Sobre pesos e medidas

3 Postado por - 12 de maio de 2015 - Artigos

Se tem uma coisa que eu não gosto é de teorias da conspiração. O problema é que a BM, por exemplo, não me ajuda. Beira Rio foi liberado pra funcionar sem cadeiras? Pois bem: segundo animada reportagem do UOL o Inter, recentemente, DECIDIU que iria retirar as cadeiras da área da Popular (atrás de uma das goleiras). Uma reportagem que deveria ser feita em tom de denúncia, já que, segundo a matéria, isso “virou regra recentemente“:

Os assentos da arquibancada inferior atrás de um dos gols já foram retirados e não serão reinstalados em partidas do clube até segunda ordem. A mudança é resultado de uma conta que junta o medo do vandalismo da própria torcida com a ideia de aumentar a capacidade.

Deixa eu ver se entendi: O Inter está, por conta própria, aumentando a capacidade do seu estádio? É ele mesmo que aprova o a liberação? Eu posso ter inspeção liberando o meu estádio na configuração X e usar na configuração Y? Não existe impacto algum no PPCI Colorado a presença de pessoas em pé em uma área do estádio? Em caso de pânico generalizado não há alteração nenhuma no fluxo de pessoas num estádio com ou sem cadeiras? Não há alteração no mapa de riscos do estádio a presença/ausência de cadeiras? A Popular é “menos marginal” que a Geral e não há necessidade de “estádio dentro de estádio”? É o Inter, sozinho, que decide tudo isso?

Faço essas perguntas por que, dentre outras coisas, não foi isso que disseram na época da interdição da Arena no jogo contra a LDU, lá em 2013. Os bombeiros foram bastante enfáticos:

– O que posso falar neste instante é a postura do Corpo de Bombeiros não muda em nada em relação à anterior. Vamos cobrar que o acordo feito seja cumprido e as cadeiras sejam colocadas no local. O projeto da Arena do Grêmio não prevê nenhum local sem cadeiras, então vamos exigir isso.

Isso me leva a crer que o projeto da reforma do Beira Rio – mandado pra aprovação, como o da Arena –  já contava com a área sem cadeiras. Certo?

Então, por favor, BM: me ajude a coibir as teorias da conspiração entre os gremistas. Já cansei de rir de torcedores gremistas que dizem que tem um grandalhão na corporação que é colorado e, por isso, tudo é mais fácil pra eles. Não compactuem com isso e esclareçam, sem usar a velha “não é estádio novo, é reforma”: como é que um estádio liberado para operar com cadeiras passa a operar sem elas e tá tudo certo? Pelo menos regularizem isso pra ficar menos feio. Ou será que só um estádio em Porto Alegre precisa de habite-se e liberação?

Comparilhe isso:

9 + comentários

  • Sergio Amarildo 12 de maio de 2015 - 21:00 Responder

    A teoria da conspiração conspira contra si. Contudo, assim como nem tudo é conspiração, não se pode crer que não haja conspiração. Há sim. E nesse caso pode ser favorecimento, parcialidade de um grupo em prejuízo de outro. Não há neutralidade, imparcialidade e isenção em ações humanas. O máximo que há é objetividade. Benefícios em um ambiente de grenalização ocorrem. E, ultimamente, bem mais para um lado, como é evidente. As explicações públicas das autoridades responsáveis são necessárias nesse caso das mudanças referidas. Até porque são instituições do poder PÚBLICO dirigidas por SERVIDORES públicos.

  • Alexandre Castro 12 de maio de 2015 - 21:25 Responder

    Acho que seria uma baita saída para atrair público e melhorar o visual do jogo na TV retirar as cadeiras do lado do sol na Arena.

    Nem precisaríamos aumentar a capacidade.

    E poderiam ser criados mais uns 10mil planos de sócios a R$92 ou a um preço um pouco maior.

    Certo que tem um público que gostaria de mais espaço de arquibancada, aqui em casa são duas pessoas.

    Só que sempre penso no rolo que seria com os bombeiros…

    Pelo visto estão flexíveis, poderíamos aproveitar o ensejo e fazer isso.

    “Certamente” não iriam complicar…

  • Emerson 12 de maio de 2015 - 22:45 Responder

    Não adianta, vamos ter que engolir que de fato eles são o clube do povo. E do povo que não é etico, pois usa todos dia o conflito de interesses do clube “privado” com o publico (do povo). Eles tem gente no governo, na Bm, mp, etc, etc e etc.
    Pra que habite-se? Pra que laudos? Pra que estruturas provisórias? Vcs (eu junto) gremistas são uns coxinhas.

  • Fernando Audibert 12 de maio de 2015 - 22:59 Responder

    Um amigo meu sempre falava: “Alguém sempre se fode!” No caso o Grêmio. Todos pegam no pé dos gremistas porque somos mais apaixonados, aqui na província desbravamos o mundo bem antes do rival, ser gremista hoje desperta ciúme, por isso a zoação dos colorados sempre é maior, porque sempre estiveram na sombra do Grêmio. Hoje, mesmo o clube do povo estar à frente em muitos quesitos fica aquele senso de complexidade. Amigos, não é fácil ser Gremista!

  • Mano 13 de maio de 2015 - 08:38 Responder

    Eu não acredito em conspiração. Pelo menos não uma conspiração intencional, em que os órgãos e entidades estão de comum acordo pra ferrar o grêmio.
    Mas eu acredito em má vontade. Acredito sim qur o grêmio é um clube visado, odiado pelo Brasil inteiro menos pela sua torcida. O grêmio historicamente não conta com a simpatia de federações de todos os tipos e nacionalidades.
    Não sei qual a causa disso, se administrações arrogantes, títulos, impáfia que minaram as relações? Não sei.
    Mas tudo isso cria a percepção de uma conspiração, porque parece existir sim uma má vontade coletiva contra o grêmio.

    • Ezio 13 de maio de 2015 - 10:22 Responder

      Conspiração é exagero mas de fato há uma péssima vontade com o GRÊMIO. Não digo do ponto de vista mundial mas sim dentro dos 4 cantos do país. A Copa foi um exemplo disso. Mesmo se o GRÊMIO tivesse ter dado um jeito de transferir o Santiago Bernabeu juntamente com toda a estrutura do Real Madrid só trocando os escudos dos dois times de Madrid pro Humaitá ainda assim deriam um jeito de tirar fora. É só ver que simplesmente ignoraram todo o projeto feito da Arena. Por essas e outras que me recusei a assistir a UM jogo que fosse dessa Copa. Uma coisa é gostar de futebol outra é bancar o otário. O GRÊMIO foi rotulado como clube racista sendo que vários clubes tem tb representações racistas em suas torcidas e nada acontece com eles. Pra algo do GRÊMIO ser reconhecido é preciso que o clube faça no minimo 6x mais do que qq outro precisaria. Acredito que a causa é que mesmo o GRÊMIO estar sendo pessimamente gerido há décadas é ainda um clube diferenciado no que diz respeito a estrutura, história, tradição e titulos e isso sem contar com espaço em midia e injeção de investimentos. Se fundamentando basicamente em seu torcedor.

  • Jones 13 de maio de 2015 - 11:01 Responder

    Não é conspiração, é fato. Eles ferram com a gente há anos, basta ser torcedor pra constatar!
    O gremista que reclama disso é “chato”, mas tem razão.

  • Jones 13 de maio de 2015 - 11:13 Responder

    E no comentário acimo onde eu disse “conspiração” leia-se “teoria”.

  • Ezio 13 de maio de 2015 - 11:34 Responder

    Essa história de “clube do povo” é o maior estelionato. Só serve pra enganar otário. Os morangos tiveram apartheid do mesmo jeito que teve no GRÊMIO ou em qq outro clube quanto tempo durou um em outro não interessa, o que interessa é que teve nos dois lados. O único que de fato pode encher o peito e falar que nunca foi racista é o Vasco que desde a instituição do futebol no clube deles sempre aceitou negros no time. O próprio nome dos morangos foi inspirado no time de coração de um de seus fundadores. Faz anos que temos mais torcida do que eles então já tava mais do que na hora de eles tirarem fora aquele “maior torcida do rio grande” pq é passivel de reclamação por propaganda enganosa junto ao procon.

  • Deixe uma resposta