Uma pequena história gráfica do Grêmio

1 Postado por - 11 de setembro de 2012 - Artigos

Todo o gremista que se preza sabe que o símbolo do Grêmio não é o mesmo desde a sua fundação. O próprio site oficial do Grêmio passa essa informação para quem quiser ver. Está lá:

“O brasão do Grêmio faz alusão a uma bola de futebol, com suas linhas de costura – como as bolas eram fabricadas antes. Em sua história, o clube teve dois distintivos, o primeiro de 1904, ano em que o clube disputou sua primeira partida. O desenho original permaneceu até 1963, quando a palavra “Foot-Ball” foi substituída por “Grêmio” no centro do logo, e o ano da fundação foi incluído na parte superior. Em 1985, foram acrescidas três estrelas – de bronze, prata e ouro –, que simbolizam respectivamente as conquistas do Campeonato Brasileiro, da Libertadores da América e do Mundial Interclubes”

Na verdade, a coisa não foi bem assim. Já tivemos vários distintivos. Desde os anos 20 tivemos, aproximadamente, 12 diferentes para ocasiões diferentes:

A capa da Revista do Grêmio de 1922 traz, em alusão ao centenário da Independência, um logotipo comemorativo, não utilizado em competição, que coloca o escudo do Grêmio no centro de uma bandeira que lembra a do Brasil, porém azul, branca, preta e amarela. A imagem (copiada muitas e muitas vezes por outros times) ficou bem interessante. Porém, o logotipo “oficial” era o segundo da lista, lembrando a bola do jogo que deu origem ao clube (provavelmente similar a essa). Por não haver muita preocupação com padronização, os logotipos mostravam algumas diferenças dependendo do produto onde estavam sendo utilizadas. Quase sempre coloridos à mão, a repetibilidade não era o forte nesses primeiros anos.

A partir dos anos quarenta os logos ficam mais uniformes, com pequenas variações nas letras. E em 1953, cinquentenário de fundação, mais uma vez o clube resolveu utilizar em algumas publicações oficiais um logotipo diferente. Era praticamente uma releitura que substituía as bordas pretas pelo dourado. Ele aparecia geralmente entre louros e com o símbolo olímpico logo abaixo, em alusão aos diversos esportes praticados no clube e a reta final da construção do novo estádio Olímpico. Essa pluralidade, infelizmente, foi sumindo com a profissionalização do futebol. Nos anos 60, voltam a figurar os dois “polos” brancos que sumiram nos anos 40 (na verdade trata-se do acabamento da bola, como pode ser visto aqui).

Porém, a mudança mais marcante ocorreu em 1963: os polos se tornaram azuis pela primeira vez e a palara Grêmio substituiu Foot-Ball, provavelmente por que não fazia sentido o clube ter o mesmo nome do esporte (o que não era novidade, pois já existia o Fussball, que também é futebol, mas em alemão). Nova alteração significativa apenas nos anos 80, quando o nosso escudo trocou as linhas pretas por brancas. Aí, até os anos 2000, quando o Grêmio oficializou um padrão para a sua logomarca, apenas pequenas variações na fonte e na espessura das linhas.

 

NOTA EXPLICATIVA: Andou circulando um material aí pela internet que fala um pouco da história do símbolo do Grêmio. Por conter demandas e mensagens que não concordo não vou dar nenhum link para isso. Mas seria completamente anti-etico da minha parte dizer que não conhecia o material antes de escrever esse post. Não utilizei absolutamente nada daquele material. Todos os logotipos foram retirados do meu acervo pessoal de revistas do Grêmio e do ótimo site http://www.torcedor.gremista.nom.br/. O logotipo dos anos 30 foi retirado de uma flâmula do mesmo site. O logo atual saiu do manual da marca Grêmio, disponível em arena.gremio.net/pressMaterials/download/id/47. O logotipo dos anos oitenta foi retirado da digitalização de um pôster do Grêmio Campeão Brasileiro.

Comparilhe isso:

10 + comentários

  • Raukoores 11 de setembro de 2012 - 19:54 Responder

    Show!

  • Lucas von 11 de setembro de 2012 - 20:26 Responder

    Legal, Fagner.

    Acho que todas as mudanças foram boas, de fato evoluiram. Exceto uma: em 1922 e década de 30, reparem que o FOOT-BALL acompanha as linhas da tarja preta na qual está aplicado.

    Depois de um tempo esse texto ficou “reto”, como é o GRÊMIO até hoje. Seria muito mais afudê e elegante se ainda seguisse essa “ondulação”.

    Parabéns pelo post.

    Abs!

  • Tito 11 de setembro de 2012 - 22:27 Responder

    Eu vi este material. E acreditava que a logomarca do Grêmio realmente derivava dos paralelos e meridianos. Pelo que tu colocou deriva da forma da bola e suas costuras da época. Esse informação é muito valiosa.

  • Guilherme Pereira 12 de setembro de 2012 - 13:25 Responder

    Vcs falando de escudos e o Odono tentando botar em prática um golpe para derrubar Fábio Koff e Niwmer como se posiciona nisso, afinal de contas ele é um conselheiro ou não?

  • daniel 12 de setembro de 2012 - 16:44 Responder

    Acho que o significado é tanto a representação de uma bola quanto dos paralelos, mas é muito interessante ficarmos a par da história e da evolução do distintivo do nosso Grêmio, e ao meu gosto sempre evoluiu para melhor, pois eu acho o de hoje melhor elaborado, claro que hoje existe computação gráfica etc, parabéns pelo post.

  • Minwer 12 de setembro de 2012 - 18:19 Responder

    Guimerlhe, que golpe o Odone tá aprontando? Não vai me dizer que tu realmente acha que NINGUÉM pode se candidatar contra o Koff e o Odone e que quem faz isso só quer prejudicar uma das candidaturas?

    Menos teoria da conspiração, ok?

  • Renato EH 13 de setembro de 2012 - 08:44 Responder

    Galera, não moro mais no RS e por isso não estou mto informado a respeito dos bastidores desta eleição.
    Gostaria de saber a posição de vcs com relação aos 3 candidatos. Acho que cada um dos blogueiros poderia expor as razões de sua escolha (sem ataques baratos) como forma de informar aqueles torcedores que, por algum motivo, não podem mais participar ativamente do dia-a-dia do clube. Bom, pela minha humilde opinião, me parece um pouco de oportunismo do Koff querer voltar neste momento para o grêmio. Fundamento minha opinião em 3 motivos:
    1- A Extinção do Clube dos 13.
    2- A saúde financeira do grêmio.
    3- A construção da Arena que representa uma nova era para o clube.
    Quanto ao Odone, concordo que muitas vezes ele faz uso do grêmio para promover a sua imagem. Entretanto, temos que reconhecer todos os méritos de sua administração. Tudo bem que não temos títulos, mas me parece que os alicerces foram muito bem construídos e o futuro do grêmio nos reserva grandes conquistas.
    Abraços, saudações!!

  • Bruno 15 de setembro de 2012 - 23:21 Responder

    Cliquei no link pra baixar o manual de identidade do gremio e cai numa pagina de erro 404 do blog. Alias, genial a pagina de erro, não conhecia. Parabéns!

  • André Amaro 13 de outubro de 2012 - 06:07 Responder

    Achei muito interssante saber da evolução do distintivo do nosso clube amado Grêmio FBPA até a última mudança. Mas falando sério, acredito q pode ser novamente mudado com o tempo. Sendo sincero, gostei do primeiro por ter dourado nos detalhes e gostaria q algum dia pudesse retornar, assim espero. E de qualquer maneira, sempre irei amar esse clube gaúcho e mais gaúcho do sul.

  • Márcio Zimmermann 15 de dezembro de 2012 - 19:54 Responder

    Os mais “toscos”(mas não menos gloriosos!!), a meu ver, dos anos 20 e 40, influenciados pelas 1ª e 2ª guerras mundiais, de certa forma?!

  • Deixe uma resposta