje o léo gago só pode joga num esquema com três volantes ou como reposição traduzindo banco de reservas ,mas agora com esse elenco de quase quarenta jogadores e desses ums dez ñ tiveram nen a chance de ir ao banco de reservas mais com o que tem dapra faze uma equipe “vamos dizer competitiva” claro precisamos de reforços isso é facil de nota e com avinda destes alguns vão ter que ir embora um eleco com 30 jogadores é mais do que suficiente bon eu sei que o assunto ñ era essmais eu quis da uma aprofundada(E EU AGRADECERIA SE O ESCRITOR DO BLOG COMENTACE SOBRE O ASSUNTO )
    e como falei antes vo da mias uma aprofundada no assunto .por exemplo a equipe eu vou dar vamos dizer uma opinião sobre quais jogadores deverian ficar no plantel incluindo gente da base ,ou sair da equipe ou na posição que falta deixar só reforço e um candidato ou não.(sim incluir jogadores nas negociações e tambem sim empresta jogadores de “graça” claro sem se responsabilizar por parte do sálario.(Ñ CONTANDO PARÁ E WARLEY QUE POR MIN NEN TINHAM VINDO)Mas vamos ao que enteressa
    Primeiro os negociaveis : (gol)Matheus,Victor( o ciclo dele no gremio esta acabando e pra ele te uma chance de jogar na europa pelo que eu sei até um tempo atrás ele é muito bem visto por lá)
    (lat)gabriel
    (zag)grlli (é absordamente negociavel faze um trabalho incima dele ala damião só pra zagueiro e emprestalo ou até mesnovendelo),OUTRO é o NALDO mais ñ se emcaixa nessa categoria mais sim eu desestiria do espretismo ,ja o Pablo ñ venderia se ñ fosse por um bom valor se ñ ja q ñ ia te (E Ñ TEM NA EQUIPE ATUAL)O EMPREARIA-O.
    (meio campo) Felipe Guedes e Nunes emprestariaos tambem ,Léo Gago incluiria-o nun negocio,Marquinhos a mesma coisa (MAIS UMA COISA PRA MIN UM DOS POUOS JOGADORES DA EQUIPE COM MIAS ATITUDE E DETERMINAÇÃO)
    (ATC)Miralles (bom jogador mais ele tem algum problema que precisa ANDRÉ LIMA só se não tiver uma opcão no mercado para compor o elenco(Parte 1)

  • Gremista (Acima de tudo Realista) 11 de março de 2012 - 22:33 Responder

    não tem léo gago foi escrita erreada obrigado

  • Cristiano 12 de março de 2012 - 10:04 Responder

    Sou do tempo em que fumar era bonito e dar a bunda era feio, hj fumar é feio e dar a bunda é bonito, triste ver o caminho que o mundo está tomando, essa gente que faz esse auê com qq bobagem hj está preparando o inferno pros seus filhos no futuro… DÁ-LHE GRÊMIO.

  • Luciano Rodriguez 12 de março de 2012 - 13:45 Responder

    Cara esse fagner é o cara mais mandado pela mulher que não sei o que.
    Temos que perder o senso de humor pra deixarmos de ser preconceituosos ? O preconceito está na cabeça de cada. Pau mandado.

  • Fagner 13 de março de 2012 - 18:24 Responder

    Luciano, se ter uma opinião diferente da tua, embasada em uma experiência de vida diferente da tua, então eu sou, com muito orgulho, pau mandado. Se o senso de humor é ridicularizar o outro, tipo Pânico ou CQC da vida, sim, então tu vai ter que deixar ele de lado – esse tipo de piada só tem graça quando tu faz. Quando fazem contigo é ruim.

    O preconceito tá na cabeça de cada um, mas se alimenta da cabeça dos outos. E da falta de cabeça de muitos.

    Saludos,
    Fagner

  • Gremista (Acima de tudo Realista) 13 de março de 2012 - 20:32 Responder

    como eu falei antes agora a (part2)Uma equipe que mescle esperiencia e juventude
    (gol)Busatto,Marcelo Grohe,Tiago M.(Melhor goleiro 93 do Brasil)
    (Lat)Mário Fernandes,G.Spessato,Bruno Collaço,REFORÇO
    (zag)Vilson,Saimon,Gréson(base),Gilberto Silva (zag e vol),REFORÇO
    (vol)Fernando,Misael,Mateus (Biteco),Souza,
    REFORÇO
    (meia)Gulherme Biteco,Marco Antônio,
    F. Bertoglio,Reforços(2)
    (atc)Marcelo Moreno,Leandro,Reforço,Kléber
    obs: talves mais 1 ou 2 reforços que sejam versateis (que joguem em outras posições),
    Edilson e Julio Cesar seria mais interessantes se desfaserem deles.
    A numeração fixa eu particurlarmente gosto
    mas alem das numeraçoes serem uma jogada de markenti eu ñ gosto da numeração do gremio.Mais pulando um pouco de assunto uma formação seria interessante assim:(para mim o Mateus poderia ser titular num esquema de tres volantes ja que os estilo Xavi só que mais armador)
    (gol)Busatto
    (lat.d)Mário F.
    (zag.d,e)Vilson(dependendo do reforço),Giberto silva(cap)
    (lat.e)Bruno C.(até a chegada do reforço)
    (vol)Souza,Fernando,Mateus
    (meia)Bertoglio
    (atc)M. Moreno, Kléber
    Agora numeração

    Busatto 1
    Marcelo Grohe 12
    Tiago 22

    Mário Fernandes 3
    Spessato 19
    Bruno collaço16
    Reforço 6

    Vilson 23
    Saimon 4
    Gerson 14
    Gilberto Silva 15
    Reforço

    Fernando 5
    Misael 13
    Mateus 8
    Souza 7
    Reforço

    G. Biteco 17
    Marco Antônio 20
    Bertoglio 10
    Reforço
    Reforço

    M.Moreno 9
    Leandro 21
    Reforço
    Kléber 11

  • Fagner 13 de março de 2012 - 21:08 Responder

    Gremista, não compartilho do teu otimismo com relação à base. O fato de não estarmos contratando jogadores melhores que ela não faz deles solução. Não acredito no Biteco, no Leandro, no Tiago (acho que tem problemas com o peso)… Mas o tempo dirá.

    Saludos,
    Fagner

  • Luciano Rodriguez 13 de março de 2012 - 21:36 Responder

    Cara sou magro tenho barriga de ceva, e sou cabeçudo. Não estou nem ai. Eu mesmo faço piadas de mim. Acho melhor ver alguem sorrindo do que fazer intrigas, e ficar brabo com piadas. Tenho mil amigos negros e eles não são preconceituoso. Faço piada com eles, e até eles fazem piadas. Isso que é o legal.

    Cara em relação a pânico eu acho uma merda. Mas gosto bastante do CQC e não acho que eles ridicularizam assim como tu diz.

    E ainda assim, tu deve ser o baita pau mandado.

    “Pra que matar para viver, se para viver só basta amar”

  • Deixe uma resposta