Pelo fim da macacada

0 Postado por - 10 de março de 2014 - Artigos

O debate sobre o racismo no futebol voltou com força depois dos casos do Márcio Chagas e Arouca. Logo, voltou-se a debater o uso do termo MACACO pela torcida do Grêmio pra se referir aos colorados. Eu nunca chamei um colorado de macaco pela cor da pele, tanto que já defendi que o uso do termo não era racista, mas de uns anos pra cá percebi que ele continua com a mesma conotação de quando foi criado. Não importa se agora eles tem um mascote ou torcedores que se vestem de símios. A origem do “apelido” é racista e isso é definitivo.

Minha percepção de que o termo nunca deixou de ser racista se confirmou no último Grenal. Quando o Inter entrou em campo, ouvi, nas cadeiras do 4º anel, alguns UH-UH-UH. Ninguém me contou. Lógico que o time deles não era composto só por negros, mas não tem como aquilo não ser RACISMO. Aquela atitude de alguns poucos torcedores me fez tão mal que quase fui embora antes mesmo do jogo começar. Racismo é crime. E eu não posso defender um CRIMINOSO só porque ele também torce pro Grêmio. Da mesma forma que eu não vou defender um assaltante ou assassino só porque torcemos pro mesmo time. Infelizmente (ou felizmente) os que fizeram UH-UH-UH estavam longe e logo pararam.

RACISMO É CRIME. E como todo crime deve ser denunciado.

Tanto que eu não canto mais qualquer trecho de música da torcida que fale em MACACOS. O pior é que não é uma ou outra música que usa o termo. Tem várias. Lógico que a grande parte nem cita nosso tradicional rival, mas essas poucas músicas são mais que o suficiente pra se criar a pecha de racista. Não venha dizer que se canta porque não há opção, que assim deixa de apoiar o time. Quem vai ao estádio sabe que toda vez que uma música perde a força, se puxa outra. Se ninguém cantar mais músicas RACISTAS, elas vão ser trocadas. Simples.

Ou, pelo menos, que se troquem os termos. O Wander Wildner gravou pra rádio Ipanema, a pedido do Edu Santos, uma versão da música “Vou Torcer pro Grêmio Bebendo Vinho”, que foi inspirada justamente numa música dele. Porém, ele corrigiu o único erro da letra, aquele trecho que fala “MACACO CHORA”. Basta ver aí abaixo como ficou muito melhor.

Eu não pretendia me alongar, mas enquanto redigia esse texto, o pessoal do lado azul do Grenalizando TV fez um video também sobre esse assunto. Se não tiver saco pra ler todo esse post, pelo menos veja o vídeo deles.

Não tem por que nos agarrarmos ao uso do termo MACACO e seus derivados. No twitter, o @PLDToniolo abordou muito bem a questão. Vou reproduzir o melhor tweet dele.

 

E então, vamos ABOLIR o RACISMO da Arena, da torcida do Grêmio e, quiçá, da sociedade?

Comparilhe isso:

86 + comentários

  • Guintzel 10 de março de 2014 - 22:46 Responder

    Quem sabe vamos cantar musiquinhas dos Mamonas então??? Futebol ta uma merda mesmo,Sempre cantei CHORA MACACO” com base até mesmo na identificação do torcedor colorado com o ANIMAL “MACACO”.(VIDE FOTOS E VIDEOS) Então deixar de cantar, não ira reeducar um idiota de um (RACISTA). Já tiraram a CERVEJA – PAPEL PICADO-AVALANCHE ETC. e vcs querem contribuir ainda mais para a decadência do futebol ??? Larguei vcs ta loko !!!!

  • Alex Lemos 10 de março de 2014 - 22:50 Responder

    No dia em que todos os símbolos deles pararem de apontar para MACACOS, no dia em que sumirem todas as faixas e fantasias de macacos, no dia em que o Escurinho for extinto, e mais, no dia que eles pararem de nos chamar de gazelas, até pensarei em parar de usar o “macaco” pra me referir a ele, mas ainda assim, inevitavelmente, o termos vai querer dizer a mesma coisa: copiadores.
    Ponto final!

  • Alex Lemos 10 de março de 2014 - 22:52 Responder

    o termo*
    eles*

  • RAFAEL 10 de março de 2014 - 23:03 Responder

    VIADAGEM DO CARALHO ! ERA SÓ OQ ME FALTAVA

  • Roberto 10 de março de 2014 - 23:03 Responder

    Enquanto torcedores continuarem a usar o termo “macaco” estaremos sendo racistas SIM! Enquanto existirem imbecis para jogar bombas nos adversários, enquanto existirem idiotas pra jogarem chinelos pra dentro do campo, pra botar fogo em banheiro quimico, pra agir como marginais, o clube será o principal prejudicado. E quem estiver no estádio tem sim que entregar estes FDP que não vão parar até causar um enorme prejuízo ao Grêmio!

  • Rafael 10 de março de 2014 - 23:09 Responder

    Bah Mynwer quanta besteira cara…todo mundo sabe que negro nao e macaco e pronto, chega de dar midia para um bando de otarios que acha isso.

  • Hermano Ribeiro 10 de março de 2014 - 23:11 Responder

    Por isso que chamo de MORANGOS.

  • Negão Tricolor 10 de março de 2014 - 23:16 Responder

    este teu post foi infeliz…
    se eles tirarem o macaco de mascote…
    se a ponte preta parar de usar o termo macaca
    se pararem com a putaria de chamar a gente de gaymista
    se pararem de chamar curintiano de ganbá
    se pararem de chamar torcida do Coritiba de coxa branca
    vascaino de bacalhau… talvez..
    só concordo com uma coisa no teu post…e isto é o problema: o uh uh uh e este todos nós temos que abolir.. e como fazer isto: o próprio passar do tempo faz..sabe pq? tenho 41 anos..ia aos jogos com meu tio..que sempre fazia isto… e vejo alguns hj fazendo isto… qual a idade destes vermes??? tudo velhaco do tempo que preto não era gente… acho q me fiz entender…

  • Jocelyn Spolaor Jr. 10 de março de 2014 - 23:29 Responder

    Teu post demonstra desconhecimento da história da rivalidade GREnal. NUNCA o termo macaco aplicado à torcida colorada teve qualquer conotação racista. São macacos por serem imitadores. Sempre foram. Busca no Aurélio e vais ver que é a primeira linguagem figurada associada. Curto muito teus twwets e comentarios, mas, dessa vez, meu caro, estás fazendo o jogo dos amargos que querem nos atingir. Pela tua lógica, ao nomear o boneco-macaco de Escurinho, estão ofendendo o ex-jogador. Não vamos nos entregar. Eles são macacos imitões, sim!

  • Lucas 10 de março de 2014 - 23:40 Responder

    Não sou contra a torcida do Grêmio chamar os colorados de “macaco”, o próprio clube já usa o macaco como símbolo, dando até mais destaque que o antigo saci. Tem torcedor colorado que vai vestido de macaco pro jogo e eles fazem a festa.
    Quando a torcida do inter chama a do Grêmio de “os alemão” pode? Alguém por aí fica dizendo que tão tentando nos chamar de nazistas?
    Racismo é sim algo muito nojento e deve ser combatido, mas vamos punir quem deve ser punido primeiro ao invés de tentar acabar com a festa e as provocações do futebol.
    Tirem do estádios os marginais que brigam, que criam confusões, e eu sei e todo mundo sabe quem são, deixem os torcedores que querem torcer de verdade, empurrar o time e aí sim podemos começar a acabar com tudo de podre no futebol.

  • Mano 10 de março de 2014 - 23:42 Responder

    Concordo plenamente em cortar o macaco das músicas. Por outro lado, não é só racismo q é crime. Injúria tb é. Aí o furo é mais em baixo. Vamos trocar tudo por manchinhas de carnaval. Afinal, quando cantam “correr um puto tricolor” estão me injuriando. Não sou puto. E mesmo se fosse, a intenção faz a ofensa.
    Situação comploicada né?
    Tudo tem dois lados e questões atenuantes.

  • vinícius 10 de março de 2014 - 23:49 Responder

    tem dois lados pra tudo, claro. mas não sei se vocês perceberam… a proposta do minwer é que nós façamos A NOSSA parte.

    que já é bem difícil, já que, pelos próprios comentários, a galera NÃO SE IMPORTA DE CANTAR MÚSICAS RACISTAS. geraldinos, especialmente.

    a origem do termo é racista? sim. então o termo vai continuar racista 5, 10 ou 150 anos depois. tá na hora de abolir essa merda de “macaco” da nossa parte e de “gaymista”da parte deles.
    100% de acordo com o minwer.

  • DIOGO 10 de março de 2014 - 23:51 Responder

    que isso cara os colorados se vestem de macaco.e outra os cara nos ofendem de tudo.
    a verdade é que a imprensa vinculo os episódios a torcida do grêmio e pior que os caras vestirão a carapuça.uma dica se querem acabar com algo parem de falar dele.

  • Anderson 11 de março de 2014 - 00:01 Responder

    Quem sabe a gente para de pagar vale para estes colorados e para de vez de cantar músicas alusivas ao SCI, para mim é uma baita pagacao de pau ficar cantando musiquinhas para um time que nem está em campo…Quando estou no estádio canto todas as musicas com a galera, mas quando começa estes cânticos em ref. Ao SCI me calo. Parece que não conseguem viver sem eles. .. Esquecam SCI, pensem somente no Grêmio. Chega ser ridículo ficar cantando música para time adversário, fazendo mkt para eles, afinal falem mal mas falem de mim…É vergonhoso, imagina turistas dentro do estádio querendo saber quem é Inter cagao. ..

  • Igor 11 de março de 2014 - 00:07 Responder

    Parabéns pelo seu pensamento pequenomtípico de torcedor fanático e irracional.

  • André 11 de março de 2014 - 00:08 Responder

    Minwer, quando sai teu texto equivalente para a homofobia, a coligay e os gazelas?

  • Fernando 11 de março de 2014 - 00:47 Responder

    Discordo plenamente. O uso do termo não pode ser abolido do estádio, uma vez que o próprio co-irmão faz uso do animal como símbolo do time/torcida. Não temos nada a ver com racismo, é um conceito idiota nos tempos de hoje porém não justifica a abolição do termo frente a nossa torcida. Voto pela continuidade das músicas!

  • Agenda Negativa 11 de março de 2014 - 02:07 Responder

    Isso é totalmente ridículo.
    Mas as coisas insistem em correr pelo caminho mais fácil. Proíbem e ponto.
    Está igual a história da bebida no estádio.

    A partir de hoje eu concordo em retirar o termo “macaco” pelo único motivo de proteger o Grêmio dessa babaquice toda. Só por isso.

    MACACO não pode, usemos CHITAS então.

    Como eu chamo a torcida da Ponte Preta agora?
    Pelo menos na minha mente agora é o clube mais importante que está associado ao termo. O resto é pequeno demais para considerar.

  • João 11 de março de 2014 - 06:15 Responder

    Tem que acabar mesmo, sou negro e fico constrangido quando começam a cantar e citar macaco. Quem concorda com esse tipo de musica. Tem seu lado racista. Ofende por que acha que sendo negro é ser menor.sobre o huhuhhu vários em frente a minha cadeira faziam esse som. Da próxima vez vou chamar a polícia. Cansei dessa palhaçada.

  • Marcelo 11 de março de 2014 - 06:16 Responder

    Os “gênios” que estão pregando que a torcida continue com essas musiquinhas inúteis terão que explicar essas “teses” de que são “eles que auto intitulam macacos” para os homens de capa preta quando esses resolverem interditar a Arena por conta de meia dúzia de desocupados que falam merda justamente porque é isso que tem no lugar de cérebro. Este argumento é o mesmo do estuprador que diz que “a culpa foi dela por estar usando roupas tão curtas”. Se a nossa torcida não tem capacidade de inventar músicas sem ofensas aos outros então que fique em casa ao invés de poluir nossos ouvidos com um bando de rimas estúpidas.

  • Ernande Correa 11 de março de 2014 - 06:54 Responder

    Apoio desde que os colorados não chamem os gremistas de “gaymistas”.

  • Ernande Correa 11 de março de 2014 - 06:59 Responder

    Mas afinal o que é racismo? chamar a torcida do palmeiras de porco é racismo? Chamar a torcida do Flamengo de urubuzada é racismo? Chamar a torcida do Corinthians de gambá é racimo? Chamar a torcida da Ponte Preta (a macaca como é conhecida) de macaco é racismo?
    Chamar a torcida do Coritiba de coxa-branca é racismo?

    Muita demagogia nisso tudo. O nosso co-irmão Internacional tem uma torcida que possui uma enorme faixa escrita MA.CA.CO. tem um torcedor que se veste de macaco nos jogos, ora se a própria torcida do Inter assume a “macaquice”, e através de eleição organizada pelo próprio Internacional que ofereceu vários modelos de mascote, mas por voto dos associados elegem o mico macaco como mascote, como podem dizer que chamar a torcida do inter de macacos é racismo?

    Tenho 55 anos, desde os meus 12 anos, na década de 1970, quando comecei a frequentar os estádios de futebol, sempre a torcida do Inter era chamada de macacos, e também por outras torcidas.

    Naquela época não existia esse ufanismo e homofobia de racismo e nunca houve brigas entre as duas torcidas, havia muito respeito, gozações e provocações, mas não passava disso.

    Afirmo que tudo isso é muita demagogia por parte de algumas pessoas que se intitulam psicólogos, especialistas, jornalistas, e outros.

    Pergunto: chamar os gremistas de “gaymistas”, “gazelas” ou “coligay” como dizem os colorados também é racismo?

    Tem muita gente querendo ser o guardião dos bons costumes e da moral com esse assunto querendo aparecer na mídia.

    Existem muitas outras questões importantes e serem debatidas, como a violência, corrupção e a impunidade.

  • Sérgio R R 11 de março de 2014 - 08:34 Responder

    Esse tipo de discussão é a demonstração do quanto estamos atrasados socialmente, pois quer queiram quer não, os termos “gaymistas” “macacos” “gazelas” tem uma conotação preconceituosa. Eu que estou longe do Rio Grande há mais de 20 anos (mas sou gaúcho sempre, e com muito orgulho) só me envergonho de sê-lo quando vejo ou ouço as injustificáveis e idiotas manifestações da rivalidade da dupla grenal. O pessoal parece que parou no tempo. Vão achar o que fazer cambada de desocupados!!!!

  • Júlio Lenhard 11 de março de 2014 - 08:50 Responder

    Nunca vi tanta besteira escrita. A origem do termo macaco para os colorados, foi por que na época do estádio velho do Inter, como não tinha muitos lugares, alguns subiam em árvores atrás do estádio para ver o jogo. Outro motivo que colaborou para isso foi o fato deles copiarem as coisas do Grêmio. O termo macaco é normal, e só se ofende com racismo, quem leva pra esse lado, e se tem gremista que é racista, concordo racismo é crime, mas dizer que a origem do termo macaco é racista, NÃO É VERDADE. MACACOS ELES SEMPRE SERÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • marcos 11 de março de 2014 - 08:54 Responder

    É isso aí, Miwner. Apoiado.
    O termo é racista e ponto final. Se os colorados querem usar como mascote, isso é um problema deles. Chega de acobertar racistas na torcida.

    Estive em PoA ano passado e fui no jogo contra o Botafogo. Nas cadeiras do lado contrário à geral, atrás de mim (não vi onde), tive que aguentar um trouxa chamando o Seedorf de macaco e gorila.

    É esse tipo de gente que acobertamos quando usamos esses termos.

  • Clóvis Ben Hur Brasil 11 de março de 2014 - 08:59 Responder

    Penso que tem que para com esse negócio de chamar os colorados de macaco. Penso isso porque sei que o termo sempre foi usado como forma de discriminação. No entanto, os colorados chama os gremistas de gazelas ou gaymistas, quando uma enormidade de colorados são gays e nós não nos importamos com isso.Temos de reconhecer que no Grêmio também há torcedores negros. Outra coisa torcedores colorados: parem de se vestir de macaco e de usar o macaco como mascote (não era o saci?). Assim fica fácil se fazer de vítima e se dizer perseguido. Seriam a mesma coisa que a torcida do gremio ir vestida de mulher, usando batom, salto alto e não querer que chamem de gazelas. Se querem continuar se vestindo assim continuem, mas pelo menos parem com esse chororô como se fossem coitadinhos excluídos.

  • Cícero - CWB 11 de março de 2014 - 09:32 Responder

    Bom dia Miwner, concordo com vc.
    Façamos a nossa parte.

  • Cícero - CWB 11 de março de 2014 - 09:32 Responder

    Bom dia Miwner, concordo com vc.
    Façamos a nossa parte.

  • Mano 11 de março de 2014 - 09:38 Responder

    troquemos por “chora MORANGO imundo”

  • Vívian 11 de março de 2014 - 09:49 Responder

    Ah pessoal, tudo isso é muito complicado. Eu confesso que eu mesma nunca usei o termo “macaco” com intenções racistas porque pra mim racismo, preconceito, essas coisas são muito estúpidas e ninguém merece. Mas o fato é que muita gente usa essa expressão com a intenção de ofender, sim! Então temos que pensar pra frente. Hoje é muito triste tanta barbárie que acontece nos estádios por paixão a um clube, provocações sem medida que vão gerando violência. É nisso que acho que temos que pensar. Se formos esperar os colorados parar de nos ofender o círculo vicioso nunca vai ter fim. Alguém tem que começar a mudar. Por que não poderíamos ser nós, o maior do Sul? Eu amo muito o Grêmio e como já disse, apesar de até então ter usado a expressão “macaco” sem a intenção racista, vou me policiar a partir de agora em nome da minha paixão por este clube!

  • Marlon Schuster 11 de março de 2014 - 11:27 Responder

    Simples nas partes onde fala “macaco” é só trocar por AMARGO ou AMARGOS !

  • Matheus 11 de março de 2014 - 11:53 Responder

    No dia que algum COLORADO se pronunciar ficarei preocupado! Passam as gerações e sempre tem algum gremista querendo aparecer e crescer as costas do clube! Todos que estão se pronunciando contra o assunto são da área da comunicação, ou seja, por trás disso devem estar procurando um emprego…

    RACISMO é associar macaco a negro.

    Para se concretiza racismo tem que haver um um ato discriminatório, com por exemplo os torcedores impedirem de alguma raça entrar em determinado setor do estádio.(Simplesmente um negro não pisar na geral ou camarotes).

    Vocês estão usando um tema sério como o racismo e transformando como palanque, aliás, o Brasil está cheio de oportunistas. Estão usando a imagem do Grêmio e de seu patrimônio, que é a torcida, para sair montando teses furadas para ganhar notoriedade com uma parcela da sociedade que nunca frequentou o estádio virou rotina. Muita gente esta fazendo seu nome falando mal da torcida do Grêmio.

  • Raukoores 11 de março de 2014 - 12:03 Responder

    Concordo. Não importa a “boa intenção” do termo. Se pode ser entendido como racismo, temos que abolir. Faz parte, temos que crescer em quanto seres humanos. Se eles gostam ou não de macacos não faz diferença. Me imagino ensinando minha filha a gostar do Grêmio. Como vou defender este tipo de atitude? Sei que ninguém é santo, mas acho que é um caminho que temos que seguir. Afinal, não queremos paz nos estádios, levar família e beber cerveja? O mínimo que devemos nos cobrar é civilidade.

  • Raukoores 11 de março de 2014 - 12:03 Responder

    Concordo. Não importa a “boa intenção” do termo. Se pode ser entendido como racismo, temos que abolir. Faz parte, temos que crescer em quanto seres humanos. Se eles gostam ou não de macacos não faz diferença. Me imagino ensinando minha filha a gostar do Grêmio. Como vou defender este tipo de atitude? Sei que ninguém é santo, mas acho que é um caminho que temos que seguir. Afinal, não queremos paz nos estádios, levar família e beber cerveja? O mínimo que devemos nos cobrar é civilidade.

  • Rivas 11 de março de 2014 - 12:47 Responder

    Nunca gostei e acho completamente desnecessário. Mas o que mais me incomoda mesmo é a quantidade de músicas que citam os rivais. Oras, se eles são tão insignificantes quanto as músicas gostam de deixar transparecer, porque ficam toda hora lembrando dos vermelhos? Vamos nos focar mais no Grêmio e deixar eles pra lá! Quando eu vou em um jogo do Grêmio, quem eu menos quero lembrar é do Inter. Mas fazem questão de ficarem mencionando o tempo todo e com ofensas infantis.

  • Rivas 11 de março de 2014 - 12:53 Responder

    Cadê o meu comentário?

  • Mario 11 de março de 2014 - 13:50 Responder

    Lembrando aos mais novos que o termo “macaco” foi cunhado pela torcida do Gremio em referência à torcida do Inter, na época composta por sua maioria de negros. O que o Inter fez foi apenas transformar uma ofensa em um simbolo contra o preconceito.

    E hoje, quando a torcida tricolor grita “macaco” não é em reconhecimento à esse simbolo, mas com raiva e carregada de racismo.

  • Gustavo Kannenberg 11 de março de 2014 - 15:33 Responder

    Pra mim continuam sendo macacos, vide: Dalessandro = MACACO, Zé Roberto = grande jogador… um isento até disse no twitter que “nao podemos nos ofender qdo chamam de gaymio, pq nao somos gays”, então quer dizer que um negro é um macaco, por consequência?? q idiotice… MACACO = COLORADO que é diferente de uma pessoa negra, pq é tão difícil entender?

  • Mauro 11 de março de 2014 - 16:17 Responder

    então estão querendo que chamamos o mascote do inter de girafa? ou talvez golfinho? a por favor….colorado é “macaco” sendo ele da cor branca, negra, amarela, cor de rosa…

  • Cassiano 11 de março de 2014 - 16:24 Responder

    O Macaco é um dos símbolos da torcida do Inter por ela mesmo assim assumido… quer dizer que eles vão mudar?? a Ponte é a Macaca, então é racismo??? convenhamos, coisa de imprensa idiota adotada por meia dúzia de desavisados que não entende nada. Sou gremista, não sou racista e vou continuar cantando pois não tenho esse sentimento nas minhas palavras…

  • mais culhão ae 11 de março de 2014 - 16:34 Responder

    E o mais bala dessa frescura toda é que o luquinhas bloqueou os comentários da página do torcedor do Grêmio.

    TROQUEM O AUTOR DA PÁGINA DO TORCEDOR DO GRÊMIO PARA O FEG RISCH!

    MAIS CULHÃO AE!

    Daqui a pouco vão falar que o Dinho não é mais ídolo porque ele era violento…

    O mundo ta cada vez mais fresco…

  • Rodrigo 11 de março de 2014 - 16:44 Responder

    Caralho, que bobagem sem fundamento. Racismo ta na cabeça do cara que escreve um texto desses.

    Futebol já ta uma merda, se começarem com essas frescura daqui uns dia nem o juiz o cara vai pode xingar, vai ter que levantar o braço e pedir licença pra falar.

  • Daniel 11 de março de 2014 - 16:55 Responder

    Post mais imbecíl que esse impossivel!!! Racismo é o cassete !! são macacos sim e ponto final, vai escrever algo relevante .

  • Luciano 11 de março de 2014 - 17:09 Responder

    Quanta bobagem. Não quer, não canta.
    Agora essa de pregar moralzinha pra cima da massa em véspera de jogo decisivo.
    Baita bola fora.

    Esses blogueiros/tuiteros superstars tão foda de aguentar.

  • julio 11 de março de 2014 - 17:17 Responder

    Tu diz no teu texto “RACISMO É CRIME. E como todo crime deve ser denunciado.” pq nao denunciou esse caso de racismo que testemunhou entao?pq nao chamou a policia?
    caso de racismo é obrigação do cidadão denunciar nao é!?
    Me pareceu que tu nao tem certeza que é racismo o que a torida do Grêmio faz!
    Para mim com certeza nao é.

  • jota pe w. b. 11 de março de 2014 - 17:36 Responder

    Para de viadagem minwer.

  • Eduardo Martini 11 de março de 2014 - 18:21 Responder

    Tchê, o mascote dos colorados para projetos sociais é um MACACO de nome ESCURINHO… Agora a culpa é do Grêmio???

    Mas beleza… O Post do PLDToniolo foi a única colocação que conseguiu me convencer do contrário.

  • Cairam na presepada!!!! 11 de março de 2014 - 18:22 Responder

    Pelo belo serviço foi prestado por esse blog. Esse blog foi comprar uma briga que o Grêmio não estava envolvido. Cairam na presepada da IVI. O assunto era Esportivo, Marcio Chagas que por sinal está esquecido e acabou a torcida gremista e o Grêmio envolvido na história. Repito, foram comprar uma briga que nao era do Grêmio!!!!

    Santa ingenuidade de vcs do blog! A IVI jogou a isca e cairam de boca!!!!

    Mais pato vcs nao pederima ser!!!!!

  • Cairam na presepada!!!! 11 de março de 2014 - 18:25 Responder

    Vai te deitar!!!!Otário que caiu na conversa fiada da mídia!!

  • Rogério 11 de março de 2014 - 18:27 Responder

    Concordo em parar de cantar macacada, até porque acho que combina mais com eles o termo Coloridas ou Moranguinhos

  • william 11 de março de 2014 - 18:52 Responder

    Ta de brincadeira né, cara? Que absurdo isso que tu falou, se o apelido dos colorados é macaco (eles mesmo se auto denominam assim), tu quer que eu imite o que? Um cachorro, o UH UH UH, é porque eles são os macacos…. O racismo ta na tua cabeça, quer matar um futebol, não se pode fazer mais nada, ta cheio dos direitos humanos, vai carpir um lote!!!

  • Fabrício 11 de março de 2014 - 19:04 Responder

    Concordo em tirar a palavra macaco das musicas. Tá apoiado bela iniciativa

    Abraço

  • Marcius Minervini 11 de março de 2014 - 19:04 Responder

    Parabéns pela iniciativa!
    Eu sou gremista roxo, acho a geral do Grêmio a torcida mais linda e fanática do mundo disparada com muita certeza. Porém, desde que comecei a lutar pela transformação dessa sociedade injusta, as partes das músicas que canta macaco eu troco por colorado, e as partes que cantam termos homofóbicos como “puto” “gay”, etc. não canto.
    Mas qual o motivo de não cantar. Apesar dos colorados não se importarem mais, e ter virado uma “normalidade”, não podemos esquecer que em determinado período da história a escravidão era considerada normal, e nem por isso ela continua vigorando.
    O termo macaco para nos referirmos aos colorados tem sua gênese racista sim. Surgiu, pois o clube Internacional surge quando pessoas pobres, e em sua maioria negra, são impedidas de entrar no grêmio, e quando o clube internacional começou a se destacar, tinha mais jogadores das camadas populares e por consequência negros, e a nossa torcida com enraizamento branco e alemão, na época era aceitável chamar negros de macacos e começaram a igualar seres humanos a animais e assim chamavam os colorados de macacos. Não podemos nos esquecer que até pouco tempo atrás racismo não era crime, e era considerado normal na sociedade, mas paramos para analisar e avançamos para ver que isto deveria ser um crime inafiançável.
    Com o passar dos anos se normalizou isso entre as torcidas, mas eu tenho certeza que os jogadores negros tanto do inter como do grêmio não se sentem a vontade com esta comparação. E toda iniciativa para pararmos de minimizarmos pessoas a animais só pela sua cor/raça ou orientação sexual (macaco, veado) é crucial para que toda humanidade avance para conquistarmos uma sociedade realmente justa e igualitária.
    Apesar de “natural” hoje em dia, chamar qualquer pessoa de macaco, seja torcedor ou o que for, é racismo, e se queremos sermos seres humanos mais avançados, devemos parar com TODO E QUALQUER TIPO de descriminação, inclusive a racial! Fico triste em ver que ainda temos pessoas que querem se cegar a isso… mas sei que tudo tem um início, e este começou aqui, quero ser parte desse movimento!

  • Daniel Lopez 11 de março de 2014 - 19:36 Responder

    A pode para, canto não por ser racista e sim por questão que macaco é primata e colorado sempre foi… se não pudermos mais chamar eles de macaco onde vai parar a rivalidade?

  • Marcelo 11 de março de 2014 - 20:30 Responder

    Tiraram avalanche, bom tempo sem materiais e agora querem tirar nossas voz?! Tropa de desocupado, só pode ser idéia de quem fica sentado na cadeira o jogo inteiro!

  • Blog de ingênuos 11 de março de 2014 - 20:40 Responder

    Sugestão de cânticos para a torcida gremista…pode fazer um post blogueiro ingênuo…..

    Passou, passou, passou um avião e nele estava escrito nosso time e campeão !

    E canja, é canja, é canja de galinha, arruma outro time pra jogar na nossa linha! ôôô

    A,B,C nosso time vai vençer !

    eu vou pular, eu vou gritar, e nada vai me segurar!

    é osso duro de roer, vence um, vence geral, também vai vencer você!

    Pirilim pirilim
    Você perdeu pra mim….

  • Mario 11 de março de 2014 - 20:52 Responder

    Sou colorado, e acho que a coisa tem que ir muito além disso, por parte das duas torcidas. Na minha opinião o “imundo” incomoda muito mais do que o macaco. Acho que qualquer termo ofensivo devia ser banido. Começando pelo gaymista, morango, gazela, macaco, e terminando pelo já chato e exaustivo “chupa a rola e dá o cu”, que é cantado de forma quase igual pelas duas torcidas.

    A atual discussão é válida para trazer o assunto a pauta, afinal seria um sonho ir assistir um jogo em um estádio onde as torcidas se tratem como rivais, ao invés de se tratarem como inimigas da forma que é atualmente.

  • daniel 11 de março de 2014 - 21:27 Responder

    Eu voto pelo final desta merda de site

  • Bruno Garagnani 11 de março de 2014 - 22:05 Responder

    Mas o futebol esta virando uma merda mesmo né? o que tem a ver a torcida tricolor cantar chora macaco imundo sendo que na torcida deles vários torcedores se vestem de macaco para torcer? nao é so no futebol que existe racismo e nao vai ser parando de cantar o chora MACACO imundo que isso vai mudar, o racismo esta em todas as partes. Somos campeões do Mundo E da Libertadores também Chora MACACO imundo Que nunca ganhou de ninguém

  • ARIH 11 de março de 2014 - 22:18 Responder

    Parabens. Ha muito tempo que estavamos precisando de um “sacode” para percebermos que algo nao esta correto, que algo nao esta mais “enquadrado” dentro do que e razoavel. Sou “ariano”, mas desde minha infancia convivo com negros e posso dizer que ha varios deles que fazem parte da minha vida, da minha historia. Pessoas boas e ruins ha de todos os matizes e os que agora se sobressaiem sao justamente aqueles que querem se parecer como sendo os melhores. Pura desinformacao, preconceito. Me envergonho de dizer que sou gremista quando vejo que ainda ha entre os tricolores, grupos disformes, grupos com problemas psicologicos que nao conseguem enxergar o obvio. Claro que e uma minoria. Ha grupos sociais espalhados pelo mundo que sao mais racistas, mas nao e possivel se conviver com aqueles que estao a nossa volta, por menores que sejam. Passou da hora de um basta nesta idiossincrasia.

  • Gabriel 11 de março de 2014 - 22:57 Responder

    Falso pudor típico do brasileiro…

  • Arthur 12 de março de 2014 - 00:02 Responder

    Você está querendo enganar quem? Todos sabem que é uma conotação racista que vem de muito tempo.

  • Bruno 12 de março de 2014 - 00:04 Responder

    Não adianta nada parar com um xingamento RACISTA e cantar um HOMOFÓBICO. Que parem de xingar e comecem apenas a exaltar o Grêmio.

  • Guilherme Moretão 12 de março de 2014 - 00:10 Responder

    Que decepção Minwer. você entrou nessa onde ridícula e ignorante.

    Lamentável eu diria. Agora tu virou racismo. E eles podem chamar a gente de gazela e tá tudo bem.

    Quanto medroso. Nunca tivemos problemas com isso, porque isso nunca foi considerado racismo. Mas você está procurando chifre em cabeça de cavalo.

    Chora macacada!

  • Sem crise em véspera de Decisão - Colorado Macaco não é racismo 12 de março de 2014 - 00:36 Responder

    Quer dizer que colorado chamar outro colorado de macaco PODE, mas Gremista chamar colorado de Macaco NÃO PODE?? Cara, texto muito infeliz, conseguiu dar eco e aumentar ainda mais a polêmica na véspera de um jogo super importante. Muito irresponsável teu texto e toda esta turma do grenalizando, que aliás, depois desse vídeo inoportuno, deveria se chamar INTERNACIONALIZANDO, já que não precisamos de inimigos na trincheiro. Respeito teu texto, mas sinto te dizer que ele não representa o sentimento de grande parte da torcida do Grêmio, que aliás, talvez tu não saibas, é composta na maioria por pessoas que repudiam o racismo. Reflita meu amigo e espero que não leve para o lado pessoal. Abraço

  • Felipe - São Leo 12 de março de 2014 - 00:44 Responder

    Não vou entrar na discusão se deve ou não continuar falando e cantando, porém, a origem da denominação de “Macaco” para os colorados não tem NENHUMA conotação racista. O termo se originou na época do estadio dos eucaliptos, onde os torcedores do inter assistiam aos jogos em cima das árvores ao redor do estádio e devido a torcida do inter sempre imitar a torcida do Grêmio.
    Quanto a idéia que querem passar de o Grêmio e a torcida do Grêmio ser racista, por favor, procurem porque Lupicinio era gremista e vão se surpreender com a história.

  • José - Floripa 12 de março de 2014 - 01:13 Responder

    O mais hilário de tudo é que a gravação onde mostra a torcida do time peruano gritando uh, uh, uh para o Tinga. Vários são de pele bem morena, provavelmente tenham mistura com a raça negra!!! Tinga excelente jogador, ótimo caráter. Gostava muito do futebol dele quando jogava no Grêmio! Raçudo!!!

    Mas uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa!!! Parar com essa boiolagem no futebol!!!

    JAMAIS!!! #CHORAMACACOIMUNDOETERNO

  • Eduardo R 12 de março de 2014 - 01:45 Responder

    Só uma coisa… ” OLHA A FESTA MACACO, torcida é coração, quem não canta é amargo e nunca vai sair campeão ! ” Se enquanto tu lia macaco pensaste em um homem negro, tu és um racista, agora caso contrário, manda todo mundo á merda com essa putaria de politicamente correto e continue assim como eu cantando…. Pois racista é quem imagina um negro quando ouve macaco…

    Saudações,
    Macaco Vermelho – nome: ESCURINHO

  • Matheus 12 de março de 2014 - 02:31 Responder

    Tche, vai te enxergar com esse post. Lamentável. Como foi bem explanado a origem do termo macaco não tem conotação racista. Tu fez um texto oportunista, nojento. Que com certeza poderá prejudicar o Grêmio. E os colorados que nos chamam de gazelas?? Seria homofobia? Porcaria esse teu post!

  • Maurício 12 de março de 2014 - 09:15 Responder

    Acho que a gente devia começar a chamar eles de MICOS:
    1) Mico é muito mais imitão que macaco;
    2) Macaco é muito pra eles;
    3) O mico-dourado está em extinção;
    4) Eles adoram pagar o mico.

  • Ariel 12 de março de 2014 - 10:22 Responder

    Na boa, desde quando chamar alguem de macaco eh racismo? Se for assim, se chamar de cavalo, cachorro, vaca etc.. tbm eh racismo. Os srs. torcedores do time vermelho nao sao chamados de macaco por conta de raça ou cor. Isso eh ridiculo. Racista eh quem acha que isso eh racismo.

  • Luiz Carlos 12 de março de 2014 - 11:32 Responder

    Matou a pau, Ernande Correa!

  • Renato 12 de março de 2014 - 17:53 Responder

    Baita texto!

    Como frequentador da Geral isso sempre me incomodou muito.

    O debate sobre a origem do termo é secundário já que ele sempre será dúbio e isso já é suficiente para abandoná-lo.

    Dentro de nosso contexto diário “macaco” sempre possui conotação racista, por que exatamente no estádio deixaria de ter essa conotação?

    Sonho com o dia que a torcida só se preocupará com o Grêmio, com essa paixão afirmativa e não ficar dando atenção ao ressentimento em relação ao rival.

    Força! Podemos mudar essa situação.

  • Diego 12 de março de 2014 - 20:29 Responder

    Meuuu Deuss! O que esse site que se diz ser do Grêmio tá fazendoo??
    Bando de IGNORANTES!
    Chamamos eles de macacos não se referindo a cor, raça, religião ou o que for…
    Tampouco eu, como gremista, sabia que na época do estádio dos eucaliptos, a torcida deles subiam nas árvores para assistir às partidas do interzinho e tudo mais.
    Chamamos eles de macacos, justamente por eles terem conquistado tudo depois de nós gremistas…Por terem um futebol primata, atrasado…time que surgiu em 2006!
    É por isso que chamamos eles de MACACOS!
    A torcida do Grêmio não é racista e nunca será!!!
    A própria Geral do Grêmio tem negros, seus tolos!
    Ao nosso arque rival que surgiu em 2006 eu digo:
    CHORA MACACOS IMUNDOS

  • Carlos 12 de março de 2014 - 22:19 Responder

    Minwer, sua colocação é corajosa. Por mais que a torcida do inter incorpore o termo macaco, o termo carrega uma conotação racista. São mudanças como esta, na forma de pensar e de entender as implicações dos termos que usamos, que transformam as pessoas e a sociedade. Essa discussão é maior do que apenas a rivalidade entre Grêmio e Inter ou outros clubes. Você irá encontrar muita resistência nesta idéia, mas é um excelente início promover o debate. Parabéns e um abraço

  • Euclides Soares 13 de março de 2014 - 11:42 Responder

    Sou gremista. E sou negro. E não me sinto à vontade quando escuto os termos “macaco” porque vem de forma pejorativa, sim. Surgiu lá no começo isso de maneira racista por ser um time que tinha mais negros. Os colorados assumiram o macaco depois de tantas ofensas. Não foi o contrário. Mas podem ter certeza, se existem opiniões tão divididas é porque muita gente usa sem a conotação racial, mas muita gente também usa com essa conotação. Não vamos querer julgar o que pensa cada pessoa, mas com certeza muitos gritam Macado, com o ódio no coração, aproveitando um estádio para libertar a sua fúria racista, que ainda está presente e muito neste planeta. E essa opinião não é só a minha, mas de muitos negros que são gremistas. Abs a todos.

  • Marcelo Silveira 13 de março de 2014 - 14:03 Responder

    Palmas Euclides. Palmas para você. Concordo em gênero, número e grau.

  • Henrique 14 de março de 2014 - 10:22 Responder

    Também não acredito que a intenção é racista. A música tem no máximo 15 anos e nessa época não tinha mais essa distinção de negros e brancos nos times de futebol.
    Mas que seja, se não gostarem do termo macaco, vamos trocar para veado.
    Só espero que não comecem a falar que é homofobia.. Porque nessa m* que estamos hoje, tudo é preconceito ou ofensa!

  • Sidney Falcão 16 de março de 2014 - 20:48 Responder

    Acho válida a iniciativa de se acabar com o termo e com esse cântico infeliz. Sou baiano e gremista há mais de 30 anos. Esse argumento de que o termo “macaco” é apenas para justificar a a postura de imitador dos colorados não cola, não convence e nos tempos atuais, é uma verdadeira armadilha para o Grêmio.

    Do jeito que as punições a atos racistas nos estádios estão sendo mais severas e fiscalizadas, a FIFA, o Ministério Público não vai querer saber se questões históricas, de que o “macaco” ao ato de imitar o outro ou sei lá o que. Vão punir o Grêmio e acabou.

    Já comunicado ao Grêmio que o clube tem projeção nacional e internacional, não está mais limitado ao RS. Qualquer ato racista envolvendo a torcida gremista, irá resvalar no Grêmio. Fora do RS – principalmente aqui no Nordeste – a imagem que se tem do Grêmio é de que é um clube racista. Ou seja, a insistência de torcedores gremista com o termo “macaco” acaba associado ao Grêmio.

    Portanto, acho importante o Grêmio desenvolver programas e atividades que possam dissociar a sua imagem dessa conduta infeliz de determinados torcedores. O Grêmio é um clube de projeção internacional, e qualquer atitude, positiva ou negativa, seja do clube ou da sua torcida, tem iguais proporções.

  • Rafael 18 de março de 2014 - 08:51 Responder

    Para aqueles indignados com o post, procurem ler os comentários de gremistas negros. Para quem argumenta que não é racismo por causa dos símbolos que o inter tem usado, pesquise se quem tomou a decisão de os criar, se quem se veste de macaco ou se quem leva a faixa para o estádio é negro.
    Deixem a ingenuidade de lado. Não se começou a chamar colorado de macaco por causa de imitações. Foi em uma época que a torcida e jogadores do inter eram predominantemente negros, enquanto o grêmio não aceitava negros no seu quadro social.
    Em qualquer canto do mundo é racismo, e na rivalidade grenal também. Triste ver que a atitude tão sensata do Minwer é ridicularizada pela maioria dos gremistas.

  • Marcos Silva 25 de março de 2014 - 02:25 Responder

    No cú do outro é refresco!

    Até isso o brasileiro é preguiçoso, atos de racismo iniciados há muitos anos atrás, temos preguiça de abolir e procurar ser menos racistas possiveis em pleno seculo 21.

    É racismo sim, e há muito tempo deveriamos ter parado com esse termo macaco e hu hu hu. Acontece que vcs todos são preguiçosos e não querem perder as musiquinhas bonitinhas que foram inventadas erradamentes. Sou Gremio e Pelotas, porém atitudes de racismo é uma merda. E quem tá cagando pro troço, é pq é branco, ou então é um vagabundo sem educação pra encarar a realidade.

  • Ernande Correa 26 de março de 2014 - 16:16 Responder

    Quando somos chamados de gaymistas, gazelas ou quando a torcida do inter canta algo parecido como “vamos matas os putos tricolores” isso não é associação á violência? Tudo bem, se a torcida gremista parar de chamar os colorados de macacos, será que o inter vai mudar de mascote ??

  • Ernande Correa 26 de março de 2014 - 16:19 Responder

    Quando a torcida gremista é chamada de gaymistas ou gazelas, quando cantam algo parecido como “vamos matar os putos tricolores”, isso te incomoda ????

  • IGOR SANTOS 28 de março de 2014 - 20:22 Responder

    Muito legal essa atitude.

  • sergio prietto 29 de março de 2014 - 19:55 Responder

    COMO ASSIM IMITAR O G………. JA FORMA PRA SEGUNDONA 2 X E NÓS NENHUMA ….

  • Ricardo 6 de abril de 2014 - 12:35 Responder

    Acho triste falar sobre o assunto, mas necessário. O macaco nunca foi mascote colorado, é algo recente e feito justamente por essa questão que nunca deixou de existir.

    A respeito disso, li, concordo, vou reproduzir e por mim era isso: “Pelo politicamente correto, o saci era associado ao crack, faltava um mascote para os pequenos dos projetos sociais. E havia o racismo do “chora macaco imundo e por aí vai”. Era preciso seguir enfrentando e não esconder dos pequenos. O Internacional tentou acabar com isso. Criou um novo mascote em forma de um macaquinho bonitinho chamado Escurinho, um dos símbolos de jogadores da sua história. Aliás, a torcida colorada começou a se autodenominar “macacada”. Isso significa aceitar o preconceito? Não, pelo contrário. A medida nada mais é do que uma autodefesa lúdica. Uma espécie de “tapa de luva” no racismo. Assumir para si uma condição que é vista como rebaixada pelo rival. Criar um mecanismo em que as crianças não se sintam ofendidas por torcerem para o Inter e depois serem chamadas de macacos nas ruas. É como aquela receita de não rejeitar o apelido, pois assim é que ele pega, entende?”, abraço.

  • Deixe uma resposta