Sem subestimar, mas sem criancice

3 Postado por - 24 de junho de 2014 - Artigos

Parece que a polêmica do dia é uma “relação” feita pelo Túlio Milmann, um ananá da RBS que adora dar uma de outsider, entre a escolha do número do Giuliano e o nazismo. É claro que esse é um assunto importante. É claro que não é a primeira vez que a RBS levanta essa bola. Esse é um problema mundial e muito presente. Pra quem não sabe, o Rio Grande do Sul tem uma cena nazista FORTE, e não é de hoje. Grupos neonazis vivem em embates contra gays e punks, principalmente, na Cidade Baixa ou na Redenção. Muitos deles, em função do racismo que faz parte do movimento (por mais imbecil que eles sejam, já que apanhariam de neonazis alemães se estivessem soltos lá por serem latinos), escolheram torcer pelo “time dos alemães”, o Grêmio. E, pra eles, o 88 tem uma simbologia – logo, a escolha pode, sim, fazer algum tipo de sentido e soar como “legal” pra esses idiotas.

Giuliano é apresentado com a 88 (Foto Lucas Uebel, Grêmio Oficial - via Flickr)

Giuliano é apresentado com a 88 (Foto Lucas Uebel, Grêmio Oficial – via Flickr)

Da mesma forma que isso é algo importante, isso também é algo que está sendo exagerado. O número 88 é um símbolo para os nazistas, mas, antes disso, é um número. O Giuliano gosta do 8, que estava ocupado; logo, usou o 88, como o André Lima, que queria ser o 9, usou o 99 quando jogou aqui. A Itália, por exemplo, onde o racismo institucional teve muito mais peso que aqui (o fascismo do partido do Mussolini e seus camisas pretas) e onde a ligação com o nacional socialismo alemão é mais forte (a SS Lazio que o diga), aprendeu a relativizar isso. O Hernanes, que se transferiu pra Internazionale de Milão, usa a camisa 88. O Anderson, aquele mesmo dos Aflitos, usa a camisa 88 na Fiorentina. O Felipe Mello também vestiu a 88 na Fiorentina (mudou para a 4 na Juventus). Aqui no Brasil mesmo, o Luan, quando trocou o Palmeiras pelo Cruzeiro optou pelo número. O Cléber Santana foi o 88 do Avaí.

“Então o problema é só com o Grêmio?” Sim e não. Não pela lógica do número. Se o 88  é um problema para o Brasil, vamos proibir essa camiseta? Vamos pensar um pouco sobre isso. A mensagem subliminar do 88 é a posição das letras no alfabeto. A oitava letra é o H. Assim, 88 é HH, ou “Heil Hitler”. Porém, na Alemanha, o policiamento às atitudes dos neonazis (que, pra quem não sabe, tem aumentado de  número em função da imigração e da diminuição das conquistas da antiga Social Democracia sufocada pelo liberalismo do partido da Merkel), não é burra: percebeu que o 18, pela mesma lógica, é AH, ou “Adolf Hitler”. E aí, vamos proibir isso também? Vamos cobrar todos os jogadores que escolhem o 18? Óbvio que não.

Mas, sim, o problema foi levantado por que é com o Grêmio. E se, nesse caso, ser o Grêmio é o problema, o que fazer? Bem, em primeiro lugar, tratando o assunto com maturidade. Óbvio que não se vai trocar a camiseta do Giuliano. Também é óbvio que não vai se deixar assim, simplesmente. O Grêmio tá sofrendo essa “perseguição” por inação. Já fez ótimas campanhas contra o racismo. Mas é pouco pelo grau de ignorância da maioria dos torcedores. Temos torcedores homofóbicos, por exemplo. E, pior, que SE ORGULHAM DISSO (duvida? olha aqui). Não é algo que, simplesmente, se deixa passar. O Grêmio precisa se livrar dessa pecha de racista, homofóbico, alemão. Tudo o que faz esses assuntos sempre serem relacionados SÓ com o Grêmio. Mesmo que não tenha culpa nisso. Foi colado nele e não é nada bom (se alguém quiser não ser humano para admitir isso,  pelo menos pense nas punições possíveis). O Grêmio precisa de mais campanhas de conscientização, mostrar para os torcedores que isso é não ser humano, é ser babaca. Educação é o caminho; proibição de números, não. Enquanto o Grêmio não se der conta disso, vamos seguir tendo que vir aqui discutir coisas aparentemente absurdas.

Deixo vocês com um exemplo prático: o Borussia Dortmund contra o nazismo.

Comparilhe isso:

30 + comentários

  • Juliano Beck 24 de junho de 2014 - 18:38 Responder

    Concordo em gênero, número e grau com teu texto.

  • Jocinei Arruda 24 de junho de 2014 - 18:48 Responder

    A problema é o Túlio Millmann que é um colorado de carteirinha e esta dodói com a contratação do Giuliano, se fosse 55 ele acharia outro motivo pra dar pitaco, tem colorado que esta triste por o GRÊMIO achar um investidor, só eles que podem ter o tal sonda a quem eles devem agradecer a ultima LA que eles ganharam pois bancou quase todo aquele time e só tomou prejuízo. è aquela máxima a inveja é uma m…, diga-se de passagem o Túlio não é o única na imprensa que não consegue esconder o coloradismo.

    • Fagner 24 de junho de 2014 - 18:56 Responder

      De fato, há quem diga que o 55 é simbologia para SS.

      Saludos,
      Fagner

  • Pedro Soprana 24 de junho de 2014 - 19:15 Responder

    Meu cometário naquele post foi uma ironia ao homofóbicos e são tão burros que não entenderam a mensagem… 3 curtidas!!

    Pedro Soprana ” Não sou preconceituoso, mas odeio gay”…. To muito velho para essa zueira!!!
    Curtir · Responder · 3 · há 18 horas

  • Gustavo Kannenberg 24 de junho de 2014 - 19:53 Responder

    desculpa mas ser identificado com alemães agora é ruim???? me explica melhor o pq de isso tb nao ser racismo…..????? alô??? eu sou descendente de alemães, qdo nao me conhecem me chamam “ô alemão”, e não tenho nenhum problema com isso! será que deveria? será que eu deveria ter VERGONHA DISSO?

    • Fagner 24 de junho de 2014 - 20:13 Responder

      Não. Receber torcedores por ser “o time dos alemães” é que é o problema. É uma mentira.

      Agora, quanto a noção furada de “racismo invertido”: se eu te chamasse de “chucrute” tu ia seguir não tendo problema com isso? Se eu risse de pessoas que comem cuca com schmier, nata, margarina, maionese e um belo presunto e dissesse que comer isso “não é natural”, logo, os “chucrutes” “nem sabem comer”, tu continuaria sem problema com isso? Se eu te chamasse de “ei, colono” tu ainda não veria problemas?

      Ninguém tem que ter vergonha do que é. As pessoas é que deveria ter vergonha de achar que isso faz delas melhor do que outras. Que as tradições dos outros são “erradas”. Que o fato delas serem consideradas “maioria” dá direito de dizer que o resto é errado (como misturar doce com salgado, coisa que adoro, por exemplo). Só isso.

      Saludos,
      Fagner

  • Rafael 24 de junho de 2014 - 20:09 Responder

    Muito bom o seu texto, mas posso lhe dizer uma coisa, conheço bem essa merda de cena nazistinha, aqui em Curitiba tem bastante, sou do Rio Grande e também sei que veio essa ralé nazista de Porto Alegre pra cá para se juntar com os babacas daqui, e acreditem, são nazistas do povo, são colorados.

    • Fagner 24 de junho de 2014 - 20:26 Responder

      Acredito em ti, Rafael, tranquilamente. Mas todo o mundo vincula nazismo com o Grêmio, como fez, automaticamente, o Túlio Milman. O texto foi nesse sentido. Chega, disso, é até mentira.

      Saludos,
      Fagner

  • Kleber 24 de junho de 2014 - 20:38 Responder

    Concordo com o texto. Apenas não entendi o “alemão” sendo colocado com os outros adjetivos que nos causam problemas.

    O grêmio é sim de origem germânica e possui muita incidência nas regiões de colonização alemã. Existe algum problema com isto?

    • Fagner 24 de junho de 2014 - 22:01 Responder

      Não é o “alemão” o problema, é “o time dos alemão”. Não é. O Grêmio não é um time de “origem germânica”. Isso é um mito, uma mentira. O time dos alemães em Porto Alegre era o Fussball. O Grêmio é tão alemão quanto o Inter.

      Saludos,
      Fagner

      • Guilherme Souza 25 de junho de 2014 - 09:20 Responder

        o texto se refere ao “time dos alemães”, como os alemães na figura de Hitler. Intoleráveis com qualquer outro tipo de etinia a não ser a deles. Nada a ver com o ser “feio” ou “bonito” ser alemão.

  • FÁBIO GREMISTA 24 de junho de 2014 - 21:25 Responder

    Bom, seguindo o embalo, nada de novo no “front”.

    Não é de hoje que todo mundo tenta tirar uma casquinha do Grêmio, ganhar seus 15 minutos de fama, e o caso deste sujeito da RBS não é diferente.

    Parece que o Grêmio tem que se desculpar por tudo.

    Que conversa é essa? Quem é esse Túlio Milmann?

    É MUITA PARANOIA!

    Agora um zé das medalhas vem e diz uma merda qualquer e nós temos que explicar que não é bem assim?

    É o fim dos tempos.

    • Fagner 24 de junho de 2014 - 22:03 Responder

      Botei um link ali pro tweet dele. Pelo que eu saiba, ele é um integrante de uma dos elencos do Bailei na Curva que cavou um emprego na RBS. Aparece quase sempre na TV Com (canal B deles) e na Gaúcha, falando banalidades, digo, atualidades.

      Saludos,
      Fagner

  • Silvano Santoro 24 de junho de 2014 - 22:17 Responder

    ENtulio milmann e todos os colorados da RBoSTaV que vão tomar em seus respectivos cús…
    Querem perseguir o Grêmio e inventar idiotices sobre a Torcida Tricolor, que se fodam.
    Está na hora da torcida do Grêmio fazer a sua parte de maneira conjunta: todo Gremista deve, por obrigação, boicotar os veículos desses infames, cancelando assinatura do zero hora, deixando de ouvir atlântida e gaúcha, deixando de acessar o lixo do clicrbs.
    vai se fudê rbs…

  • leo 24 de junho de 2014 - 22:37 Responder

    O tal Milmann parece estar criando um fato por ser colorado e judeu. Muito fraca a “manchete” jornalística criada por ele em época de Copa e Campeonato Brasileiro e período pré-eleitoral. Acho que teriam assuntos mais inteligentes a serem tratados….

  • JOSÉ ATRIB 24 de junho de 2014 - 22:46 Responder

    ESTE CARA É UM IDIOTA………….

  • Thiago Guimarães 24 de junho de 2014 - 22:55 Responder

    Babacas como o Tulio Millmann se vendem e inventam histórias da carochinha para ganhar ibope ou dinheiro. Me dá nojo esta nossa imprensa brasileira que a unica coisa que faz é criar discórdia e revolta entre as torcidas com comentários bestas.
    Se o número 88 é uma apologia nazista , o que a Alemanha faz jogando esta copa do mundo ? E daí ?

    Se fosse o Inter e o Giuliano com a camisa 88 seria mais ou menos assim: ” Giuliano escolhe a camisa 88 em prol do combate contra o nazismo”. RIDICULO !!!

    Ontem ainda vimos como a nossa mídia é escrota , o gol de FRED de cabeça contra a seleção de Camarões foi ilegal ( aquilo sempre foi impedimento e sempre vai ser) e o Galvão e companhia disseram na hora que a Fifa tinha mudado a regra do impedimento.
    Puxam o saco de um e atropelam os outros , pra mim isso tudo não passa de hipocrisia e ignorância. Número 88 não significa a atitude ou caráter do jogador ou de quem quer que use! Por mim Giuliano poderia usar até a camisa 666 se ele quisesse que nada mudaria, afinal o que mais tem por ai é lobo em pele de cordeiro.

  • Antonio 24 de junho de 2014 - 23:16 Responder

    Eu fico pensando…quando os caras são zero a esquerda, sempre procuram criar polêmicas para estarem nas luzes da ribalta. Esse tal EnTulio milmam sempre foi um zé mané, sempre do segundo time..então, vai te catar mocorongo, tá dodói é? é duro ser colorido mesmo kkkkkkkkkk

  • ZENIO SILVA 25 de junho de 2014 - 02:38 Responder

    Esse Túlio Milmann é um desonesto!

  • everton masso 25 de junho de 2014 - 00:49 Responder

    Eu sou gremista, mas essa discussão é idiotice. Vão achar coisa melhor para fazer. Fazer sexo é bem melhor do que essa discussão inútil.

  • Lucas 25 de junho de 2014 - 07:36 Responder

    Na boa esse discução politicamente correta é perda de tempo, o Grêmio tem que jogar futebol e se preocupar com coisa do futebol, no mais questões de racismo e homofobia , e o que mais fobia que acontecer deixa os orgãos responsaveis resollver se for o caso, quanto ao Tulio, é um ridiculo.

    • José 25 de junho de 2014 - 12:40 Responder

      O problema é que o Grêmio PRECISA SIM se preocupar com o debate do politicamente correto, porque as atitudes dos torcedores podem acarretar punições para o clube, como perda de mando de campo ou coisas piores.
      Felizmente para o Grêmio, a justiça daqui é meio inoperante, mas o dia que resolverem serem mais duros, para usar de exemplo para os outros, vão acabar caindo em cima do Grêmio, que injustamente já está marcado por essas polêmicas.

  • vinicius 25 de junho de 2014 - 09:50 Responder

    Coitado do giuliano. Vai Ter q Sair do Segundino pra Ganhar Titulo de Novo. Se Cuidem Com Os Nazistas, Tricoloridas. Pq Eles Vao Matar vcs Coligay Hahahahq. 13 Anos Sem Titulo. Piada Nacional

    • Fagner 25 de junho de 2014 - 11:07 Responder

      Taí a maior prova de que imbecilidade não é, como a imprensa quer colocar, exclusividade de gremista. Um ótimo exemplo de criancice e homofobia, junto com burrice. Já que nem precisamos fazer nada, o cara veio aqui pra mostrar que é idiota por livre e espontânea vontade.

      Saludos,
      Fagner

      • FÁBIO GREMISTA 25 de junho de 2014 - 15:09 Responder

        Com certeza. Está aí a prova que a burrice é uma das forças do universo. Nosso “amigo” colorado não nos deixa mentir.

        O problema, é que, se o comentário de um babaca destes cai na mão da imprensa esportiva gaúcha, a grosseria vira “análise”, e o agouro torna-se “projeção”.

        Temos é que ficar atentos e, na medida que abrir margem, processar. Eles só vão parar se doer no bolso.

        Abraço.

    • Lucas 25 de junho de 2014 - 18:22 Responder

      Caro José na boa, mais dia ou menos dia vai acontecer alguma coisa nesse sentido e não há oque o Grêmio possa fazer, não tem como controlar oque torcedor anda falando, a mídia daqui pega no pé do grêmio por tudo e vai continuar fazendo isso, então vc pode espernear aí, fazer ativismo pro combate ao escambal, que pouco mudará quanto a isto.
      Quer ajudar o Grêmio de verdade vai pro estádio torcer!

  • Fausto 25 de junho de 2014 - 09:51 Responder

    Troca o número da camisa do Giuliano. Com certeza o mundo se tornará um lugar bem melhor e será um golpe sem precedentes nos neo-nazistas e racistas espalhados mundo afora!

  • Daniela 25 de junho de 2014 - 10:29 Responder

    Agora nós gremistas temos que nos desculpar cada vez que um babaca desta imprensa nojenta inventa uma polêmica?

    • José 25 de junho de 2014 - 12:43 Responder

      Não. Mas temos que nos preocupar porque a medida que continuarem associando essas polêmicas e ao Grêmio, mais marcados ficaremos. E o dia que resolverem tirar alguém pra cristo, vai vir punição pesada para o clube.

  • gilberto 27 de junho de 2014 - 18:23 Responder

    Tem como todo mundo jogar com a 88?

  • Deixe uma resposta